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Comprar um carro usado.... Verificações e Conselhos importantes

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    [Test-drive] Comprar um carro usado.... Verificações e Conselhos importantes

    Boas!

    Ando a ver um pouco em cada tópico, as recomendações a ter antes de comprar um carro. Vou comprar agora o segundo carro usado.

    Tenho feito rascunhos e decidir abrir um tópico sobre isso de modo a reunir tudo num só.

    Mesmo para o pessoal mais experiente, por vezes é difícil relembrar de tudo o que é preciso fazer, por isso a ideia é criar uma lista de fácil verificação. Pode-se colocar alguns modelos mais ''famosos'' e os seus problemas mais comuns de modo a que se possa analisar na altura mas por agora seria algo mais transversal a qualquer carro.

    Algumas respostas também não as sei, por isso quem souber responder agradecia.

    O que acham?

    Vai estar em actualização consoante as respostas que derem.

    Porque um test-drive, não é só dar uma voltinha...

    Não pretendo que não se compre o carro, porque todos têm problemas, mas no mínimo conhecer bem os problemas que existem, e comprar com a consciência que têm para que não se sintam enganados, sabendo também o que é preciso e quanto para resolver o problema.

    Afunilar modelos, pesquisar, ser especifico na utilização que se irá dar ao carro
    - Para que quero o carro?
    - Vou fazer mais cidade ou AE?
    - Preciso de um carro espaçoso? De uma carrinha?
    - quantos kms por mês prevejo fazer?
    - Preciso de diesel? - Diesel poderá ser mais barato em termos de combustível mas os problemas e revisões costumam ser mais caras, logo, compensa? é melhor um diesel a 10L/100 que um a gasolina com 6.5L/100?


    Levar um mecânico, e amigos.
    Levem sempre um mecânico para que porra verificar também, mas criei isto como complemento a levar um mecânico.
    Porque não levar também amigos para que possam observar? vários é melhor que um só.

    Stand vs Particular
    O pessoal dos stands tem de ganhar a vida, sabe-se então que têm uma % para eles. Tentam levar-nos a assinar garantia.
    - é errado pensar que a garantia cobre todas as avarias
    - importante esclarecer: o que cobra a garantia?
    - perguntar perguntar perguntar, obrigar a dar algo por escrito onde se diz o que foi falado
    - têm de passar factura ou recibo da venda - é a vossa prova

    Particular poderá sair mais barato mas é preciso (em teoria pois muitos stands também enganam) ter mais cuidados - e porque o único registo é o papel da transferência... um particular pode desaparecer com mais facilidade que um stand.
    - No acto de pagamento, façam-no sempre por transferência bancaria, é a prova como existiu dinheiro.

    Historial do carro (geral)
    Não tenham medo de questionar.

    Ex: Porque é que alguém que está a vender um carro a 1000€, e diz que mudou material no carro há 1 mes, material esse que custa mais de 1000€?

    É nas mínimas coisas e micro expressões que se espera perceber o carácter das informações.

    - Quantos registos teve?
    - Livrete do carro?
    - Confirmar se informações do livrete coincidem com a realidade (ex cor do carro)
    - Porque está a vender o carro? Questionem a razão
    - É melhor passar por desconfiado que ser enganado
    - O carro já bateu?
    - Quem costumava conduzir mais o carro? Por exemplo, se for de uma pessoa idosa, justifica-se em 20 anos fazer menos de 100 mil kms.
    - Para que utilização foi feita o carro?
    - Este carro é ideal para corridas... fale-me sobre isso.

    Peças e futuras revisões
    Não importa só o momento da compra
    - As revisões serão caras?
    -É um carro conhecido?
    - É fácil arranjar peças a preços acessíveis?

