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Audi A3 1.6i 99 - consumos elevados

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    Audi A3 1.6i 99 - consumos elevados

    Como indica o titulo, tenho um Audi A3 de 1999, 1600c3 a gasolina.
    Pelo que vejo na net, o máximo que vi foi 9L/100 e eu estou a fazer 13.5l/100.
    Não tenho CB, mas o tanque tem 55L e com um depósito faço 418KM.
    Fui a um mecânico de confiança, ligou o carro á máquina e disse que se não soubesse qual era o carro, dizia que tinha acabado de sair de fábrica.
    Apenas recomendou fazer viagens longas e puxar pelo carro. Esqueci-me de referir que sou de Ponta Delgada, S.Miguel Açores.
    O que poderá ser estes consumos elevados? A minha carteira não aguenta..
    Obrigado

    #2
    O carro faz muitas subidas?

    Comentário


      #3
      Não, Ponta Delgada não tem muito relevo.
      Ando em pontos mortos e sempre o mesmo consumo.

      Comentário


        #4
        Aconselho fazer uma revisão aos sistemas de ignição e alimentação.
        Retirar velas para verificar o estado das mesmas e se necessário substituir (as quatro).
        Verificar filtros do ar e combustível, especialmente este ultimo que é frequentemente esquecido.
        No meu carro substituí as velas, filtros, tampa e rotor do distribuidor (esse carro não deve ter) e baixei os consumos de uns alucinantes 13l/100 para os 9l/100 anunciados no manual do carro.

        Comentário


          #5
          Pode ser velas. Usar as recomendadas para o modelo. Conheço quem tivesse medias acima 3l/100 por usar outras velas. E nao apenas num carro mas varios carros. Um deles era BMW a gasolina e passou de 13 para 9. A questao é q mesmo velas que sejam similares e ate adaptadas ao modelo, os carros fazem varias medicoes electronicas passando corrente pelas velas. Basta ser ligeiramente diferentes q vai dar informacoes erradas à centralina e esta injecta incorrectamente combustivel

          Tudo q é filtro como disse nosso colega deve ser trocado. Mas as velas normalmente sao esquecidas ou trocadas por versoes similares mas nao sendo iguais f***de as médias todas

          Comentário


            #6
            Continua a andar em ponto morto!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
              Continua a andar em ponto morto!!
              Além de não poupar nada, ainda está sujeito a gastar no bate-chapas.

              Comentário


                #8
                Catalizador nas couves também faz aumentar o consumo.

                Comentário


                  #9
                  O mecânico disse que o carro tá perfeito, velas boas, filtros, tudo.
                  Tou a ver que tenho que ir á audi :s

                  Comentário


                    #10
                    Esse mesmo carro, mas em boas condições, gasta 6,5 com o meu amigo Luis Maia.

                    Portanto o mal ou está nesse carro (manutenção, mudar de mecânico... ) ou no dono... ou na utilização... andas a testar isso para o rali sprint de Fafe ou para o rali de Portugal?

                    Nesse caso... 14 aos 100 é porque estás a andar muito devagar!

                    Comentário


                      #11
                      Não ando depressa, não deixo sequer passar das 2k rpm, a não ser na via rápida.
                      Que custo terei a verificar velas, filtros, etc?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                        Não ando depressa, não deixo sequer passar das 2k rpm, a não ser na via rápida.
                        Que custo terei a verificar velas, filtros, etc?
                        A sério que não passas da 2mil rpms? Se calhar é esse mesmo o problema

                        P.S. Não acredito que o problema possa estar em velas ou filtros (também porque o teu mecânico já viu o carro), porque o aumento de consumo é muito grande.

                        Comentário


                          #13
                          Tento fazer uma condução económica, 2mil, 2mil e 500.
                          Não sei mesmo o que fazer já?

                          Comentário


                            #14
                            O carro sempre fez esses consumos ou começou a fazer agora?.....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                              Tento fazer uma condução económica, 2mil, 2mil e 500.
                              Não sei mesmo o que fazer já?
                              Esse motor até se dá bem em baixos regimes, para um carro a gasolina. Diria que numa condução normal, podemos estar entre as 2 mil e as 3500 rpms que fazemos boas médias. Claramente tens aí um problema. Nem o 116i cá de casa a fazer trajectos de 2 kms faz mais de 12. Esse não pode fazer 13.5 a não ser que haja alguma coisa mal.

