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Carros japoneses vs carros coreanos

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    Carros japoneses vs carros coreanos

    No final do século passado, os carros japoneses ganharam uma merecida fama de fiabilidade, simplicidade, design fracote e preços razoáveis.

    No actual século com a proliferação dos carros coreanos uma parte deste legado japonês foi posto em causa ? preços competitivos e carros igualmente fiáveis e um pouco menos minimalistas e feios ?

    O que acham ? serão os carros coreanos os grandes adversários dos carros japoneses ?

    #2
    Os japoneses entraram no mercado mundial como propostas de value for money, conquistaram e ganharam o seu espaço e reconhecimento. Os coreanos estão claramente a repetir a receita.

    Comentário


      #3
      Onde os japoneses continuam muito fortes, em relação aos corenos, é nos desportivos, todo o terreno e gama "de luxo".
      Nas gamas médias, os coreanos estão muito fortes, com produtos mais apelativos que os japoneses ( a todos os níveis).

      Mas um automóvel japones continua a ter uma imagem mais forte que um coreano.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        O que acham ? serão os carros coreanos os grandes adversários dos carros japoneses ?
        Sem duvida que sim, os coreanos conseguem usar as receitas dos japoneses, nalguns casos com designs mais simpáticos e preços mais baixos.

        No campo dos desportivos e que ainda não superam mas o Kia Ceed GT, mostra que estão bem encaminhados.

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          #5
          Falando de uma forma muito simplista considero que japoneses por culpa de uma muito maior competitividade e diversidade de marcas internas não podem ser vistos apenas como fiáveis, simples e feios. Já falar de Coreanos é falar da Hyundai/Kia.

          Há uma cultura automobilistica dos engenheiros japoneses que lhes dão (ou pelo menos dava) alguma alma, tendo trazido algo de novo ao longo da história.

          Os coreanos, por seu lado mais pragmáticos. Indentificam o mercado alvo e desenvolvem um produto nesse mercado apostando em tecnologia consolidada que lhes confere uma qualidade real a um preço mais atractivo.

          Não acho que se possa colocar ambos no mesmo saco, nem o seu trajecto idêntico.

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            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            No final do século passado, os carros japoneses ganharam uma merecida fama de fiabilidade, simplicidade, design fracote e preços razoáveis.

            No actual século com a proliferação dos carros coreanos uma parte deste legado japonês foi posto em causa ? preços competitivos e carros igualmente fiáveis e um pouco menos minimalistas e feios ?

            O que acham ? serão os carros coreanos os grandes adversários dos carros japoneses ?
            Os coreanos "acordaram" para a vida não faz assim tanto tempo.
            E acho que eles não são apenas os adversários dos carros japoneses, mas sim, olham para todos os concorrentes, japoneses, europeus e americanos, como grandes adversários.

            Começaram com o "value-for-money", estética e qualidade de execução cada vez melhores (e já se superiorizam a muitos japoneses estabelecidos), começam a apalpar terrenos pouco familiares para eles, com modelos RWD/AWD de grande dimensão, e também no campo dos desportivos, como o Genesis Coupe.

            Alguém dúvida que as próximas gerações de coreanos ainda serão mais competitivas e desejáveis?
            Basta ver a Kia, que nos últimos 15 anos, passou de Shumas, Opirus e Rio's decadentes, para coisas como o Sportage, Ceed ou o K900...
            Se decidirem lançar algo nos moldes do Stinger, para puxar pelo ingrediente "paixão", acho que nada os parará.

            Deixem o Schreyer por as mãos na Hyundai como fez na Kia, e acho que o céu é o limite.