    Consumos
    Se a pessoa não for honesta, irá dizer que consome 5L e depois verificam que o consumo dispara para os 8Ls
    - o estado dos pneus muda o consome, tempo, vento
    - como é que o vendedor chegou a determinado valor que diz que consome?
    - pesquisem, neste forúm, sites como: http://www.spritmonitor.de/

    Não comprem no dia do test-drive
    Não será importante, ir para casa reflectir? Fugir da compra com pressão?
    '' Ah, tenho muita gente a ver o carro... '' tentem perceber a pressa com que a pessoa vos está a vender o carro. Se for honesta, irá esperar mais um ou dois dias e não estará a dizer frases do género.
    O meu conselho é ir para casa, pensar na conversa..

    O que acham de primeiro ir ver-se o carro, fazer umas questões, um primeiro test-drive, depois com mais certezas ir segundo test-drive, e depois fazer a transferência um ou dois dias depois, caso não existam dúvidas?

    Kms reais
    Este assunto é um pouco mais sensível, podem vender-nos o carro com 200 mil kms e apresentar no odometro 70 mil
    - Fazer as contas ao número de anos que o carro tem de modo a achar o número de kms realizados e média por ano e mês

    Historial do carro (técnicos)
    - que gasolina costuma levar o carro? lowcost ou bombas galp/repsol?
    - perguntar sobre peças importantes que é necessário mudar
    -- Correia de distribuição: Foi mudada com quantos kms? Onde? Tem factura? (aqui é normal poder não ter? do género mecânico que não passou factura mas mudou... ou tem que ter a factura da correia de distribuição - por exemplo que mecânico comprou à marca ou assim?
    -- Bomba de água
    - as peças apresentam ferrugem?

    Pintura
    -

    Pneus
    Os pneus são importantes pois dizem-nos, conforme o desgaste, se por exemplo o carro sofreu acidentes, foi arranjado, o dono quer ocultar isso mas o rasto dos pneus, ex: lado esquerdo gasta mais para o exterior do pneu, e do lado direito para o interior, o carro está a andar ''de lado'' , ou então falta de alinhamento? Preciso da vossa ajuda para explicar melhor isto. É verdade que isto só se nota se alguém for atrás do carro?
    - quando foram trocados?

    Motor
    - Analisar o som ao relanti?
    - Devemos puxar o motor ao máximo no test-drive?
    -

    Mudanças (caixa)
    - colocar várias mudanças durante o test-drive

    Interior/Exterior
    - Verificar saídas de ar (se não estão entupidas)
    - Verificar ar condicionado
    - as portas fecham bem? todas? existem sinais de humidade? entrada de ar?

    Problemas que só se verificam à noite
    - Verificar se as luzes funcionam
    - Verificar lcd do rádio
    - Verificar luz porta bagagens

    No momento da compra.
    Optar sempre por transferência bancária, para existir um registo.

    O que fazer com o carro antigo?
    Caso tenha ido para sucata, dar baixa da matricula? Preciso de pesquisar sobre isto porque o meu carro antigo morreu e preciso de dar baixa dele...

    Mudança de proprietário
    - Procedimentos para mudar de proprietário
    - Questionar se o preço inclui a mudança ou se é um custo nosso
    - vou pesquisar sobre isto (porque no meu primeiro paguei a um senhor que me tratou de tudo, ficou mais 10€ para o senhor, mas não me lembro quanto paguei por isto)
    - A mudança de proprietário da-se dia 1 de Fevereiro, mas o antigo proprietário passou a 300kms hora num radar dia 20 de Janeiro. A multa vai para onde? os documentos provam isso, certo?
    - E ao contrário, vendo o meu carro antigo, desde que a pessoa se torna novo proprietário, tudo o que fizer já não será culpa minha, certo?

    Já comprei o carro, vou levar o carro ao mecânico mas este diz-me que falta arranjar muita coisa.

    - Pedir uma segunda e terceira opinião a diferentes mecânicos.
    - Fazer com que nos expliquem exactamente o que está mal, o que é preciso para reparar, e quanto ficará. Não se contentem com frases abstractas e gerais.


    Ajudem a construir, digam-me o que falta e acrescentem informação para colocar nos tópicos!!
    Editado pela última vez por UserAlex; 13 January 2014, 23:44.