                              Comentário


                                #16
                                Mas o que pode tar mal? para excluir opções para chegar ao problema

                                Comentário


                                  #17
                                  Vê a linha de combustível. Podes ter uma fuga.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    Além de não poupar nada, ainda está sujeito a gastar no bate-chapas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Troca a sonda lambda

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoaoPedro95 Ver Post
                                        Tento fazer uma condução económica, 2mil, 2mil e 500.
                                        Não sei mesmo o que fazer já?
                                        Em princípio, se não existem grandes subidas a vencer e se há cuidado também com a pressão no acelerador e antecipar travagens e afins, 2000-2500 rpm são o ideal para os consumos.

                                        Portanto, os 13 l/100 kms são anormais e obviamente não pode estar tudo bem com o carro. É difícil ajudar sem saber mais: cheira a gasolina no escape? Há algum tipo de falha/engasgo/soluço no trabalhar do motor? O ralenti, a quente, fica mais baixo (como deve de ser) do que a frio?

                                        Sem mais pistas, eu começaria por pensar num filtro de ar e de gasolina novos, assim como velas. São material que deve ser trocado com alguma periodicidade e portanto não se perde nada.

                                        Este carro usa bobinas à cabeça ou distribuidor?

                                        PS- Trocar a sonda lambda sem, com um multímetro, verificar se os valores que ela dá estão dentro do normal ou não? Isso é atirar dinheiro ao lixo, possivelmente.

                                        PS2- Como é que a média foi calculada?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                          Vê a linha de combustível. Podes ter uma fuga.
                                          O meu entendimento sobre carros é muito pouco, onde se situa essa linha de combustivel?


                                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                          Em princípio, se não existem grandes subidas a vencer e se há cuidado também com a pressão no acelerador e antecipar travagens e afins, 2000-2500 rpm são o ideal para os consumos.

                                          Portanto, os 13 l/100 kms são anormais e obviamente não pode estar tudo bem com o carro. É difícil ajudar sem saber mais: cheira a gasolina no escape? Há algum tipo de falha/engasgo/soluço no trabalhar do motor? O ralenti, a quente, fica mais baixo (como deve de ser) do que a frio?

                                          Sem mais pistas, eu começaria por pensar num filtro de ar e de gasolina novos, assim como velas. São material que deve ser trocado com alguma periodicidade e portanto não se perde nada.

                                          Este carro usa bobinas à cabeça ou distribuidor?

                                          PS- Trocar a sonda lambda sem, com um multímetro, verificar se os valores que ela dá estão dentro do normal ou não? Isso é atirar dinheiro ao lixo, possivelmente.

                                          PS2- Como é que a média foi calculada?
                                          Calculei o consumo da seguinte forma: o tanque tem 55L, com um depósito faço 418km.

                                          Quando tive com o mecânico vimos isso, acelarei a fundo e ele com a mão no escape, não dava cheiro nenhum a gasolina, só "cuspia" água, condensação.

                                          O motor trabalha perfeitamente, nada de engasgos, fallhas.

                                          Ralenti é quando estamos a baixas rotações sem acelarar? Desculpe a ignorancia

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ralenti é com o carro parado a trabalhar, em ponto morto, ou a trabalhar engatado...mas com o pé na embraiagem. São as 900-1000 rpm em que ele estabiliza, em princípio.

                                            Encheste o depósito e deixaste ficar completamente sem gasolina?

                                            Se o mecânico estivesse realmente interessado, facilmente via a pressão de gasolina a seguir ao filtro (com o medidor próprio) e logo aí despistava-se a bomba de gasolina e filtro, se estivessem bons. Se trabalha bem e não soluça vez alguma, ficará de lado um possível problema de ignição.

                                            Francamente, custa-me a crer um consumo tão elevado com o motor a trabalhar bem. Mais 1 l/100 kms ou 1.5 l/100 kms só por causa de uma sonda lambda estragada até percebia...e ainda assim isso ia-se notar no escape, em princípio. Daí insistir, e peço desculpa por isso, no método de cálculo.

                                            PS- A linha de combustível vai dos injectores até ao depósito, atrás, debaixo do carro. De facto, é uma hipótese...pode haver uma fuga ligeira.

