Caros colegas,
À cerca de uma semana a luz do painel relativa a anomalias no motor acendeu no meu carro (Seat Leon TDI). Fui verificar o erro e o resultado foi P0671 - Glow Plug Cylinder 1.
Apaguei o erro e na manhã seguinte, como carro a frio (mas tendo ficado de noite dentro da garagem), a luz não acendeu. Pensei que tivesse sido só um erro momentaneo, mas ao final do dia, novamwente com o carro a frio e tendo passado o dia na rua, a luz lá acendeu. Ora com isto desconfio que a vela não consegue dar mais temperatura na câmara de combustão em situações de frio, não acompanhando o desempenho das restantes 3 e daí originando o erro.
Dado o carro ter quase 150.000km, aceita-se que possa ser a vela de incandescência queimada, até por ser a de origem. Já verifiquei cablagens e fusiveis, tudo parece estar OK, pelo que penso que será mesmo a vela queimada ou pelo menos a não funcionar a 100%.
A troca é relativamente fácil, mas estou na dúvida...troco as quatro velas ou apenas a que indica o erro? Se trocar só essa, pode ser de qualquer marca (BERU ou Bosch) ou será recomendável ser da marca que está instalada de origem no carro?
Velas de motores a gasolina sei que devem ser trocadas em conjunto e já troquei em vários carros. Agora em Diesel é a primeira vez que tenho de trocar e gostava de ouvir as vossas opiniões.
Obrigado
À cerca de uma semana a luz do painel relativa a anomalias no motor acendeu no meu carro (Seat Leon TDI). Fui verificar o erro e o resultado foi P0671 - Glow Plug Cylinder 1.
Apaguei o erro e na manhã seguinte, como carro a frio (mas tendo ficado de noite dentro da garagem), a luz não acendeu. Pensei que tivesse sido só um erro momentaneo, mas ao final do dia, novamwente com o carro a frio e tendo passado o dia na rua, a luz lá acendeu. Ora com isto desconfio que a vela não consegue dar mais temperatura na câmara de combustão em situações de frio, não acompanhando o desempenho das restantes 3 e daí originando o erro.
Dado o carro ter quase 150.000km, aceita-se que possa ser a vela de incandescência queimada, até por ser a de origem. Já verifiquei cablagens e fusiveis, tudo parece estar OK, pelo que penso que será mesmo a vela queimada ou pelo menos a não funcionar a 100%.
A troca é relativamente fácil, mas estou na dúvida...troco as quatro velas ou apenas a que indica o erro? Se trocar só essa, pode ser de qualquer marca (BERU ou Bosch) ou será recomendável ser da marca que está instalada de origem no carro?
Velas de motores a gasolina sei que devem ser trocadas em conjunto e já troquei em vários carros. Agora em Diesel é a primeira vez que tenho de trocar e gostava de ouvir as vossas opiniões.
Obrigado
Comentário