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    Futuro

    Boas !
    Sou novo por aqui, tenho 16 anos, e como muitos da minha idade tenho que pensar no que vou fazer da vida. O meu sonho era ser piloto, mas visto que os €€ não andam a chover por aí, tive que pensar noutras soluções, dentro do mundo da aviação.
    Ando no 11º e tenho uma média por volta dos 14/15. Depois do 12º gostaria de entrar em Engenharia Aeronautica/Aeroespacial (para tentar arranjar um emprego como engenheiro de manutenção numa companhia aérea), mas durante a minha pesquisa reparei que só há duas universidades que têm esses cursos, o IST (está fora de questão, visto que a média é muito elevada, cerca de 18) e a UBI (não me agrada muito o local dela, Covilha). Também encontrei mais duas, no mundo da aeronáutica. Na universidade Lusofona do Porto e no ISEC em Lisboa, tem um curso de ciências de engenharia aeroespacial. Quais são as diferenças entre a Engenharia aeronautica/aeroespacial e o curso de ciências de engenharia aeroespacial? Apenas sei que a engenharia tem mestrado integrado e as ciências de engenharia é só licenciatura.

    Agradecia resposta, fiquem bem ! :D

    #2
    duvido que aqui seja o melhor sítio para tirares essas dúvidas, talvez se editares o título para algo mais concreto tenhas mais possibilidades de chamar a atenção de alguém que perceba desses assuntos
    bem vindo ao forum e boa sorte para o teu futuro

    Comentário


      #3
      há já um tópico sobre isso:

      http://forum.autohoje.com/off-topic/...genharias.html

      tens lá tudo.

      Comentário


        #4
        Eu não conheco o curso do ISEC e da Lusófona, mas com um curso de engenharia mecânica também podes trabalhar no sector aeronautico/aeroespacial.

        Comentário


          #5
          eu preferia viver 20 anos na Covilha do que ter um curso da lusofona ou isec.

          e nem são cursos de engenharia. são de "ciências de engenharia", que é assim como comer peixe à brás em vez de bacalhau
          Editado pela última vez por jimbo; 25 January 2014, 09:09.

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            #6
            Os únicos cursos acreditados pela ordem dos engenheiros são os do IST e da UBI.

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              #7
              Na verdade esta licenciatura/mestrado seria para ter uma maior segurança, pois queria tentar a minha sorte como comissário de bordo. Primeiro em companhias charters, devido a se viajar mais e depois mais tarde tentar concorrer para uma TAP ou assim.
              Estou mais inclinado para engenharia mecânica, visto não ter média para ir para aeronautica. Neste curso que universidades aconselham com média por volta dos 13/14 ? Não me agrada muito fazer um mestrado, pois quando sair já terei por volta dos 24/25 anos, idade um pouco alta para concorrer para comissário de bordo numa TAP, pois primeiro queria experimentar as charters.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                Na verdade esta licenciatura/mestrado seria para ter uma maior segurança, pois queria tentar a minha sorte como comissário de bordo. Primeiro em companhias charters, devido a se viajar mais e depois mais tarde tentar concorrer para uma TAP ou assim.
                Estou mais inclinado para engenharia mecânica, visto não ter média para ir para aeronautica. Neste curso que universidades aconselham com média por volta dos 13/14 ? Não me agrada muito fazer um mestrado, pois quando sair já terei por volta dos 24/25 anos, idade um pouco alta para concorrer para comissário de bordo numa TAP, pois primeiro queria experimentar as charters.
                O melhor é tirares mecânica que é mais geral. E depois te especializares em aeronáutica. A aeroespacial/aeronautica é muito específica para uma área... Ficarás um pouco limitado no futuro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                  Na verdade esta licenciatura/mestrado seria para ter uma maior segurança, pois queria tentar a minha sorte como comissário de bordo. Primeiro em companhias charters, devido a se viajar mais e depois mais tarde tentar concorrer para uma TAP ou assim.
                  Estou mais inclinado para engenharia mecânica, visto não ter média para ir para aeronautica. Neste curso que universidades aconselham com média por volta dos 13/14 ? Não me agrada muito fazer um mestrado, pois quando sair já terei por volta dos 24/25 anos, idade um pouco alta para concorrer para comissário de bordo numa TAP, pois primeiro queria experimentar as charters.

