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Problema AC Laguna I 1995

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    Problema AC Laguna I 1995

    Olá a todos pessoal, eu vinha-vos pedir alguma ajuda para um problema que o meu carro tem.

    O meu AC morreu, e nem com a carga de AC que levou ele ressuscitou.

    Basicamente quando acciono o AC auto ele liga, eu configuro a temperatura, mas não oiço a ventoinhas a trabalhar e passado uns segundos de o ligar, aparece uma mensagem de aviso "Service" que neste modelo quer dizer que precisa de ser verificada alguma coisa.

    A minha questão é a seguinte, dado que levou uma carga, daí já não é, fusíveis também não pois já os verifiquei e estão todos em bom estado, portanto, acham que pode ser o compressor, ou poderá eventualmente ser o sistema de accionamento das ventoinhas?

    Eu questiono, porque o meu mecânico não tem conhecimentos para mexer nisto, e não conheço ninguém que mexa bem em AC Auto, porque se fosse alguma coisa relativamente simples, eu comprava a peça nem que fosse usada, e pedia para a montarem.

    É que o carro apesar de ser antigo penso que ainda merecia este esforço para meter o ac a funcionar.

    Se me puderem dar alguma luz sobre a possível causa desta situação e locais onde possa recorrer para pedir orçamentos, eu agradecia.

    Uma vez mais obrigado pela vossa disponibilidade.

    Abraço

    #2
    Quando puseram a nova carga de gás, fizeram as coisas como deve de ser? Vácuo, esperar uns minutos para ver se há fugas e então adicionar o gás com óleo?

    Pode ser o compressor, pode ser o pressostato. Consoante de onde sejas há várias casas mais especializadas em AC, este é só um exemplo: Auto Arca d`Água - Oficina de Automóveis - Serviços - Alfena

    Comentário


      #3
      A ventilação funciona ? Isto é, tens sofagem ?

      Como está a correia dos acessórios que move o compressor de AC e o rolamento deste último ?

      Comentário


        #4
        Deixa-me só colocar uma questão muito importante: As ventoinhas disparam?

        No meu antigo civic não tinha AC frio porque simplesmente a ventoinha do AC não disparava e o compressor não conseguia "atracar", era problema de massa, ou seja, tinha os cabos mal ligados.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Quando puseram a nova carga de gás, fizeram as coisas como deve de ser? Vácuo, esperar uns minutos para ver se há fugas e então adicionar o gás com óleo?

          Pode ser o compressor, pode ser o pressostato. Consoante de onde sejas há várias casas mais especializadas em AC, este é só um exemplo: Auto Arca d`Água - Oficina de Automóveis - Serviços - Alfena
          Sincaramente eu entendo pouco daquilo, o que fizeram foi ligar a máquina às 2 entradas do ar condicionado o azul e o vermelho, pelo que sei a máquina primeiro retirou o gás que estava na tubagem e depois carregou de inicio os 750gr (o recomendado pela marca), agora mais do que isso acho que não foi nada feito.

          Não sabes de nada na zona Centro Sul?

          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          A ventilação funciona ? Isto é, tens sofagem ?

          Como está a correia dos acessórios que move o compressor de AC e o rolamento deste último ?
          A sofagem não tenho, mesmo depois do motor aquecer, nota-se um ligeiro ar quente a sair, mas tens de meter a mão mesmo em cima das saídas de dar, mas é quase como se fosse somente a deslocação do ar em andamento...

          Isso é sinónimo de alguma coisa?

          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
          Deixa-me só colocar uma questão muito importante: As ventoinhas disparam?

          No meu antigo civic não tinha AC frio porque simplesmente a ventoinha do AC não disparava e o compressor não conseguia "atracar", era problema de massa, ou seja, tinha os cabos mal ligados.
          As ventoinhas não disparam não, isso é que me deixa mais intrigado...

          Eu já pensei nisso, mas não sei como posso ver isso, e é algo que o meu mecânico não se entende com isso...

          Eu também gostava de fazer um diagnóstico a sério, mas não sei quem possa se entender bem com isso...

          Comentário


            #6
            Se não disparam podem ser vários problemas, mas o AC não vai funcionar sem a ventoinha a trabalhar.

            Ouves o compressor a tentar atracar? O compressor deverá estar perto das correias do alternador e afins.

            A ventoinha roda se a moveres à mão? (com motor desligado, atenção!) Se rodar...então é provavel que seja má ligação.

            Comentário


              #7
              Se calhar o AC até estará bom, será apenas a ventoínha que não funciona.

              Isso é trabalho para electricista, é natural que o teu mecânico não se sinta muito à-vontade para mexer nisso.

              Não conheço nenhum em especial mas tenho uma muito boa imagem da generalidade das oficinas Bosch. Acho que te poderás safar por aí.