            Estes tipos devem ser considerados ameaças por toda a gente. Acho que não estão focados apenas nos japoneses.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              O que acham ? serão os carros coreanos os grandes adversários dos carros japoneses ?
              Fazendo uma retrospectiva do mercado automóvel, há 10/15 anos conseguíamos dividir a marcas/nacionalidades por "setores": exímios em conforto eram os franceses; no luxo eram os alemães; na fiabilidade eram os japoneses; estas 3 variantes juntas dava Mercedes.
              Nessa altura mal se ouvia falar nos coreanos, ou seja na Kia ou Hyundai, por terem modelos desinteressantes e em que ninguém apostava.
              A partir do momento em que decidiram inverter a situação - no caso da Kia por exemplo que esteve quase na falência - e passaram a preocuparem-se mais com a estética, os gostos do mercado (muito por causa dos estudos de mercado), a tecnologia, evoluíram bastante e tornaram-se no que são hoje: duas marcas que competem praticamente de igual para igual com as marcas europeias de "renome", e que conseguem reunir condições bastante favoráveis ao consumidor (caso da garantia de 7 anos), estando hoje em dia a ganhar calo no mercado europeu.
              Respondendo à pergunta - os grandes adversários dos japoneses não são os coreanos. São os europeus.

              Comentário


                #8
                Enquanto quer os japoneses, quer os coreanos, fabricarem e desenharem carros na Europa, feitos ao gosto dos europeus e por trabalhadores/designers europeus... é para o lado que eu durmo melhor!

                Agora os coreanos ainda têm que comer muito arroz para chegarem ao historial dos japoneses, à diversidade de produtos e à ligação à competição que ainda agora está a dar os primeiros passos! Se lá vão chegar ou não... isso é-me igual ao litro!

                Bom mesmo era um deles fazer um fábrica digna desse nome em Portugal ou comprarem cá muito mais componentes.

                Comentário


                  #9
                  Penso que os coreanos estão sempre a aprender com os japoneses, portanto estarão sempre e ainda uma geração atrasada, tal como os europeus...

                  Comentário


                    #10
                    Tendo sido proprietário de um Hyundai Tucson 2.0 CRDI 4x4 de 2006 posso dizer que não desiludiu, na altura ainda estava uns furos abaixo do que a acabamentos e materiais se referia comparando até por exemplo com o TerranoII com menos 8 anos. Em tudo o resto cumpriu largamente as expectativas sendo um veículo muito simpático e user friendly. O motor levou um injetor novo aos 99.000 kms e a transmissão 4x4 cumpria sem vislumbrar. Deixou saudades pela versatilidade, facilidade de utilização e equipamento que tinha.



                    Editado pela última vez por TerranoII; 04 February 2014, 16:37.

                    Comentário


                      #11
                      Ainda há pouco tempo falávamos sobre isso noutro tópico, e referi que têm emigrado para a Coreia do Sul muitos engenheiros japoneses com experiência extensa no desenvolvimento e produção de automóveis.

                      O mesmo já aconteceu na indústria dos semiconductores.

                      Os sul coreanos são os próximos japoneses, em muitos aspectos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Ainda há pouco tempo falávamos sobre isso noutro tópico, e referi que têm emigrado para a Coreia do Sul muitos engenheiros japoneses com experiência extensa no desenvolvimento e produção de automóveis.

                        O mesmo já aconteceu na indústria dos semiconductores.

                        Os sul coreanos são os próximos japoneses, em muitos aspectos.
                        E engenheiros e designer´s europeus. Mas os japoneses também já deram cartas na europa. Várias marcas europeias modernizaram o seu sistema de produção nos anos 80 muito graças à importação de know how japonês.

                        Os japoneses continuam na frente dos coreanos. Chassis e motores, estão ainda bem mais acima.

                        Também já tivemos designer´s japoneses na Europa. E que criaram modelos de mega sucesso. Hideo Kodama

                        Comentário


                          #13
                          Os japoneses vingaram na Europa com produtos tecnologicamente evoluidos, particularmente a nível mecanico.
                          Os motores sempre foram por tradição mais eficientes, com maior potência especifica e o chassis com soluções tecnicamente avançadas.

                          A imagem de simplicidade deve-se geralmente ao design menos ousados (mas muitas vezes mais funcional) e ao menor equipamento disponível de serie o que não significa que sejam, de todo, produtos simplistas.

                          Os Hyundai/Kia sim, posso dizer que são por vezes exageradamente simples e quando não o são, ou tentam não sê-lo, transparecem ainda um ar de artificial. Nesse aspecto estão ainda longe do bom gosto de um carro alemão.

