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1.6hdi 110cv VS 1.9TDI 160cv

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    1.6hdi 110cv VS 1.9TDI 160cv

    Boa noite,

    Presentemente a minha maria tem um mazda 3 modelo 2010 com a motorização 1.6hdi com a dita fap, presentemente surgio a hipótese de trocar o mazda por um Ibiza 6l cupra com a motorização 1.9tdi com 160cv. No geral esta ideia seria descartada, porque os ibizas e então logo os cupras têm boa fama em picos, para não falar na mecânica com repros, "aço" e afins. Neste casa não, O carro está imaculado e completamente stock. Em termos que km, o mazda tem 66mil e o cupra 87mil.

    Acham que deva fazer a troca?

    A ideia da troca surgio quando ele foi ponderar dar o cupra de retoma por um BMW 320D em carrinha e so lhe valorizaram o carro em 7.500€, precisamente por ser carro de picão. Com o mazda julgo sempre valorizarem nos 10.000 no mínimo.

    O que acham?

    Faço bem? faço mal? comparação entre motorizações...

    Cumprimentos a todos.

    #2


    O Cupra é um Cupra, 160 cv... aquilo tem o demónio!!! Não podemos comparar com um mero motor 1.6 hdi!!

    De qualquer forma, eu não trocava!!! Além do 6l estar muito ultrapassado (mas são gostos...)! Acredita que a Maria prefere ter um carro mais lento mas que saiba o que tem!!

    Comentário


      #3
      Depende do que pretendes para essa viatura.

      Eu já tive contactos curtos com esse 1.9 TDI 160cv no Ibiza Cupra e digo-te sem problemas que o carro anda muitíssimo bem, não gasta assim muito gasóleo e é fiável. Pessoalmente achei uma curtição fazer uma viagem em nacional com esse carro, como tem uma caixa curta e binário que chegue, as ultrapassagens são rápidas e sempre em 6ª. Era só pisar. De resto pouco tem a ver com o Mazda 3, esse 1.6 HDi é bem mais silencioso e mais evoluído que o motor do Cupra, mas as performances não têm nada a ver, como é lógico.

      De resto, o Cupra é um carro duríssimo e um autêntico parte costas, em contra-partida é muito bem equipado.

      Qual é o valor do Ibiza?

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas rápida resposta,

        O mazda prontos, FAP, mais tarde ou mais cedo so tenho duas opções, tiro, ou pago para a manutenção do liquido, qualquer uma das hipóteses é caríssima. Olho para a durabilidade daquele motor, visto que vejo o desempenho deles nos Citroen e... Assusto-me quando penso o que pode acontecer a cima dos 120.000km.

        Verdade que o carro não tem nada de comparação um com o outro, mas, em termos de desvalorização também parece que o mazda é bem mais acentuada que o Ibiza, especialmente o cupra, pois, segundo dados do SV ambos os carros valem o mesmo...

        Honestamente não sei o que fazer, o especto do mazda é muito mais bonito, mas em termos de motor e desvalorização futura parece que mazda vai desvalorizar muito mais rápido... Estou enganado?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
          Obrigado pelas rápida resposta,

          O mazda prontos, FAP, mais tarde ou mais cedo so tenho duas opções, tiro, ou pago para a manutenção do liquido, qualquer uma das hipóteses é caríssima. Olho para a durabilidade daquele motor, visto que vejo o desempenho deles nos Citroen e... Assusto-me quando penso o que pode acontecer a cima dos 120.000km.

          Verdade que o carro não tem nada de comparação um com o outro, mas, em termos de desvalorização também parece que o mazda é bem mais acentuada que o Ibiza, especialmente o cupra, pois, segundo dados do SV ambos os carros valem o mesmo...

          Honestamente não sei o que fazer, o especto do mazda é muito mais bonito, mas em termos de motor e desvalorização futura parece que mazda vai desvalorizar muito mais rápido... Estou enganado?
          Mais desvaloriza sim. Só mais uma coisa, atenção ao custo das peças da Mazda, aquilo chega mesmo a assustar!!!

          Mas... se fosse eu, trocava o Mazda, mas não pelo 6l sendo ele qual fosse e em que estado estivesse. Há outras opções...