    #2
    Eu eliminava todas as perguntas ao vendedor pela simples razão de responderem quase sempre mentira. E digo isto por experiência própria porque ando comprador de um BMW 520d/Audi A6 e posso garantir que em mais de 10 carros que vi TODOS os vendedores me mentiram em alguma coisa. Normalmente os carros tinham batido e diziam sempre que não.

    Em relação ao km's preocupem-se com isso só quando estão mesmo para fazer negócio, dirigem-se ao IMTT pagam 10€ e verificam se são reais ou não, porque se fizerem isso para cada carro que vão ver gastam o dinheiro do carro no IMTT!

    Comentário


      #3
      Toma lá uma check-list, também ajuda, para além do que te foi dito aqui:

      Carro usado: cuidados na compra - DECO PROTESTE

      Comentário


        #4
        Por muito que perguntes, que observes, que pesquises... Podes sempre ser enganado!

        Não stresses demasiado com a compra de um carro! Afinal de contas não é para toda a vida!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
          Eu eliminava todas as perguntas ao vendedor pela simples razão de responderem quase sempre mentira. E digo isto por experiência própria porque ando comprador de um BMW 520d/Audi A6 e posso garantir que em mais de 10 carros que vi TODOS os vendedores me mentiram em alguma coisa. Normalmente os carros tinham batido e diziam sempre que não.

          Em relação ao km's preocupem-se com isso só quando estão mesmo para fazer negócio, dirigem-se ao IMTT pagam 10€ e verificam se são reais ou não, porque se fizerem isso para cada carro que vão ver gastam o dinheiro do carro no IMTT!
          10€?....ainda há pouco tempo vi um user que pediu o histórico de inspecções e pagou 30€ que é o preço.

          A essas coisas todas, desde logo tirava a questão de onde abastece o carro, isso não interessa para nada lol ou ainda existe gente que pensa que meter gasolina low cost e não ser comido estraga isto ou aquilo?

          Comentário


            #6
            Em vez de desconfiado, gosto mais de me fazer de parvo, como se nada percebe-se do assunto mas ao mesmo tempo puxar pelo vendedor de modo a entusiasma-lo para depois fazer as mesmas perguntas mas de maneira diferente. Por norma quando estão a mentir basta 30minutos para eles se contra dizerem umas quantas vezes.

            Assim de repente, "Este carro curva a 250kmh que é uma maravilha, não foge nada" 10minutos depois "De ponta da 220 230 mais coisa menos coisa, isto também não é um carro para fazer corridas..." bmw325D

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por UserAlex Ver Post
              Boas!

              Ando a ver um pouco em cada tópico, as recomendações a ter antes de comprar um carro. Vou comprar agora o segundo carro usado.

              Tenho feito rascunhos e decidir abrir um tópico sobre isso de modo a reunir tudo num só.

              Mesmo para o pessoal mais experiente, por vezes é difícil relembrar de tudo o que é preciso fazer, por isso a ideia é criar uma lista de fácil verificação. Pode-se colocar alguns modelos mais ''famosos'' e os seus problemas mais comuns de modo a que se possa analisar na altura mas por agora seria algo mais transversal a qualquer carro.

              Algumas respostas também não as sei, por isso quem souber responder agradecia.

              O que acham?

              Vai estar em actualização consoante as respostas que derem.

              Porque um test-drive, não é só dar uma voltinha...

              Não pretendo que não se compre o carro, porque todos têm problemas, mas no mínimo conhecer bem os problemas que existem, e comprar com a consciência que têm para que não se sintam enganados, sabendo também o que é preciso e quanto para resolver o problema.

              Afunilar modelos, pesquisar, ser especifico na utilização que se irá dar ao carro
              - Para que quero o carro?
              - Vou fazer mais cidade ou AE?
              - Preciso de um carro espaçoso? De uma carrinha?
              - quantos kms por mês prevejo fazer?
              - Preciso de diesel? - Diesel poderá ser mais barato em termos de combustível mas os problemas e revisões costumam ser mais caras, logo, compensa? é melhor um diesel a 10L/100 que um a gasolina com 6.5L/100?