                  Comissário de bordo é, estilo, uma hospedeira com penis. É mesmo isso que queres ser?
                  Não tem mal nenhum mas, não tem rigorosamente nada a ver com engenharia. E se um dia tirares o curso de engenharia, estou certo que não será um opção realista para ti.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Comissário de bordo é, estilo, uma hospedeira com penis. É mesmo isso que queres ser?
                    lá por ser uma hospedeira com penis não quer dizer que não o vá usar

                    é profissão bem remunerada onde se viaja bastante

                    no entanto também não estou a ver em como a escolha do curso na área das engenharia possa ajudar ao objectivo, alem de que o objectivo inicial seria ser piloto.

                    no entanto ser piloto tem critérios de selecção muito restritivos, critérios físicos e critérios financeiros.

                    se a aposta é ser comissário de bordo, acho que um curso de relações publicas/línguas é mais apropriado e depois apostar muito bem numa língua, hoje em dia toda a gente sabe inglês, pelo que tens que saber pelo menos outra, tipo alemão, russo, chines para te tornar mais atrativo aos olhos da companhia que te vai contratar.

                    Se vais apostar numa engenharia, a barriguinha da cerveja que vais ganhar vai-te atrapalhar depois na selecção.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                      Na verdade esta licenciatura/mestrado seria para ter uma maior segurança, pois queria tentar a minha sorte como comissário de bordo. Primeiro em companhias charters, devido a se viajar mais e depois mais tarde tentar concorrer para uma TAP ou assim.
                      Estou mais inclinado para engenharia mecânica, visto não ter média para ir para aeronautica. Neste curso que universidades aconselham com média por volta dos 13/14 ? Não me agrada muito fazer um mestrado, pois quando sair já terei por volta dos 24/25 anos, idade um pouco alta para concorrer para comissário de bordo numa TAP, pois primeiro queria experimentar as charters.
                      Para comissário de bordo tem mais lógica ires para um curso de línguas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                        lá por ser uma hospedeira com penis não quer dizer que não o vá usar

                        é profissão bem remunerada onde se viaja bastante

                        no entanto também não estou a ver em como a escolha do curso na área das engenharia possa ajudar ao objectivo, alem de que o objectivo inicial seria ser piloto.

                        no entanto ser piloto tem critérios de selecção muito restritivos, critérios físicos e critérios financeiros.

                        se a aposta é ser comissário de bordo, acho que um curso de relações publicas/línguas é mais apropriado e depois apostar muito bem numa língua, hoje em dia toda a gente sabe inglês, pelo que tens que saber pelo menos outra, tipo alemão, russo, chines para te tornar mais atrativo aos olhos da companhia que te vai contratar.

                        Se vais apostar numa engenharia, a barriguinha da cerveja que vais ganhar vai-te atrapalhar depois na selecção.
                        É bem remunerado? Nao tantas certezas disso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Para comissário de bordo tem mais lógica ires para um curso de línguas.
                          é verídico. É que nem faz sentido outra coisa já que as línguas são a primeira barreira eliminatória para além da "delicadeza". É até por isso que há muitos comissários gays ou até "efeminados" ( sem qq tipo de preconceito) apenas porque têm um jeito + delicado e isso é importantíssimo a bordo dum avião.

                          Comentário


                            #14
                            Dou-te o meu conselho de quem ja anda com essas ideias a mais tempo

                            Se piloto esta fora de questao e queres ser comissario para estar pertos dos aviões e ficares ca em Portugal a trabalhar, investe bem no teu francês que na aviação ca em Portugal é requisito na TAP por ex. O curso de pnc podes tirar uma escola particular caso não abra concursos ab-initio para o mesmo.

