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Motor TDI, perda de potência, turbo não funciona

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    Motor TDI, perda de potência, turbo não funciona

    Este problema tem acontecido com alguma frequência. O motor é um 1.9 TDI de 150 Cv.
    Estou a fazer uma viagem com a maior da normalidade e de um momento para o outro parece que o carro fica sem turbo. Desligando o carro e voltando a ligar fica novamente a trabalhar bem.
    Na oficina inicialmente falaram-me numa valvula N75 que controla a pressão do turbo, pois ao ligarem o carro à "maquina" tb aparecia o erro desta válvula.

    - Foi trocada a valvula N75 e o problema persistiu.

    Ao levar novamente à oficina, apontaram para o turbo "preso" possivelmente carbonizado por fazer percurso pequenos.

    - O turbo foi desmontado e foi alvo de uma manutenção (descarbonizar, etc) numa casa que faz este tipo de serviços

    E neste momento o problema AINDA persiste.

    Alguém já teve o mesmo tipo de problema que me possa dar uma ajuda?

    #2
    Tive problemas semelhantes no meu antigo 1.9 TDI. Eram uma série de tubos de vácuo rotos, mas pode ser também MAF.

    Comentário


      #3
      Limpar MAF e EGR, é a unica coisa que falta.

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        #4
        Ou é um problema de juntas.














        Juntas tudo e deitas fora.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
          Ou é um problema de juntas.














          Juntas tudo e deitas fora.
          Podes ser acusado de ódio à marca, não seria inedito

          Mas afinal isso é um 1.9 130cv, ou 2.0 140? é que eu não conheço o 1.9 150

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
            Podes ser acusado de ódio à marca, não seria inedito

            Mas afinal isso é um 1.9 130cv, ou 2.0 140? é que eu não conheço o 1.9 150
            Existe o 1.9 150, não vou desenvolver mais porque o google está aqui ao lado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
              Podes ser acusado de ódio à marca, não seria inedito

              Mas afinal isso é um 1.9 130cv, ou 2.0 140? é que eu não conheço o 1.9 150
              Se nao estou enganado existiu a motorizaçao 110, 115, 130 e algumas de 150 nos Leons. Desconheço se existiu no Golf e companhias.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                Se nao estou enganado existiu a motorizaçao 110, 115, 130 e algumas de 150 nos Leons. Desconheço se existiu no Golf e companhias.
                Motores 1.9 TDI injeção PD, existiu 100,115,130,150,160. E o 150 existiu no golf, no leon, no bora. E o 160 na ibiza cupra.

                Comentário


                  #9
                  Existiu no Golf IV.

                  Foram dos motores 2 litros mais performantes da altura, ainda hoje poucos são os 2l diesel com prestações tão boas como esse tdi pd

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                    Podes ser acusado de ódio à marca, não seria inedito

                    Mas afinal isso é um 1.9 130cv, ou 2.0 140? é que eu não conheço o 1.9 150
                    Pena não conheceres, excelente motor, raçudo, brusco, com uma força brutal, fabuloso para a época e não só...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                      Podes ser acusado de ódio à marca, não seria inedito

                      Mas afinal isso é um 1.9 130cv, ou 2.0 140? é que eu não conheço o 1.9 150
                      Não, não posso, não odeio a marca e foi uma brincadeira.

                      O que é que não seria inédito? Eu mostrar ódio à marca?

                      Comentário


                        #12
                        Próximas palavras chave: MAF e EGR.
                        Espero que fique por aqui. Esta semana já passo novamente na oficina.

                        Qual das duas deverá ser primeiro? Ou seja qual delas tem a maior probabilidade de ter problemas?

                        Comentário


                          #13
                          Notas mais fumo no carro?

                          Se sim deve ser a MAF, no entanto se a MAF ja foi, a EGR tambem nao deve estar nas melhores condiçoes

                          Comentário


                            #14
                            Nada!! Nada de fumos, nem barulhos, ruídos, nada!
                            Não conicidade com subidas, nem percursos urbanos. Já me aconteceu após 40 Kms em plano, mas tb já me aconteceu após 7 ou 8 kms em cidade.

                            Comentário


                              #15
                              A MAF, é o medidor de massa de ar ( corrijam me se estiver errado), se isso estiver ja meio marado nao manda as pressoes correctas para o turbo. O carro deixa de puxar, passa a deitar muito mais fumo e nao anda.

