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Manutenção de moto 4 Kymco

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    Manutenção de moto 4 Kymco

    Comprei uma moto 4 Kymco MXU 250 usada.

    Alguém me dá dicas de manutenção?
    Por exemplo de quantos em quantos km devo mudar o óleo e o que mais devo fazer.

    Que outros cuidados devo ter?

    Alguém com uma igual?

    Para já vai ter que ir à oficina para ajustar o relanti. Parece-me estar baixo.
    As luzes não estão a funcionar, terei que ver o que se passa.

    Ao nível elétrico teve umas alterações. Montaram uns focos mas parece-me que só funcionam os piscas.

    #2
    Normalmente nas moto4, muda o oleo consoante os depósitos gastos(normalmente entre 12 e 20), isto para motas sem velocímetro e conta-km... e depois depende muito do uso que se dá à mota...competição/passeio...

    Eu comprei em 2005 uma trx400 nova, e mudei umas 3x o oleo até hoje... mas só anda meia duzia de vezes por ano, a ultima vez foi em Março/Abril de 2013...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 100do Ver Post
      Comprei uma moto 4 Kymco MXU 250 usada.

      Alguém me dá dicas de manutenção?
      Por exemplo de quantos em quantos km devo mudar o óleo e o que mais devo fazer.

      Que outros cuidados devo ter?

      Alguém com uma igual?

      Para já vai ter que ir à oficina para ajustar o relanti. Parece-me estar baixo.
      As luzes não estão a funcionar, terei que ver o que se passa.

      Ao nível elétrico teve umas alterações. Montaram uns focos mas parece-me que só funcionam os piscas.
      Faço votos para que essa mota não te vá pôr como a imagem do teu Avatar....

      Se precisares do contacto de uma oficina/agente «amigo» em Esmoriz, apita.

      http://www.kymcousa.com/owners/offroad/mxu250.pdf

      http://pt.diplotop.com/314_sien.php?ID=2426197

      http://www.kymcospareparts.com/image...v/mxu300-m.pdf

      Guarda....nunca se sabe o «dia de amanhã».




      Editado pela última vez por Sansoni7; 12 February 2014, 13:16.

      Comentário


        #4
        Foste corajoso em comprar uma Kynco usada.
        Se no passado não tiverem tratado bem dela dificilmente escapas a problemas e nem uma manutenção rigorosa evitará...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
          Faço votos para que essa mota não te vá pôr como a imagem do teu Avatar....

          Se precisares do contacto de uma oficina/agente «amigo» em Esmoriz, apita.

          http://www.kymcousa.com/owners/offroad/mxu250.pdf

          http://pt.diplotop.com/314_sien.php?ID=2426197

          http://www.kymcospareparts.com/image...v/mxu300-m.pdf

          Guarda....nunca se sabe o «dia de amanhã».




          É só para me assustares, não é??

          São assim tão más? Que tipo de problemas costumam dar?

          É de 2006, marca 6500 km e parece estar estimada.
          Esteve praticamente parada nos últimos 2 anos. Daí eu querer mudar-lhe o óleo.

          Pergunta básica de maçarico: qual a pressão indicada para os pneus. É para andar em caminhos. Nada de passeios duros, competição, etc.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 100do Ver Post
            É só para me assustares, não é??

            São assim tão más? Que tipo de problemas costumam dar?

            É de 2006, marca 6500 km e parece estar estimada.
            Esteve praticamente parada nos últimos 2 anos. Daí eu querer mudar-lhe o óleo.

            Pergunta básica de maçarico: qual a pressão indicada para os pneus. É para andar em caminhos. Nada de passeios duros, competição, etc.
            Sim, claro que foi para «assustar»; se não exigiresmuito desse motor 250 ela não te dará grandes problemas, dependendo de como foi «tratada» no passado.

            Pressão dos pneus....eu é a olho....depende da dureza do terreno; quanto mais mole...menos pressão. Creio que anda pelos 8-10 bars...mas não tenho certezas.
            O Motor é de variador, certo?

            Se sim, faz uma inspecção á correia, não vá estar para partir e deixa-te em terra.
            Dá também uma olhada e limpa o filtro de ar e se a mota tem corrente, lubrifica-a . Também convem ver como estão quer o pinhão de ataque ( onde prende a corrente no motor) e a cremalheira ( onde prende a corrente no eixo traseiro).
            Os manuais que te enviei devem dar-te uma ajuda....até a afinar o ralenti.
            Editado pela última vez por Sansoni7; 13 February 2014, 09:24.

            Comentário


              #7
              Já estudei um pouco o manual. Amanhã ou depois já ajusto o relanti. Também tenho que ver melhor os níveis. Fiquei na dúvida se o óleo dos travões está ok.