              Levar um mecânico, e amigos.
              Levem sempre um mecânico para que porra verificar também, mas criei isto como complemento a levar um mecânico.
              Porque não levar também amigos para que possam observar? vários é melhor que um só.

              Stand vs Particular
              O pessoal dos stands tem de ganhar a vida, sabe-se então que têm uma % para eles. Tentam levar-nos a assinar garantia.
              - é errado pensar que a garantia cobre todas as avarias
              - importante esclarecer: o que cobra a garantia?
              - perguntar perguntar perguntar, obrigar a dar algo por escrito onde se diz o que foi falado
              - têm de passar factura ou recibo da venda - é a vossa prova

              Particular poderá sair mais barato mas é preciso (em teoria pois muitos stands também enganam) ter mais cuidados - e porque o único registo é o papel da transferência... um particular pode desaparecer com mais facilidade que um stand.
              - No acto de pagamento, façam-no sempre por transferência bancaria, é a prova como existiu dinheiro.

              Historial do carro (geral)
              Não tenham medo de questionar.

              Ex: Porque é que alguém que está a vender um carro a 1000€, e diz que mudou material no carro há 1 mes, material esse que custa mais de 1000€?

              É nas mínimas coisas e micro expressões que se espera perceber o carácter das informações.

              - Quantos registos teve?
              - Livrete do carro?
              - Confirmar se informações do livrete coincidem com a realidade (ex cor do carro)
              - Porque está a vender o carro? Questionem a razão
              - É melhor passar por desconfiado que ser enganado
              - O carro já bateu?
              - Quem costumava conduzir mais o carro? Por exemplo, se for de uma pessoa idosa, justifica-se em 20 anos fazer menos de 100 mil kms.
              - Para que utilização foi feita o carro?
              - Este carro é ideal para corridas... fale-me sobre isso.

              Peças e futuras revisões
              Não importa só o momento da compra
              - As revisões serão caras?
              -É um carro conhecido?
              - É fácil arranjar peças a preços acessíveis?

              Consumos
              Se a pessoa não for honesta, irá dizer que consome 5L e depois verificam que o consumo dispara para os 8Ls
              - o estado dos pneus muda o consome, tempo, vento
              - como é que o vendedor chegou a determinado valor que diz que consome?
              - pesquisem, neste forúm, sites como: Spritverbrauch berechnen und Autokosten verwalten - Spritmonitor.de

              Não comprem no dia do test-drive
              Não será importante, ir para casa reflectir? Fugir da compra com pressão?
              '' Ah, tenho muita gente a ver o carro... '' tentem perceber a pressa com que a pessoa vos está a vender o carro. Se for honesta, irá esperar mais um ou dois dias e não estará a dizer frases do género.
              O meu conselho é ir para casa, pensar na conversa..

              O que acham de primeiro ir ver-se o carro, fazer umas questões, um primeiro test-drive, depois com mais certezas ir segundo test-drive, e depois fazer a transferência um ou dois dias depois, caso não existam dúvidas?

              Kms reais
              Este assunto é um pouco mais sensível, podem vender-nos o carro com 200 mil kms e apresentar no odometro 70 mil
              - Fazer as contas ao número de anos que o carro tem de modo a achar o número de kms realizados e média por ano e mês

              Historial do carro (técnicos)
              - que gasolina costuma levar o carro? lowcost ou bombas galp/repsol?
              - perguntar sobre peças importantes que é necessário mudar
              -- Correia de distribuição: Foi mudada com quantos kms? Onde? Tem factura? (aqui é normal poder não ter? do género mecânico que não passou factura mas mudou... ou tem que ter a factura da correia de distribuição - por exemplo que mecânico comprou à marca ou assim?
              -- Bomba de água
              - as peças apresentam ferrugem?

