Boas!
Ando a ver um pouco em cada tópico, as recomendações a ter antes de comprar um carro. Vou comprar agora o segundo carro usado.
Tenho feito rascunhos e decidir abrir um tópico sobre isso de modo a reunir tudo num só.
Mesmo para o pessoal mais experiente, por vezes é difícil relembrar de tudo o que é preciso fazer, por isso a ideia é criar uma lista de fácil verificação. Pode-se colocar alguns modelos mais ''famosos'' e os seus problemas mais comuns de modo a que se possa analisar na altura mas por agora seria algo mais transversal a qualquer carro.
Algumas respostas também não as sei, por isso quem souber responder agradecia.
O que acham?
Vai estar em actualização consoante as respostas que derem.
Porque um test-drive, não é só dar uma voltinha...
Não pretendo que não se compre o carro, porque todos têm problemas, mas no mínimo conhecer bem os problemas que existem, e comprar com a consciência que têm para que não se sintam enganados, sabendo também o que é preciso e quanto para resolver o problema.
Afunilar modelos, pesquisar, ser especifico na utilização que se irá dar ao carro
- Para que quero o carro?
- Vou fazer mais cidade ou AE?
- Preciso de um carro espaçoso? De uma carrinha?
- quantos kms por mês prevejo fazer?
- Preciso de diesel? - Diesel poderá ser mais barato em termos de combustível mas os problemas e revisões costumam ser mais caras, logo, compensa? é melhor um diesel a 10L/100 que um a gasolina com 6.5L/100?
Levar um mecânico, e amigos.
Levem sempre um mecânico para que porra verificar também, mas criei isto como complemento a levar um mecânico.
Porque não levar também amigos para que possam observar? vários é melhor que um só.
Stand vs Particular
O pessoal dos stands tem de ganhar a vida, sabe-se então que têm uma % para eles. Tentam levar-nos a assinar garantia.
- é errado pensar que a garantia cobre todas as avarias
- importante esclarecer: o que cobra a garantia?
- perguntar perguntar perguntar, obrigar a dar algo por escrito onde se diz o que foi falado
- têm de passar factura ou recibo da venda - é a vossa prova
Particular poderá sair mais barato mas é preciso (em teoria pois muitos stands também enganam) ter mais cuidados - e porque o único registo é o papel da transferência... um particular pode desaparecer com mais facilidade que um stand.
- No acto de pagamento, façam-no sempre por transferência bancaria, é a prova como existiu dinheiro.
Historial do carro (geral)
Não tenham medo de questionar.
Ex: Porque é que alguém que está a vender um carro a 1000€, e diz que mudou material no carro há 1 mes, material esse que custa mais de 1000€?
É nas mínimas coisas e micro expressões que se espera perceber o carácter das informações.
- Quantos registos teve?
- Livrete do carro?
- Confirmar se informações do livrete coincidem com a realidade (ex cor do carro)
- Porque está a vender o carro? Questionem a razão
- É melhor passar por desconfiado que ser enganado
- O carro já bateu?
- Quem costumava conduzir mais o carro? Por exemplo, se for de uma pessoa idosa, justifica-se em 20 anos fazer menos de 100 mil kms.
- Para que utilização foi feita o carro?
- Este carro é ideal para corridas... fale-me sobre isso.
Peças e futuras revisões
Não importa só o momento da compra
- As revisões serão caras?
-É um carro conhecido?
- É fácil arranjar peças a preços acessíveis?
Consumos
Se a pessoa não for honesta, irá dizer que consome 5L e depois verificam que o consumo dispara para os 8Ls
- o estado dos pneus muda o consome, tempo, vento
- como é que o vendedor chegou a determinado valor que diz que consome?
- pesquisem, neste forúm, sites como: http://www.spritmonitor.de/
Não comprem no dia do test-drive
Não será importante, ir para casa reflectir? Fugir da compra com pressão?
'' Ah, tenho muita gente a ver o carro... '' tentem perceber a pressa com que a pessoa vos está a vender o carro. Se for honesta, irá esperar mais um ou dois dias e não estará a dizer frases do género.
O meu conselho é ir para casa, pensar na conversa..
O que acham de primeiro ir ver-se o carro, fazer umas questões, um primeiro test-drive, depois com mais certezas ir segundo test-drive, e depois fazer a transferência um ou dois dias depois, caso não existam dúvidas?
Kms reais
Este assunto é um pouco mais sensível, podem vender-nos o carro com 200 mil kms e apresentar no odometro 70 mil
- Fazer as contas ao número de anos que o carro tem de modo a achar o número de kms realizados e média por ano e mês
Historial do carro (técnicos)
- que gasolina costuma levar o carro? lowcost ou bombas galp/repsol?
- perguntar sobre peças importantes que é necessário mudar
-- Correia de distribuição: Foi mudada com quantos kms? Onde? Tem factura? (aqui é normal poder não ter? do género mecânico que não passou factura mas mudou... ou tem que ter a factura da correia de distribuição - por exemplo que mecânico comprou à marca ou assim?