              Hoje já tinha seguro e já andei mais um pouco. Estou a gostar

              Comentário


                #8
                Ainda não consegui perceber de que correia falas

                A transmissão é de corrente. Está bem lubrificada.
                O escape não é de origem e de silencioso tem muito pouco... Ainda perguntei ao antigo dono se tinha o de origem mas fiquei com a ideia de que já teve mais que um dono, pois disse-me que é de origem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                  Ainda não consegui perceber de que correia falas

                  ...
                  Eu creio que este motor não tem caixa de velocidades...é só acelerar, certo?

                  A ser assim, o mias provavel é que seja de variador, logo, do lado do motor que tem uma tampa com duas saliências, uma á frente e outra atrás, retirada essa tampa, acede-se a uma correia de borracha que transfere a inercia do motor para a transmissão ás rodas traseiras. É essa correia de borracha que deve ser inspeccionada.
                  Alguns vídeos do funcionamento do variador:

                  http://www.youtube.com/results?searc...0+engine&sm=12
                  variator engine - YouTube

                  Vai metendo dúvidas e fotos...sempre ajuda....a ajudar.

                  Comentário


                    #10
                    Passou pouco mais de um mês e fiz cerca de 200 km.
                    É normal e é para isto que a quero. Pequenas distâncias.

                    Até agora nada de especial a apontar. Mandei mudar o óleo e afinei eu o relanti. Para além disso meti gasolina

                    Já tenho no entanto uma alteração a fazer. O escape não é de origem. Tem uma panela que não deve ter miolo. Faz um barulho engraçado a altas rotações, mas é uma chatisse sair de casa às 7h da manhã e acordar a aldeia toda
                    Como não encontrei nenhuma solução económica aqui perto comprei uma panela usada de uma Yamaha 250 (a dona disse que era de uma 250). É idêntica à de origem, mas precisa de umas adaptações. Um dia destes faço de serralheiro e pintor e vamos ver se fica mais silenciosa.

                    Para já estou satisfeito e vai de encontro ao que eu queria. É prática, uso-a bastante com um reboque e dá um jeito do car@ças

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      Sim, claro que foi para «assustar»; se não exigiresmuito desse motor 250 ela não te dará grandes problemas, dependendo de como foi «tratada» no passado.

                      Pressão dos pneus....eu é a olho....depende da dureza do terreno; quanto mais mole...menos pressão. Creio que anda pelos 8-10 bars...mas não tenho certezas.
                      O Motor é de variador, certo?

                      Se sim, faz uma inspecção á correia, não vá estar para partir e deixa-te em terra.
                      Dá também uma olhada e limpa o filtro de ar e se a mota tem corrente, lubrifica-a . Também convem ver como estão quer o pinhão de ataque ( onde prende a corrente no motor) e a cremalheira ( onde prende a corrente no eixo traseiro).
                      Os manuais que te enviei devem dar-te uma ajuda....até a afinar o ralenti.
                      8-10 bar?? Isso nem um carro normal

                      Moto 4 costumam ter bem menos pressao nos pneus para evitar furos, a minha era cerca de 0.3 bar

                      Comentário


                        #12
                        As moto4 são a minha praia

                        Desde 2005 que ando e tenho um ATV e posso-te dizer que embora a kymco não seja nenhuma marca de topo, fazem muito bem o que lhes é exigido. Conheço alguém que tem uma MXU 500 e que tem 24 mil kms e foram feitos sempre no pior dos cenários, 24 mil kms dentro do sector das moto4 já é alguma coisa.
                        O oleo a ser mudado depende um pouco do que fazes com ela, eu que dou tratamento especial (do pior que pode haver ) à minha nunca vou além dos 3 mil kms, um filtro de ar bem cuidado dá anos de vida à mota e é aí que deves ter a maior atenção.
                        A pressão dos pneus deve ter a ver com os pneus que tens e onde andas, pneus de estrada têm mais pressão que os de terra, eu andava no maximo com 0.5bar nos pneus dependendo também do numero de telas que o pneu tinha.

                        A kymco 250 não é uma moto para fazeres TT porque é apenas de 2x4 mas para fazeres deslocações periódicas no mato e na estrada é mais que suficiente, não sei se já tens o problema das luzes resolvido, se não tiveres dá uma vista de olhos no regulador de tensão as lavagens normalmente são a causa da sua avaria, mantêm a corrente bem oleada e terás moto para uma serie de tempo.

                        Boa sorte

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por vso Ver Post
                          8-10 bar?? Isso nem um carro normal

                          Moto 4 costumam ter bem menos pressao nos pneus para evitar furos, a minha era cerca de 0.3 bar
                          Queria dizer 0.8 ...1 bars.

                          É o que faz encher os pneus a «olhometro».

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
                            As moto4 são a minha praia



                            A kymco 250 não é uma moto para fazeres TT porque é apenas de 2x4

                            Boa sorte
                            Que a Kymco 250 não é para TT toda a gente sabe, é para uns passeios e para umas pequenas brincadeiras...

                            Mas as 2x4 não são para TT... TT não é Trial... o Beto Borrego deve andar de tractor 4x4 no Nacional de TT

                            Comentário

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