          Comentário


            #6
            O Mazda é muito superior! Tirando claro, na parte do motor...mas penso que no fim de contas, ambos devem valer o mesmo no mercado de usados, pois os Ibizas estão super sobrevalorizados. Se o teu amigo quer vender o carro que o venda de forma particular, porque 7500 euros é dar o carro.

            Comentário


              #7
              boas,
              nao vale a pena o susto com a FAP. A minha Maria prefere o 1.6 Hdi ao 2.2 Hdi com 205 cv. e ambos têm FAP e nao me tiram o sono. O ultimo citroen que tive fez mais de 200000 km e nunca necessitou de trocar a FAP.
              o mazda é muito mais confortavel e mais equilibrado. o cupra é um demónio que até deita fumo

              Comentário


                #8
                Sinceramente e eu sou parcial, pois gosto muito dos 1.9 TDi, eu trocava!!

                Cumprimento.

                Comentário


                  #9
                  Se é pela FAP deve haver quem anule isso sem a tirar, não há de ser nada do outro mundo, e deixava de dar ou de vir a ter problemas.
                  Quanto ao Ibiza, é um carro bonito(prefiro os 6L aos 6J) com um bom motor apesar de ter mais performaces que o Mazda, o motor é mais antigo, não é das piores trocas, mas não sei se não arranjarás melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                    O mazda prontos, FAP, mais tarde ou mais cedo so tenho duas opções, tiro, ou pago para a manutenção do liquido, qualquer uma das hipóteses é caríssima. Olho para a durabilidade daquele motor, visto que vejo o desempenho deles nos Citroen e... Assusto-me quando penso o que pode acontecer a cima dos 120.000km.
                    Aos 120.000 KM é levar um motor novo, sem dúvida...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                      Aos 120.000 KM é levar um motor novo, sem dúvida...

                      ironia ou a serio?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        Aos 120.000 KM é levar um motor novo, sem dúvida...
                        sSem falar nas portas e panela de escape aos 100 000km

                        Comentário


                          #13
                          Complicado, o 1.9 TDI é um motor com um andamento bem superior ainda mais num carro leve e na versao de 160cv, para alem de bastante fiavel.

                          Por outro lado, em termos de carro, acredito que o Ibiza seja mais divertido de conduzir e mesmo melhor dinamicamente, mas é bastante duro e a qualidade geral uns furos consideraveis abaixo do 3.

                          Depende sobretudo dos valores envolvidos, se tiveres de dar dinheiro, nao me metia, se for troca por troca... conhecendo o historial do carro ainda me metia.



                          Mas informa-te melhor sobre o FAP, tens um topico sobre isso nas Boxes. Basicamente tens 2 hipoteses:

                          - remover o FAP (e rezar que nao comecem a ligar os carros à maquina nos IPO)
                          - limpar como deve de ser o FAP

                          Mudar o liquido do FAP anda na casa dos 150€ + MO (foi o que paguei aos 63.000km) fora da marca.
                          Editado pela última vez por Drifter; 09 January 2014, 22:04.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                            ironia ou a serio?
                            Achas que é sério Mika????

                            Então tu estás cheio de pica para trocar, é só ver o que escreves (não digo barbaridades porque sou um tipo educado)...

                            Grosso modo, o Ibiza só ganhas nas performances. De resto é o Mazda o vencedor. Se achas que valorizas os 160 cv em detrimento do resto, então avança para o Ibiza. Mas não venhas para aqui dizer que tens medo do 1.6 hdi, que é "só" um dos motores mais fiáveis do mercado. E o FAP (não a FAP, é um filtro, masculino), não é um bicho papão. A desvalorização é outra situação que não entendo...a maior talhada já está dada, são os primeiros anos. Daqui para a frente é mais suave. Daqui a 5 anos, o ibiza deve ter mais valor comercial que o Mazda, mas a diferença será assim tanta, que justifique ser um argumento de compra? Não me parece.

                            Vê o que valorizas, e decide nessa base. Eu nem colocava esse negócio com hipótese, mas também 110 cv num segmento C, para mim, é mais que suficiente.

                            Comentário


                              #15
                              É um excelente motor mas depois de ter um carro comprado novo por mim, jamais fazia essa troca. Só se fosse para andar na VDG

                              Comentário


                                #16
                                É como o ecoflex escreve... Não sabendo os percursos que fazes, o de 110 chega bem. Mais ainda, estas a trocar um que conheces por outro, que é uma ??
                                Mas tu é que sabes...

