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Ovni? opel corsa 1.3 cdti van 2008 - o que é este objeto?

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    Ovni? opel corsa 1.3 cdti van 2008 - o que é este objeto?

    Boas,
    adquiri um opel corsa 1.3cdti van de 2008.
    Através da foto em anexo, pode-se verificar que no tablier, ao centro, existe um pequeno orifício que continha um pequeno cilindro de plástico (que entretanto caiu para dentro qdo carreguei com um pco de força)

    A minha pergunta é. Alguém me sabe dizer o que é aquilo, para q serve?
    image.jpgimage.jpg
    É que já perguntei a várias pessoas e ninguém me sabe dizer ao certo.

    #2
    Será para fixar algum tipo de suporte para GPS?
    Algum sensor de..?

    Ahahah OVNI.. mto bom!

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      #3
      se o carro tiver acendimento automatico das luzes, poderia ser o sensor...

      Comentário


        #4
        Essa coisa não é um ventilador do AC?

        Comentário


          #5
          Sensor de luzes?

          Sensor de chuva?

          OVNI nao é com toda a certeza

          Comentário


            #6
            Suponho que seja o sensor de iluminação...

            Comentário


              #7

              Comentário


                #8
                O carro tem AC automático ?

                Comentário


                  #9
                  Não me parece, acho que todos os Corsa dessa geração têm isso. Será o receptor do comando do fecho centralizado?

                  Como é por ondas de rádio não deve ser problemático ficar para dentro, no máximo diminui o alcance do comando.

                  Comentário


                    #10
                    Boas, desde ja obrigado pelas respostas.
                    já me disseram q não é sensor de chuva (esse está no retrovisor)

                    qto ao AC o carro não tem AC
                    sensor de iluminação? Talvez. Mas a verdade é q aquilo tinha lá um cilindrozito q foi para dentro qdo empurrei e nada se alterou..está tudo a funcionar como antes: luzes, tudo.

                    Continua o mistério. Aceitam-se novas sugestões.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gsenra Ver Post
                      Não me parece, acho que todos os Corsa dessa geração têm isso. Será o receptor do comando do fecho centralizado?

                      Como é por ondas de rádio não deve ser problemático ficar para dentro, no máximo diminui o alcance do comando.
                      tem lógica isso talvez seja. Mas certezas certezas...ainda não há. Talvez tenha q perguntar na opel mesmo...se eles souberem...lol

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser apenas uma tampa plástica a tapar um furo onde pode ser instalado algum item opcional (exemplo: LED do alarme).

                        Comentário


                          #13
                          Aquele local é onde é montado o sensor de posição e intensidade solar para o AC Electrónico. Nas versões sem esse equipamento (como é o caso), apenas tem uma peça cilíndrica e esférica na parte superior, para ocupar o espaço. Essa peça é encaixada e, ao fazer pressão, acaba por desencaixar e cair para dentro. Podes tirar a tampa e ver se ficou lá, para voltar a encaixar.

                          Os sensores de chuva e luz são montados directamente no vidro.

                          Comentário


                            #14
                            Então tu não sabes o que é e vais carregar lá com força?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                              Aquele local é onde é montado o sensor de posição e intensidade solar para o AC Electrónico.
                              Desconhecia completamente que um AC Auto se regulava em função da posição e intensidade do sol.

                              Queres elaborar um pouco mais sobre o assunto, Tubs?

                              Comentário


                                #16
                                isso é o imobilizador...comando fecho das portas...ja tive um corsa D e esse partiu...

                                o carro tranca bem as portas com o comando?

                                Comentário


                                  #17
                                  isso é o imobilizador...controla o fecho das portas...o comando funciona bem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Desconhecia completamente que um AC Auto se regulava em função da posição e intensidade do sol.

                                    Queres elaborar um pouco mais sobre o assunto, Tubs?
                                    Depende dos AC's, muitos utilizam apenas um (ou mais) sensores de temperatura no interior, e o típico sensor de temperatura exterior. No caso da Opel, a partir do Omega B (e depois Astra G, Astra H, Corsa C, Vectra C, etc.), passou a adicionar também o sensor de posição e intensidade solar (descobri-o quando montei AC Electrónico no meu Astra).

