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BMW E39 - suspensão desnivelada

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    BMW E39 - suspensão desnivelada

    Ola pessoal, desde à pouco tempo que comprei uma Bmw 530d de 2002 touring (273000 km).

    Recentemente um familiar que vinha a conduzir atrás de mim avisou-me que a carrinha está literalmente a pender para o lado direito. Achei a situação estranha até por nunca ter notado nada. O que é certo é que fiquei com aquilo na cabeça e tive de confirmar.

    Ora, carro estacionado em plano nivelado (garagem), vamos lá buscar a fita métrica, medições feitas e resultados pouco animadores.
    No eixo frontal a carroçaria está mais baixa quase 2 cm do lado do passageiro em relação ao do condutor, já no eixo traseiro a diferença ronda cerca de 1,5cm. São números bastante elevados, mas serão resultado de que? Amortecedores frontais? Amortecedores traseiros? Outra causa qualquer?

    Fiz uma inspeção visual aos amortecedores e não vejo fugas, as molas parecem-me totalmente integras, a carrinha em curva tem uma estabilidade muito boa , a suspensão pneumática traseira não dá qualquer erro no quadrante..ainda não levei ao mecânico porque não quero que sejam trocadas peças infinitas até o problema estar solucionado. Resta dizer que tem suspensão m-technik de origem e que não tenho histórico de troca de amortecedores.
    Aceitam-se palpites, experiencias...ou postas de pescada

    #2
    Vou supor que o carro nunca teve acidentes graves, diria que alguma mola esta a perder a força, ou até mesmo que esteja partida.

    Mas verificar se as torres da suspensão estão bem colocadas no sitio, as vezes nunca se sabe...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
      Vou supor que o carro nunca teve acidentes graves, diria que alguma mola esta a perder a força, ou até mesmo que esteja partida.

      Mas verificar se as torres da suspensão estão bem colocadas no sitio, as vezes nunca se sabe...
      Já tive oportunidade de ver o carro no elevador, inspecionar longarinas, etc e não tem nenhum indicio de acidente grave (soldaduras, remendos, etc etc etc). As molas partidas não estão (da frente, porque atras não tem), agora se uma delas está a perder tensão ou não já é mais dificil de saber. As torres estão bem colocadas, e todos os parafusos apertados.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DTrack Ver Post
        Já tive oportunidade de ver o carro no elevador, inspecionar longarinas, etc e não tem nenhum indicio de acidente grave (soldaduras, remendos, etc etc etc). As molas partidas não estão (da frente, porque atras não tem), agora se uma delas está a perder tensão ou não já é mais dificil de saber. As torres estão bem colocadas, e todos os parafusos apertados.
        Sendo assim só experimentando com outras molas.
        Não vejo mais o que possa influênciar na altura do carro ao solo.

        Comentário


          #5
          Realmente agora que penso nisso, o amortecedor praticamente não tem influência na altura do carro. Restam as molas frontais ou os "sacos de ar" da suspensão traseira

          Comentário


            #6
            Por um ou dois cm de um lado... lol

            Isso é lá alguma vez problema?
            Até quando mediste o chão pode estar torto e dar essa diferença.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DTrack Ver Post
              Já tive oportunidade de ver o carro no elevador, inspecionar longarinas, etc e não tem nenhum indicio de acidente grave (soldaduras, remendos, etc etc etc). As molas partidas não estão (da frente, porque atras não tem), agora se uma delas está a perder tensão ou não já é mais dificil de saber. As torres estão bem colocadas, e todos os parafusos apertados.
              como nao tem molas atras? viste bem?

              Comentário


                #8
                não poderá ser dos pneus?

