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Focus 11/2005 Erro Sistema do Motor

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    Focus 11/2005 Erro Sistema do Motor

    Viva pessoal,

    É a 1ª vez que escrevo aqui no fórum e preciso de ajuda em relação a uma situação do meu carro que é a seguinte:

    Tenho um Ford Focus TDCI 110cv de 11/2005 com 158.000KM e no outro dia ia na Auto Estrada e apareceu-me no CB "Erro Sistema do Motor" e senti logo o carro a perder gás, não desenvolvia. Já conhecia este erro porque passado 1 ano de comprar o carro (semi novo em 2007) apareceu esse erro e tinha os mesmos sintomas, levei ao mecânico mas já não me lembro o que era.
    Bem, mas ah uns meses atrás quando acelerava e quando ligava o turbo fazia um barulho esquisito, levei a outro mecânico e ele no início disse que ía levar um turbo novo, mas depois disse que era só um tubo meio solto e o barulho desapareceu.
    Agora está sempre a aparecer se eu acelerar até as 3000 rpm ou chegar aos 130KM/H.
    No Natal tive que vir de Viseu para VN Famalicão sempre a 120KM/H

    Já me andei a informar e falei com uma pessoa que tem uma Ford C Max não sei o ano, levou a marca por causa disso e pagou 900€ para trocar o.... Filtro de partículas, fiquei logo em pânico lol mas. Nem sabia o que era isso mas depois de pesquisar fiquei a saber que o meu não tem essa peça.
    Agora o que poderá estar a causar este erro? será o turbo? será a vávula Egr? já me falaram que podia ser disso. O que acham? Agradecia muito a vossa opinião.

    Cumps a todos

    #2
    Uma limpeza ao filtro de partículas deverá resolver isso, mas não aconselho que o faças em "qualquer" lugar. Existem várias oficinas Bosh Car Service que disponibilizam esse serviço e quando bem feito resulta (falo por experiência própria). O motor fica muito mais solto, a consumir menos e muito mais suave, em 2010 essa limpeza custava cerca de 150€! Para tal o carro fica imobilizado apenas dois dias, é um processo muito simples
    Mas esse erro surge muito facilmente, basta teres um sensor danificado (ou a dar mau contacto) que é o suficiente para isso acontecer. Com esse motor tive dissabores na injecção (que originavam esse mesmo erro), dissabores com o filtro de partículas (após os 200000 quilómetros tive de fazer duas limpezas) e também tive esse mesmo erro quando o tubo do intercooler se soltou, o carro fazia um "soprar" muito audível e entrava automaticamente em safe mode (mas com esta situação nem conseguia chegar aos 120km/h!).
    Dizes que o teu não tem filtro de partículas...mas deve ter. O que falo aqui é mais novo (por uma diferença mínima) e tem os 109cv com filtro. Penso que exista um iman na tampa do depósito do gasóleo nos que têm filtro...li isso algures, mas não posso confirmar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por inlinesixman Ver Post
      Uma limpeza ao filtro de partículas deverá resolver isso, mas não aconselho que o faças em "qualquer" lugar. Existem várias oficinas Bosh Car Service que disponibilizam esse serviço e quando bem feito resulta (falo por experiência própria). O motor fica muito mais solto, a consumir menos e muito mais suave, em 2010 essa limpeza custava cerca de 150€! Para tal o carro fica imobilizado apenas dois dias, é um processo muito simples
      Mas esse erro surge muito facilmente, basta teres um sensor danificado (ou a dar mau contacto) que é o suficiente para isso acontecer. Com esse motor tive dissabores na injecção (que originavam esse mesmo erro), dissabores com o filtro de partículas (após os 200000 quilómetros tive de fazer duas limpezas) e também tive esse mesmo erro quando o tubo do intercooler se soltou, o carro fazia um "soprar" muito audível e entrava automaticamente em safe mode (mas com esta situação nem conseguia chegar aos 120km/h!).
      Dizes que o teu não tem filtro de partículas...mas deve ter. O que falo aqui é mais novo (por uma diferença mínima) e tem os 109cv com filtro. Penso que exista um iman na tampa do depósito do gasóleo nos que têm filtro...li isso algures, mas não posso confirmar.
      Não tem filtro porque já verifiquei junto a roda traseira esquerda se encontrava o tal depósito do liquido e não o vi, e não tem esse tal íman. Mas o que me aconselhas a fazer?

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        #4
        Eu aconselho a levares a uma oficina que te faça um diagnóstico.

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          #5
          Originalmente Colocado por inlinesixman Ver Post
          Uma limpeza ao filtro de partículas deverá resolver isso, mas não aconselho que o faças em "qualquer" lugar. Existem várias oficinas Bosh Car Service que disponibilizam esse serviço e quando bem feito resulta (falo por experiência própria). O motor fica muito mais solto, a consumir menos e muito mais suave, em 2010 essa limpeza custava cerca de 150€! Para tal o carro fica imobilizado apenas dois dias, é um processo muito simples
          Mas esse erro surge muito facilmente, basta teres um sensor danificado (ou a dar mau contacto) que é o suficiente para isso acontecer. Com esse motor tive dissabores na injecção (que originavam esse mesmo erro), dissabores com o filtro de partículas (após os 200000 quilómetros tive de fazer duas limpezas) e também tive esse mesmo erro quando o tubo do intercooler se soltou, o carro fazia um "soprar" muito audível e entrava automaticamente em safe mode (mas com esta situação nem conseguia chegar aos 120km/h!).
          Dizes que o teu não tem filtro de partículas...mas deve ter. O que falo aqui é mais novo (por uma diferença mínima) e tem os 109cv com filtro. Penso que exista um iman na tampa do depósito do gasóleo nos que têm filtro...li isso algures, mas não posso confirmar.
          É um sensor que existe na tampa do deposito, nunca o vi, mas foi a unica avaria que aconteceu na minha, quando a comprei irregularmente ela dava uns soluços (genero largar repentinamente a embraiagem) e ninguem dava com o problema. Na Ford, mudaram esse sensor e fizeram uma regeneraçao forçada do FAP e ate hoje. Foi o unico real problema nos seus 52.000km que esta nas minhas maos (ja tem 88.000km).



          Quanto ao problema, tive no inicio de Novembro algo do genero, do nada ligava a luz de avaria do motor e dava um sinal sonoro acompanhado do piscar da luz de aviso entre o manometro da temperatura da agua e quantidade de gasoleo. Ligada à maquina deu erro no sensor da arvore de cames. Limpo o erro, deu-se uma volta e novamente ligada à maquina nao voltou a aparecer, ate hoje nao se repetiu.

          O que aconselho é mesmo um diagnostico, em caso de aparecimento de erro, é importamente nao limparem o erro e entregar a carrinha, porque ele pode voltar a aparecer depois de algum tempo em andamento. Por isso, limpar o erro, dar uma volta com a carrinha, voltar a ligar à maquina para ver se o erro persiste.

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