                                    A Opel defende que "20 graus à noite são diferentes de 20 graus de dia", e consideram que um sistema de ar condicionado se deve regular pela sensação térmica criada nos ocupantes da viatura. Para isso, a solução que arranjaram foi um dispositivo que conseguisse medir a posição do sol, e a sua intensidade. Imagina que fazes uma viagem longa, e com o passar das horas, o sol (é o planeta, mas dá para perceber a ideia), naturalmente, vai-se deslocando (e tu também), a dada altura poderás ter incidência do sol sobre o lado esquerdo do carro, e a outra altura este poderá incidir sobre o lado direito... as sensações nos ocupantes vão alterar bastante nestas condições, mesmo que regules, por exemplo, 20 graus. Com este sensor, ele consegue canalizar a distribuição do ar de forma a compensar este tipo de detalhe - o mesmo se prende com a intensidade do sol. 20 graus para o condutor, sem incidência do sol, pode estar perfeito, mas os mesmos 20 (ou 21, 22, nos independentes) para o passageiro podem já não ser suficientes por estar a "levar com sol". No caso das versões com AC Independente, o sensor de posição e intensidade solar é duplo. Acho que tenho cá fotos de um desmontado e já colo aqui.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                      isso é o imobilizador...comando fecho das portas...ja tive um corsa D e esse partiu...

                                      o carro tranca bem as portas com o comando?
                                      Não gosto de pessoas que falam do que não sabem. E tu, não sabes do que falas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                        Depende dos AC's, muitos utilizam apenas um (ou mais) sensores de temperatura no interior, e o típico sensor de temperatura exterior. No caso da Opel, a partir do Omega B (e depois Astra G, Astra H, Corsa C, Vectra C, etc.), passou a adicionar também o sensor de posição e intensidade solar (descobri-o quando montei AC Electrónico no meu Astra).

                                        A Opel defende que "20 graus à noite são diferentes de 20 graus de dia", e consideram que um sistema de ar condicionado se deve regular pela sensação térmica criada nos ocupantes da viatura. Para isso, a solução que arranjaram foi um dispositivo que conseguisse medir a posição do sol, e a sua intensidade. Imagina que fazes uma viagem longa, e com o passar das horas, o sol (é o planeta, mas dá para perceber a ideia), naturalmente, vai-se deslocando (e tu também), a dada altura poderás ter incidência do sol sobre o lado esquerdo do carro, e a outra altura este poderá incidir sobre o lado direito... as sensações nos ocupantes vão alterar bastante nestas condições, mesmo que regules, por exemplo, 20 graus. Com este sensor, ele consegue canalizar a distribuição do ar de forma a compensar este tipo de detalhe - o mesmo se prende com a intensidade do sol. 20 graus para o condutor, sem incidência do sol, pode estar perfeito, mas os mesmos 20 (ou 21, 22, nos independentes) para o passageiro podem já não ser suficientes por estar a "levar com sol". No caso das versões com AC Independente, o sensor de posição e intensidade solar é duplo. Acho que tenho cá fotos de um desmontado e já colo aqui.
                                        Esse sensor deve estar em todos os carros com AC automático e funciona sempre na maneira que descreveste.

                                        Por acaso só descobri o que era há uns meses atrás, no meu carro essa 'bola' está mesmo junto ao vidro do lado direito.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                          Depende dos AC's, muitos utilizam apenas um (ou mais) sensores de temperatura no interior, e o típico sensor de temperatura exterior. No caso da Opel, a partir do Omega B (e depois Astra G, Astra H, Corsa C, Vectra C, etc.), passou a adicionar também o sensor de posição e intensidade solar (descobri-o quando montei AC Electrónico no meu Astra).

