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Colector Ford Mondeo 2002 1800 Gasolina

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    Colector Ford Mondeo 2002 1800 Gasolina

    Boas pessoal,

    Criei este tópico para contar a minha história do que me aconteceu recentemente.
    Na semana passada de repente o ponteiro do conta KM deixou de funcionar, parou em baixo completamente, e os dígitos no CB também não contavam, acendeu a luz do motor, e mais inacreditável o ponteiro da gasolina andava sempre para cima e para baixo lentamente, e cada vez que chegava a reserva estava sempre a dar o bip sonoro de entrar na reserva o que não era verdade e irritava.
    Bom mas adiante, levei a uma oficina a beira de minha casa que por acaso é um centro EuroMaster, fizeram um diagnóstico e detectaram a falha de um sensor que tem a beira do diferencial, que faz a contagem dos KM, com este sensor foram 150€, depois o gajo disse que a luz do motor e o ponteiro do combustivel eram erros que apareceram e que era só apagar, mas aconselhou-me a fazer uma actualização da centralina disponibilizada pela marca porque esses erros + cedo ou + tarde podiam voltar a aparecer. Dito e feito, no dia a seguir voltou a aparecer a luz do motor e o ponteiro do combustível a bater mal... Tive de levar la o carro na semana seguinte para instalar o tal sensor, e disse para ver novamente o caso do ponteiro e a luz do motor.
    Foi detectado um problema no colector... peça que custa a volta de 400 e tal €. Fiquei logo todo borrado. Não decidi trocar já essa peça, mas mais cedo ou mais tarde vou ter de a trocar porque ela provoca a perda de potência do carro, e aumenta o consumo de combustível...
    Não tenho muita sorte com os carros, o Mondeo é do meu pai e ando eu com ele, mas também tenho um Focus de 2005 a gasóleo que também já me deu alguns problemas.
    Não ando a gostar nada das coisas, não sei se com outras marcas existe a mesma quantidade de problemas que estes já me deram, mas não estou a gostar nada da Ford, ainda vou fazer uma lista de todos os problemas que já tive com os 2 carros mas nem quero fazer porque ainda me assusto com a quantidade de € que já gastei com eles... Nem é bom pensar.

    Cumprimentos.

    #2
    A fiabilidade dos carros é uma autêntica lotaria, quer seja na Ford ou nas outras marcas... se pesquisares neste fórum, encontras problemas graves em todas as marcas e modelos...

    Comentário


      #3
      Não te assustes muito... isso é transversal a todas as marcas, mais coisa menos coisa, excepto a uma ou duas onde apenas corres o risco de não poder abrir o cinzeiro ao fim de 46 anos e 6 milhões de km.

      Mas fiquei curioso com o Focus diesel de 2005. Que se tem passado de muito errado com isso? Conheço bem a geração de 2006, não deve ser muito diferente...

      Um turbo partido que fez desalvorar o motor e partir tudo?


      Olha! Ainda hoje caí de cu quando vi o meu site nas Finanças e eles me informaram que tinha gasto 375€ com o meu carro no ano passado... e isso foi só nas facturas que eles sabem! E exceptuando gasolinas, portagens, impostos e lavagens e etc!
      Editado pela última vez por CL; 05 March 2014, 20:16.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        Não te assustes muito... isso é transversal a todas as marcas, mais coisa menos coisa, excepto a uma ou duas onde apenas corres o risco de não poder abrir o cinzeiro ao fim de 46 anos e 6 milhões de km.

        Mas fiquei curioso com o Focus diesel de 2005. Que se tem passado de muito errado com isso? Conheço bem a geração de 2006, não deve ser muito diferente...

        Um turbo partido que fez desalvorar o motor e partir tudo?


        Olha! Ainda hoje caí de cu quando vi o meu site nas Finanças e eles me informaram que tinha gasto 375€ com o meu carro no ano passado... e isso foi só nas facturas que eles sabem! E exceptuando gasolinas, portagens, impostos e lavagens e etc!
        No Focus já meti amortecedores novos a frente com cerca de 100.000 KM, alternador novo, com cerca de 120.000 KM, correia de distribuição... entre outras coisas, mas estas as mais graves... agora tem 160.000 KM.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Charlitz Ver Post
          No Focus já meti amortecedores novos a frente com cerca de 100.000 KM, alternador novo, com cerca de 120.000 KM, correia de distribuição... entre outras coisas, mas estas as mais graves... agora tem 160.000 KM.