                              Na altura que este problema começou a ser falado, era uma reparaçao meio cara, hoje em dia penso que ja esta em menos de 1/3 do preço.

                              Quanto a EGR, podes sempre tentar ir pesquisar ao iutubas por uns videos como a limpar e ensaias os resultados. Se melhorar entao ja sabes de onde vem o problema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                Motores 1.9 TDI injeção PD, existiu 100,115,130,150,160. E o 150 existiu no golf, no leon, no bora. E o 160 na ibiza cupra.
                                No Ibiza!
                                É isso, chegou a haver o Leon 150cv 4x4.

                                Mas isso aposto em EGR ou MAF.

                                Comentário


                                  #17
                                  Começa pela MAF.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                    Motores 1.9 TDI injeção PD, existiu 100,115,130,150,160. E o 150 existiu no golf, no leon, no bora. E o 160 na ibiza cupra.
                                    Falta o 105, certo?

                                    E penso que o 150 também saiu na Sharan.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                      No Ibiza!
                                      Pergunta a alguém que tenha uma ibiza assim " Que carro tens?"
                                      Vê se te responde: "tenho um ibiza" ou "tenho uma ibiza"
                                      Ou quando vai a falar sobre a ibiza ele começa por "O meu ibiza" ou " A minha ibiza".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma questão: o carro está reprogramado?
                                        Conheço um 1.9 TDI com os problemas que descreves, sem tirar nem pôr, e a causa era excesso de pressão no turbo..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                          A MAF, é o medidor de massa de ar ( corrijam me se estiver errado), se isso estiver ja meio marado nao manda as pressoes correctas para o turbo. O carro deixa de puxar, passa a deitar muito mais fumo e nao anda.
                                          É precisamente o oposto,se a MaF mestiver marada o carro nao fuma.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Inicialmente perguntei na oficina se seria o MAF.
                                            Disseram-me logo que não, pois isso acusaria dando erro quando quando ligassem o carro à maquina.
                                            A verdade é que o problema persiste.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                              Motores 1.9 TDI injeção PD, existiu 100,115,130,150,160. E o 150 existiu no golf, no leon, no bora. E o 160 na ibiza cupra.
                                              Já descambou

                                              Comentário


                                                #24
                                                Atenção que o problema aparece de um momento para o outro. Antes de acontecer, não noto qualquer tipo de falta de potência, etc...
                                                Quando acontece, desligo o carro volto a ligar e fica normal.
                                                Editado pela última vez por zyon; 04 February 2014, 22:38.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tou sempre a aprender, alias é por esse motivo que gosto de fóruns, viver-aprender

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                                    Pergunta a alguém que tenha uma ibiza assim " Que carro tens?"
                                                    Vê se te responde: "tenho um ibiza" ou "tenho uma ibiza"
                                                    Ou quando vai a falar sobre a ibiza ele começa por "O meu ibiza" ou " A minha ibiza".
                                                    Por acaso sempre ouvi dizer o ibiza. Mas escrito já vi a ibiza, para referenciar a um comercial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      MAF não causa safe mode, que é o que parece que acontece ao utilizador, pelo menos a mim não causou! Continuas com qualquer problema no turbo, geometria presa ou empenada a meu ver. Acontece isso muitas vezes ou mais quando carregas a fundo numa mudança mais alta? Não tens vag.com para fazer logs?
                                                      Por norma o que faz desligar o turbo ou é este estar a fazer pressão a mais que o pedido ou não estar a fazer a pressão pedida, podes sempre verificar o sensor map também...
                                                      Editado pela última vez por SalazaR6; 04 February 2014, 23:10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Por acaso sempre ouvi dizer o ibiza. Mas escrito já vi a ibiza, para referenciar a um comercial.
                                                        Aqui pelo norte costuma ser assim, feminina se for comercial e macho se for de passageiros

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Por acaso sempre ouvi dizer o ibiza. Mas escrito já vi a ibiza, para referenciar a um comercial.
                                                          Ou feminino também para A carripana

                                                          Ontopic, possivelmente só te falta verificar MAF. E tubos a volta dessa coisada toda.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nunca tive nenhum TDI mas conheço 2 casos de Golf IV 150 cv ambos passavam mais tempo na oficina que na garagem do dono um deles até era da psicóloga da escola secundaria de ourém viu-o la inumeras vezes com um papel no vidro a dizer avariado tanta vez que ela despachou o e comprou um mazda mx-5 novo.

                                                            Comentário

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