              Pintura
              -

              Pneus
              Os pneus são importantes pois dizem-nos, conforme o desgaste, se por exemplo o carro sofreu acidentes, foi arranjado, o dono quer ocultar isso mas o rasto dos pneus, ex: lado esquerdo gasta mais para o exterior do pneu, e do lado direito para o interior, o carro está a andar ''de lado'' , ou então falta de alinhamento? Preciso da vossa ajuda para explicar melhor isto. É verdade que isto só se nota se alguém for atrás do carro?
              - quando foram trocados?

              Motor
              - Analisar o som ao relanti?
              - Devemos puxar o motor ao máximo no test-drive?
              -

              Mudanças (caixa)
              - colocar várias mudanças durante o test-drive

              Interior/Exterior
              - Verificar saídas de ar (se não estão entupidas)
              - Verificar ar condicionado
              - as portas fecham bem? todas? existem sinais de humidade? entrada de ar?

              Problemas que só se verificam à noite
              - Verificar se as luzes funcionam
              - Verificar lcd do rádio
              - Verificar luz porta bagagens

              No momento da compra.
              Optar sempre por transferência bancária, para existir um registo.

              O que fazer com o carro antigo?
              Caso tenha ido para sucata, dar baixa da matricula? Preciso de pesquisar sobre isto porque o meu carro antigo morreu e preciso de dar baixa dele...

              Mudança de proprietário
              - Procedimentos para mudar de proprietário
              - Questionar se o preço inclui a mudança ou se é um custo nosso
              - vou pesquisar sobre isto (porque no meu primeiro paguei a um senhor que me tratou de tudo, ficou mais 10€ para o senhor, mas não me lembro quanto paguei por isto)
              - A mudança de proprietário da-se dia 1 de Fevereiro, mas o antigo proprietário passou a 300kms hora num radar dia 20 de Janeiro. A multa vai para onde? os documentos provam isso, certo?
              - E ao contrário, vendo o meu carro antigo, desde que a pessoa se torna novo proprietário, tudo o que fizer já não será culpa minha, certo?

              Já comprei o carro, vou levar o carro ao mecânico mas este diz-me que falta arranjar muita coisa.

              - Pedir uma segunda e terceira opinião a diferentes mecânicos.
              - Fazer com que nos expliquem exactamente o que está mal, o que é preciso para reparar, e quanto ficará. Não se contentem com frases abstractas e gerais.


              Ajudem a construir, digam-me o que falta e acrescentem informação para colocar nos tópicos!!

              Acrescentaria o seguinte:
              Estar preparado para logo após decidir a compra e chegar a acordo com o comprador, levar logo o carro para evitar a troca de componentes.
              A conversa normalmente é de que têm de "preparar" o carro, lavar e aspirar, etc... na realidade não precisa nada disso, serve apenas para trocarem pneus para outros mais usados, escovas, enfim tudo o que seja possível e interesse ao stand.

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                #8
                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                Eu eliminava todas as perguntas ao vendedor pela simples razão de responderem quase sempre mentira. E digo isto por experiência própria porque ando comprador de um BMW 520d/Audi A6 e posso garantir que em mais de 10 carros que vi TODOS os vendedores me mentiram em alguma coisa. Normalmente os carros tinham batido e diziam sempre que não.

                Em relação ao km's preocupem-se com isso só quando estão mesmo para fazer negócio, dirigem-se ao IMTT pagam 10€ e verificam se são reais ou não, porque se fizerem isso para cada carro que vão ver gastam o dinheiro do carro no IMTT!
                Se for um e60, provavelmente os donos até têm razão

                Conheci um de muito perto que desde novo teve uma enorme diferença esq/dta no para-choques traseiro


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Boas dicas

                  Comentário


                    #10
                    e que tal pegarem nesta thread, apagar a palha e mete-la em sticky para ajudar mais pessoal?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                      e que tal pegarem nesta thread, apagar a palha e mete-la em sticky para ajudar mais pessoal?
                      concordo com o Phaster

                      Comentário

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