                Comentário


                  #9
                  Não sei quais as unidades afectadas. Mas a E39 tem um problema crónico na suspensão.
                  Volta e meia quando aparecem no tópico dos carros abandonados e39 falam dessa situação.
                  Se for o caso, esperemos que não, é brincadeira para ficar carote

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                    como nao tem molas atras? viste bem?
                    No eixo traseiro tenho suspensão pneumática..logo não usa as habituais molas helicoidais, mas sim "sacos de ar". Daí ter dito que não usa molas atras

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                      Por um ou dois cm de um lado... lol

                      Isso é lá alguma vez problema?
                      Até quando mediste o chão pode estar torto e dar essa diferença.
                      Em plano nivelado, podes ter a certeza que a diferença é bem notória. E tendo em conta que é num carro que traz suspensão rebaixada de origem, esses 2 cm são ainda mais visiveis do que num carro com suspensão não rebaixada...No mesmo local e por curiosidade fiz a mesma medição noutros 2 carros e nenhum deles apresentava diferenças de altura, por isso o problema não é certamente do piso

                      Comentário


                        #12
                        Problema de pneus não creio que seja, já que as pressões foram todas verificadas...
                        Ao que parece os e39 realmente têm este problema crónico, por agora vai andar assim, mais tard€ veremos se é defeito ou feitio..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Por um ou dois cm de um lado... lol

                          Isso é lá alguma vez problema?
                          Até quando mediste o chão pode estar torto e dar essa diferença.
                          Nah... Só a curvar é que se torna perigoso

                          Já agora, o OP que rebaixe o carro só do lado mais alto e fica com a suspensão certa


                          Problema na suspensão pneumática, é o meu bitaite.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                            Nah... Só a curvar é que se torna perigoso

                            Já agora, o OP que rebaixe o carro só do lado mais alto e fica com a suspensão certa


                            Problema na suspensão pneumática, é o meu bitaite.
                            Até agora a carrinha "cola" a estrada, e eu nem tenho uma condução muito simpática

                            OP?

                            Comentário


                              #15
                              OP = Original Poster

                              Então deixa andar

                              Numa inspeção de rotina deviam chamar logo a atenção, ou então não é nada de especial ao ponto de não se notar a olho nu.


                              Ps: Vê a pressão dos pneus lol

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                OP = Original Poster

                                Então deixa andar

                                Numa inspeção de rotina deviam chamar logo a atenção, ou então não é nada de especial ao ponto de não se notar a olho nu.


                                Ps: Vê a pressão dos pneus lol
                                Pressão dos pneus foi logo o primeiro check..

                                De resto, mais cedo ou mais tarde vai pró elevador fazer uma revisão geral a todos os elementos da suspensão. Com azar ainda fico com a carrinha com um handling pior depois de resolver o problema..

                                Comentário


                                  #17
                                  272000km e suspensão de fábrica ? Entendi bem ou interpretei mal o post inicial ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                    272000km e suspensão de fábrica ? Entendi bem ou interpretei mal o post inicial ?
                                    Poderá ou não ser assim...o que disse é que no histórico de intervenções da carrinha (concessionário oficial) não há referência a troca de amortecedores.
                                    A carrinha sendo importada existem 3 cenários possiveis, ou mudou antes dos 60.000km na Alemanha, ou mudou em Portugal fora do concessionário ou simplesmente é suspensão de origem. Os amortecedores traseiros são sachs super touring, não acredito que os OEM mesmo que sendo fabricados pela sachs ostentem o autocolante "sachs super touring".

                                    De qualquer forma os amortecedores dianteiros precisam de ser trocados, com mais ou menos urgência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                      Nah... Só a curvar é que se torna perigoso

                                      Já agora, o OP que rebaixe o carro só do lado mais alto e fica com a suspensão certa


                                      Problema na suspensão pneumática, é o meu bitaite.

                                      É tão perigoso que o user disse no primeiro post nunca ter detectado problema algum e mais recentemente reafirma que não sente falhas ou perdas de tracção, ou desvios ou lá o que quiserem inventar... lol

                                      Fica bem, não te despistes por um ou dois cm..

                                      Comentário

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