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Consumo de óleo Audi !

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    Consumo de óleo Audi !

    Boa pessoal o meu a3 8l 1.6 esta com um problema ..
    Mudei o óleo a 5mil km e o nível encontra se no mínimo neste momento . O que poderá ser ?

    #2
    Quantos km tem (e com quantos o compraste?...)?

    Pinga no chão? Como está o estado da água do radiador? O tubo de escape tem vestígios de óleo?

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      #3
      Comprei com 173 e so lhe fiz 5000 mil . Não sei se pinga mas o líquido esta bom sem fugas e no escape sem vestígios e sem fumos ..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
        Comprei com 173 e so lhe fiz 5000 mil . Não sei se pinga mas o líquido esta bom sem fugas e no escape sem vestígios e sem fumos ..
        E normal eles comerem óleo (diz a VW), mas dai até.....

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          #5
          O normal dizem e acrescerar cerca de 1 litro entre revisões mas assim parece me consumo excessivo

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            #6
            Bebe um bocadinho, segundo a marca e o manual não representa consumo excessivo, vai ler o manual.
            Entre o máximo e o minimo leva quanto? 0.8L?

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              #7
              Tudo normal. Até um litro aos 1000, não há que ter preocupações, basta ler o manual de muitos carros para ver que é assim.

              Comentário


                #8
                sinceramente.. acho que colocaste o oleo com a especificacao errada. É o que acontece quando o oleo nao é o correcto. Eles comem óleo quando nao tem a aprovação necessária.
                Marca e modelo do oleo que meteste, para confirmar se tem as aprovações necessárias ou não.

                PS. a malta vai pelo preço e depois..
                PS2. é o 1.8 de que ano? Antes ou depois do ano 2000?
                Editado pela última vez por maxpayne; 26 January 2014, 19:32.

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                  #9
                  Qualquer motor consome oleo.

                  Contudo, o 1.6 (presumo que seja o SR) nao é um bebado como o 1.4 16v. Esse consumo parece-me algo alto.

                  Vê se ha fuga, abre a tampa do oleo no bloco do motor e vê se ha o ''leite com cafe''. Vê se ha vestígios de oleo na vaso de expansão.

                  Comentário


                    #10
                    Quem me dera que o meu carro só gastasse 1L a cada 5000kms

                    E é muito mais novo que esse e tem 1/3 dos kms. Portanto, como vês, não é por aí.

                    Nisto do consumo de óleo, e partindo do princípio que o óleo que usas é recomendado, importa verdadeiramente saber é o historial de consumo de óleo. Se consome desde novo de forma linear, tudo bem. Se começa a consumir de um momento para o outro, aí algo se passa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                      Tudo normal. Até um litro aos 1000, não há que ter preocupações, basta ler o manual de muitos carros para ver que é assim.
                      Do que a marca diz até o que pode ser considerado normal vai uma grande distancia.

                      E por muito que a marca o diga, para 99% das pessoas, 1 litro de oléo a cada 1000 km é um abuso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                        Do que a marca diz até o que pode ser considerado normal vai uma grande distancia.

                        E por muito que a marca o diga, para 99% das pessoas, 1 litro de oléo a cada 1000 km é um abuso.
                        Se comprares um carro novo a gastar 1L de óleo/100 e estiver no manual esse consumo, Experimenta reclamar e vais ver a conversa que te fazem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                          sinceramente.. acho que colocaste o oleo com a especificacao errada. É o que acontece quando o oleo nao é o correcto. Eles comem óleo quando nao tem a aprovação necessária.
                          Marca e modelo do oleo que meteste, para confirmar se tem as aprovações necessárias ou não.

                          PS. a malta vai pelo preço e depois..
                          PS2. é o 1.8 de que ano? Antes ou depois do ano 2000?
                          o óleo é 10w40 e é o 1.6 de 99
                          por usar esse óleo gasta mais ? Se fosse com o 5w40 ja não gastava assim ?

