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Oleo motor esquisito!

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    Oleo motor esquisito!

    Apos uma vista de olhos nos corsas C 1.2 usados....
    Apenas pergunto se isto é normal?
    20140215_120317.jpg

    E eu nunca acrescentei agua no radiador, apenas troco de x em x anos... porque aquilo tem prazo. (senao ganha ferrugem etc...)
    É normal acrescentar agua?

    (nao encontrei oleo no liquido radiador)
    Ficheiros anexados

    #2
    Esse carro tem passagem de água para o óleo. Muito provavelmente tem que levar a junta da cabeça.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela rapida resposta!
      Era o que suspeitava.... mania dos vendedores dizerem que esta tudo impecavel
      uma pessoa abre a tampa oleo e diz logo q é de ter trocado a pouco tempo.

      Comentário


        #4
        Muitos dos vendedores sabem menos que muitos clientes..

        Comentário


          #5
          Boa tarde,

          Não sou mecânico, apenas um entusiasta das mecânicas.

          Não sei se essa 'pasta' é ou não, o que vulgarmente se chama o típico "leite com café", mas tem todo o aspecto de ser óleo já misturado com líquido refrigerante.
          O que obviamente não é nada bom para a saúde do motor.

          Houve um user aqui, que já colocou fotos parecidas a essa, mas:
          - era na tampa do reservatório do anticongelante;
          - a mistela parecia um pouco menos consistente e mais translucida que essa;
          - era em muito menor quantidade;
          E por isso, aqui no fórum disseram-lhe que aquele aspecto não era alarmante de todo, pois o anticongelante por vezes até pode criar uns efeitos parecidos na tampa do reservatório.

          Mas no caso que apresentas e sendo na tampa do óleo, ou muito me engano, ou esse motor já anda com os fluídos misturados, o que é grave.

          Comentário


            #6
            Pode acontecer a tal mistura como pode nao ser isso atençao !

            Até poe ser o oleo já estar meio estragado , já tive um fiesta em que aparecia essa nhanha toda na cabeça do motor e entupia o tudo de respiro do proprio motor e no final estava tudo bem , nada de juntas queimadas mas sim do proprio oleo que já nao estava nas melhores condiçoes .

            Comentário


              #7
              Sendo um 1.2 da Opel, é quase certo que é junta da cabeça, é frequente acontecer nesses motores.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                Muitos dos vendedores sabem menos que muitos clientes..

                Eles sabem é muito mais!

                Mas nesse caso não foram profissionais! O mínimo que poderiam fazer seria limpar essa tampa (ou comprar uma nova), mudar o óleo e filtro de óleo, substituir o anticongelante por um daqueles do supermercado para -5ºC e mudar a tampa do vaso de expansão.

                Quem lá fosse ver o carro, depois disso, iria encontrar um motor como novo!

                Se viesse a ter problemas de juntas... seria já passados uns 2 ou 6 meses e já o negócio estaria concluído e sem opção de retorno! ;)
                Editado pela última vez por CL; 15 February 2014, 16:04.

                Comentário


                  #9
                  Ou sabem mais e fazem tudo para aproveitar os poucos conhecimentos dos clientes para os enganar!
                  Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                  Muitos dos vendedores sabem menos que muitos clientes..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Sendo um 1.2 da Opel, é quase certo que é junta da cabeça, é frequente acontecer nesses motores.
                    O que te leva a dizer isso? Se procurar por problemas crónicos na internet referente a esse motor não vejo nada de relevante.

                    Comentário


                      #11
                      Calma!

                      Já postaram aqui no fórum imagens da tampa do óleo com uma massa amarela semelhante a essa, salvo erro de um Renault Modus 1.2 e se não me engano, as respostas diferiram um pouco: havia gente a alarmar o user, dizendo haver passagem de água para o óleo, apontando problemas na junta da cabeça; e havia também gente que diz que isso é "normal" (entre grandes aspas, porque mesmo normal, claro que não é) e deve-se à condensação, por exemplo devido a percursos curtos e a uma temperatura exterior tendencialmente baixa, não querendo dizer que houvesse necessariamente passagem da água para o óleo.

