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Trocar motor a gasolina por diesel

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    Trocar motor a gasolina por diesel

    Olá
    Alguem sabe quais os custos legais envolvidos na troca de um motor a gasolina por um a gasoleo?
    obrigado

    #2
    Se não estou em erro, em muitos casos são tantos que mais vale comprar um carro a gasoleo...

    Comentário


      #3
      Não te sei dar valores, mas para além do motor, terás de mudar a suspensão, radiador...

      São poucas as vezes em que vale a pena a troca

      Comentário


        #4
        Se o carro tiver mais de 10 anos em principio fica isento de imposto, caso contrário terá de pagar o valor correspondente à diferença de CC caso esta aumente.

        Para além disso há que pagar os custos de um livrete novo, mas antes disso é preciso entregar na DGV papelada a comprovar a compra legal do novo motor, assim como a prova de que o veiculo dador do novo motor se encontra legalmente abatido (caso o motor seja usado), uma declaração do representante da marca a comprovar que a alteração pretendida no carro é valida, enfim uma tremenda carga de burocracia.

        No fim de o carro estar pronto, tem de ser sujeito a uma muito rigorosa inspecção por parte da DGV a comprovar que se encontra em perfeitas condições de circular, para que possas receber o novo livrete com as novas características do carro.

        Fiz isso num dos meus carros, e se soubesse o que sabia hoje não o tinha feito. Tive muitos problemas burocráticos com a DGV para além de que tive de esperar quase um ano até a DGV me entregar o novo livrete.

        Infelizmente alterar um carro em Portugal pode tornar-se uma verdadeira aventura, graça à nossa tão querida DGV...

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          #5
          nao te vai compensar, posso-te quase garantir, meu caro.

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            #6
            Que tal trocar o carro?

            A malta aqui ajuda-te!

            Comentário


              #7
              Não vale a pena.

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                #8
                Umas coroas valentes...

                Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por vadio

                  Umas coroas valentes...

                  Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.
                  Já não me recordo concretamente dos valores, mas até nem eram necessáriamente caros. Depende da idade do carro e do valor da CC a aumentar.

                  Eu no meu carro não paguei pelo facto de ter mais de 10 anos, apesar da CC ter aumentado.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por margalhau

                    citação:Originalmente colocada por vadio

                    Umas coroas valentes...

                    Tb axo que mais vale pensar em comprar 1 que já tenha motor diesel.
                    Já não me recordo concretamente dos valores, mas até nem eram necessáriamente caros. Depende da idade do carro e do valor da CC a aumentar.

                    Eu no meu carro não paguei pelo facto de ter mais de 10 anos, apesar da CC ter aumentado.
                    Trocaste o motor do BX?

                    Comentário


                      #11
                      Meti no meu ex BX 16 GPL o motor 1.8 Turbo Diesel intercooler.

                      Se soubesse o que sabia hoje tinha metido o 1900 a gasolina do GT e mantinha-o a GPL...

                      Comentário


                        #12
                        Além do motor, tens que meter a transmissão toda nova, pois a actual pode não aguentar o binário do motor a gasóleo, especialmente a caixa de velocidades.;)

                        O radiador tem que ser novo, bem como deves ter que fazer alterações na suspensão, pois o motor a gasóleo é bem mais pesado.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho a ideia que o que fica mais caro é mesmo o material e mao de obra...

                          Comentário


                            #14
                            1º passo: Se for para trocar o motor a gasolina por um motor diesel que equipe esse carro de origem, ir aos serviços técnicos da marca pedir um certificado de compatibilidade e a cópia da ficha de homologação do modelo diesel. À partida no certificado virá mencionado ser necessária a alteração de suspensões e travões de acordo com o motor diesel.

