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Saxo custa a meter mudanças

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    Saxo custa a meter mudanças

    Boas pessoal, o meu Saxo 1.1 de 2000 com cerca de 90 000kms custa a meter as mudanças.
    Principalmente a primeira e a segunda, a terceira por vezes também. Vai até ao sitio mas um bocadinho antes prende. O óleo da transmissão foi trocado a relativamente pouco tempo devido a um retentor perder óleo.
    Alguém tem ideia do que poderá ser?

    #2
    afinação dos tirantes?

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      #3
      Isso acontece com o carro em ponto morto ou em andamento?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BrunoM62 Ver Post
        Isso acontece com o carro em ponto morto ou em andamento?
        E acrescento:

        - A embraiagem pega normalmente ou com o pedal muito em cima?
        - O carro faz muita cidade?
        - Quando a mudança não engrena logo, o condutor empurra a alavanca suavemente e espera até que a mudança entre sozinha ou dá-lhe um empurrão para que entre logo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          afinação dos tirantes?
          Não faço ideia do que é...

          Originalmente Colocado por BrunoM62 Ver Post
          Isso acontece com o carro em ponto morto ou em andamento?
          Tanto numa como noutra situação.

          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          E acrescento:

          - A embraiagem pega normalmente ou com o pedal muito em cima?
          - O carro faz muita cidade?
          - Quando a mudança não engrena logo, o condutor empurra a alavanca suavemente e espera até que a mudança entre sozinha ou dá-lhe um empurrão para que entre logo?
          A embraiagem deste carro sempre pegou bastante encima, tipo a 3/4 do curso.
          Não, o carro não faz muita cidade, tem bastantes mais kms de nacional a volta dos 80, 90kmh.
          Quando a mudança não engrena logo tenho que voltar a ponto morto e voltar a meter e nem sempre entra a primeira. Quando paro num semáforo e vou por a primeira e não entra logo volto a ponto morto, piso a embraiagem e volto a por a primeira. Aí normalmente funciona sempre.
          O condutor em 99,9% das vezes sou eu.

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            #6
            Creio que a embraiagem é actuada por cabo. Poderá ser simplesmente uma questão de afinação do cabo da embraiagem. Se sentisses o pedal mais pesado iria para cabo a desfiar, mas sem isso deve ser apenas afinação.

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              #7
              A marcha atrás não arranha ao engrenar também?

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                #8
                A marcha atras custar a meter nao e defeito, e feito nos saxo's. Por vezes tem que se por a primeira e voltar a meter a marcha atras. Se houver algum dono de um saxo que meta SEMPRE a marcha atras a primeira que se manifeste.

                Bem mas esse nao e um meu problema agora, se tiverem mais palpites do que podera ser, assim quando for ao mecanico levo logo uma id€ia...

                Comentário


                  #9
                  Assim de repente:

                  - A embraiagem está nas lonas e não se solta completamente quando se pressiona o pedal, o que faz com que as mudanças entrem mal;

                  - Os sincronizadores da caixa já viram melhores dias (e aí é deixar andar ou não ter amor aos €€€ para reconstruir a caixa);

                  Comentário


                    #10
                    Visto que trocaram o oleo da caixa à pouco tempo, será que ele tem as especificações correctas para a caixa?

                    Comentário


                      #11
                      Uma dica de quem passa constantemente pelo mesmo: antes de meter 1ª, engrenar total ou parcialmente 2ª.

                      Comentário


                        #12
                        Sou capaz de estar de acordo contigo. Se o oleo nao tiver a especificacao correcta poderao as mudancas nao entrar bem?
                        Sinceramente a 2a deixou de entrar bem depois de mudar a "valvolina" da transmissao.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que sim, tens que ter em atenção a viscosidade (75W90, 75W85, etc. não sei qual a do saxo) e a norma GL4 ou GL5. Se meteres GL5 numa caixa que deve usar GL4 as mudanças vão arranhar.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho que ver se arranjo um tempinho para levá-lo a oficina. Depois posto aqui os motivos...

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