                          Comentário


                            #14
                            Se entre o mínimo e o máximo for 1l sim gastou isso se for mais gastou mais além disso quaso nunca puxo por ele anda quase sempre cidade e estrada

                            Comentário


                              #15
                              O meu 1.4 hdi com 200 mil nao bebe oleo.............

                              Comentário


                                #16
                                A sério que há quem considere este consumo de óleo normal? Eu não...

                                Dados os km em causa, e se não há mesmo fugas por outra forma (testa com um cartão debaixo do carro...) eu provavelmente apostaria numa troca de segmentos...

                                Vê, como disseram anteriormente, se o óleo colocado é o indicado para o motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se é normal ou não, acho que já se disse muita coisa acertada por aqui. Será preciso perceber se este consumo é de agora, ou não, mas isso já não deverás saber (digo eu). Depois falamos num carro com cerca de 15 anos e sabe-se lá quantos kms.

                                  Por experiência própria, passou por casa um toledo com esse motor que sempre foi assistido a tempo e horas e levou um bom tratamento a nivel de percursos e condução. Se vos disser que nunca fiz um atesto de óleo, podem acreditar...e foram 12 anos e 232 mil kms. Foi um dos carros mais fiáveis que passou nas minhas mãos.

                                  Dito isto, e considerando a idade e os possiveis kms, 0.2L óleo por cada 1000kms, não me parece descabido. As marcas defendem-se de uma maneira abusiva e dizer que é normal, um carro consumir 1L de óleo a cada 1000 kms serve apenas para sacudir a água do capote.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                    o óleo é 10w40 e é o 1.6 de 99
                                    por usar esse óleo gasta mais ? Se fosse com o 5w40 ja não gastava assim ?

                                    Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00

                                    O motor do seu carro é o 1.6 SR.

                                    Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.

                                    O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
                                    Editado pela última vez por adenilson707; 26 January 2014, 23:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já tive um carro (também Audi) a gastar mais de 1 litro a cada 1000km e não se notava qualquer falha no motor. Puxava muito bem, o turbo não assobiava, pegava bem em quente.

                                      Para um olhar atento só se notava um fumo azulado quando se carregava a fundo. O motor tinha compressão (fiz o teste) mas o problema estava nos segmentos raspadores/rapadores que estavam gastos e não limpavam bem o óleo do pistão quando ele descia o que fazia com que o óleo fosse queimado na câmara de combustão.

                                      São problemas estranhos e difíceis de identificar porque não há sintomas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                        Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00

                                        O motor do seu carro é o 1.6 SR.

                                        Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.

                                        O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
                                        a questão do dinheiro não e problema porque esta na garantia mas ja tenho instalação gpl marcada para daqui a duas semanas e queria isto resolvido antes da instalação , por isso gostava de saber mais ou menos o que se trata por alto para o mandar para garantia

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          A sério que há quem considere este consumo de óleo normal? Eu não...

                                          Dados os km em causa, e se não há mesmo fugas por outra forma (testa com um cartão debaixo do carro...) eu provavelmente apostaria numa troca de segmentos...

                                          Vê, como disseram anteriormente, se o óleo colocado é o indicado para o motor.
                                          1 litro a cada 1000 kms não acho normal.
                                          1 litro a cada 5000 kms não acho que seja a norma, mas conseguia viver bem com isso.

                                          Cada motor tem as suas particularidades, dois motores iguais ou semelhantes podem ter um comportamento diferente.
                                          Cá em casa um dos 1.6l (B6 Mazda) não gasta rigorosamente nada, já fiz 13 mil kms com o mesmo óleo e parece impossivel porque na vareta não se nota nada.
                                          O outro é preciso acrescentar, consumia 1 litro a cada 7000 ou 8000 kms por aí.
                                          Ambos levam exactamente o mesmo óleo e o segundo até tinha menos kms e é uma versão melhorada do primeiro motor.

