Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa de velocidades C3 - dificuldade em reduzir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa de velocidades C3 - dificuldade em reduzir

    Boas pessoal, vou tentar explicar aqui o problema que tenho com o meu Citroen C3, é o seguinte:

    Tenho bastante dificuldade em reduzir (e só reduzir) as velocidades no meu C3, especialmente quando está frio.
    Consigo aumentar as mudanças sem problema algum mas reduzir por exemplo de 4ª pra 3ª não é tarefa fácil especialmente se o carro já estiver no ralenti, isto é, se estiver em 4ª e desacelerar e meter a 3ª nesse momento entra com facilidade mas se deixar o carro chegar ao relatin, então quase que tenho que parar para reduzir e isso acontece em qualquer mudança. Como já referi acima, quando o carro faz alguns quilómetros (quando fica "quente") não sinto tanta dificuldade em reduzir.


    O que poderá ser?


    PS: já o comprei com 195000km e não sei se a embraiagem foi mudada.

    Citroen C3 1.4 hdi exclusive 2002, 200000km

    #2
    Óleo da caixa?

    Comentário


      #3
      Em meu entender não será embraiagem mas sim problemas de sincronização ou de lubrificação.
      Talvez mudar os lubrificantes da caixa ajude.

      Comentário


        #4
        Por acaso também não sou da opinião que é da embraiagem, pois ela pega a meio, não puliça nunca, não é muito dura, etc...

        Mas por acaso já tinha pensado acerca do óleo da caixa. Creio que não é fácil ver o nível.
        Alguém me sabe dizer onde se vê e se é possível sem levantar o carro?
        Já agora, quanto pode custar uma mudança de óleo da caixa?

        O que são esses problemas de sincronização?

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          A frio é natural que qualquer caixa tenha dificuldades em aumentar ou reduzir relações.
          Agora pelo que descreves ou a lubrificação já não está a ser feita da melhor forma ou terás algum problema com os anéis de sincronização.

          Originalmente Colocado por duduspot Ver Post
          O que são esses problemas de sincronização?

          Cumprimentos


          Não sou perito em caixas de velocidade mas os problemas que possas ter são os anéis sincronizadores da caixa, se tiver, estarem ou desalinhados ou com dentes comidos.
          Basicamente são as engrenagens que sincronizam o movimento que vem do volante do motor com a caixa. Aquilo que faz com que as engrenagens de velocidade sejam mais síncronas e menos bruscas.
          Editado pela última vez por CHB; 18 February 2014, 15:37.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
            A frio é natural que qualquer caixa tenha dificuldades em aumentar ou reduzir relações.
            Agora pelo que descreves ou a lubrificação já não está a ser feita da melhor forma ou terás algum problema com os anéis de sincronização.
            Acredito mais numa hipótese destas.

            É normal nas caixas de certos PSAs (mais antigos, pelo menos) serem chatas de aumentar nas primeiras mudanças em dias de baixa temperatura, como os que temos tido.

            Agora, ter dificuldade nas reduções não é uma situação normal...mas eu também nunca reduzo abaixo das 1500 (gasolina).
            E se for em subidas fáceis de "morrer" nem deixo passar abaixo das 2000.

            Comentário


              #7
              Pois, o que acho estranho é que só aconteça nas reduções e com o motor em ralenti.
              Em modo de condução "desportiva" isso não acontece

              Como já referi, aumentar velocidades não é problema nenhum mas sim diminuir.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por duduspot Ver Post
                Pois, o que acho estranho é que só aconteça nas reduções e com o motor em ralenti.
                Em modo de condução "desportiva" isso não acontece

                Como já referi, aumentar velocidades não é problema nenhum mas sim diminuir.
                especialmente quando é uma passagem de 2ª para 1ª, estejas ou não parado, correcto?

                como não disseste que estava a arranhar ao fazer reduções, para já punha problemas com sincronizadoras de parte. no teu lugar, começava pelo mais barato, mudar o óleo da caixa. à partida ficará bem melhor.
                Editado pela última vez por ravager; 18 February 2014, 17:10.

                Comentário


                  #9
                  especialmente quando é uma passagem de 2ª para 1ª, estejas ou não parado, correcto?
                  Da 2ª para a 1ª não noto tanto porque normalmente já estou parado, mas nas outras é sempre igual.

                  como não disseste que estava a arranhar
                  De facto não arranha. Por acaso já experimentei levantar um bocadinho a embraiagem e nem entra a velocidade nem arranha!

                  Comentário


                    #10
                    A experiencia que tenho com um C3 a gasolina é que com o tempo frio meter ou tirar qualquer mudança é um problema.

                    A caixa fica muito rija. Já é assim desde novo.

                    Mas não noto problemas nas reducoes. Podes sempre fazer ponta-tacão :p

                    Comentário


                      #11
                      Já experimentaste fazer duplas e ver como se comporta a caixa?


                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por duduspot Ver Post
                        Da 2ª para a 1ª não noto tanto porque normalmente já estou parado, mas nas outras é sempre igual.



                        De facto não arranha. Por acaso já experimentei levantar um bocadinho a embraiagem e nem entra a velocidade nem arranha!
                        Então não penses em sincronizadoras nem em abrir a caixa, quando é um problema desses dás logo conta porque arranha e não é pouco.

                        Deve ser só o óleo da caixa que está a pedir substituição, assumindo que nunca foi mudado já tem 12 anos e 200 mil em cima, as propriedades dele já devem ter visto dias bem melhores. E é uma coisa barata, não deves gastar mais do que 50 euros nisso já com MO..

                        Comentário


                          #13
                          Pessoal, já mudei o óleo da caixa e continua na mesma.
                          O óleo antigo ainda estava em boas condições.

                          Poderá ser da embraiagem?

                          Comentário


                            #14
                            Da embraiagem claramente que nao , apontava mais na caixa propriamente dita !

                            Algo relacionado com os sincronizadores ou afins ....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              Da embraiagem claramente que nao , apontava mais na caixa propriamente dita !

                              Algo relacionado com os sincronizadores ou afins ....
                              Ou alguma folga na manete ou entre a manete e a caixa...
                              Também não descartava a embraiagem.
                              Eu no meu passo bem de caixa sem usar a embraiagem se for para aumentar, para reduzir não entra nenhuma sem embraiagem...

                              Comentário


                                #16
                                Valvolina demasiado gasta
                                Tirantes nas couves

                                Opções fáceis que podem resolver esse problema

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X