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Avaria: Óleo no depósito do anticongelante

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    Avaria: Óleo no depósito do anticongelante

    Boas,

    Óleo no depósito do anticongelante, num Clio 1.5 DCI 65 cv
    Qual será a causa da avaria?

    Segundo os meus calculos nivel de óleo baixou 0.75L.
    Não há vestigios de anticongelante no óleo.
    Não aqueceu.
    Não deu sinais de apresentar qualquer problema. Só indicação de ter baixado 2 niveis no quadrante do óleo. Dá mensagem : óleo OK.


    Agradeço qualquer "palpite".

    #2
    Aponto para a junta da cabeça.

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      #3
      Boas
      Uma das hipóteses da passagem de óleo para o sistema de Refrigeração poderá ser o Radiador de óleo onde também circula água para arrefecimento do óleo do motor; tens que ir á oficina para fazerem testes de pressão no sistema de refrigeração ....
      Editado pela última vez por veterano; 23 January 2014, 11:39.

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        #4
        Apontaria para o radiador do óleo. Como o circuito do óleo tem mais pressão do que o da água, quando a membrana rompe o óleo passa para a água mas o inverso não acontece.

        Vai dar é trabalho para limpar esses resíduos de óleo todos, vai passar muito tempo e umas gotinhas de óleo ainda vão aparecer.

        Não andes com o carro assim porque o óleo pode entupir os finos canais do sistema de refrigeração e o motor pode aquecer.

        Comentário


          #5
          Esse problema é do permutador água/óleo que está a dar passagem. Aconteceu o mesmo a um colega de trabalho à cerca de 15 dias! Se bem me lembro a reparação ficou por cerca de 130€.

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            #6
            Já pensava que era um Rover... se fosse era a junta da cabeça!

            Assim vão ter que lavar o circuito com um dos muitos bons aditivos que há no mercado para esse efeito. Talvez umas duas vezes, mas fica como novo!

            Uma gotita ou outra de óleo não será problemática depois disso... É como as outras coisas, depois de lavado fica como novo!

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              #7
              Obrigado pelas respostas.

              Este fim de semana coloco post com o resultado da reparação.

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                #8
                o meu saxo 1.0 anda assim há anos e já vai com 205mil kms. Dou uma limpeza de vem em quando e vai remediando.

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                  #9
                  e tens a certeza que é óleo? lembro-me dum tópico não muito antigo aqui de alguém que acho que também tinha um clio e toda a gente dizia que era a junta e afinal não era nada

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                    #10
                    Também aponto para o radiador de óleo. Conheço um DCI 65 e um 105 que já levaram.

                    O mais chato da reparação nem é trocar o radiador e o filtro, mas sim limpar o circuito até que desapareçam os resíduos de óleo.

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