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Compra de um Rover Streetwise 1.4

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    Compra de um Rover Streetwise 1.4

    Boa tarde pessoal.
    Não sei se já foi criado algum tópico somente acerca deste carro, mas tudo o que eu encontrei foi a dizer que existem modelos melhores e mais confortáveis e tal.. mas estou a pensar em adquirir um à mesma.
    Acho-o bastante engraçado.
    Sei que faz entre os 7.5 e os 9l em cidade, mas o carro em questão já está equipado com um sistema de GPL portanto fica mais económico, tem cerca de 180 mil km e parece-me bem estimado (pelas fotografias, só o volante em pele parece-me um pouco gasto). Mas nada como um test-drive para ver o bicho.

    Mas a minha grande duvida prende-se no facto de ser Rover.

    1- A fabrica fechou, mas as peças continuam a ser garantidas por alguma outra fabrica?
    2- O carro costuma de dar muitas dores de cabeça? Se sim, quais, como detecta-las e qual é mais ou menos o preço de arranjo?

    Sei que é um carro não muito vulgar (o que também me atrai), pelo que também sei que poderá não haver muita gente dentro deste tema.
    Desde já agradeço a leitura do post.

    Cumprimentos.
    Editado pela última vez por AndreGuerreiro; 05 March 2014, 14:01. Razão: Corrigir erro ortografico

    #2
    1 - Há peças, basta ires aos representantes que ainda existem em portugal, usar a Rimmer Bros, o ebay ou sucatas;

    2 - A junta da cabeça é a maior preocupação. Se vires os níveis regularmente, rapidamente percebes se há um problema. Habitualmente há mistura de óleo e de água por causa disso. Menos de 500-600 euros e não arranjas em condições.

    Tenho dois motores desses em casa. Um para já fez 35 000 kms depois dessa reparação, o outro fez 11 000 kms. Estão OK. Se a caixa for mal tratada ou se houver babas e o nível do óleo baixar, prepara-te para começar a ouvi-la fazer algum ruido, podendo mesmo partir. Isso é algo que tens de ter em atenção em qualquer carro, embora eu ache estas caixas algo frágeis.

    Fora isso, se gostas do carro, não acho que seja nada de impeditivo. Ainda por cima não o estarás a comprar a mau preço e os custos de operação a GPL (excepto se bateres com ele, porque é difícil encontrar painéis de chapa usados) são baixos.

    PS- Como o CL referiu, as dobradiças da mala tendem a enferrujar e se a ferrugem propagar é uma chatice.
    Editado pela última vez por carregalhe; 05 March 2014, 14:22.

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      #3
      Peças não costuma haver problemas e arranjas bem cá fora, excepto material de carroçaria ou de interiores. Também não te preocupes demasiado com isso porque eles não costumam precisar dessas coisas... exceptuando gasolina, óleo, pneus, filtros... e por vezes os filtros arranjas mais barato nos locais oficiais do que naquelas Norautos, Roadys e similares (e tens a certeza de comprar material OEM).

      Problemas mais típicos: ferrugem nas dobradiças do porta-bagagens e junta da cabeça queimada ou desfeita (normalmente começa por desfazer e como ninguém olha para o nível de anticongelante, um dia ela acaba por queimar).

      A junta é tirar fora e meter nova, conta com uns 500-600€ para isso, como depois acabas por mudar a distribuição e bomba de água, mete mil euritos para tudo num sítio oficial onde te põem o melhor material actualmente disponível. Podes fazer a festa por metade desse valor ou menos mas já sabes que o material e os conhecimentos técnicos específicos não serão os melhores, pelo que a durabilidade do trabalho efectuado poderá também ficar pela metade...

      Tirando isso... o volante fica bem forrado por 50-60€, o tecto quando descolar são 100€... e o resto costuma funcionar bem...

      Comentário


        #4
        Obrigado carregalhe e CL, fiquei ainda com mais vontade de o comprar LOL. Sou um bocado "vaidoso" com o meu actual carro, ver oleos e anticongelantes vejo quase sempre de 3 em 3 dias (nao noto nunca diferença, mas gosto de andar sempre em cima deste tipo de coisas) portanto acredito que continuarei assim durante muitos e bons anos.
        Vou averiguar essa situação da ferrugem nas dobradiças da mala. Há algum "truque" para ver se a junta da cabeça esta queimada?
        Espero conseguir consumar o negocio mas nao depende so de mim.

        Comentário


          #5
          Se o motor pega bem e a 4 cilindros, se o óleo está a nível e limpo, se o líquido de refrigeração está a nível e limpo, se o carro não aquece nem há demasiada pressão nas tubagens, a junta está boa.

