Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema na transmissão, caixa ou embraiagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema na transmissão, caixa ou embraiagem

    Boas noites pessoal, tenho um problema numa Astra F 1.7 TD de 95, que possivelmente terá origem num do componentes referidos no título do tópico.
    Vou então explicar os sintomas...
    O carro simplesmente não anda, isto é, engrena-se a mudança, larga-se a embraiagem e não mexe. Acontece em todas as mudanças. Ouve-se um pequeno ruído de raspar, mas não consigo identificar concretamente de onde vem. Há uns tempos ficou sem mudanças e na oficina o mecânico colocou um ferro em U que estava em falta no selector, mas advertiu que haveria uma engrenagem qualquer na transmissão que fazia a mesma saltar e deixava de ter movimento. Pouco tempo depois começou a ficar novamente sem transmissão, mas se deixasse o carro repousar umas horas, engrenava perfeitamente as mudanças e fazia mais uns metros até ficar novamente sem transmissão. Agora ficou sem transmissão de vez, pelo que obrigatóriamente terá de ser reparado, no entanto quero perceber melhor do que se trata para ficar elucidado acerca do problema e da reparação que terá de sofrer.
    Não consigo ter a certeza de qual o componente com problemas, mas acredito mais que seja a própria transmissão, já que a caixa deixa as mudanças entrar sem problemas (sente-se as mudanças a entrarem bem) e a embraiagem não está a fazer ruídos estranhos nem nada que me faça suspeitar dela.
    Alguém tem uma ideia do que poderá ser? Já vos aconteceu algo do género?

    Agradeço desde já pelas vossas respostas.

    #2
    É muito estranho deixar de ter transmissão e depois voltar a ter... Diria que é causada por algo fluido que expande com o calor e volta ao sitio ao arrefecer mas na transmissao não me parece.

    O mais fácil a verificar na transmissão são as homicinética, mas por norma quando falham, falham de uma vez por todas.

    Poderá ser algo na actuação da embraiagem, mas penso que terias sempre problemas a engrenar mudanças. Sobra, na minha ignorancia, o diferencial que esteja morto, mas tambem quando morre costuma ser de uma so vez. Qualquer uma das duas ultimas obriga a tirar a caixa...

    Comentário


      #3
      boa noite
      Na minha opinião a resposta está no tópico....sentes algum cheiro a disco da embraiagem ? algum semieixo partido ou for do sitio...ou no interior da caixa de velocidades,,,,acho que a melhor resposta é o contacto visual procurando um técnico.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por veterano Ver Post
        boa noite
        Na minha opinião a resposta está no tópico....sentes algum cheiro a disco da embraiagem ? algum semieixo partido ou for do sitio...ou no interior da caixa de velocidades,,,,acho que a melhor resposta é o contacto visual procurando um técnico.
        Não achei nada de estranho tirando o tal ruído de qualque coisa a raspar ( ou arrasar, tipo engrenagens a "passarem-se").
        Já inspecionei diversas vezes o compartimento do motor e não está nada fora do normal nos semi-eixos, nem notei nenhum cheiron estranho ( aí poderia ser da embraiagem completamente nas lonas e a patinar).

        Comentário


          #5
          Isso teria explicação se fosse o veio primário da caixa, aí nenhuma mudança funciona e de facto ouve-se o som dele a girar em falso.

          Mas se fosse isso não era o deixar repousar o carro que ia resolver o problema, deixava de funcionar de vez.

          Deve haver aí algum problema com a embraiagem quase de certeza. O prato pode ter descolado.

          Comentário


            #6
            Um pormenor "engraçado" é que ao engrenar uma mudança, ao largar a embraiagem e acelerar, o velocimetro começa a mexer e aumenta a velocidade conforme se acelera mais, como é normal. Isto talvez quer dizer que o problema não é da embraiagem nem caixa, já que pelos vistos "rodam" sem grande problema.Poderá ser alguma coisa no diferencial? Talvez naquela engrenagem grande que transmite o movimento da caixa aos semi-eixos ( "differential" no esquema).
            Editado pela última vez por rfsbaptista; 22 January 2014, 23:44.

