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Mercedes 190 - Melhorar desempenho

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    Mercedes 190 - Melhorar desempenho

    Boa noite amigos,

    Tenho interesse em aumentar a potencia de um Mercedes 190D 2.0 de 75 cv, ( 4 cilindros ), o que poderia alterar a nivel de motor, para deixar o carro com mais uns cavalos?

    Desde de já obrigado

    #2
    Não há nenhuma fórmula mágica. Esse carro é lento ponto.

    Única solução é a colocação de um turbo mas aí o motor capput!

    Comentário


      #3
      Exato, só com turbo é que consegues retirar mais performance desse motor! Os gastos envolvidos na colocação de um turbo são imensos...mas é possível
      A questão é que ao aumentares a potência, convém pelo menos melhorar a suspensão e os travões, pois os 190 não são de todo maravilhosos nos pontos que enumerei.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por inlinesixman Ver Post
        Exato, só com turbo é que consegues retirar mais performance desse motor! Os gastos envolvidos na colocação de um turbo são imensos...mas é possível
        A questão é que ao aumentares a potência, convém pelo menos melhorar a suspensão e os travões, pois os 190 não são de todo maravilhosos nos pontos que enumerei.
        travões ?!? sempre me falaram bem da direção e dos travões dos 190 e dos que conduzi eram bons acho que no aumento de potencia num 190 travões não é das primeiras coisas mas sim a suspensão.

        Comentário


          #5
          A colocaçao de um turbo neste motor poderia rondar que valor? ( Uma ideia )

          Peças necessarias para aplicaçao?

          Quantos cv ganhava a mais?

          Entre colocar turbo neste motor, e fazer alteraçao para um motor 2.5 td ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por valtersp Ver Post
            travões ?!? sempre me falaram bem da direção e dos travões dos 190 e dos que conduzi eram bons acho que no aumento de potencia num 190 travões não é das primeiras coisas mas sim a suspensão.
            O problema dos W201 não são os travões nem a suspensão, é sim a tracção traseira sem ajudas electrónicas conjugado com maus pneus.

            A nível de travões se a bomba central estiver boa trava muito bem. Já tem travão de disco nas 4 rodas. A suspensão também é bastante boa (isto falando da versão da 2ª série porque as molas e amortecedores da 1ª série são demasiado altos e macios, o que compromete o comportamento em curva).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
              A colocaçao de um turbo neste motor poderia rondar que valor? ( Uma ideia )

              Peças necessarias para aplicaçao?

              Quantos cv ganhava a mais?

              Entre colocar turbo neste motor, e fazer alteraçao para um motor 2.5 td ?
              A fazer preferia sempre colocar a mecânica do 2.5TD. Mas se queres uma opinião pessoal é que nesse caso compres um 2.5TD completo (estrangeiro arranjam-se bem) porque vais precisar de muito material para além do simples motor e caixa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                O problema dos W201 não são os travões nem a suspensão, é sim a tracção traseira sem ajudas electrónicas conjugado com maus pneus.

                A nível de travões se a bomba central estiver boa trava muito bem. Já tem travão de disco nas 4 rodas. A suspensão também é bastante boa (isto falando da versão da 2ª série porque as molas e amortecedores da 1ª série são demasiado altos e macios, o que compromete o comportamento em curva).
                O meu é da serie 2ª, em termos de estabilidade comporta-se bem

                Comentário


                  #9
                  O melhor é mesmo troca directa de motor. Mas cuidado com a "papelada".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    O melhor é mesmo troca directa de motor. Mas cuidado com a "papelada".
                    Qual papelada? Esquece. Se soubesses quantas centenas de W201 andam por este Portugal fora com swaps de motor.

                    Comentário


                      #11
                      Em principio arranjo um 2.5 Td batido com documentos por 1250 €, valerá a pena?

                      Comentário


                        #12
                        Se tiver motor completo (bomba injectora, turbo, intercooler, caixa filtro de ar), caixa, diferencial, cablagem e não menos importante o guarda lamas do lado do passageiro porque é por lá que tem a puxada de ar para o filtro.

                        Comentário


                          #13
                          O carro encontra-se completo, com a traseira metida dentro..

                          Quanto a legalização, problemas?
                          Inspecção?
                          Policia?

                          Comentário


                            #14
                            Podes começar por fazer uma reprogramação da ECU, mas não te vai fazer milagres.. Uma repro bem feita, dá-te + uns 30cv seguros a mais +-

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                              O carro encontra-se completo, com a traseira metida dentro..

                              Quanto a legalização, problemas?
                              Inspecção?
                              Policia?
                              Eu esquecia essa parte. É muita burocracia e vais andar sempre com um carro considerado ilegal.

                              Mas um "simples" polícia sabe lá bem distinguir um 2.0 de um 2.5 TD. Nem se vai lembrar de andar a ver isso. Convém é que o carro exteriormente esteja low profile. Nada de jantes racing, pinturas exuberantes, rebaixamentos, mexidas na bomba ou no turbo e consequente fumo, ou algo que indique que o carro está mexido

                              Na IPO digo-te francamente que ou tens amigos (mecânico por exemplo) ou o carro chumba se o inspector quiser.