-- Bomba de água
- as peças apresentam ferrugem?
Pintura
-
Pneus
Os pneus são importantes pois dizem-nos, conforme o desgaste, se por exemplo o carro sofreu acidentes, foi arranjado, o dono quer ocultar isso mas o rasto dos pneus, ex: lado esquerdo gasta mais para o exterior do pneu, e do lado direito para o interior, o carro está a andar ''de lado'' , ou então falta de alinhamento? Preciso da vossa ajuda para explicar melhor isto. É verdade que isto só se nota se alguém for atrás do carro?
- quando foram trocados?
Motor
- Analisar o som ao relanti?
- Devemos puxar o motor ao máximo no test-drive?
-
Mudanças (caixa)
- colocar várias mudanças durante o test-drive
Interior/Exterior
- Verificar saídas de ar (se não estão entupidas)
- Verificar ar condicionado
- as portas fecham bem? todas? existem sinais de humidade? entrada de ar?
Problemas que só se verificam à noite
- Verificar se as luzes funcionam
- Verificar lcd do rádio
- Verificar luz porta bagagens
No momento da compra.
Optar sempre por transferência bancária, para existir um registo.
O que fazer com o carro antigo?
Caso tenha ido para sucata, dar baixa da matricula? Preciso de pesquisar sobre isto porque o meu carro antigo morreu e preciso de dar baixa dele...
Mudança de proprietário
- Procedimentos para mudar de proprietário
- Questionar se o preço inclui a mudança ou se é um custo nosso
- vou pesquisar sobre isto (porque no meu primeiro paguei a um senhor que me tratou de tudo, ficou mais 10€ para o senhor, mas não me lembro quanto paguei por isto)
- A mudança de proprietário da-se dia 1 de Fevereiro, mas o antigo proprietário passou a 300kms hora num radar dia 20 de Janeiro. A multa vai para onde? os documentos provam isso, certo?
- E ao contrário, vendo o meu carro antigo, desde que a pessoa se torna novo proprietário, tudo o que fizer já não será culpa minha, certo?
Já comprei o carro, vou levar o carro ao mecânico mas este diz-me que falta arranjar muita coisa.
- Pedir uma segunda e terceira opinião a diferentes mecânicos.
- Fazer com que nos expliquem exactamente o que está mal, o que é preciso para reparar, e quanto ficará. Não se contentem com frases abstractas e gerais.
Ajudem a construir, digam-me o que falta e acrescentem informação para colocar nos tópicos!!
Ando a ver um pouco em cada tópico, as recomendações a ter antes de comprar um carro. Vou comprar agora o segundo carro usado.
Tenho feito rascunhos e decidir abrir um tópico sobre isso de modo a reunir tudo num só.
Mesmo para o pessoal mais experiente, por vezes é difícil relembrar de tudo o que é preciso fazer, por isso a ideia é criar uma lista de fácil verificação. Pode-se colocar alguns modelos mais ''famosos'' e os seus problemas mais comuns de modo a que se possa analisar na altura mas por agora seria algo mais transversal a qualquer carro.
Algumas respostas também não as sei, por isso quem souber responder agradecia.
O que acham?
Vai estar em actualização consoante as respostas que derem.
Porque um test-drive, não é só dar uma voltinha...
Não pretendo que não se compre o carro, porque todos têm problemas, mas no mínimo conhecer bem os problemas que existem, e comprar com a consciência que têm para que não se sintam enganados, sabendo também o que é preciso e quanto para resolver o problema.
Afunilar modelos, pesquisar, ser especifico na utilização que se irá dar ao carro
- Para que quero o carro?
- Vou fazer mais cidade ou AE?
- Preciso de um carro espaçoso? De uma carrinha?
- quantos kms por mês prevejo fazer?
- Preciso de diesel? - Diesel poderá ser mais barato em termos de combustível mas os problemas e revisões costumam ser mais caras, logo, compensa? é melhor um diesel a 10L/100 que um a gasolina com 6.5L/100?
Levar um mecânico, e amigos.
Levem sempre um mecânico para que porra verificar também, mas criei isto como complemento a levar um mecânico.
Porque não levar também amigos para que possam observar? vários é melhor que um só.
Stand vs Particular
O pessoal dos stands tem de ganhar a vida, sabe-se então que têm uma % para eles. Tentam levar-nos a assinar garantia.
- é errado pensar que a garantia cobre todas as avarias
- importante esclarecer: o que cobra a garantia?
- perguntar perguntar perguntar, obrigar a dar algo por escrito onde se diz o que foi falado
- têm de passar factura ou recibo da venda - é a vossa prova
Particular poderá sair mais barato mas é preciso (em teoria pois muitos stands também enganam) ter mais cuidados - e porque o único registo é o papel da transferência... um particular pode desaparecer com mais facilidade que um stand.
- No acto de pagamento, façam-no sempre por transferência bancaria, é a prova como existiu dinheiro.
Historial do carro (geral)
Não tenham medo de questionar.