                          Comentário


                            #14
                            Estão longe do bom gosto de um carro alemão??

                            Não digo que um Golf actual não seja superior a um Ceed, mas a diferença não é tão grande como pintam. Aliás, mesmo a preços idênticos, e racionalmente, sem complexos ou leituras falaciosas dos pseudo-testes da imprensa, eu teria dificuldade em escolher entre um e outro. Acho até o Ceed mais bonito e requintado que o Golf, mas claro que é uma opinião relativa e pessoal.
                            Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 12:43.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                              Os japoneses vingaram na Europa com produtos tecnologicamente evoluidos, particularmente a nível mecanico.
                              Os motores sempre foram por tradição mais eficientes, com maior potência especifica e o chassis com soluções tecnicamente avançadas.

                              A imagem de simplicidade deve-se geralmente ao design menos ousados (mas muitas vezes mais funcional) e ao menor equipamento disponível de serie o que não significa que sejam, de todo, produtos simplistas.

                              Os Hyundai/Kia sim, posso dizer que são por vezes exageradamente simples e quando não o são, ou tentam não sê-lo, transparecem ainda um ar de artificial. Nesse aspecto estão ainda longe do bom gosto de um carro alemão
                              .
                              Actualmente nas motorizações a diesel creio que os Coreano estarão sensivelmente a par dos japoneses ou mesmo à frente.

                              Em relação a estética exterior e a qualidade do ambiente interior, creio que também tendem a ser melhores (os Coreanos).

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                                #16
                                Em qualidade interior, aparente e palpável, um Ceed actual é superior ao Auris, com o Civic já é mais equilibrado.
                                Digo eu, que estive sentado e conduzi os três.
                                Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 12:44.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já em motores, aí concordo que têem de comer algum arroz para chegar ao nível dos Honda, por exemplo. Até no diesel a Honda já é referência, apesar da menor experiência em relação à excelência de fazer motores a gasolina.
                                  Acho a Honda exemplar mesmo, parece não quererem arriscar na fiabilidade, a confirmar se o 1.6 diesel não tiver problemas futuros. Demoram, mas fazem bem a todos os níveis.
                                  Com os novos turbo a gasolina estão a ir pelo mesmo caminho, vamos ver se as expectativas são cumpridas também ;)
                                  Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 12:44.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    No final do século passado, os carros japoneses ganharam uma merecida fama de fiabilidade, simplicidade, design fracote e preços razoáveis.

                                    No actual século com a proliferação dos carros coreanos uma parte deste legado japonês foi posto em causa ? preços competitivos e carros igualmente fiáveis e um pouco menos minimalistas e feios ?

                                    O que acham ? serão os carros coreanos os grandes adversários dos carros japoneses ?
                                    Não sei até que ponto estão as empresas coreanas ligadas às japonesas. É sabido que a indústria automóvel coreana foi buscar tecnologia à japonesa.
                                    Como o Japão e a Coreia do Sul são países soberanos, pode-se pensar que serão, já hoje, adversários, devido à qualidade dos carros coreanos. Agora uma pergunta, o Japão ganha alguma coisa com isso? Sim, só se forem empresas associadas de capitais mistos coreano-japoneses. Isso não conheço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      Tendo sido proprietário de um Hyundai Tucson 2.0 CRDI 4x4 de 2006 posso dizer que não desiludiu, na altura ainda estava uns furos abaixo do que a acabamentos e materiais se referia comparando até por exemplo com o TerranoII com menos 8 anos. Em tudo o resto cumpriu largamente as expectativas sendo um veículo muito simpático e user friendly. O motor levou um injetor novo aos 99.000 kms e a transmissão 4x4 cumpria sem vislumbrar. Deixou saudades pela versatilidade, facilidade de utilização e equipamento que tinha.