                                Comentário


                                  #17
                                  O Ibiza anda bastante, isso é discutível. Mas as suas qualidades começam e acabam. Eu, que nem me considero intolerante a carros duros, acho o Ibiza Cupra insuportável. Não é só ser seco, é mesmo por ter um mau amortecimento, que nem sequer tem grandes vantagens no comportamento.

                                  Depois, é um utilitário completamente ultrapassado em termos de espaço, ergonomia, qualidade, etc.

                                  Não que o Mazda 3 seja um carro brilhante, mas é muito melhor que o Ibiza em tudo, exceto nas prestações. O Ibiza faz sentido para alguns putos novos, mas para mais ninguém.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O mazda é bem mais novo que o ibiza, mas, se queres um carro para a vida, nada de fap´s, nem problemas em geral, trocaria sim senhor, mas tentaria que me dessem algum para cá, o teu carro no minimo deve ser mais novo 4 anos ou até mais..
                                    A nível de andamentos não vamos comparar o incomparável, o ibiza tem diabo, e em andamentos normais, consome uma ninharia para o que anda..
                                    Resumindo, a troca será muito bem-vinda caso saibas de onde vem esse carro, se não, está quietinho.

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                                      #19
                                      Motor novo aos 120 mil epah isso assusta

                                      MikaZ, o meu colega tem uma 308 HDi 110 cv com 90.000 e picos e o FAP nunca lhe deu qualquer problema (a única coisa que faz, de vez em quando, é estragar-lhe as médias de consumo , mas nada alarmante...) e todos os dias faz este trajecto: Queijas, Praça de Espanha, Marquês Pombal, Campo Grande, Queijas.
                                      Também acredito que estejas algo "deslumbrado" pelo carácter do Cupra e/ou pelo negocio em si...
                                      O carro será para ela, achas que daqui a algum tempo ela não se vai cansar do desportivo? Passada a pica inicial, não achas que vai ter saudades dum "assento" e rolamento mais confortável?
                                      Dos motores não tenho experiência, mas penso que não têm qualquer comparação.
                                      Pensa bem e decidam os dois
                                      Seja o que for, bons kms.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dr10 Ver Post
                                        O mazda é bem mais novo que o ibiza, mas, se queres um carro para a vida, nada de fap´s, nem problemas em geral, trocaria sim senhor, mas tentaria que me dessem algum para cá, o teu carro no minimo deve ser mais novo 4 anos ou até mais..
                                        A nível de andamentos não vamos comparar o incomparável, o ibiza tem diabo, e em andamentos normais, consome uma ninharia para o que anda..
                                        Resumindo, a troca será muito bem-vinda caso saibas de onde vem esse carro, se não, está quietinho.
                                        Portanto, agora o carro para a vida é um Ibiza Cupra? Certo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vê-lá se o carro não está "stock" só para a venda e se nos 87 mil kms não falta lá um 2 antes ou assim.
                                          Existem muitos carros do aço que quando são vendidos é tudo desmontado e voilá, parece que passou por lá o Super de Origem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            O Ibiza anda bastante, isso é INdiscutível. Mas as suas qualidades começam e acabam. Eu, que nem me considero intolerante a carros duros, acho o Ibiza Cupra insuportável. Não é só ser seco, é mesmo por ter um mau amortecimento, que nem sequer tem grandes vantagens no comportamento.
                                            corrigido.

                                            quanto à troca, é ver o que valorizas mais, conforto e menos resposta vinda do motor ou rapidez e menos conforto.

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                                              #23
                                              Já foi tudo dito.

                                              Apenas acho que não deves estar a "retirar qualidades do mazda" para te convenceres a comprar o ibiza


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não trocava, mas nem nunca

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ora bem,

                                                  Ontem, la fui eu a caminho de Lisboa com o mazda e com o cupra, fomos la ao stand para ver o BM e para o vendedor valorizar o mazda de modo a saber se compensa trocar ou não, eis que o inesperado acontece, cupra = 10.500€, mazda3 = 9.500€, então pronto, fiquei pálido...

                                                  Por tanto, fica-se com o mazda que é muito e o cupra ate é um carro feio...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                    Não trocava, mas nem nunca
                                                    Somos 2.

                                                    De facto o motor do Ibiza é outra coisa, mas enquanto carro...

                                                    Comentário

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