Ex: Porque é que alguém que está a vender um carro a 1000€, e diz que mudou material no carro há 1 mes, material esse que custa mais de 1000€?
É nas mínimas coisas e micro expressões que se espera perceber o carácter das informações.
- Quantos registos teve?
- Livrete do carro?
- Confirmar se informações do livrete coincidem com a realidade (ex cor do carro)
- Porque está a vender o carro? Questionem a razão
- É melhor passar por desconfiado que ser enganado
- O carro já bateu?
- Quem costumava conduzir mais o carro? Por exemplo, se for de uma pessoa idosa, justifica-se em 20 anos fazer menos de 100 mil kms.
- Para que utilização foi feita o carro?
- Este carro é ideal para corridas... fale-me sobre isso.
Peças e futuras revisões
Não importa só o momento da compra
- As revisões serão caras?
-É um carro conhecido?
- É fácil arranjar peças a preços acessíveis?
Consumos
Se a pessoa não for honesta, irá dizer que consome 5L e depois verificam que o consumo dispara para os 8Ls
- o estado dos pneus muda o consome, tempo, vento
- como é que o vendedor chegou a determinado valor que diz que consome?
- pesquisem, neste forúm, sites como: http://www.spritmonitor.de/
Não comprem no dia do test-drive
Não será importante, ir para casa reflectir? Fugir da compra com pressão?
'' Ah, tenho muita gente a ver o carro... '' tentem perceber a pressa com que a pessoa vos está a vender o carro. Se for honesta, irá esperar mais um ou dois dias e não estará a dizer frases do género.
O meu conselho é ir para casa, pensar na conversa..
O que acham de primeiro ir ver-se o carro, fazer umas questões, um primeiro test-drive, depois com mais certezas ir segundo test-drive, e depois fazer a transferência um ou dois dias depois, caso não existam dúvidas?
Kms reais
Este assunto é um pouco mais sensível, podem vender-nos o carro com 200 mil kms e apresentar no odometro 70 mil
- Fazer as contas ao número de anos que o carro tem de modo a achar o número de kms realizados e média por ano e mês
Historial do carro (técnicos)
- que gasolina costuma levar o carro? lowcost ou bombas galp/repsol?
- perguntar sobre peças importantes que é necessário mudar
-- Correia de distribuição: Foi mudada com quantos kms? Onde? Tem factura? (aqui é normal poder não ter? do género mecânico que não passou factura mas mudou... ou tem que ter a factura da correia de distribuição - por exemplo que mecânico comprou à marca ou assim?
-- Bomba de água
- as peças apresentam ferrugem?
Pintura
-
Pneus
Os pneus são importantes pois dizem-nos, conforme o desgaste, se por exemplo o carro sofreu acidentes, foi arranjado, o dono quer ocultar isso mas o rasto dos pneus, ex: lado esquerdo gasta mais para o exterior do pneu, e do lado direito para o interior, o carro está a andar ''de lado'' , ou então falta de alinhamento? Preciso da vossa ajuda para explicar melhor isto. É verdade que isto só se nota se alguém for atrás do carro?
- quando foram trocados?
Motor
- Analisar o som ao relanti?
- Devemos puxar o motor ao máximo no test-drive?
-
Mudanças (caixa)
- colocar várias mudanças durante o test-drive
Interior/Exterior
- Verificar saídas de ar (se não estão entupidas)
- Verificar ar condicionado
- as portas fecham bem? todas? existem sinais de humidade? entrada de ar?
Problemas que só se verificam à noite
- Verificar se as luzes funcionam
- Verificar lcd do rádio
- Verificar luz porta bagagens
No momento da compra.
Optar sempre por transferência bancária, para existir um registo.
O que fazer com o carro antigo?
Caso tenha ido para sucata, dar baixa da matricula? Preciso de pesquisar sobre isto porque o meu carro antigo morreu e preciso de dar baixa dele...
Mudança de proprietário
- Procedimentos para mudar de proprietário
- Questionar se o preço inclui a mudança ou se é um custo nosso
- vou pesquisar sobre isto (porque no meu primeiro paguei a um senhor que me tratou de tudo, ficou mais 10€ para o senhor, mas não me lembro quanto paguei por isto)
- A mudança de proprietário da-se dia 1 de Fevereiro, mas o antigo proprietário passou a 300kms hora num radar dia 20 de Janeiro. A multa vai para onde? os documentos provam isso, certo?
- E ao contrário, vendo o meu carro antigo, desde que a pessoa se torna novo proprietário, tudo o que fizer já não será culpa minha, certo?
Já comprei o carro, vou levar o carro ao mecânico mas este diz-me que falta arranjar muita coisa.
- Pedir uma segunda e terceira opinião a diferentes mecânicos.
- Fazer com que nos expliquem exactamente o que está mal, o que é preciso para reparar, e quanto ficará. Não se contentem com frases abstractas e gerais.
Ajudem a construir, digam-me o que falta e acrescentem informação para colocar nos tópicos!!
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