                                      O video está engraçado mas vê-se bem a falta que faz da electrónica... Havia ali situações em que ele não atascaria com um sistema TC e seria o suficiente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        Os japoneses vingaram na Europa com produtos tecnologicamente evoluidos, particularmente a nível mecanico.
                                        Os japoneses começaram a vingar na Europa nos anos 60 e 70, e aí não havia cá "produtos tecnologicamente evoluídos", era mesmo a simplicidade e a fiabilidade dos Corolla, dos Datsun 1200 e dos N360/600/Civic que fizeram os alicerces da história.

                                        Produtos interessantes como Supra ou S2000 vieram bem mais tarde, sendo já marcas consolidadas.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Os japoneses começaram a vingar na Europa nos anos 60 e 70, e aí não havia cá "produtos tecnologicamente evoluídos", era mesmo a simplicidade e a fiabilidade dos Corolla, dos Datsun 1200 e dos N360/600/Civic que fizeram os alicerces da história.

                                          Produtos interessantes como Supra ou S2000 vieram bem mais tarde, sendo já marcas consolidadas.
                                          Se comparares esses exemplos como Corolla, o Datsun e os Honda com os contemporaneos europeus vais deparar-te com maior potência especifica e uma mecanica moderna relativamente a muito concorrentes do velho continente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                                            O video está engraçado mas vê-se bem a falta que faz da electrónica... Havia ali situações em que ele não atascaria com um sistema TC e seria o suficiente.
                                            Como eu disse "transmissão 4x4 cumpria sem vislumbrar" apesar de ter controlo de tracção, mas muito longe da eficiência por exemplo do 4ETS+ da Mercedes que é aquilo que conheço se bem que neste último caso os modelos têm todos diferencial central.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Actualmente nas motorizações a diesel creio que os Coreano estarão sensivelmente a par dos japoneses ou mesmo à frente.

                                              Em relação a estética exterior e a qualidade do ambiente interior, creio que também tendem a ser melhores (os Coreanos).
                                              Estética exterior é subjectivo mas na minha opinião há propostas japonesas muito melhores.
                                              Ambiente a bordo é bem pior, qualidade não foge muito, os Coreanos são bons carros mas ainda falta-lhes coerência no desenho quer exterior como interior.
                                              A nível de motorizações diesel ou gasolina não sei onde estão a par ou à frente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Coreanos?
                                                Tal como alguém já disse, estamos a falar de duas (ou 1) marca Kia/Hyundai que se "europeizou", enquanto os japoneses sempre se mantiveram fieis à sua filosofia, tendo, no entanto, produtos distintos para o Japão, USA e Europa.
                                                A Kia/Hyundai é concorrente relativamente aos japoneses mas também aos europeus.
                                                O fenómeno coreano não se compara ao que foi o japonês, até porque o contexto é completamente diferente.
                                                Talvez venha a ser a china a desempenhar este papel daqui a uns anos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quem diz que o ambiente a bordo é pior vá experimentar os novos, repito, os novos Kia ou Hyundai. Depende dos gostos de cada um, mas em qualidade estão ao nível de europeus e japoneses.

                                                  Concordo com o que foi dito no ultimo post, os japoneses mantiveram sempre a sua "filosofia", kia/Hyundai estão a tentar com os argumentos usados normalmente pelas marcas europeias, design e qualidade.
                                                  Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 12:44.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A general Motors com a compra da daewoo não adquiriu tecnologia e conhecimento coreanos, sendo atualmente nessa fabrica da coreia que saem os Chevrolets para o mercado europeu e sul americano? Não serão produtos equivalentes aos Kia e Hyundai? Eu pessoalmente considero que em qualidade vs preço vs fiabilidade os coreanos sao imbatíveis, sendo também que os considero concorrentes e sérias ameaças não aos japoneses mas sim aos europeus.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não sei como é que vocês olham para o mercado automóvel. Para mim, o mercado automóvel, segue a tendencia dos demais sectores: globalização.
                                                      Se antigamente poderia colocar duas marcas com modelos mais próximos a concorrer uma com a outra, por exemplo Honda Civic vs. Toyota Corolla, hoje, já teria que pôr: Auris vs. Golf vs. Ceed vs. Civic vs. 308 vs. uma série deles.

