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    perdas de oleo c4

    boas,

    o meu conhecimento de carros é muito limitado, só nos últimos dois anos é que tem aumentado um bocadinho...

    tenho um c4 1,6 hdi 110 cv de 2005 que levou em novembro 2013 com 150 000 km um motor reconstruido. hoje de manha deu sinal de oleo e verifiquei que nao tinha oleo **nenhum**. sempre fez as trocas de oleo de 30 em 30 mil km, sem quaisquer problemas.
    o carro fez desde que levou o motor novo 6000 km, todos em autoestradas, e parece novo em termos de desempenho.

    a versão de oficina, depois de muito espreitarem e lavarem e andarem e voltarem a ver, é que tem uma fuga de oleo pelo retentor que esta entre a embraiagem e o volante de inercia (no orçamento vem "retentor cambota lado caixa"). nao vi nenhuma mancha de oleo nem pequena nem grande no chao onde costuma estar estacionado, e costuma estar todo o fim de semana parado. tenho ideia que o compartimento do motor tem umas tampas por baixo, mas quando as tiraram na oficina não estavam com óleo.

    passei pelo sítio onde costumo tratar de furos e pneus, e o que me disseram foi que para ter consumido o óleo todo em tão poucos kms tinha que haver uma fuga algures, ou pingava para o chão ou entrava para a água da refrigeração do motor. o carro não tem feito mais fumo que o habitual, mesmo

    faz sentido haver uma fuga de oleo tão marcada sem dar sinais nenhuns exteriores ?

    sendo a fuga de óleo no dito retentor, pode estar a pingar para dentro e ir para algum sítio que não dê sinal ?
    não sei se acredito nisto, despareceram 4 L em +- 1/4 do tempo que costumava trocar o óleo.

    faz sentido ser só do retentor ?
    isto tem alguma solução económica ? fiquei um bocado preocupado com a hipótese de se não for tratado ter que trocar embraiagem e o tal retentor e o tal volante de inérica :S

    obrigado desde já,
    cumps a todos

    #2
    Mas foi mesmo o óleo todo? Ou simplesmente não toca na vareta?

    Quanto à questão em causa, não te consigo ajudar...

    Comentário


      #3
      Ás vexes a quantidade de óleo do máximo para o mínimo da vareta é de apenas 1 litro ou 1,5 litros.

      Esse motor só leva cerca de 4 litros, se tivesse desaparecido o óleo todo o motor tinha gripado. Acho que anda aí algum alarmismo.

      É normal acontecer essas fugas pelo retentor da cambota. Obviamente é preciso trocar porque o óleo vai parar onde não deve e pode causar mais estragos. É um trabalho algo chato visto o retentor em alguns carros ficar em locais bem escondidos.

      O retentor é uma espécie de vedante mas mais composto, é tipo isto:



      Não é caro, o pior é a mão de obra mesmo.
      Editado pela última vez por MarcoSPinto; 05 February 2014, 16:29.

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        #4
        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
        Acho que anda aí algum alarmismo.
        anda pois. a última ida à oficina foi por causa do barulho dos injectores - e deu em motor novo

        obrigado MarcoSPinto. sim, orçamento de 30 euros de peça e 240 de mao de obra. + iva. [:X] vou ver a oficina aqui da rua, toda a gente que lá vai dá-se bem com eles! pode ser que ofereçam a peça na compra da mão de obra

        mais um dia, mais um bocado de carro conhecido

        Comentário


          #5
          Se for esse retentor o mais certo se não reparar e ter que trocar a embraiagem, vai ficar com oleo e vai perder o atrito.Como se diz disco a patinar acelera e não desenvolve.
          Quando reconstruiu o motor facturaram-lhe esse retentor? caso seja afirmativo eles têm que assumir a reparação.

          Comentário


            #6
            1 litro de oleo em 6000kms tem que haver sinal de fuga, se for juntas/retentores.
            Pode estar a queimar na camara de combustao, o oleo pode ser demasiado fino para a reconstrução que foi feita.
            Pode estar a misturar com agua.
            Ou a entrar pela a admissão, pelo respiro ou pelo turbo.

            Comentário


              #7
              A vareta vem sem qualquer oleo? Terão colocado 4lts de oleo? Esse motor leva ligeiramente mais um bocadinho e não faz mudas de 30 em 30 mas sim de 20 em 20 ou 1 ano.
              Sugestão antes de partires para despesas maiores, compra um oleo adquado para esse motor e faz a muda e depois controla o nivel e o local onde custumas estacionar.

              Comentário


                #8
                Mudas de óleo de 30 em 30.000 KM e demasiado, digam o que disserem nunca o fazei em carro algum.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                  Mudas de óleo de 30 em 30.000 KM e demasiado, digam o que disserem nunca o fazei em carro algum.
                  Depende sempre,

                  - do óleo
                  - do motor
                  - do percurso
                  - da condução
                  - do tempo para esses 30 mil Kms

                  Se uma forma geral, se forem respeitados os parâmetros anteriores, não há problema em faze 30 mil kms com o mesmo óleo.

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                    #10
                    Ecoflex concordo em parte contigo mas se analisares o estado do oleo no final desses 30 mil km mesmo cumprindo todos os parâmetros que enunciaste acho que te vais surpreender pela negativa. Por muito bom que o óleo seja, as reações quimicas a que esta sujeito durante todos esses quilometros sao devastadoras.

                    Comentário

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