                            Eng Aeroespacial tem uma media altíssima sim e uma porrada de trabalho nos 5 anos do curso, a grande maioria vai trabalhar para fora quando conclui o curso. Eng Mecanica ficas mais polivalente pois caso a aviação feche as portas em termos de emprego nao podes ficar a chuchar no dedo e a chorar que nao abrem empregos na TAP.

                            Eng Aeronautica na UBI, media de 15 e tal e a grande maioria tambem vai trabalhar para o estrangeiro, mas ha quem fique por aqui, a aviação nao se resume so a TAP.

                            Se soubesse o que sei hoje tinha ido para Eng Aeronautica na UBI, a vida na covilha é do melhor, ha sempre lugar para estacionar o carro

                            Se queres mesmo ser piloto a todo o curso, nao sei como estas de visao mas candidata-te a força aerea ou entao procura cadetships de companhias aereas, investe forte nas linguas !

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                              Boas !
                              Sou novo por aqui, tenho 16 anos, e como muitos da minha idade tenho que pensar no que vou fazer da vida. O meu sonho era ser piloto, mas visto que os €€ não andam a chover por aí, tive que pensar noutras soluções, dentro do mundo da aviação.
                              Ando no 11º e tenho uma média por volta dos 14/15. Depois do 12º gostaria de entrar em Engenharia Aeronautica/Aeroespacial (para tentar arranjar um emprego como engenheiro de manutenção numa companhia aérea), mas durante a minha pesquisa reparei que só há duas universidades que têm esses cursos, o IST (está fora de questão, visto que a média é muito elevada, cerca de 18) e a UBI (não me agrada muito o local dela, Covilha). Também encontrei mais duas, no mundo da aeronáutica. Na universidade Lusofona do Porto e no ISEC em Lisboa, tem um curso de ciências de engenharia aeroespacial. Quais são as diferenças entre a Engenharia aeronautica/aeroespacial e o curso de ciências de engenharia aeroespacial? Apenas sei que a engenharia tem mestrado integrado e as ciências de engenharia é só licenciatura.

                              Agradecia resposta, fiquem bem ! :D
                              Esquece a Lusófona e ISEC (Universitas).

                              Eu não limitaria a minha escolha de licenciatura à zona geográfica, esquecendo o factor custo...

                              Comentário


                                #16
                                Essa pancada da aviação é muito recorrente... Não percebo bem por que motivo mas há muitos jovens com este fascínio.
                                Para trabalhar em manutenção não faz falta nenhuma um curso de aeronáutica (antes pelo contrário) pois a manutenção é uma área diversificada onde coabitam diversas engenharias. Na manutenção da TAP há gente de praticamente todos os cursos de engenharia em diversas especialidades.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Comissário de bordo é, estilo, uma hospedeira com penis. É mesmo isso que queres ser?
                                  Não tem mal nenhum mas, não tem rigorosamente nada a ver com engenharia. E se um dia tirares o curso de engenharia, estou certo que não será um opção realista para ti.
                                  Sempre me agradou bastante esta profissão, visto que se viaja bastante (sempre gostei de viajar) e não se ganha mal.

                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Para comissário de bordo tem mais lógica ires para um curso de línguas.
                                  O curso superior não é para "fortalecer" o meu currículum para comissário de bordo, mas sim para ter outras opções no futuro, pois não me vejo a ser comissário toda a vida. Daí querer seguir Engenharia mecânica ou aeronáutica.

