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ajuda com relé a trabalhar só com negativos

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    ajuda com relé a trabalhar só com negativos

    amigos , tenho um botão no meu carro que por mais que tente me lembrar nunca o ligo ... esse botão tem corte ao negativo ...
    queria que ao desligar o radio , um besouro emite-se um bip bip bip , para obrigar-me a desligar esse botão ...
    será que com o esquema que fiz dá para colocar a funcionar o que quero ?

    obrigado
    Editado pela última vez por pjpereira; 02 February 2014, 18:15.

    #2
    O que é que faz o botão? Controla a luz da imagem? Queres um avisador sonoro para te lembrares de desligar a luz, é isso? O botão de que não te queres esquecer não está representado na imagem, onde está ele e onde liga? etc...

    Comentário


      #3
      amigo ,
      as minhas desculpas , eu não expliquei bem , eu tenho um corte de corrente no meu carro , para não ser roubado ...
      só que eu esqueço-me de activar esse botão...
      esse botão corta o negativo ...
      então a minha ideia era , quando desligar o carro o radio desligava porque será aí que vou buscar os 12v para alimentar o rele
      e um besouro tocava , o negativo do besouro será o mesmo do meu botão ...
      quando eu desligo o radio o besouro toca sou obrigado a desligar o botão ... esta é minha ideia , o meu esquema dá amigo ?
      a luz no esquema é o radio ...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
        amigo ,
        as minhas desculpas , eu não expliquei bem , eu tenho um corte de corrente no meu carro , para não ser roubado ...
        só que eu esqueço-me de activar esse botão...
        esse botão corta o negativo ...
        então a minha ideia era , quando desligar o carro o radio desligava porque será aí que vou buscar os 12v para alimentar o rele
        e um besouro tocava , o negativo do besouro será o mesmo do meu botão ...
        quando eu desligo o radio o besouro toca sou obrigado a desligar o botão ... esta é minha ideia , o meu esquema dá amigo ?
        a luz no esquema é o radio ...


        Depende, porque continua confuso...

        Aquilo que designas no esquema como "positivo" é a alimentação de +12V que só aparece quando ligas a chave para a posição ON, certo?
        Aquilo que no esquema dizes ser o "negativo" é o fio que passa pelo corta corrente, certo?
        A lâmpada é que não estou a perceber para que serve...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Depende, porque continua confuso...

          Aquilo que designas no esquema como "positivo" é a alimentação de +12V que só aparece quando ligas a chave para a posição ON, certo?
          Aquilo que no esquema dizes ser o "negativo" é o fio que passa pelo corta corrente, certo?
          A lâmpada é que não estou a perceber para que serve...
          a lâmpada como disse no post anterior representa o auto radio ...

          os positivos só do bip e da luz ( auto radio ) só tem 12v quando o carro está ligado ...
          só no 86 é que os 12v são permanentes que vou buscar à memoria , são os 12 permanentes ...

          a ideia é simples tem-se o auto radio a bombar , tira-se a chave da ignição o radio para de tocar e um besouro apita esse besouro vou buscar 12v também a memoria do radio e o negativo ao meu corte de corrente ... ou seja o relé ao cortar o negativo do radio abre o contacto 87a e passo a ter positivo no besouro...

          Comentário


            #6
            Não, da maneira que está não funciona.

            Se o positivo que vai ao besouro é os +12V depois da chave, basta que retires a chave e ele já não toca mais, mesmo que não tenhas actuado no corta-corrente.

            Eu faria o seguinte:
            - Esquece interromper o negativo do rádio, não vai servir para nada;
            - O positivo que vai ao besouro são os +12V permanentes;
            - O positivo que vai à bobina do relé (terminal 86) é os +12V depois da chave;

            Resultado:

            - Em andamento normal, a bobina do relé está alimentada (+12 depois da chave) pelo que a ligação entre os terminais 30 o 87a está interrompida. Logo, o besouro está calado.

            - Paras o carro e desligas a chave. A bobina do relé perde a alimentação, pelo que estabelece ligação entre o 30 e o 87a. O besouro toca, porque o seu positivo são os 12V permanentes;

            - Para o besouro se calar tens de actua no corta corrente (ou, claro, voltar a ligar o carro...);

            Comentário


              #7
              amigo , mas isso dá para então ser com um relé de 4 , certo ?

              pelo que percebi :

              quanto ao relé o 86 recebe os 12v da chave ...
              o 85 é o negativo do relé ...
              o 30 é os 12v permanentes
              o 87 é os 12v que vão para o besouro

              eu estou a fazer com um rele de 4 pinos

              desde já obrigadíssimo pela sua ajuda amigo

              é assim ?

              depois coloco aqui o esquema correcto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                amigo , mas isso dá para então ser com um relé de 4 , certo ?

                pelo que percebi :

                quanto ao relé o 86 recebe os 12v da chave ...
                o 85 é o negativo do relé ...
                o 30 é os 12v permanentes
                o 87 é os 12v que vão para o besouro

                eu estou a fazer com um rele de 4 pinos

                desde já obrigadíssimo pela sua ajuda amigo

                é assim ?

                depois coloco aqui o esquema correcto


                Admitindo que estamos a falar de um relé com a numeração da imagem.