              Procura a que fica mais perto de ti: Localizador Bosch Car Service

              Comentário


                #8
                Um electricista auto saberá diagnosticar melhor, mas eu começava por investigar essa ventilação.

                Comentário


                  #9
                  Esse meu problema da ventoinha foi resolvido na norauto, no mesmo local do carregamento do AC. No entanto, claro que foi resolvido pelo electricista do sitio.

                  Comentário


                    #10
                    Isto é às mijinhas... conforme me vou lembrando...

                    Se os fusíveis estão todos bons... há-de haver um relé que acciona o circuito da ventoínha... vê no manual qual o relé e compra outro igual, não há-de ser nenhuma fortuna nas casas de peças auto da zona (ou até na Renault?).

                    Se não for do relé já é melhor deixar para um electricista...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                      A sofagem não tenho, mesmo depois do motor aquecer, nota-se um ligeiro ar quente a sair, mas tens de meter a mão mesmo em cima das saídas de dar, mas é quase como se fosse somente a deslocação do ar em andamento...

                      Isso é sinónimo de alguma coisa?
                      É.

                      É sinal de que o moto-ventilador que debita ar para dentro do habitáculo não está a funcionar.

                      Das duas uma:
                      - tens o fusível no galheiro, que é como quem diz, fundido;
                      - tens o moto-ventilador pifado.

                      Tanto uma coisa como outra são de fácil resolução e mais barato que outras peças que constituem o circuito de AC.


                      Mas confirmando, se carregas nas teclas indicadas pelas setas vermelhas, não ouves a ventoinha a entrar em funcionamento, certo ?



                      Sans titre 5.jpg

                      Comentário


                        #12
                        Aconteceu-me algo parecido e era a ventoinha que tinha saído do eixo do seu próprio motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                          Um electricista auto saberá diagnosticar melhor, mas eu começava por investigar essa ventilação.
                          Eu fui hoje à norauto e disseram-me logo para procurar um electricista auto, e recomendaram-me 1, agora só 4ª feira...

                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                          Esse meu problema da ventoinha foi resolvido na norauto, no mesmo local do carregamento do AC. No entanto, claro que foi resolvido pelo electricista do sitio.
                          Fui lá e disseram que não tinham lá o electricista, e deram-me o nome de um gajo conhecido, que parece é bastante competente...

                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          Isto é às mijinhas... conforme me vou lembrando...

                          Se os fusíveis estão todos bons... há-de haver um relé que acciona o circuito da ventoínha... vê no manual qual o relé e compra outro igual, não há-de ser nenhuma fortuna nas casas de peças auto da zona (ou até na Renault?).

                          Se não for do relé já é melhor deixar para um electricista...
                          O relé á junto à caixa de fusíveis do motor, mas não sei como posso trocar isso...

                          Mas não sei se será isso, para tar gastar dinheiro nisso...

                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          É.

                          É sinal de que o moto-ventilador que debita ar para dentro do habitáculo não está a funcionar.

                          Das duas uma:
                          - tens o fusível no galheiro, que é como quem diz, fundido;
                          - tens o moto-ventilador pifado.

                          Tanto uma coisa como outra são de fácil resolução e mais barato que outras peças que constituem o circuito de AC.


                          Mas confirmando, se carregas nas teclas indicadas pelas setas vermelhas, não ouves a ventoinha a entrar em funcionamento, certo ?



                          [ATTACH]120911[/ATTACH]
                          Isso mesmo, os fusíveis estão bons, mas como tu referes na imagem, carregar nalgum desses 2 botões que assinalaste, é inócuo, não acontece nada...

                          Em conversa telefónica com o dito electricista, ele disse-me que possivelmente ou era o motor da sofagem, ou a ventoinha com algum problema, e diz ele pode ser de cariz eléctrico, mau contacto etc...

                          O problema é que segundo o que ele me disse, para ver a fundo tem de desmontar o tablier, diz que o resto é barato caso se confirme, mas a mão de obra já estou a ver...

                          Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                          Aconteceu-me algo parecido e era a ventoinha que tinha saído do eixo do seu próprio motor.
                          Não deve ter sido muito diferente daquilo que me aconteceu...

                          -----------------------------------

                          Então mais algum palpite?

                          Comentário


                            #14
                            O palpite é que te precipitaste pois foste gastar dinheiro na recarga do AC quando nem a quente a sofagem funciona.

                            Primeiro resolves o problema do ventilador e depois logo se vê.

                            Comentário


                              #15
                              Se a "sofagem" não funciona então provavelmente até tens a resistência do motor dela queimada.

                              Comentário


                                #16
                                a minha sofagem tb não funcionava e eram os tubos todos entupidos com lixo.

                                noutra altura o meu AC tb não funcionava e era um tubo partido. (que foi possível soldar)

                                Comentário

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