          (É evidente que há outras coisas que podem fazer com que comece a 3 cilindros ou com que sobreaqueça, no entanto).

          Comentário


            #6
            Confesso que teria algum receio em termos de peças para a carroçaria do Streetwise. Tanto quanto sei já não se produzem, até porque foi um "modelo" com venda relativamente reduzida. Já num 25, mesmo que não existisse material novo, há a opção do usado. De resto, até há um anito tive um Rover e nunca tive problemas nas manutenções, usando praticamente sempre material original.

            Comentário


              #7
              Esquece a vistoria de 3 em 3 dias! Aproveita esse tempo e vai tomar um café ou comprar pão, passear o cão ou com os filhos!

              Uma vez por mês chega! Ver o nível de anticongelante e óleo e o da direcção assistida, cujo reservatório é quase transparente, portanto basta olhar. De 6 em 6 meses tirar a tampa do óleo dos travões para confirmar que ainda está no máximo e bem amarelinho.

              Não há grandes truques para a junta porque os bons profissionais já limparam qualquer vestígio de problemas...

              O máximo que podes fazer é, com o motor ainda frio, tirar a tampa do reservatório e ver o aspecto. Se estiver translúcido, normal, é bom sinal. Bom sinal também é ter o nível perto do máximo (é a borda do reservatório, a meia altura mais ou menos). Vê o nível e aspecto do óleo. Preto ou castanho escuro é bom sinal, quer dizer que não foi mudado recentemente para esconder eventuais problemas (já sabes que nesse caso é melhor não confiar no que dizem e mudar o óleo e filtro quando te der jeito, uns poucos milhares de km depois de o comprares).

              Depois vai dar uma boa volta com ele e deixa-o aquecer um pouco (4 minutos chegam) até o testares a sério. 1ª aos 60, 2ª tem de chegar aos 105 e não te preocupes com redlines, 7 mil rpm é a brincar! Se tiveres AE perto, 140 em 3ª na boa, daí para a frente a multa começa a pesar...

              Depois, olha pelo retrovisor e se não vier ninguém muito perto, trava como se não houvesse amanhã! Sente se o carro se desvia, vais sentir os travões a estremecer por todo o lado mas não te assustes, é fadiga por serem sólidos e não ventilados. Sempre a travar ainda com mais força que ele acaba por cumprir!

              No máximo serão uns discos empenados, pastilhas gastas e fluido velho. Nada de especial! No mínimo é a fadiga. Nada a fazer sem mudar para uns discos ventilados com respectivas pinças. Pessoalmente ainda não mudei e ainda não morri... nem bati em ninguém nem estive perto disso por causa de travões.

              Quando voltares ao local de partida, deixa arrefecer um bocado o motor e vai então ver tudo o resto, ferrugens, mossas, água dentro do porta-bagagens, levanta a alcatifa e vê por baixo da roda suplente. Confirma se os vidros fecham e abrem todos bem, se o AC funciona, etc.

              No final volta então à parte do motor e vê a vareta de óleo se continua com a mesma cor ou se tem algum café com leite (leva uns lenços de papel para limpar a vareta e verificar bem a cor do óleo, preto continua a ser bom sinal!). Com muito cuidadinho, roda um pouco a tampa do vaso de expansão e deixa escapar alguma pressão até a retirares completamente! Volta a verificar a cor do anticongelante. Limpinho é bom sinal, café com leite é junta. Negoceia o preço 500€ abaixo (ou 600).


              Tenho 2 carros com esse motor, um levou a junta na revisão dos 100 mil km (quando se mudou também a distribuição). Agora está perto dos 195 mil km e daqui a 5-6 mil km está novamente na altura de se mudar a distribuição e bomba de água (além das outras duas correias que são baratas). Mas a junta parece ainda não querer sair dali...

              O outro, que é o que anda comigo, levou a junta também pelos 100.500 km (além da distribuição, velas, 2 foles de transmissão, etc.) e tem agora quase quase 160 mil. Não tem sinais de juntas nem conjuntivites... mas ainda é muito cedo!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post

                Depois vai dar uma boa volta com ele e deixa-o aquecer um pouco (4 minutos chegam) até o testares a sério. 1ª aos 60, 2ª tem de chegar aos 105 e não te preocupes com redlines, 7 mil rpm é a brincar! Se tiveres AE perto, 140 em 3ª na boa, daí para a frente a multa começa a pesar...