                                          Mas, não estou seguro em afirmar que o primeiro motor esteja em melhor estado que o segundo...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                            1 litro a cada 1000 kms não acho normal.
                                            1 litro a cada 5000 kms não acho que seja a norma, mas conseguia viver bem com isso.

                                            Cada motor tem as suas particularidades, dois motores iguais ou semelhantes podem ter um comportamento diferente.
                                            Cá em casa um dos 1.6l (B6 Mazda) não gasta rigorosamente nada, já fiz 13 mil kms com o mesmo óleo e parece impossivel porque na vareta não se nota nada.
                                            O outro é preciso acrescentar, consumia 1 litro a cada 7000 ou 8000 kms por aí.
                                            Ambos levam exactamente o mesmo óleo e o segundo até tinha menos kms e é uma versão melhorada do primeiro motor.

                                            Mas, não estou seguro em afirmar que o primeiro motor esteja em melhor estado que o segundo...
                                            tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
                                            Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                              tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
                                              Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
                                              Não vais conseguir ativar a garantia com um consumo de 1 litro a cada 5000 kms, eles vão dizer que é "normal" e até pode bem ser. Os motores não nascem 100% iguais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                                tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
                                                Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
                                                Já sabes se vais perder a garantia por colocares GPL?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                  Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00

                                                  O motor do seu carro é o 1.6 SR.

                                                  Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.

                                                  O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
                                                  O meu toledo, por volta dos 160 mil kms, precisou de substituir o retentor da árvore de cames e da cambota. É de facto algo barato de trocar e pode ser por aí. Mas se for, também se vê as fugas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Já sabes se vais perder a garantia por colocares GPL?
                                                    Porque haveria de a perder ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      O meu toledo, por volta dos 160 mil kms, precisou de substituir o retentor da árvore de cames e da cambota. É de facto algo barato de trocar e pode ser por aí. Mas se for, também se vê as fugas.
                                                      E entre o nível máximo e mínimo da vareta e mesmo so 1 litro ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                                        Porque haveria de a perder ?
                                                        Porque estás a fazer uma adulteração ao motor pelo qual está feita a garantia.

                                                        Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                                        E entre o nível máximo e mínimo da vareta e mesmo so 1 litro ?
                                                        Sem certezas, penso que sim. Isso está no manual, não o tens?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esse consumo não é normal para o motor em questão. Os bêbados em óleo eram os 1.4, e tenho cá em casa um que leva 1L a cada 10.000 kms, desde que saiu do stand.
                                                          Ou tem óleo errado (falta dizeres qual puseste, o dizeres 10w40 não quer dizer nada. Pode ser um 10w40 adequado ou não), ou já pode apresentar falha nos componentes acima descritos - segmentos ou retentores.

                                                          Tenho um carro com esse motor (1.6 sr) e não gasta ponta de óleo entre as mudas a cada 15.000. Até agora tenho usado bons 5w40 (que têm propriedades muito superiores aos 10w40), e na ultima muda comecei a usar um 5w30, com a norma mais recente da VW, como experiência pessoal a ver se vai gastar óleo.
                                                          Até agora, em 3.000 kms, o nível está inalterado, e com uma suavidade superior.

                                                          Se tiveres oportunidade, leva-o a alguém de confiança para teres provas de desgaste para activares a garantia. Depois disso resolvido, tens aí um motor para fazer kms sem grandes problemas, e que casa muito bem com GPL!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                                                            tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
                                                            Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
                                                            Faz um teste de compressão ao motor, se estiver tudo Ok então pode avançar com o GPL.

                                                            1 litro a cada 5000 km não é nada de grave, até pode ser simplesmente o tubo que recolhe os vapores de óleo e que vai ao cárter que esteja com fuga na união. Antes de mais é preciso investigar fugas, depois o teste de compressão e está a andar.

                                                            Comentário

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