                                                      Até porque a tecnologia começa a ser proxima, as mariquiçes que se vêem num carro também existem noutro. As características diferenciadoras começam a ser no design, confiança na marca, qualidade dos materiais, preço final, etc.

                                                      Portanto, para mim, as marcas concorrem umas com as outras, sem haver exclusividade de competição entre marcas e modelos de determinado fabricante que por acaso tem determinada nacionalidade ou localização no globo. Da mesma forma que não coloco os alemães a concorrer apenas com os franceses, não posso colocar os coreanos a concorrer exclusivamente com os japoneses, embora se saiba que às vezes as marcas querem os seus modelos a atingir determinado rival.
                                                      Editado pela última vez por LEMF; 05 February 2014, 17:43.

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                                                        #28
                                                        Pelas notícias que tÊm saído, as marcas coreanas têm-se revelado fortes concorrentes das... francesas, sobretudo da PSA.

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                                                          #29
                                                          Tendo conduzido bastante os três modelos nos últimos meses, tenho já uma opinião formada.
                                                          É notória a evolução da Hyundai/KIA na última década, mas, na qualidade de construção e nos pequenos pormenores de ergonomia, acabamentos dos plásticos, forros, sensações de condução, solidez geral, etc, o Golf é claramente superior.
                                                          O próprio estilo do Golf não foi concebido para ser "flashy", isso fica reservado para os irmãos Leon e A3 dentro do grupo VW. É o Camry europeu ao nível do design, conservador de propósito.
                                                          A H/K faz automóveis cheios de gadgets, é certo, mas a filosofia "everything but the kitchen sink" foi uma clara resposta ao gosto americano, até na condução.

                                                          Quem parece estar a ficar claramente para trás é a Toyota, cujo actual Auris tem um interior francamente muito mau.
                                                          Na primeira vez que me sentei dentro de um viajei nos lugares traseiros, todas as superfícies plásticas -de mau aspecto e tacto- onde tocava cediam facilmente a uma leve pressão dos dedos, inclusive os plásticos das molduras das portas, inaceitável pelos meus padrões.
                                                          A direcção parece estranhamente desligada, mas melhor do que no KIA. Só gostei mesmo da caixa que, sem ser excepcional, era competente qb.
                                                          Pelo menos os Toyota de há uma década usavam plásticos sólidos. Duros, sim, mas sólidos.
                                                          Editado pela última vez por blastop; 05 February 2014, 18:35.

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                                                            #30
                                                            Honda NSX
                                                            Honda S2000
                                                            Honda Civic Type R
                                                            Honda Integra Type
                                                            Honda Accord Type R
                                                            Honda CRX
                                                            Toyota Supra
                                                            Toyota Celica
                                                            Toyota MR2
                                                            Toyota AE86/GT86
                                                            Toyota 2000GT
                                                            Nissan Skyline GTR
                                                            Nissan 350/370z
                                                            Nissan 200SX/Silvia
                                                            Nissan 300ZX
                                                            Datsun 240z
                                                            Mazda MX-5
                                                            Mazda RX-8
                                                            Mazda RX-7
                                                            Mitsubishi Lancer Evolution
                                                            Mitsubishi 3000GT
                                                            Lexus IS-F
                                                            Lexus LF-A
                                                            Subaru Impreza WRX STI
                                                            Subaru BRZ
                                                            Suzuki Swift GTI/Sport

                                                            etc

                                                            Isto não se compra ou cria em meia duzia de anos.

                                                            Os Sul Corenos têm feito excelentes produtos e são um pais que não só no sector automóvel (por exemplo no tecnológico, também) dá cartas actualmente.
                                                            Ainda assim, são 2 marcas que ainda por cima são do mesmo grupo. As comparações com o Japão, de resto, para mim, ficam-se pelo facto de ser tudo asiático. De resto, ainda para mais se juntarmos as duas rodas (no caso Yamaha e Kawasaki, as outras duas já estão mencionadas nos carros) são nações com pedigree e background incomparável.

                                                            Mas repito, actualmente os coreanos estão bem. E daqui para a frente, quem sabe... até podem continuar à frente em ''definitivo''

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