                                  Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                  Se piloto esta fora de questao e queres ser comissario para estar pertos dos aviões e ficares ca em Portugal a trabalhar, investe bem no teu francês que na aviação ca em Portugal é requisito na TAP por ex. O curso de pnc podes tirar uma escola particular caso não abra concursos ab-initio para o mesmo.
                                  Em termos de línguas não tenho dificuldades em Francês nem em Inglês

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                                    Sempre me agradou bastante esta profissão, visto que se viaja bastante (sempre gostei de viajar) e não se ganha mal.
                                    Viajas muito mas nao sei até que ponto tens tempo para andar a visitar cidades. E relativamente aos salários, quanto é que ganha um comissário de bordo na Easyjet ou na Ryanair?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comissário de Bordo era o meu emprego de sonho desde sempre, mas muito complicado de entrar sem estudos. Por muitas línguas que fale, sem cursos superiores torna-se complicado. Hoje em dia, por muito que continue a ser um sonho, já não estou muito virado para aí. Ser comissário de bordo implica também não ter tatuagens ou piercings em locais visíveis e já decidi que não quero ser contratado para empregos em que tomem atenção a esses detalhes, em especial porque não são esses pequenos detalhes que me fazem ser mais ou menos profissional.

                                      Atualmente já tive outra proposta, que vou seguir, até conseguir algo melhor, ou então até me tornar profissional em tattoo e body piercing

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                                        #20
                                        duplicado
                                        Editado pela última vez por Rasec; 27 January 2014, 18:15.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Viajas muito mas nao sei até que ponto tens tempo para andar a visitar cidades. E relativamente aos salários, quanto é que ganha um comissário de bordo na Easyjet ou na Ryanair?

                                          Na Ryanair é abaixo do ordenado mínimo Irlandês. Lembro-me de andar a ver isso há uns anos por curiosidade.

                                          E é uma vida de cão, não chegas a sair do avião, podes começar às 4 da manhã, ir de Dublin à Polónia, regressas a Dublin, vais a Girona e voltas a Dublin ao final da tarde. Durante este tempo, é vender o máximo de cenas possível (onde se retira as comissões) e limpar o avião (wcs incluídos).

                                          É o trabalho menos sexy que pode haver...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                                            e a UBI (não me agrada muito o local dela, Covilha).
                                            Qual é o problema? Para estudar, a covilhã tem um ambiente bastante propício...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se queres ser piloto candidata-te à Força Aérea....treina para os concursos/entrevistas e quem sabe se não consegues entrar. No entanto é muito difícil, exige muito de ti (treino desde muitos anos antes), e é preciso ter sorte (leia-se, corpo perfeito, sem defeitos, vista perfeita, etc etc).

                                              Em termos de engenharias, se queres tentar aeroespacial no IST (ou noutra faculdade qualquer), mesmo que não tenhas média candidatas-te a outro curso dentro da mesma faculdade e pedes transferência interna. A maior parte das cadeiras são iguais no início do curso, e se te safares bem, mudas de curso na boa (interno).

                                              Mas olha que qualquer engenharia no IST é puxada...se queres ir estudar lá tens de ter muita força de vontade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Qual é o problema? Para estudar, a covilhã tem um ambiente bastante propício...
                                                Verdade. E digo isto e nunca estudei la

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LSF Ver Post
                                                  Sempre me agradou bastante esta profissão, visto que se viaja bastante (sempre gostei de viajar) e não se ganha mal.



                                                  O curso superior não é para "fortalecer" o meu currículum para comissário de bordo, mas sim para ter outras opções no futuro, pois não me vejo a ser comissário toda a vida. Daí querer seguir Engenharia mecânica ou aeronáutica.



                                                  Em termos de línguas não tenho dificuldades em Francês nem em Inglês
                                                  Tens que ser fluente a Francês e Inglês, na escrita inclusive. E tb tens que ter boa saude para passar nos exames medicos.

                                                  Força area esta fora de hipotese por causa da visao ou de outro problema medico ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                    Ser comissário de bordo implica também não ter tatuagens ou piercings em locais visíveis e já decidi que não quero ser contratado para empregos em que tomem atenção a esses detalhes, em especial porque não são esses pequenos detalhes que me fazem ser mais ou menos profissional.
                                                    Ainda és novo, essa ideia que o mundo é que tem que mudar vai-te desaparecer e vais ver que tu é que vais-te adaptar ao mundo.

                                                    Comentário

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