          Só o alternador fica um bocado fora da mãe... amortecedores sabes que depende muito dos caminhos e porradas que as rodas levam... a correia não sei qual é o prazo nesse motor mas não me parece nada mau...

          Prepara-te para um motor novo se deixares lixar esse turbo... isso é que dói mesmo na carteira...

          E tens muita sorte em não ter daquelas magníficas embraiagens com disco bimassa!



          Camarada... carros são todos uma mreda! Mas a gente precisa deles para viver...

          Comentário


            #6
            não há qualquer problema no colector (seja de escape ou admissão) que origine ponteiros "malucos". Não se deixe enganar.
            Peça a um electricista ou bom mecânico para verificar o funcionamento da boia e do ponteiro.

            A luz de motor pode ser um bilião de coisas. uma delas é o colector, que pode ou não ser reparavel dependendo do problema. E se tiver mesmo que ser substituido, arranja isso fácilmente no OLX.

            Em relação ao Focus, de facto a unica coisa anormal foi o alternador. Acho estranho não lhe terem sugerido uma reparação ou um reconstruido, que fazem o mesmo trabalho e custam muito menos que um novo. Se calhar deixou-se enganar...
            O resto é pura manutenção. Se não se informou antes de comprar, ou foi mal informado, isso é outra historia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Charlitz Ver Post
              No Focus já meti amortecedores novos a frente com cerca de 100.000 KM, alternador novo, com cerca de 120.000 KM, correia de distribuição... entre outras coisas, mas estas as mais graves... agora tem 160.000 KM.

              Achas isso problemas ? Isso basicamente é material de desgaste excpeto o alternador !

              Todos os carros teem de levar amortecedores , depende sim é do trajecto que é feito e do cuidado que se tem .... basta andares pelos buracos todos e a dar brita que eles vao se queixar .

              Para te contemplar ainda mais tenho aqui em casa um focus de 2003 1.4 e já conta com perto de 200 mil kms e amortecedores todos de origem e em bom estado !

              No teu caso NAO é inteiramente do colector e o sensor que meteste foi um erro !

              Para mim deves ter um problema no proprio quadrante que avariou ! Até mesmo a bateria quando está fraca os quadrantes recentem se

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Só o alternador fica um bocado fora da mãe... amortecedores sabes que depende muito dos caminhos e porradas que as rodas levam... a correia não sei qual é o prazo nesse motor mas não me parece nada mau...

                Prepara-te para um motor novo se deixares lixar esse turbo... isso é que dói mesmo na carteira...

                E tens muita sorte em não ter daquelas magníficas embraiagens com disco bimassa!



                Camarada... carros são todos uma mreda! Mas a gente precisa deles para viver...
                Por acaso em Dezembro apareceu-me algumas vezes o famoso "Erro sistema do Motor" quando ia em auto estrada, mas ultimamente não tem aparecido... e não é o filtro de partículas porque ele não tem, na altura pensei que fosse algo com o turbo.
                Mas agora deixaste-me preocupado, o turbo "normalmente" vai a vida a que quilómetros? e a embraiagem?
                embraiagem com disco bimassa tipo as da opel astra de 2006 acho eu? o meu cunhado tem um e pifou a embraiagem e ele disse-me que foi o caraças para arranjar aquilo porque tinha de ser uma nova e era muito cara...

                Comentário


                  #9
                  Olá viva, este é o meu primeiro post no forum, já ha algum tempo que acompanho mas hoje venho aqui tentar ajudar o user com o problema no Ford.

                  Tenho um ford mondeo 1.8 16v do modelo anterior a esse e digo já que o problema maior é serem carros relativamente raros (a gasolina claro) e como tal os seus problemas mais comuns são bastante desconhecidos mesmo na própria marca. Em paises como a Inglaterra (por onde já andei) há mondeos (a gasolina, geralmente o 2.0) aos ponta-pés e qualquer mecanico de esquina sabe mexer neles.

                  Faço-lhe uma pergunta: quais os coletores que têm esse problema? Admissão ou escape? Digo já porquê:

                  Esse motor 1.8 Duratec tem um problema de origem nos coletores de admissão, são uma especie de "flaps" internos (defletores) que com o tempo se partem, depois o motor engole-os e vai à vida, só com motor novo. Se for esse o caso, a resolução e simples, é só mandar tirar a peça e tapar os buracos dos encaixes com araldite, simples e barato. Na Ford vão cobrar por meter uns novos mais resistentes mas que vão berrar novamente.

                  Se tiver por aí um orçamento detalhado dos tais 400 euros, verifique se não é esse o problema, é um dos problemas conhecidos desse motor e até é facil de corrigir definitivamente.