                                          A Opel defende que "20 graus à noite são diferentes de 20 graus de dia", e consideram que um sistema de ar condicionado se deve regular pela sensação térmica criada nos ocupantes da viatura. Para isso, a solução que arranjaram foi um dispositivo que conseguisse medir a posição do sol, e a sua intensidade. Imagina que fazes uma viagem longa, e com o passar das horas, o sol (é o planeta, mas dá para perceber a ideia), naturalmente, vai-se deslocando (e tu também), a dada altura poderás ter incidência do sol sobre o lado esquerdo do carro, e a outra altura este poderá incidir sobre o lado direito... as sensações nos ocupantes vão alterar bastante nestas condições, mesmo que regules, por exemplo, 20 graus. Com este sensor, ele consegue canalizar a distribuição do ar de forma a compensar este tipo de detalhe - o mesmo se prende com a intensidade do sol. 20 graus para o condutor, sem incidência do sol, pode estar perfeito, mas os mesmos 20 (ou 21, 22, nos independentes) para o passageiro podem já não ser suficientes por estar a "levar com sol". No caso das versões com AC Independente, o sensor de posição e intensidade solar é duplo. Acho que tenho cá fotos de um desmontado e já colo aqui.

                                          Desconhecia completamente. Julgava que o AC automático geria-se apenas em função de sensores de temperatura e que, se não fosse bi-zona, (não confundir com boazona) jamais diferenciaria fluxos de ar entre o lado direito do lado esquerdo.

                                          Tenho um carro com AC Auto e não tenho nem ideia se faz essa gestão segundo a posição do sol. Talvez tenha, não é um Opel mas o centro técnico europeu da marca está em Rüsselsheim, por alguma razão é!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Desconhecia completamente. Julgava que o AC automático geria-se apenas em função de sensores de temperatura e que, se não fosse bi-zona, (não confundir com boazona) jamais diferenciaria fluxos de ar entre o lado direito do lado esquerdo.

                                            Tenho um carro com AC Auto e não tenho nem ideia se faz essa gestão segundo a posição do sol. Talvez tenha, não é um Opel mas o centro técnico europeu da marca está em Rüsselsheim, por alguma razão é!
                                            Então também tem essa 'bola'. Já o meu antigo Audi A3 a tinha.

                                            Mas esse sistema não serve para diferenciar temperaturas entre o lado esquerdo e direito... se não tem bizona não o pode fazer.

                                            Regula a temperatura do ar dentro do carro e a velocidade da ventoinha. (ou isto só faz o sensor interno?).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                              Esse sensor deve estar em todos os carros com AC automático e funciona sempre na maneira que descreveste.

                                              Por acaso só descobri o que era há uns meses atrás, no meu carro essa 'bola' está mesmo junto ao vidro do lado direito.
                                              Já vi bastantes sem esse sensor (o X3 da minha mãe, que é novo, não o tem BM Powa! - Resultado, tem um sistema de ar acondicionado electrónico vergonhoso, fraco, e de má/péssima qualidade).

                                              Ficam aqui umas fotos do dito, neste caso, de um Vectra C.









                                              O do Corsa é mais pequeno porque não é independente.
                                              Ficheiros anexados

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito resumidamente é um filtro de raios UV/Luz solar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                  Então também tem essa 'bola'. Já o meu antigo Audi A3 a tinha.

                                                  Mas esse sistema não serve para diferenciar temperaturas entre o lado esquerdo e direito... se não tem bizona não o pode fazer.

