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Velocidade mínima

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    Velocidade mínima

    A velocidade mínima em AE é de 50 km/h. Diz o Código da Estrada que, quem for a menos paga uma cóima entre 60 € e 300 €. Tão só. Nada de sanções acessórias, tal como a inibição de conduzir.
    Todos os que conduzem automóveis sabem que situações em que aparece à frente um carro em marcha muito lenta, em AE, pode ser ainda mais perigoso que ir a 200 km/h.

    Acha que devia ser aplicada a inibição de conduzir a este caso, em particular em velocidade muito abaixo de 50 km/h? (20, 30 km/h) sem justificação plausível e sem terem sido tomadas as necessárias precauções?

    #2
    Acho que a minima devia ser 80km/h

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Suarez

      Acho que a minima devia ser 80km/h
      Concordo.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Raistaparta

        citação:Originalmente colocada por Suarez

        Acho que a minima devia ser 80km/h
        Concordo.
        60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

          citação:Originalmente colocada por Raistaparta

          citação:Originalmente colocada por Suarez

          Acho que a minima devia ser 80km/h
          Concordo.
          60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
          E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

            citação:Originalmente colocada por Raistaparta

            citação:Originalmente colocada por Suarez

            Acho que a minima devia ser 80km/h
            Concordo.
            60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
            Sim, mas em subidas acentuadas punha-se lá um sinal de 60 já a contar com os camiões mas isso seria em zonas específicas, estamos a falar no geral.

            Comentário


              #7
              Nas autoestradas operigo não são as velocidades que os carros normais atingem, o problema são as DIFERENÇAS DE VELOCIDADES entre veiculos, o que se pode tornar de facto perigoso.

              120 de maxima - 50 de minima dá uma diferença de 70Km/h ou seja o equivalente a ir a 120 e passar por mim um carro a 190!! Nota-se bastante!!!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                citação:Originalmente colocada por Suarez

                Acho que a minima devia ser 80km/h
                Concordo.
                60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
                Se não estiverem em boas condições de mecânica não deviam tar a circular não axas?

                É por causa das diferenças de velocidade que digo que a minima devia ser 80km/h ou 70km/h

                Comentário


                  #9
                  Para os senhores que legislam seria interessante convidá-los a fazer a A1 toda a 50 knh a ver se ganhavam para o susto.

                  Pensando bem era melhor não, ia acabar mal de certeza absoluta.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                    citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                    citação:Originalmente colocada por Suarez

                    Acho que a minima devia ser 80km/h
                    Concordo.
                    60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
                    E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.
                    Oi?! O limite só é diferente da faixa para faixa quando existe essa informação, e por norma é apenas nas subidas. A não ser que o código tenha mudado.

                    Comentário


                      #11
                      Se parar na AE dá direito a inibição de conduzir circular a menos de 50 kmh também deveria ser aplicada a mesma pena.
                      Pensem o que será mais perigoso um carro parado na berma da AE ou um a circular a menos de 50 kmh e plena faixa de rodagem ( e com um bocadito de "sorte" até se apanha essas lesmas na esquerda e tudo)

                      Aumentar a velocidade minima é complicado por existem carros que em algumas subidas não iam conseguir atigir a velocidade minima.

                      Comentário


                        #12
                        Basta pensarmos nos camiões para vermos que 50km/hora é adequado.

                        De qualquer modo´em muitos sítios a velocidade mínima já é diferente de faixa para faixa. Em geral é 50, 70 e 90. Ou seja mesmo que circule na faixa da esquerda a 120km/hora no máximo devo apanhar um carro a 30km/hora o que é perfeitamente aceitável.

                        O problema aqui não é das velocidades mínimas mas sim das máximas.

                        O pessoal que anda na esquerda a 180 pode apanhar pessoal a 90, isso sim é perigoso mas não é culpa da velocidade mínima...

                        Comentário


                          #13
                          ja me aconteceu ir a 140 e passr por mim 1 gajo a 200 e eu ir a 190 e passar por 1 velhinha a 100

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por eduardomaio



                            E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.
                            A faixa de aceleração serve para?

                            Comentário


                              #15
                              o código diz que devemos circular a uma velocidade adequada para não atrapalhar o resto do transito. assim sendo, se andares a 50 na AE sem motivo aparente, aposto que a brigada, se aparecer, vai mandar andar mais depressa.

                              já agora: para o pessoal de lisboa que acha que as AE são todas planas, experimentem andar com carros de 50/60cv em autoestradas aqui acima do porto, com umas belas subidas...
                              para chegar lá acima sem ir bastante devagar e a puxar ao máximo pelo carro, é preciso começar as subidas com velocidades ilegais...

                              Comentário


                                #16
                                TONUX
                                Kero dar-te os parabens....[^]
                                No meio de tantos tópicos de medição de pilinhas sobre velocidades máximas...eis k alguem tem a brilhante ideia de abordar as minimas..;)
                                Podem ser tão perigosas como as máximas e ninguem fala delas...pq afinal é mais importante saber kem tem a **** maior.....[8)]

                                Mais uma vez parabens....[:X]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                  o código diz que devemos circular a uma velocidade adequada para não atrapalhar o resto do transito. assim sendo, se andares a 50 na AE sem motivo aparente, aposto que a brigada, se aparecer, vai mandar andar mais depressa.

                                  já agora: para o pessoal de lisboa que acha que as AE são todas planas, experimentem andar com carros de 50/60cv em autoestradas aqui acima do porto, com umas belas subidas...
                                  para chegar lá acima sem ir bastante devagar e a puxar ao máximo pelo carro, é preciso começar as subidas com velocidades ilegais...