                  Boa sorte, alguma coisa disponha!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Olá viva, este é o meu primeiro post no forum, já ha algum tempo que acompanho mas hoje venho aqui tentar ajudar o user com o problema no Ford.

                    Tenho um ford mondeo 1.8 16v do modelo anterior a esse e digo já que o problema maior é serem carros relativamente raros (a gasolina claro) e como tal os seus problemas mais comuns são bastante desconhecidos mesmo na própria marca. Em paises como a Inglaterra (por onde já andei) há mondeos (a gasolina, geralmente o 2.0) aos ponta-pés e qualquer mecanico de esquina sabe mexer neles.

                    Faço-lhe uma pergunta: quais os coletores que têm esse problema? Admissão ou escape? Digo já porquê:

                    Esse motor 1.8 Duratec tem um problema de origem nos coletores de admissão, são uma especie de "flaps" internos (defletores) que com o tempo se partem, depois o motor engole-os e vai à vida, só com motor novo. Se for esse o caso, a resolução e simples, é só mandar tirar a peça e tapar os buracos dos encaixes com araldite, simples e barato. Na Ford vão cobrar por meter uns novos mais resistentes mas que vão berrar novamente.

                    Se tiver por aí um orçamento detalhado dos tais 400 euros, verifique se não é esse o problema, é um dos problemas conhecidos desse motor e até é facil de corrigir definitivamente.

                    Boa sorte, alguma coisa disponha!
                    Olá amigo, antes de mais obrigado pelo comentário.
                    É assim eu não sei se o coletor é de admissão ou escape mas vou-me informar melhor para saber, mas o mecânico na oficina falou-me de uma tais "borboletas" no interior dessa peça que estão a ficar danificadas... é isso que dizes "flaps" internos (defletores)??? Ele não me falou de reparação mas sim de uma peça nova mesmo...

                    Não vou mandar arranjar agora, mas tenho receio de andar com ele porque tenho medo de estourar o motor e ser ainda pior o prejuízo. Vou falar com a Ford.

                    Comentário


                      #11
                      Boas! Estive em Julho de 2012 para comprar um Ford Mondeo 1.8 de 125cv de finais de 2001, dos primeiros desse modelo. Acabei por não o trazer porque, mesmo com 45mil Km reais, já estava a fazer o barulho típico desse problema do colector de admissão. O motor tem admissão variável e, como tal, tem um veio metálico que controla 4 flaps/borboletas para regular o influxo de ar. Esse veio desgasta-se em zonas muitos específicas e em caso de desgaste extremo, pode partir e uma parte pode ir parar dentro do motor, arruinando-o. A solução passa por remover as flaps e deixa de ter admissão variável ou substituir o colector por um novo, ou um usado das séries mais recentes (2004 ou 2005) que já têm esse problema resolvido. De resto, achei o carro um mimo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Charlitz Ver Post
                        Mas agora deixaste-me preocupado, o turbo "normalmente" vai a vida a que quilómetros? e a embraiagem?
                        Não te martirizes sem necessidade! Essas coisas não existem! Isto não funciona tipo taxímetro... antes fosse!

                        Vai apenas mantendo uma manutenção regular e utilizando os óleos recomendados pelo fabricante. Levar a uma oficina especializada (marca ou as outras boas que trabalham em turbocompressores - Bosch, por exemplo...) quando suspeitares de problemas de rendimento (até pode ser um tubo desencaixado ou roto!), mas não fazer pânico sem necessidade...

                        Das várias Focus que tivemos, só uma teve esse problema... por acaso foi com esses km (160 mil) mas o importante é reter que eram 6 carros e apenas um teve esse problema! O mais importante é manutenção (que nunca faltou a nenhum daqueles... e paga a preço de ouro dos concessionários) e saber o que fazer quando ele um dia resolver começar a beber todo o óleo do motor (que é um bom motor PSA-Ford!).

                        Tens um belo carro! Só as trocámos por Octavias 6 meses antes do final do contrato porque a administração da empresa assim o entendeu. Ficámos um bocado chateados pela decisão da marca... portanto as Octavias já estão agora na 2ª remessa... mais uns Superbs e Fabias... É assim... são negócios! Quando nos lixam uma vez, perdem o cliente para sempre...