            Comentário


              #7
              Eu acho que tens a embraiagem completamente lisa.

              Comentário


                #8
                Partindo do principio que a bixa do velocimetro se encontra à saída da caixa, diria que o problema está num semi eixo partido ou no diferencial arrasado...

                Comentário


                  #9
                  Pois a mim também me parece.

                  Se fosse a embraiagem a não transmitir movimento para a caixa, o conta quilómetros não contava. Portanto, embraiagem fora de questão.

                  O problema está no/ou a partir do veio secundário da caixa. (Diferencial ou veios de transmissão).

                  Está aí um "berbicacho".

                  Comentário


                    #10
                    Basta uma homocinética estar estragada e tens a transmissão a rodar em falso.

                    Coloca o carro no elevador para ver se os semi-eixos se movem ou não.

                    Comentário


                      #11
                      Sendo uma das homocinéticas não seria apenas uma das rodas sem tracção?
                      O mecânico na altura falou numa engrenagem ou carreto que estaria gasto e que ficava a rodar em vazio. Será a engrenagem grande do diferencial, que indiquei no esquema mais acima? Parece-me que essa ao rodar em seco simplesmente não há movimento para nenhuma das rodas.

                      Desculpem-me se estou a dizer alguma barbaridade, mas para mim de mecânica não sei nada sobre caixas nem transmissões.
                      Editado pela última vez por rfsbaptista; 23 January 2014, 13:58.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                        Sendo uma das homocinéticas não seria apenas uma das rodas sem tracção?
                        Não, porque o diferencial vai transmitir todo o movimento para a roda que está sem tracção.
                        O resultado é não rodar nenhuma mesmo que só um dos semieixos tenha problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem, estou de volta novamente com esta questão.
                          No outro dia fui pôr a carrinha a trabalhar e aproveitei para dar uma vista de olhos superficial pela transmissão e descobri umas coisas.
                          A carrinha ao trabalhar ao ralenti ouvia-se para além do trabalhar do motor, um som de ferro a bater. Fui ver o que seria e confirmei que o som vinha do emi-eixo do lado direito que estava solto, mas contrariamente ao que pensava, estava solto do lado da caixa, já que vibrava imenso junto á caixa e estava "quieto" do lado da roda.
                          Ao falar com um amigo, ele disse-me que poderá ser derivado daquele semi-eixo ser curto para aquele carro ou que poderá haver uma folga algures que faz com que ele salte fora.
                          O que acham que poderá ter provocado aquela transmissão a saltar?

                          Outra coisa algo estranha foi que em ponto- orto, se acelerar, o velocimetro mexe ligeiramente ( não passa a marca dos 20km/h). Ora estando desengatada supostamente o velocimetro devia ficar imóvel mesmo quando se acelera, certo? Testei com as mudanças metidas e aí ele mexia conforme a rotação e a mudança, como é normal.

                          Comentário


                            #14
                            A Carrinha já se encontra na oficina á espera da sua vez de ser "atendida".
                            Ao ser descarregada do reboque para a oficina, começou a mexer-se normalmente como se nada se passasse, no entanto, nas manobras para entrar voltou a ficar sem movimento após se virar a direcção toda para um lado. Pelo que foi dito pelo mecânico que a irá reparar, provavelmente será causado pelo semi-eixo do lado direito ser demasiado curto e ao mexer a direcção em toda a sua amplitude ele acaba por saltar do lado da caixa.
                            Andei a investigar pela net e descobri que existem duas transmissões com diferentes medidas para o Astra F TDS. Uma tem 928mm e outra tem 938mm, 10mm de diferença que possivelmente podem ser a causa do problema.
                            O que acham deste diagonóstico? Poderá esta diferença de 10mm fazer com que o semi-eixo salte do sítio?

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X