                      Explicações técnicas não tenho, porque não percebo nada disso E sinceramente, também já não me recordo do desfecho do caso do Renault que relatei, mas lembro-me de ter havido umas trocas de ideias sobre essa pasta amarela.

                      Edit: A memória de facto não me falhou, é este tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/1123...l-do-oleo.html
                      Editado pela última vez por Homer; 15 February 2014, 20:59.

                      Comentário


                        #12
                        Diz qual foi o stand para saber se alguém já lá comprou carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                          O que te leva a dizer isso? Se procurar por problemas crónicos na internet referente a esse motor não vejo nada de relevante.
                          Experiência de ter visto ja varios (e nao falo de 1 nem 2) com esses problemas.

                          Agora, logico que quando digo frequente, nao é o mesmo que dizer que acontece a todos, mas nao é algo invulgar nestes motores.

                          Comentário


                            #14
                            Apontaria também para a junta da culassa.

                            Mas pode também ser a tal situação que o Homer relatou da condensação do óleo devido a percursos curtos. Nada como fazer um teste ao motor.

                            Comentário


                              #15
                              Isso é junta ... junta tudo e foge é o que te digo...

                              Comentário


                                #16
                                Cancro

                                Comentário


                                  #17
                                  Curioso... Também já vi essa pasta em alguns opel corsa 1.2... Não acho normal haver em tantos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Voces já andam assustar o rapaz.

                                    Conheço quem tenha(já com os seus 230.000,fazia muito PT-França) e nunca teve problemas de junta,já andei com 1(durante 1 mês,era emprestado) e tambem nunca teve,tambèm conheço quem tivesse um outro(daquela cor muito feia,verde alface)durante muito tempo e também nunca teve problemas de junta.

                                    È certo que o circuito de refrigeração não é(ou era) o melhor de todo.

                                    O modus postado acima também teve a pasta amarela(também vão afirmar que é cancro?)eu próprio já tive essa pasta no 106.

                                    È provocado pelos os trajectos curtos e o carro não chegar á temperatura ideal(agora que tenho andando mais,essa pasta amarela já não se cria),juntamente com alguma humidade exterior

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que percebi o carro está para venda logo é impossível saber que tipo de trajectos o carro tem feito.

                                      Na dúvida, eu descartaria esse carro a nã oser que o negócio fosse muito bom ao ponto de compensar uma suposta reparação à junta da colassa.

                                      Para ajudar na estatística, tenho um amigo com um Corsa C 1.2 e já teve que ver a junta substituida também e com os mesmos sintomas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                        Cancro
                                        O que é o "cancro"?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também me parece: líquido do radiador no óleo. Problema: cabeça do motor. Não é nada bom.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei porque dizem tanto mal dos motores Fiat e Opel. Eu já andei durante 1 hora com um corsa e conduzi 10 minutos um punto e nenhum dos dois deu problema algum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                              Calma!

                                              Já postaram aqui no fórum imagens da tampa do óleo com uma massa amarela semelhante a essa, salvo erro de um Renault Modus 1.2 e se não me engano, as respostas diferiram um pouco: havia gente a alarmar o user, dizendo haver passagem de água para o óleo, apontando problemas na junta da cabeça; e havia também gente que diz que isso é "normal" (entre grandes aspas, porque mesmo normal, claro que não é) e deve-se à condensação, por exemplo devido a percursos curtos e a uma temperatura exterior tendencialmente baixa, não querendo dizer que houvesse necessariamente passagem da água para o óleo.

                                              Explicações técnicas não tenho, porque não percebo nada disso E sinceramente, também já não me recordo do desfecho do caso do Renault que relatei, mas lembro-me de ter havido umas trocas de ideias sobre essa pasta amarela.

