Olá a todos,
(Fiz uma breve pesquisa para evitar repetição de tópicos mas não encontrei nada sobre o tema, pelo menos nos hits mais recentes… Se isto já tiver sido debatido, peço desde já as minhas desculpas e, ainda, que alguma alminha caridosa me aponte para eventuais discussões que já existam e cubram o que exponho em seguida.)
Dadas as alterações introduzidas no OE2014 com introdução de novas taxas e escalões de Tributação Autónoma que se aplicarão a todo o parque circulante de viaturas de serviço, é natural que as empresas ajustem as suas políticas de atribuição e gestão de viaturas de serviço, em especial as que têm frotas mais extensas.
Uma vez que muitas viaturas de serviço são atribuídas por inerência de grau funcional, e não necessariamente porque a viatura é essencial para o exercício das funções, é natural que comece a haver uma tendência de "troca" desse benefício em espécie por aumentos salariais, desde que seja uma situação "win-win", para a empresa e para o colaborador.
A minha questão é esta. Para um contrato de renting típico de 5 anos para uma viatura de serviço, digamos um BMW Série 3 ou Audi A4, que me parece ser o mais comum em Portugal (mas posso estar errado), quanto é que essa viatura custa efectivamente por ano à empresa (valor da renda incluindo manutenção, seguro e pneus; plafond de 100 ou 150 litros de combustível por mês; assim como despesa em sede de IUC e IRC)?
Em função da resposta a esta pergunta, qual seria o montante possível de acordar com a empresa para a substituição da viatura de serviço por um incremento salarial que compensasse a utilização de viatura privada, eventualmente mantendo a regalia do cartão de combustível?
Dado que aqui há muito boa gente que tem viaturas de serviço de regalia, gere frotas de viaturas de serviço ou está familiarizada com estas questões, gostava de ter uma noção prática das possibilidades que se colocam de ora em diante, dado que muito provavelmente em breve me será atribuída viatura de serviço que, desde que se mantivesse a atribuição do cartão de combustível, não me importava nada de abdicar em troca de uma subida no vencimento.
Obrigado!
(Fiz uma breve pesquisa para evitar repetição de tópicos mas não encontrei nada sobre o tema, pelo menos nos hits mais recentes… Se isto já tiver sido debatido, peço desde já as minhas desculpas e, ainda, que alguma alminha caridosa me aponte para eventuais discussões que já existam e cubram o que exponho em seguida.)
Dadas as alterações introduzidas no OE2014 com introdução de novas taxas e escalões de Tributação Autónoma que se aplicarão a todo o parque circulante de viaturas de serviço, é natural que as empresas ajustem as suas políticas de atribuição e gestão de viaturas de serviço, em especial as que têm frotas mais extensas.
Uma vez que muitas viaturas de serviço são atribuídas por inerência de grau funcional, e não necessariamente porque a viatura é essencial para o exercício das funções, é natural que comece a haver uma tendência de "troca" desse benefício em espécie por aumentos salariais, desde que seja uma situação "win-win", para a empresa e para o colaborador.
A minha questão é esta. Para um contrato de renting típico de 5 anos para uma viatura de serviço, digamos um BMW Série 3 ou Audi A4, que me parece ser o mais comum em Portugal (mas posso estar errado), quanto é que essa viatura custa efectivamente por ano à empresa (valor da renda incluindo manutenção, seguro e pneus; plafond de 100 ou 150 litros de combustível por mês; assim como despesa em sede de IUC e IRC)?
Em função da resposta a esta pergunta, qual seria o montante possível de acordar com a empresa para a substituição da viatura de serviço por um incremento salarial que compensasse a utilização de viatura privada, eventualmente mantendo a regalia do cartão de combustível?
Dado que aqui há muito boa gente que tem viaturas de serviço de regalia, gere frotas de viaturas de serviço ou está familiarizada com estas questões, gostava de ter uma noção prática das possibilidades que se colocam de ora em diante, dado que muito provavelmente em breve me será atribuída viatura de serviço que, desde que se mantivesse a atribuição do cartão de combustível, não me importava nada de abdicar em troca de uma subida no vencimento.
Obrigado!
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