                                            Ah, e ligar à máquina pode dar pistas mas é preciso saber interpretá-las. Um bom mecânico vale mais do que uma máquina de diagnóstico. As velas, filtro de ar e filtro de gasolina devem ficar a rondar os 60-70 euros, fora a MO (mais do que 1h para trocar isso é um roubo e, não fosse o tal parco conhecimento automobilístico, dizia para trocar em casa - é fácil).
                                            Editado pela última vez por carregalhe; 12 March 2014, 23:34.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Adquiri este carro em outubro, teve parado até janeiro, dava umas voltinhas como é obivo, por isso nas minhas mãos o consumo sempre foi este. O carro nao tem CB, como calcular o consumo de uma forma mais precisa?
                                              Parado em ponto morto, o ponteiro tá sempre nas 900-1000 rotações como disse.
                                              Em relação á fuga, se existisse, de manhã ao sair com o carro não tinha gasolina no chão?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode haver outro tipo de fuga que se manifeste só com os materiais quentes (e dilatando, deixando exposta alguma fissura), fazendo com que a gasolina evapore, mas é uma hipótese e não me parece muito provável.

                                                As únicas hipóteses realmente fiáveis de calcular são:

                                                a) atestar (até sair fora, para ter a certeza!) e deixar andar até ficar sem gasolina;
                                                b) atestar, passados 100 ou 200 kms reatestar e ver quantos kms fez com os litros que precisou de repor.

                                                Antes de mais qualquer ajuda, acho que é essencial um possível cálculo errado ficar logo fora de questão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E se houver uma fuga como essa que citou, como posso identificá-la?
                                                  Sexta vou atestar e ver quantos Km faço.
                                                  A ver se percebo a opção b, fazer 200km (1/2 depósito +/-) e depois atestar e ver com o litros que precisou meter o Km que foram feitos certo?

                                                  A unica coisa que noto é quando mudo, por exemplo de 1º para 2ª, como mudo ás 2milrpm, as vezes 1900, o carro dá um safanão, coisa leve. Mas isso penso ser porque tou devagar para a mudança.
                                                  Quando tou parado não treme, não noto nada de anormal.
                                                  Sei que a ultima vez que atestei, quando apitou a reserva tinha 418km feitos, assustei-me!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fazes pouca utilização do carro, pelos vistos. Mas isso de cuspir água pelo escape... pá! Só vendo! O mecânico viu e achou normal, de condensação? É capaz de ser apenas isso...

                                                    Mas esse carro nos Açores não pode gastar 14 litros sem ser a abrir! A menos que sejam esses percursos "maricas" dos 3-4 km de cada vez... mas mesmo que a sonda lambda esteja marada... a ECU (chamada de centralina) reconhece isso, ignora essa sonda e segue o mapeamento normal com a outra catrefada de sensores que lhe mandam sinais. A sonda lambda pode influenciar em mais 1 litro, no máximo, e perda de potência...

                                                    Isso tem sensor MAF ou é MAP? O MAF/MAPdanificado pode fazer isso... fizeram um teste desligando a ficha do MAF? Vale a pena tentar isso a ver se altera as leituras. É um consumo muito exagerado para a utilização...


                                                    Ou o meu amigo Maia anda a enganar-me há 10 anos! O gajo vai ter que casar comigo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esqueci-me de referir isso. Se tem MAF/MAP, é mais algo a somar à possível lista de culpados

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não faço ideia do que seja MAF ou MAP, lá está a minha ignorância.
                                                        Quando o carro foi ligado á maquina não deu qualquer erro, apenas o que sei.

                                                        EDIT: Como posso saber se o carro tem MAP/MAF?
                                                        Editado pela última vez por JoaoPedro95; 13 March 2014, 00:13.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E andar sempre sempre com o motor folgado !

                                                          É muito melhor andar com ele nas 3000 rpm mais com o pedal do acelerador no minimo que andares a 2000 rpm em 5ª e carregares a fundo para ele tentar desenvolver ( a isto se chama motor em esforço )

                                                          Utiliza bem a caixa !

                                                          E como teve parado e a andar sempre a baixas rpm vai puxar pelo motor para limpar bem isso

                                                          Comentário


                                                            #30



                                                            Os nossos manos brasileiros costumam ter vídeos porreiros disto e de tudo o mais... não me lembro dos sites... Mecânico online... Dr. Marcelo... pá, não me lembro!


                                                            OK! Se não sabes se tem ou não tem, então nem mexas que vai correr mal! Mas fica a ideia para perguntar ao mecânico (esse ou outro!) se a MAF está limpa e a funcionar bem.

                                                            Não mexas que isso tem um filamento que não pode ser partido!!!
                                                            Editado pela última vez por CL; 13 March 2014, 00:47.

                                                            Comentário

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