                                              Edit: A memória de facto não me falhou, é este tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/1123...l-do-oleo.html

                                              No caso do Modus era mesmo falta de uso O facto de só fazer percursos curtos fez provocar essa condensação. Troca do óleo e filtro e esta impecável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                                No caso do Modus era mesmo falta de uso O facto de só fazer percursos curtos fez provocar essa condensação. Troca do óleo e filtro e esta impecável.
                                                Sim, daí eu ter dito que sem mais dados, andar a assustar o rapaz dizendo que aquilo é a junta parece-me exagerado

                                                Se estivesse em vias de comprar o carro, até se podia dar o caso de descartar esse e comprar um com a tampa do óleo toda limpinha e passado uma semana o motor partir. E esse Corsa até pode nunca ter problemas. Usados é assim, um tiro no escuro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                                                  Não sei porque dizem tanto mal dos motores Fiat e Opel. Eu já andei durante 1 hora com um corsa e conduzi 10 minutos um punto e nenhum dos dois deu problema algum.
                                                  Tiveste sorte...já agora qual é o pinaculo da engenharia automovel que costumas conduzir diariamente?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                    Diz qual foi o stand para saber se alguém já lá comprou carro.
                                                    Particular no Porto, onde garanto que fiz perguntas mesmo normais acerca do carro, se consumia oleo, se estava tudo em ordem... se o tejadilho estava a funcionar bem

                                                    E passado umas horas recebo sms, a dizer que nao gostou que eu desconfiança e que as pessoas precisam de ter mais confiança umas nas outras, e que por tal.... vendeu o carro
                                                    E disse que se o tejadilho estivesse avariado ou com infiltrações tinha visto logo o tecto!


                                                    ...eu apenas fiz perguntas normais! ainda bem que nao lhe disse que abri a tampa do oleo do motor, e apenas deixei a resposta a dizer que gostava de levar a um mecanico.
                                                    Porque se lhe dissesse que tinha visto a tampa do oleo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                      Voces já andam assustar o rapaz.

                                                      Conheço quem tenha(já com os seus 230.000,fazia muito PT-França) e nunca teve problemas de junta,já andei com 1(durante 1 mês,era emprestado) e tambem nunca teve,tambèm conheço quem tivesse um outro(daquela cor muito feia,verde alface)durante muito tempo e também nunca teve problemas de junta.

                                                      È certo que o circuito de refrigeração não é(ou era) o melhor de todo.

                                                      O modus postado acima também teve a pasta amarela(também vão afirmar que é cancro?)eu próprio já tive essa pasta no 106.

                                                      È provocado pelos os trajectos curtos e o carro não chegar á temperatura ideal(agora que tenho andando mais,essa pasta amarela já não se cria),juntamente com alguma humidade exterior
                                                      A vendedora do carro fez questao de me mostrar facturas de troca de oleo.
                                                      Ate podia nao saber do assunto, mas nao teve a melhor atitude comigo, quando apenas fiz perguntas normalissimas. E ate nem puxei muito sobre o assunto.
                                                      O pouco que perguntei, levou a mal...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                        Sim, daí eu ter dito que sem mais dados, andar a assustar o rapaz dizendo que aquilo é a junta parece-me exagerado

                                                        Se estivesse em vias de comprar o carro, até se podia dar o caso de descartar esse e comprar um com a tampa do óleo toda limpinha e passado uma semana o motor partir. E esse Corsa até pode nunca ter problemas. Usados é assim, um tiro no escuro...

                                                        Eu entendo... mas a vendedora disse que acrescentava agua sempre que fosse preciso.
                                                        Nos carros que tive ate hoje, sei que é normal acrescentar ao fim de um tempo agua. Mas nunca tive um carro que precisasse de andar com o bidao da agua na mala, só ai achei estranho!

                                                        Eu sei que me posso espetar num carro pior, com motor lavado e que parece 5* e na realidade ate tem os km's alterados
                                                        Mas mais vale prevenir os que tem logo mau aspecto!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pareceme ser demasiado para poder ser da condensação que é normal quando se faz percursos curtos. Apostaria num liquido de refrigeração que já passa para o óleo ou um óleo muito mau e inadequado....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E tive um Clio II 1.2 16V que trocava de óleo de 30.000 em 30.000 km e que por vezes ao fim de muito quilômetros o óleo na tampa (só na tampa) ficava com esses aspecto, nunca me preocupei muito, acho que neste momento já tem mais de 180.000 km nas mãos de um novo dono e nunca teve problemas com juntas de cabeça nem nada dessas coisas. Portanto, no meu entender pode apenas estar na altura de mudar esse óleo.

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