                            2º passo: Obter a guia de pagamento do IA do carro em novo, valor que será subtraído á seguinte conta: (????cm3 x ??€) x ??% correspondente ao desconto do IA pela idade do veículo. Este procedimento deverá ser efectuado na alfandega, bem como o pagamento do impsoto devido. É pago IVA sobre o IA a pagar.

                            3º passo: Mecânica diesel - É necessário não só o motor, mas TODA a mecânica. Motor, caixa, charriot, transmissões, circuito de refrigeração, alimentação, suspensões, etc. O ideal é comprar um carro igual que venha do estrangeiro com uma porrada de traseira, ou sem documentos, com o respectivo comprovativo da compra.

                            5º passo: Pedir emissão do livrete novo e marcação de inspecção tipo B na DGV.

                            6º passo montar tudo e ir á inspecção.

                            Comentário


                              #15
                              Quando o meu pai andava á procura de carro e comprou a 405SRDT, foi ver uma transformada e soube de todos os tramites do processo. Nas 1.6 era facílimo de fazer, era quase plug and play, apenas era necessário motor, caixa, instalação eléctrica e circuito de refrigeração, porque as suspensões e apoios de motor são os mesmos, transmissões também, só a barra estabilizadora do diesel é mais grossa.

                              Era rentável, porque as 1.6 andavam ao preço da uva mijona e a mecânica arranjava-se na ordem dos 1500€, isto há 6 anos atrás.

                              Comentário


                                #16
                                Definitivamente não vale a pena.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por EnginE

                                  Definitivamente não vale a pena.
                                  Vale, se tiveres um topo de gama a gasolina com 10 anos e não te dão nada por ele e existir uma versão diesel de cilindrada semelhante. Se tiveres boas connections nos sucateiros e fizeres tu o trabalho (se fores mecânico) pode valer bem a pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    gca, já agora para que carro seria?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só é viável se houver um veiculo dador. O que torna realmente pouco viável é a burocracia exigida pela DGV.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Realmente o motor do BX 19 GT é idêntico, até o carburador se aproveitava. E de resto servia tudo!

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por telmauto

                                          Realmente o motor do BX 19 GT é idêntico, até o carburador se aproveitava. E de resto servia tudo!
                                          Era so mesmo trocar o motor e caixa. Tu o resto é igual, e o motor por fora é igual ao 1.6, só que já andava um bocado farto de carburadores.

                                          Dão sempre muito trabalho para afinar o ponto ideal para funcionar a GPL. Chegava a afinar 2 vezes por ano, uma para o tempo de inverno e outra para o verão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
                                            Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
                                            Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...

                                            Comentário


                                              #23


                                              Seria um LAGUNA 1.8 RXE

                                              OBrigado a todos pela ajuda, já vi que ia ser uma complicação tremenda.
                                              Raio de país burocrático, até parec que um simples carro meio de transporte é material de guerra
                                              cumps
                                              carlos Pedrosa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
                                                Cumpms
                                                Carlos Pedrosa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por telmauto

                                                  Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
                                                  Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
                                                  Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...
                                                  De facto tive de mudar quase tudo o que se encontra debaixo do capot, inclusivé toda a linha de escape, mas só o fiz porque tinha um veiculo dador.

                                                  As transmissões são iguais. A barra estabilizadora não me recordo se tinha medida diferente, mas penso que o meu mecânico deixou ficar montada a toda caixa de direcção do 1.6

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Talvez se conseguires um 2.2DTi... ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por gca

                                                      Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
                                                      Cumpms
                                                      Carlos Pedrosa
                                                      Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por margalhau

                                                        citação:Originalmente colocada por gca

                                                        Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
                                                        Cumpms
                                                        Carlos Pedrosa
                                                        Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.
                                                        O 2.2DT é a solução mais viável, porque ainda não mete electrónica e é o que existia nesse ano, porque o 1.9DTi dos Fase 2 seria uma melhor solução para poupar IA.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No final (tudo a funcionar e devidamente legalizado) pagaria mais dois carros iguais a esse.

                                                          Comentário

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