                Depois, olha pelo retrovisor e se não vier ninguém muito perto, trava como se não houvesse amanhã! Sente se o carro se desvia, vais sentir os travões a estremecer por todo o lado mas não te assustes, é fadiga por serem sólidos e não ventilados. Sempre a travar ainda com mais força que ele acaba por cumprir!

                No máximo serão uns discos empenados, pastilhas gastas e fluido velho. Nada de especial! No mínimo é a fadiga. Nada a fazer sem mudar para uns discos ventilados com respectivas pinças. Pessoalmente ainda não mudei e ainda não morri... nem bati em ninguém nem estive perto disso por causa de travões.
                Não há melhor forma de explicar como "testar" um carro!

                Comentário


                  #9
                  Vou até gravar esta explicação

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                    Vou até gravar esta explicação
                    É geral para qualquer carro... embora outros carros tenham outros problemas mais específicos (diesel então ... daria umas boas páginas.... )


                    É o que faço habitualmente. Neste último carro o dono ia sentado atrás, já que eu levei uma amiga comigo. Eu não reparei nisso, mas depois a moça disse-me que o senhor ficou calado e branco durante todo o percurso e a segurar-se onde podia.

                    Não sei porquê... é para testar ou para dar uma volta ao quarteirão? E nem fomos à AE porque deu para ver como estava o carro mesmo ali em Alfragide...
                    Editado pela última vez por CL; 05 March 2014, 18:45.

                    Comentário


                      #11
                      Com esse motor só há 2 certezas:

                      ou a junta está queimada... ou vai queimar!

                      Não é por acaso, que vês Rover´s 400 à venda por menos de 500€

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                        Com esse motor só há 2 certezas:

                        ou a junta está queimada... ou vai queimar!

                        Não é por acaso, que vês Rover´s 400 à venda por menos de 500€
                        O "vai queimar" é um bocado vago. Eu tive um 400 por quase 3 anos, fiz mais de 60 mil kms, alguns a GPL, e não queimou. Entretanto nas mãos do novo dono já leva mais 22-23 mil e continua sem queimar. Elas não queimam assim tantas vezes por semana como se diz.

                        Certeza mesmo é que qualquer carro que tenha junta a pode "queimar". (Por acaso, ambas as juntas que troquei nos carros que tive foi do cárter, uma delas no 400)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          É geral para qualquer carro... embora outros carros tenham outros problemas mais específicos (diesel então ... daria umas boas páginas.... )


                          É o que faço habitualmente. Neste último carro o dono ia sentado atrás, já que eu levei uma amiga comigo. Eu não reparei nisso, mas depois a moça disse-me que o senhor ficou calado e branco durante todo o percurso e a segurar-se onde podia.

                          Não sei porquê... é para testar ou para dar uma volta ao quarteirão? E nem fomos à AE porque deu para ver como estava o carro mesmo ali em Alfragide...
                          Há ai partes do teste que num carro meu não sei se te deixava concluir o teste....até porque nada me garantia que ias comprar depois de lhe dares uma esfrega (ir ao redline? Oi?).

                          Comentário


                            #14
                            Bem, de facto é uma excelente resposta ahah.
                            Vou memorizar tudo isso.
                            Entretanto andei a ver outros streetwises e acabei por encontrar um apenas a 7 quilómetros mais longe de casa, com menos 90 mil quilómetros, um ano e pouco mais novo e cerca de 1100 euros mais barato. Mas como contra, não tem o sistema de GPL montado. Mesmo assim vou ver se rende.
                            Vou dando informações sobre o negocio. Espero que se concretize e no final vou tentar postar aqui uma ou outra fotografia do meu.
                            Obrigado a todos os que me ajudaram, um grande abraço!
                            Editado pela última vez por AndreGuerreiro; 06 March 2014, 10:11. Razão: corrigir erro ortografico

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                              Confesso que teria algum receio em termos de peças para a carroçaria do Streetwise. Tanto quanto sei já não se produzem, até porque foi um "modelo" com venda relativamente reduzida. Já num 25, mesmo que não existisse material novo, há a opção do usado. De resto, até há um anito tive um Rover e nunca tive problemas nas manutenções, usando praticamente sempre material original.


                              Exacto, como eu mencionei, tambem seria esse o meu problema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                Há ai partes do teste que num carro meu não sei se te deixava concluir o teste....até porque nada me garantia que ias comprar depois de lhe dares uma esfrega (ir ao redline? Oi?).

                                Carro que não faça isso a brincar nem merece ser classificado como tal.

                                E corta às 7.200 rpm!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Carro que não faça isso a brincar nem merece ser classificado como tal.

                                  E corta às 7.200 rpm!
                                  Achas que isso dá saude ao carro? Andar no red line? Nem na mota o faço, vou fazer no carro porquê?

