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Consumo exagerado de água.

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    Consumo exagerado de água.

    Boas,
    Tão é o seguinte , ao uns tempos para cá o meu Golf3 Gt tdi anda a consumir água em demasia, que veja a perder não está, poderia porque ainda á pouco tempo o tubo de ferro de água começou a perder e foi soldado a cobre um bocado . Mas penso que não esteja a verter de novo, e o vaso de expansão está em pressão visto que nota-se que sai água do vaso, penso que seja pela tampa.
    Alguém tem uma ideia?

    #2
    Sendo um circuito fechado o consumo deveria ser zero ...

    Fuga pela certa

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      #3
      Se o vaso estiver com pressão mesmo com o motor frio e desligado de um dia para o outro, 99% de certezas em como a junta da cabeça queimou e está com fuga de água por aí.

      Verifica se a tampa do óleo tem uma pasta amarelada por dentro e/ou se a água do vaso tem vestígios de óleo. Também são indícios que a junta queimou.

      Outra situação, mas menos provável devido a esse pormenor da pressão no vaso: fuga pela bomba.

      Ou então também pode ser a tampa do vaso mal apertada, mas esta última já não acredito.

      Comentário


        #4
        Com o carro frio e o vaso aberto a água borbulha , mas pouco, penso que seja normal. A bomba de água e a tampa vou verificar. Acerca do vaso a água está um bocado com cor de ferrugem, mas devido ao antigo dono se ter desleixado , já fiz limpezas e apenas uso anticongelante ou água destilada, mas os tubos tem um pouco de ferrugem e a água acaba por ficar castanha, mas se tem sinais de óleo sinceramente não dá para reparar bem.

        Comentário


          #5
          A tampa estará danificada? Não custa experimentar trocar. É barato.

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            #6
            Acerca da tampa , nota-se na parte de dentro do capo por cima do vaso que algures no vaso deixa sair água,mas não sei se considerável para aquele gasto que noto. Mas a água em andamento anda mesmo á tona da tampa?? , mesmo por cima do respirador do vaso??

            Óleo gasta um bocado, mas sempre gastou, o carro nas minhas mão nunca passou dos 95 , 100º Graus no pico no Verão. E agora como está um bocado mais de calor e como sou do Alentejo noto que dentro da cidade a temperatura sobe mais que o normal, mas em viagem está normal.

            Comentário


              #7
              95º ou 100ºC são exagerados para esse motor.

              O ponteiro devia estagnar nos 90ºC tratando-se do 1.9TDI, seja inverno ou verão.

              Troca o termostato e com urgência que essa cabeça anda a levar com temperatura a mais.

              Aproveita e troca a tampa do reservatório que quase de certeza que tem fuga. Esta duas peças compra originais, podem ser um pouco mais caras mas neste caso as de concorrência não valem nada e é para teres problemas outra vez.

              O pessoal esquece-se de um pormenor relativamente à água subir no vaso de expansão. Com o motor ao relanti a água pode até não sair, mas experimentar dar umas aceleradelas que vês logo a água a subir e em andamento ainda sobe mais e claro sai fora do vaso.

              Isso quer é uma boa limpeza do sistema, termostato e tampa novos.

              Comentário


                #8
                Desculpa a minha ignorância , e na questão do termóstato a comprar, qual compro o nome técnico? Para fixar-se nos 90ºC e a ventoinha ligar quando as ultrapassar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joao999 Ver Post
                  Desculpa a minha ignorância , e na questão do termóstato a comprar, qual compro o nome técnico? Para fixar-se nos 90ºC e a ventoinha ligar quando as ultrapassar.
                  O nome técnico é mesmo termostato. Vais à VW, levas o livrete que eles sabem o que te dar.
                  Se trocares o termostato (e se o motor de facto não tiver mais problema nenhum como a junta da cabeça com fissuras) vai resolver o problema do aquecimento pois o termostato vai abrir mais cedo e a água entra mais cedo no motor não o deixando aquecer tanto.

                  Ora, ao não deixar aquecer tanto o sistema também não ganha tanta pressão, e com a tampa do vaso de expansão que vais colocar nova fica tudo resolvido e sem fugas cá para fora.

                  Essas duas peças são essenciais para o sistema de refrigeração. Convém lavar o sistema e colocar líquido G12 que é o recomendado para esse motor.

                  Comentário


                    #10
                    Sim muito obrigado por a sua amabilidade de explicar , a si também as outros pessoas que comentaram este tópico.
                    Sendo assim vou á VW e compro um termostato , tampa do vaso e o G12, e mando limpar o circuito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joao999 Ver Post
                      Sim muito obrigado por a sua amabilidade de explicar , a si também as outros pessoas que comentaram este tópico.
                      Sendo assim vou á VW e compro um termostato , tampa do vaso e o G12, e mando limpar o circuito.
                      Exactamente. Até digo já por alto os valores para ir com a carteira preparada.

                      A tampa custa 18€, o termostato cerca de 30€ e o G12 uns 15€.

                      Mas é uma intervenção que pode evitar problemas e despesas no futuro. O sistema fica impecável.

                      Mas ter em atenção se o motor não tem mesmo mais nada de grave, se não cospe já óleo pela vareta ao relanti, se não tem água no óleo (se estiver preto está bom).

                      Boa sorte acima de tudo.

                      Comentário


                        #12
                        Nunca eu pensei saber dos valores tão depressa

                        O que tem oleo é a tampa do oléo e por cima e aqueles 4 " cones" pouco , não me recordo como se chamam, cuspir oleo penso que não, o óleo penso que tem a cor normal, ele cai uma pinga no chão devido a ter uma micro fissura no carter e é mesmo preto.

                        E esperar que com a limpeza as tubagens não abram fissuras .

                        Comentário


                          #13
                          Esse motor costuma é ter óleo naquele tubo de respiro do óleo e naquele cilindro em plástico onde liga o tubo, é normal.

                          Mas isso não mata o motor, agora andar assim com o sistema de refrigeração sim pode matá-lo.

                          Que limpem bem o sistema, isso é muito importante, troquem o termostato e a tampa e depois passa cá a dizer os resultados.

                          Comentário


                            #14
                            Sim claro, eu digo os resultado. Não sei quando vou fazer, mas quando mais depressa eu puder faço.
                            Primeiro vou pedir preços de quanto me fica mandar limpar o circuito e a onde.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                              Exactamente. Até digo já por alto os valores para ir com a carteira preparada.

                              A tampa custa 18€, o termostato cerca de 30€ e o G12 uns 15€.

                              Mas é uma intervenção que pode evitar problemas e despesas no futuro. O sistema fica impecável.

                              Mas ter em atenção se o motor não tem mesmo mais nada de grave, se não cospe já óleo pela vareta ao relanti, se não tem água no óleo (se estiver preto está bom).

                              Boa sorte acima de tudo.
                              Porra. €18 a tampa? Relembra-me para não comprar WW's.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                Porra. €18 a tampa? Relembra-me para não comprar WW's.
                                Depende do que estás habituado, mas não é um preço anormal.

                                Para os Mercedes e BMW é sensivelmente a mesma coisa (um pouco mais caro até).

                                Comentário


                                  #17
                                  No fim de contas não vai fazer diferença nenhuma se numa marca custa 9€ e noutra são 21€... uma junta queimada custa um pouco mais e demora mais umas horas a substituir...

                                  Comentário

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