                                                  Regula a temperatura do ar dentro do carro e a velocidade da ventoinha. (ou isto só faz o sensor interno?).
                                                  Mesmo sem bizona, em alguns casos, pode diferenciar, separadamente, a distribuição do ar. Há muitos e diferentes sistemas, no caso da Opel sei como funciona, noutros não. Ele não vai diferenciar com escolha nossa, o que ele vai fazer é - regulas 20 ºC, e ele coloca o interior de forma provocar essa sensação térmica para os ocupantes, mesmo que o sol esteja a incidir fortemente só de um lado - para isso, obrigará a que o fluxo de ar seja maior sobre o lado onde o sol incide, dado que o ar dessa zona vai estar a aquecer mais rapidamente por acção do sol.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                    Muito resumidamente é um filtro de raios UV/Luz solar.
                                                    Mais ou menos isso, sim. Com equipamento de diagnóstico, até é possível ver a radiação/intensidade solar em W/m2.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      TubullarBells, será que o meu Vectra B tem isso? Eu tenho AC Auto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                        Mesmo sem bizona, em alguns casos, pode diferenciar, separadamente, a distribuição do ar. Há muitos e diferentes sistemas, no caso da Opel sei como funciona, noutros não. Ele não vai diferenciar com escolha nossa, o que ele vai fazer é - regulas 20 ºC, e ele coloca o interior de forma provocar essa sensação térmica para os ocupantes, mesmo que o sol esteja a incidir fortemente só de um lado - para isso, obrigará a que o fluxo de ar seja maior sobre o lado onde o sol incide, dado que o ar dessa zona vai estar a aquecer mais rapidamente por acção do sol.
                                                        Pensei que não fizesse isso. No meu caso, mazda3(tem bizona), pelo que li no manual do carro, ele regula a intensidade da saída do ar e a temperatura consoante a intensidade da luz solar que está a incidir naquele momento. É um sistema que dá jeito pois carregas no 'auto' e ele faz tudo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Desconhecia completamente. Julgava que o AC automático geria-se apenas em função de sensores de temperatura e que, se não fosse bi-zona, (não confundir com boazona) jamais diferenciaria fluxos de ar entre o lado direito do lado esquerdo.

                                                          Tenho um carro com AC Auto e não tenho nem ideia se faz essa gestão segundo a posição do sol. Talvez tenha, não é um Opel mas o centro técnico europeu da marca está em Rüsselsheim, por alguma razão é!
                                                          ehehe, eu penso que há muitos assim, honestamente... Nos anos 90, principalmente. Imagina a minha cara quando comecei a estudar o funcionamento do AC para o Astra G, e descobri este tipo de detalhes? Depois claro, até na própria caixa e condutas de ar possui medidores de fluxo - o que faz todo o sentido. (isto vai de encontro ao que defendo às vezes por aqui, é quando desmontamos e estudamos as coisas que percebemos a qualidade, ou não, das mesmas - o carro da minha mãe não tem disto... E o Astra saiu em 1998 e o dela em 2012 )

                                                          boazona é mais interessante

                                                          Relativamente ao bi-zona, a optimização é, ainda melhor!

                                                          Se for o do Clio II, não tenho a certeza se tem, e por acaso acho o AC dele um pouco "brusco", daí achar que não tem esse sensor, mas não posso falar porque não tenho a certeza. No entanto, acho que deves comprar um Opel para circulares muito confortável seja em dias de extremo calor ou extremo frio É que conforto, como sempre defendi, não são só banquinhos a apaparicar o cuzinho

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            TubullarBells, será que o meu Vectra B tem isso? Eu tenho AC Auto.
                                                            EDIT: Oh, Desculpa confundi-te com o GTTDI O teu Vectra B tem isso (no topo do tablier, ao centro) e continua a ter o outro sensor à moda antiga, na consola central. É talvez a transição do sistema. É praticamente igual ao sistema do Omega B. Não funciona tão bem, é um facto, mas cumpre.

                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Pensei que não fizesse isso. No meu caso, mazda3(tem bizona), pelo que li no manual do carro, ele regula a intensidade da saída do ar e a temperatura consoante a intensidade da luz solar que está a incidir naquele momento. É um sistema que dá jeito pois carregas no 'auto' e ele faz tudo.
                                                            Mas faz Estes sistemas assim funcionam muito muito bem. Exactamente, é isso! Tal como faço no meu, coloco em Auto, e posso ir de norte a sul do país, durante o dia todo, sair com o sol a nascer com 10 graus, e passar pelo Alentejo com 35 e sol alto, que o sistema regula tudo direitinho para manter a temperatura interior sempre estável e uniforme.
                                                            Editado pela última vez por TubularBells; 06 March 2014, 11:10.

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