                              Comentário


                                #16
                                tuning-mercedes-190e-3.jpg

                                A ideia seria deixa-lo mais ou menos assim

                                Ha ipotece de pedir a mercedes para legalizar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brandaopereira Ver Post
                                  Podes começar por fazer uma reprogramação da ECU, mas não te vai fazer milagres.. Uma repro bem feita, dá-te + uns 30cv seguros a mais +-
                                  190D tem ECU?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esquece então. Com esse aspecto não te dou mais de 1 ano para teres o carro apreendido. Caso mores numa aldeola onde não se passa nada pode ser que tenhas mais sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      190D tem ECU?
                                      Ele estava a ser irónico acho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                                        [ATTACH]120285[/ATTACH]

                                        A ideia seria deixa-lo mais ou menos assim

                                        Ha ipotece de pedir a mercedes para legalizar?
                                        Espelhos M3, check
                                        Faróis escurecidos, check

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é um motor facil de turbinar ... tens é de arranjar um mecanico artista.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que o mais viável é o 2.5TD.

                                            Aí, até se quiseres aumentar a potência, é só dar uns toques na injecção e um pequeno aumento na pressão do turbo, nada de exagerado. Isto para não comprometer a mecânica e obviamente feito por quem sabe.

                                            Agora, aplicar um turbo no 2.0, é possível, ia dar mais algum trabalho, não sei se valeria a pena esse investimento ao invés de um 2.5TD.

                                            O meu irmão já teve um 190D 2.0 e conheço essa falta de potência, é um pouco molengão, mas cumpre +/- o serviço.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Portugal cada vez mais afundado nas teias da corrupção

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Isso é um motor facil de turbinar ... tens é de arranjar um mecanico artista.
                                                Ia para falar sobre isso.

                                                A questão de se acrescentar um turbo a um motor que não foi concebido de origem para o ter, muitas vezes pode ser mais uma verdadeira dor de cabeça do que qualquer outra coisa.

                                                Acredito que o 190D até pode ser relativamente "fácil" de turbinar, mas a "logistica" de o fazer em qualquer carro, envolve sempre algum know how; onde colocar e fixar o turbo; circuitos de óleo e água; como ligar à admissão e escape; etc.

                                                Portanto se o colega decidir ir para a frente com o turbo, é bom que encontre o tal artista, entendido na matéria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                  Ia para falar sobre isso.

                                                  A questão de se acrescentar um turbo a um motor que não foi concebido de origem para o ter, muitas vezes pode ser mais uma verdadeira dor de cabeça do que qualquer outra coisa.

                                                  Acredito que o 190D até pode ser relativamente "fácil" de turbinar, mas a "logistica" de o fazer em qualquer carro, envolve sempre algum know how; onde colocar e fixar o turbo; circuitos de óleo e água; como ligar à admissão e escape; etc.

                                                  Portanto se o colega decidir ir para a frente com o turbo, é bom que encontre o tal artista, entendido na matéria.

                                                  Existem muitas empresas que vendem kit's de turbo com todas as instruções e material para o fazer ... nao é nenhum bixo de 7 cabeças desde que alguém já o tenha feito primeiro. Sendo o 190D um modelo tao popular nao me admira que se arranje com facilidade , é uma questão de se investigar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    Existem muitas empresas que vendem kit's de turbo com todas as instruções e material para o fazer ... nao é nenhum bixo de 7 cabeças desde que alguém já o tenha feito primeiro. Sendo o 190D um modelo tao popular nao me admira que se arranje com facilidade , é uma questão de se investigar.
                                                    Não é nada do outro mundo, é preciso é €.







                                                    Basicamente é arranjar o turbo, intercooler, colectores de escape, tubagens e fazer a linha de óleo para o cárter. Depois é inventar nos colectores de admissão ou então comprar os do musso 2.3TD (esta dica também serve para os colectores de escape)

                                                    Não é preciso electrónica, o turbo fica a funcionar com uma válvula de pressão.

                                                    O maior problema mesmo é a limitação da bomba injectora dos OM601. É melhor trocar a bomba pela do 2.5TD senão nunca vai ter um bom desempenho mesmo com o turbo.
                                                    Editado pela última vez por MarcoSPinto; 06 February 2014, 15:27.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com tantos modelos á escolha foi comprar logo o modelo mais fraco e agora quer mais potência? Porque não optou por um 2.5 ou 2.5 turbo era mais fácil e com menores custos !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Miguel, deves ser um míudo novo que provavelmente recebeu agora um carro e esse carro foi o 190D.

                                                        Vou-te contar uma coisa cerca do 190D: isso foi feito para andamentos calmos, consumos e fiabilidade. Nunca vais conseguir tirar daí potências elevadas e só vais ter complicações, além do dinheiro que vais ter de gastar.

                                                        Das duas uma: ou trocas o motor pelo 2.5TD porque gostas mesmo muito desse modelo ou trocas por um Saxo CUP ou algo do género.

                                                        Fica aqui o meu conselho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se querias mais potencia ias para outra coisa que nao o 190D

                                                          O 190D foi feito para ser muito fiavel , grande cilindrada , atmosferico e pouca cavalagem é o caldo para o tornar muito fiavel .

                                                          Se achas que é lento ( que o é definitivamente) ias para outra coisa , um 106 Gti ou 206 ou afins que em termos de desempenho é muitissimo superior.

                                                          Agora só faltava por esse 190D a fazer fume á home

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                            Eu esquecia essa parte. É muita burocracia e vais andar sempre com um carro considerado ilegal.

                                                            Mas um "simples" polícia sabe lá bem distinguir um 2.0 de um 2.5 TD. Nem se vai lembrar de andar a ver isso. Convém é que o carro exteriormente esteja low profile. Nada de jantes racing, pinturas exuberantes, rebaixamentos, mexidas na bomba ou no turbo e consequente fumo, ou algo que indique que o carro está mexido

                                                            Na IPO digo-te francamente que ou tens amigos (mecânico por exemplo) ou o carro chumba se o inspector quiser.


                                                            na ipo chumba logo, o 2.0 é 4 cilindros, o 2.5 é 5 cilindros

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