                        Comentário


                          #13
                          É precisamente isso das "borboletas" e é tal qual como explica o LuisMiguelC. E sim é perigoso andar assim, pode dar cabo do motor. E tal como ele referiu ouve-se um barulho diferente.
                          Lá no Reino Unido onde há carros desses aos montes o pessoal costuma retirar essa peça. Dizem que o carro fica praticamente igual. Na Ford vão sugerir-te a troca da peça. Se tiveres um mecânico de confiança (e competente) pode tirar-te a peça, a unica coisa importante é tapar os orificios onde o veio está encaixado com uma substancia do tipo araldite. Na realidade nem é nada do outro mundo.

                          Tens aí um grande carro... mas esse problema pode dar cabo dele, tem cuidado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Charlitz Ver Post
                            Por acaso em Dezembro apareceu-me algumas vezes o famoso "Erro sistema do Motor" quando ia em auto estrada, mas ultimamente não tem aparecido... e não é o filtro de partículas porque ele não tem, na altura pensei que fosse algo com o turbo.
                            Mas agora deixaste-me preocupado, o turbo "normalmente" vai a vida a que quilómetros? e a embraiagem?
                            embraiagem com disco bimassa tipo as da opel astra de 2006 acho eu? o meu cunhado tem um e pifou a embraiagem e ele disse-me que foi o caraças para arranjar aquilo porque tinha de ser uma nova e era muito cara...
                            Os 1.6 sao algo picuinhas quanto ao oleo que bebem, se queres que o Turbo te dure uma vida, meter sempre o oleo recomendado pela marca (Forumla Ford).

                            Outra coisa, as primeiras unidades dos 1.6 tinha um problema que foi resolvido salvo erro em 2007-2008, que é o tubo de retorno do oleo do turbo, esse tubo pode ir à vida e comprometer a saude do turbo, tenta verificar todas as tubagens do turbo.

                            Quanto à embraiagem, depende do uso. Contudo, estes motores tambem gostam de volantes do motor (bi-massa), se a carrinha em manobras de estacionamento por exemplo, ao fazer o ponto de embraiagem, treme excessivamente, pode ser sinal que o volante tem problemas, e isso pode custar e bem na carteira.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um Mondeo de 2001 do modelo que saiu nesse ano.

                              Avariou logo passados 6 meses por um problema com a bomba de combustivel.

                              Desde então tem sido sempre ultra-fiável e já tem mais de 170 k km.

                              Tb tenho um Focus de 2008 e até agora sem falha. Mesmo partes sensiveis como os farois direccionais não avariaram!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                É precisamente isso das "borboletas" e é tal qual como explica o LuisMiguelC. E sim é perigoso andar assim, pode dar cabo do motor. E tal como ele referiu ouve-se um barulho diferente.
                                Lá no Reino Unido onde há carros desses aos montes o pessoal costuma retirar essa peça. Dizem que o carro fica praticamente igual. Na Ford vão sugerir-te a troca da peça. Se tiveres um mecânico de confiança (e competente) pode tirar-te a peça, a unica coisa importante é tapar os orificios onde o veio está encaixado com uma substancia do tipo araldite. Na realidade nem é nada do outro mundo.

                                Tens aí um grande carro... mas esse problema pode dar cabo dele, tem cuidado.
                                Porque dizes isso? por acaso até gosto dele, foi o meu pai que o comprou na Ford completamente novo, era carro de fim de semana e apenas tem 70 mil km hoje, nos últimos anos é que comecei a andar mais com ele e o meu irmão no Focus.
                                O Mondeo é 1 carro familiar, muito confortável e anda razoalvelmente bem, apenas bebe um bocado em demasia na minha opinião mas pronto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                  Boas! Estive em Julho de 2012 para comprar um Ford Mondeo 1.8 de 125cv de finais de 2001, dos primeiros desse modelo. Acabei por não o trazer porque, mesmo com 45mil Km reais, já estava a fazer o barulho típico desse problema do colector de admissão. O motor tem admissão variável e, como tal, tem um veio metálico que controla 4 flaps/borboletas para regular o influxo de ar. Esse veio desgasta-se em zonas muitos específicas e em caso de desgaste extremo, pode partir e uma parte pode ir parar dentro do motor, arruinando-o. A solução passa por remover as flaps e deixa de ter admissão variável ou substituir o colector por um novo, ou um usado das séries mais recentes (2004 ou 2005) que já têm esse problema resolvido. De resto, achei o carro um mimo!
                                  Peço desculpa por desenterrar o tópico mas estou a pensar adquirir um Mondeo 2.0 a gasolina de 2001 e gostava de saber como é que posso identificar o problema do colector de admissão. Obrigado

                                  Comentário

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