                                  A minha mota corta prai às 10 mil, mas não é motivo para esticar mudanças até lá chegar, ela chega com a mudança mais alta à mesma velocidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Posso escrever durante 3 páginas que não vais perceber onde quero chegar. Vou resumir em poucas palavras: uma é "gozo", outras são "prazer de condução".

                                    Se isso não te diz nada... não adianta eu escrever 3 páginas.

                                    É que carro que não o faça quando eu quero que ele faça... é um meio de transporte ou um eletrodoméstico ou, ainda pior, um bibelô do género daqueles que tenho nos móveis em casa... é só para enfeitar e ganhar pó.



                                    Não me interpretes mal! Sou gajo que até uso o carro como se tivesse caixa automática! A 5ª a partir dos 45-50 km/h já nem sai de lá!

                                    Mas há dias e dias... e eu é que mando nele! Não é ele o dono!

                                    Se faz bem? A mim faz...
                                    Editado pela última vez por CL; 07 March 2014, 15:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                      Posso escrever durante 3 páginas que não vais perceber onde quero chegar. Vou resumir em poucas palavras: uma é "gozo", outras são "prazer de condução".

                                      Se isso não te diz nada... não adianta eu escrever 3 páginas.

                                      É que carro que não o faça quando eu quero que ele faça... é um meio de transporte ou um eletrodoméstico ou, ainda pior, um bibelô do género daqueles que tenho nos móveis em casa... é só para enfeitar e ganhar pó.



                                      Não me interpretes mal! Sou gajo que até uso o carro como se tivesse caixa automática! A 5ª a partir dos 45-50 km/h já nem sai de lá!

                                      Mas há dias e dias... e eu é que mando nele! Não é ele o dono!

                                      Se faz bem? A mim faz...
                                      Eu percebo, mas todos os carros fazem a rotação máxima a não ser que estejam a entrar em safe mode e isso vê-se bem a meio regime de rotação. De resto, qualquer carro lá chega...

                                      Eu no prazer de condução tenho-o na mota

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                        Eu percebo, mas todos os carros fazem a rotação máxima a não ser que estejam a entrar em safe mode e isso vê-se bem a meio regime de rotação. De resto, qualquer carro lá chega...

                                        Eu no prazer de condução tenho-o na mota

                                        Mas como é que sabes se ele lá chega se não o testares? Eu sou como o São Tomé... é que há coisas que se notam nas 7 mil rpm que nem se cheira a andar nas 4 mil...


                                        Na mota não tenho prazer nenhum porque me aleijo sempre quando caio ao chão!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Mas como é que sabes se ele lá chega se não o testares? Eu sou como o São Tomé... é que há coisas que se notam nas 7 mil rpm que nem se cheira a andar nas 4 mil...


                                          Na mota não tenho prazer nenhum porque me aleijo sempre quando caio ao chão!
                                          Se o motor não trabalhar bem a 7 mil também não vai trabalhar bem a 4 mil....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fica-te com a tua...

                                            Estes motores cortam às 7.200 (e podes lá ficar 5 segundos a cortar que dá um gozo danado!) e são para ser utilizados desde as 850 rpm até às 7.200... como qualquer motor normal a gasolina que se preze (O VALOR MÁXIMO DEPENDE DO REGIME DE CORTE DE CADA UM). Se não aguentam... são bostas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exactamente.

                                              Era o que me faltava não levar os meus K ao redline com medo pela saúde do motor. Tenha ele bom óleo e esteja já à temperatura normal de funcionamento...

                                              Comentário


                                                #24
                                                É um bocado como comprar uma batedeira com 5 velocidades mas só utilizar as 3 primeiras não vá aquilo estragar-se...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Também tenho um serie K em casa (num Rover 200 iS). Se virem bem a curva de binário do motor, ele transforma-se acima das 3200 RPM.... por isso, levem-no lá acima que ele gosta! E eu também, hehe... ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Flink Ver Post
                                                    Também tenho um serie K em casa (num Rover 200 iS). Se virem bem a curva de binário do motor, ele transforma-se acima das 3200 RPM.... por isso, levem-no lá acima que ele gosta! E eu também, hehe... ;)
                                                    E a fase das 6000 até às 7200 rpm onde corta? Aquele 1.4 porta-se mesmo bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Essa é a melhor fase daquele motor!

                                                      O que me anda a lixar mais é que em 5ª não consigo passar das 6 mil... faltam-me ali uns 20 cv...

                                                      Aquele "1400" com 120 cv devia ficar engraçado!

                                                      Comentário

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