                - Os 12V permanentes vão ao besouro;
                - O terminal livre do besouro vai ao 87A;
                - Os 12V depois da chave vão ao 86;
                - O 85 e o 30 vão ao corta corrente, que tem o outro terminal ligado à massa;
                - O 87 fica vazio, sem ligação.

                Comentário


                  #9
                  amigo tinha feito assim :
                  Editado pela última vez por pjpereira; 02 February 2014, 18:15.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                    amigo tinha feito assim :

                    Não.

                    O 30 liga ao 85.

                    O besouro vai ao 87A (não ao 87).

                    O 87 fica vago.

                    O positivo permanente vai ao terminal do besouro livre, não representado no teu esquema.

                    Comentário


                      #11
                      olha amigo clio ll , sou sincero , estou aos papeis em relação ao seu esquema ...

                      o amigo diz :
                      O besouro vai ao 87A
                      O positivo permanente vai ao terminal do besouro livre ...

                      tou a bater mal amigo ...

                      conseguia postar aqui um esquema , desculpe mas não estou a ver a sua ideia...

                      obrigado

                      amigo clio ll , atenção que o meu corte de corrente é só negativo , não tenho acesso ao positivo .... o tal botão só faz corte ao negativo

                      Comentário


                        #12
                        Só porque pediste com modos já fui fazer um boneco no paint!


                        avisador_corta_corrente.jpg

                        Comentário


                          #13
                          O funcionamento é o seguinte:

                          Imagina que tens o carro a trabalhar, logo o fio dos 12V depois da chave está alimentado. Isso faz com que a bobina do relé (terminais 86 e 85) esteja a receber corrente, o que faz com que o contacto móvel do relé esteja entre os terminais 30 e 87. O besouro fica calado porque, dentro do relé, o terminal 87a não tem continuidade.

                          Ao desligares a chave cortas a alimentação da bobina do relé, o que faz com que o contacto móvel vá para a sua posição de repouso entre os terminais 30 e 87a (como indicado na figura). Agora, através do relé há continuidade na alimentação do besouro pelo que ele vai tocar. Só pára de tocar se abrires o corta corrente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Só porque pediste com modos já fui fazer um boneco no paint!


                            [ATTACH]119845[/ATTACH]

                            amigo clio ll ,
                            mesmo que o amigo não me ajuda-se , eu só tinha é que ser educado na mesma ...
                            isto é um fórum e só ajuda quem quer , e quem pede ajuda tem que saber aceitar isso...

                            em relação ao esquema , o meu grande , grande obrigado ...
                            sou de perto de lisboa e embora esteja desempregado sem subsidio terei todo o gosto em lhe pagar uma loirinha , embora seja pouco é o que de momento tenho para lhe oferecer ...

                            grandes felicidades para si e para o seu espirito de ajuda ...

                            ah !!! como eu gostava de perceber de relés como o amigo sabe , .... o que eu dava para perceber , muitas *****s que tenho passavam de permitivas para automatizadas ...
                            Editado pela última vez por pjpereira; 15 January 2014, 13:53.

                            Comentário


                              #15
                              pjpereira, de nada!

                              A loirinha vai ter que esperar, porque entre ida e volta são 500km...

                              Boa sorte a arranjar emprego!

                              Comentário


                                #16
                                mas um dia que venhas para alverca ou perto de alverca - avisa !!! faço questão , é-me obrigatório fazer isso amigo ...

                                forte abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                  o que eu dava para perceber , muitas *****s que tenho passavam de permitivas para automatizadas ...

                                  pjpereira, isto não é uma grande ciência desde que perceba como funciona um relé.

                                  Eu não sei ao certo como está montado o corta-corrente no seu carro, mas usando um relé e um botão apenas pode até ter um corta-corrente automático, que corta a corrente sozinho logo que se desliga a chave. Só ao ligar o carro é que era preciso rearmar o corta-corrente. Assim não havia esquecimentos, nem besouros irritantes.

                                  Se lhe interessar diga, e podemos tentar ver isso.

                                  Comentário

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