                                  ja apareceam na tv umas imagens de 1 206 1.9d (n tinha os paraxoques pintados e era comercial) a 130 na faixa da esquerda sem transito! e eles tavam a criticar pla velocidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Foliv

                                    Nas autoestradas operigo não são as velocidades que os carros normais atingem, o problema são as DIFERENÇAS DE VELOCIDADES entre veiculos, o que se pode tornar de facto perigoso.

                                    120 de maxima - 50 de minima dá uma diferença de 70Km/h ou seja o equivalente a ir a 120 e passar por mim um carro a 190!! Nota-se bastante!!!
                                    E não contando com aqueles animais que parece que ficam à espera que nos apoximemos para começarem uma ultrapassagem de 30segundos sem puxar uma mudança abaixo para que faça a manobra com mais segurança... [8]

                                    É nestas alturas que eu curtia ter um bigfoot.. [|)]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto aqui é só campeões!

                                      "situações em que aparece à frente um carro em marcha muito lenta" - se se cumprir os limites de velocidade ou mesmo acima destes, os carros não APARECEM! Só quem for a dormir ou então a velocidades estúpidas é k não vê a aproximação de outros carros!
                                      Se querem acelerar, façam-no por vossa conta e risco. Em sítios onde põem em perigo os outros, limitem-se a cumprir as regras!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Nafs

                                        citação:Originalmente colocada por eduardomaio



                                        E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.
                                        A faixa de aceleração serve para?
                                        Já experimentaste entrar na A8 em Frielas, em direcção a Loures?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que era bom assim como também era bom as pessoas não passarem dos 120Km/h..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fixe era haver mais faixas: uma para 180, para 160, 140... :D
                                            Mas como isso é impossível eu acho que, tirando situações em que se vai a entrar e saír da autoestrada, a velocidade mínima devia ser de 70 km/h

                                            Comentário


                                              #23
                                              A mínima devia ser de 70 ou 80. Imaginem apanhar um carro a 20 km/h pela frente sem qualquer tipo de aviso de marcha lenta, mesmo indo a 120. É que normalmente a pessoa não vai a contar que o carro vá tão devagar e a esta velocidade é como se outro viesse a 100 e o tipo estivesse parado. Com os camiões mais ou menos contamos com a sua marcha mais lenta, agora com um carro normal é que não. Nestes casos carta fora, sem dúvida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Suarez

                                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                                citação:Originalmente colocada por Suarez

                                                Acho que a minima devia ser 80km/h
                                                Concordo.
                                                60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
                                                Se não estiverem em boas condições de mecânica não deviam tar a circular não axas?

                                                É por causa das diferenças de velocidade que digo que a minima devia ser 80km/h ou 70km/h
                                                Sim mas por exemplo : Há problemas que surgem quando menos esperamos... e então se o carro só andasse a 60 km/h , e como a velocidade seria minima de 80, teriamos que chamar reboque... não tinha muita lógica...mais valia ir até á prox area de serviço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                                  citação:Originalmente colocada por Suarez

                                                  Acho que a minima devia ser 80km/h
                                                  Concordo.
                                                  60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....
                                                  Sim, mas em subidas acentuadas punha-se lá um sinal de 60 já a contar com os camiões mas isso seria em zonas específicas, estamos a falar no geral.
                                                  Exacto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:A faixa de aceleração serve para?
                                                    o que mais por aí há é pseudo-faixas de acelaração, abram os olhos!!!

                                                    já andei por varias vezes a 160, 40 acima do limite legal na A5, e nunca me apareceu nenhum carro caido do ceu.
                                                    sempre tive tempo para avaliar as velocidades.
                                                    mau é na verdade ir a 50 na faixa do meio ou na da eskerda, isso sim, complica a velocidade de reação dado de que tal não se está á espera.mas quando há só 2 faixas, deve-se contar sempre com esse factor.
                                                    acordem, nem toda a jente se pode individar para comprar 'grandes makinas' que em qualquer subida com qualauer carga aguenta altas medias.

                                                    antes, quem manda, devia saber que não deve existir em autoestrada curvas que obriguem a grandes variações de media, basta ir a uma bem recente, a A25, entre chãs de tavares e fornos de algodres, e ver aquelas curvas, para perceber o que digo.
                                                    pois, mas se se for a 120 não há prob... exactamente como se se compreir a lei, a velocidade minima não é prob.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      aqui na A3 há uma faixa de aceleração com um sinal de stop no fim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois.. as faixas de aceleração, por vezes deveriam ser chamadas faixas de desaceleração. Veja-se por exemplo as entradas da 2ª Circular...se não se para nessas entradas...

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                                                          #29
                                                          eu uma vez vinha mais o meu cota e omoço que trabalha aqui na empresa, num Iveco Daily, 35.8 de rodado duplo, saqueles mais compridos mas n´~ao era o mais comprido de todos era o outro antes, pronto e não era Turbo era o 2.5D atmosferico e carregamos aquilo de garrafões de agua (para coolers d agua (20l) aquilo levava 170 e tal garrafes, a subir a crel ou a cril ou la o k era, iamos a 30 a fundo e era so ver placas de velocidade minima 40[}][}]
                                                          não fomos multados... se calhar por sorte...

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                            aqui na A3 há uma faixa de aceleração com um sinal de stop no fim...
                                                            quem vai pra santa rita ????
                                                            Portugal no seu melhor , sou cliente frequente dessa estrada ,,, tenho medo de passar nessa zona ,,, imagino pra quem entra lá pela primeira vez

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