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BMW 320d (E46) vs Peugeot 406 Coupé 2.2 HDi - ou outra sugestão?

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    BMW 320d (E46) vs Peugeot 406 Coupé 2.2 HDi - ou outra sugestão?

    Boas, pessoal,

    Ando afastado do fórum há uns anitos, mas precisava das vossas opiniões/experiências relativamente aos carros mencionados, porque surgiu a oportunidade de comprar um ou o outro, pelo mesmo preço aproximadamente - cerca de 7000 euros.

    O 320d é de 2002 e o 406 Coupé é de 2003, e ambos têm mais ou menos a mesma quilometragem - pouco mais de 200.000 km. Ambos estão com pessoas de confiança - logo, sem km martelados nem nada que se pareça.

    A quilometragem não me assusta, apesar de saber da possibilidade de haver peças com desgaste, porque tenho acesso a peças a preços mais simpáticos e um mecânico de confiança (extrema) que até pode ajudar na avaliação inicial de ambos. Qualquer um deles é para fazer km, cerca de 200 km diários, daí a necessidade de serem diesel e terem que oferecer o maior conforto possível com consumos simpáticos, e fiabilidade.

    O 320d conheço bem, porque já tive uma 520d carrinha (E39) que deixou saudades. Cheguei a fazer viagens ao Algarve com ela a gastar 5 litros aos 100km, no maior conforto, a 120 km/h na A2 (apinhada de GNR).

    As minhas dúvidas são mais em relação ao 406 Coupé, que é um "sonho" antigo, porque sempre o achei absolutamente magnífico em termos de design (Pininfarina)... mas não o conheço minimamente em termos de mecânica, performance, consumos.

    O que têm a dizer sobre ambos? São carros que envelhecem bem? Têm alguma sugestão alternativa naquela gama de preços?

    Agradeço desde já as vossas respostas!
    Editado pela última vez por Onyros; 10 March 2014, 09:01.

    #2
    Boas opções que tens aí.

    Certamente o BMW será mais robusto como automóvel, mas tenho um amigo que teve um 406 coupé e depois comprou um Mercedes C30cdi AMG 3p e dizia que no interior o Peugeot era bem melhor, e mais silencioso...

    Em termos de motor, o BMW vai gastar menos de certeza, pois o 2.2hdi não era brilhante neste aspecto (embora não bêbado), e aí os 20d em estrada aberta gastam efectivamente pouco.

    Fui ver um 406 coupé em 2006 para comprar e o que eu não gostei (mariquices) foi dos comandos e ecrã do rádio e AC, bem como os botões dos vidros eléctricos. Mas ainda hoje me arrependo de o não ter comprado! E acho que isso diz bem do sentimento que esse carro gera! Já é um clássico! É melhorável em vários aspectos? Sim, é, mas também é bonito e não apenas "mais um" na estrada.

    Mais uma vez o motor: fiável. Trocar a bomba de água e já está pronto a rolar.

    Vai dando feedback acerca de qual compras.

    Boa sorte.

    Comentário


      #3
      Cada vez que ouço falar em 406 Coupé dá-me um certo nó no estômago, pois foi uma paixão de há 9 anos atrás que só me causou problemas que ainda não estão totalmente resolvidos, pelo contrário.

      Posto isto, posso falar um pouco do 406 Coupé. O Drifting já disse algumas coisas acertadas sobre o carro. Em termos subjectivos, não há grande coisa a dizer da linha exterior - o seu aspecto fala por si. Nesse sentido, é pena o interior ser praticamente igual ao da berlina, muito conservador e que não espelha minimamente a emoção que o exterior provoca.

      Tirando isso, e ao nível da fiabilidade, é em geral um bom carro, embora haja que ter em conta a questão do FAP (saber rigorosamente o estado e a manutenção) e outro problema típico que é a polie da cambota, que também costuma dar chatices.

      Fora isso, tem um chassis que, sem ser desportivo nem nada que se pareça, é feito para fazer muitos kms em bom conforto e segurança. A relação performances/consumos é que já não é muito actual. O motor responde com suavidade, pelo que não é de esperar uma condução muito entusiasmante, mas tem força suficiente para a grande maioria das situações.

      O BMW é capaz de transmitir um feeling mais ágil e interactivo e anda mais, sendo mais económico, mas é bastante mais vulgar, e a sua estética, embora elegante, perde em toda a linha para o 406 Coupé.

      Comentário


        #4
        Só para acrescentar, já que falas em possíveis alternativas: nesta linha de carros gosto também dos Mercedes CLK, é questão de ver o que arranjas, mas cuidado com certas datas de fabricação que se revelaram problemáticas em termos mecânicos e electrónicos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Só para acrescentar, já que falas em possíveis alternativas: nesta linha de carros gosto também dos Mercedes CLK, é questão de ver o que arranjas, mas cuidado com certas datas de fabricação que se revelaram problemáticas em termos mecânicos e electrónicos.
          O CLK também me agrada, vou investigar isso.

          E agradeço imenso as vossas contribuições. Preciso de mais dados racionais para justificar a escolha do 406 em detrimento do 320d, mas estou a chegar exactamente às conclusões que já esperava, que será difícil.

          Sobre os CLK, suponho que da mesma altura, não sei muito, mas também tive uma carrinha C220 CDI (2003) e suponho que os motores diesel dos CLK sejam equivalentes. Lembro-me de ser bastante mais disponível e ágil que o 20d, se bem que este estivesse "em cima" duma série 5 pesadinha, pesadinha. Os consumos andavam ela por ela, com a vantagem do 220CDI ter uma 6ª que dava muito jeitinho.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Cada vez que ouço falar em 406 Coupé dá-me um certo nó no estômago, pois foi uma paixão de há 9 anos atrás que só me causou problemas que ainda não estão totalmente resolvidos, pelo contrário.

            Posto isto, posso falar um pouco do 406 Coupé. O Drifting já disse algumas coisas acertadas sobre o carro. Em termos subjectivos, não há grande coisa a dizer da linha exterior - o seu aspecto fala por si. Nesse sentido, é pena o interior ser praticamente igual ao da berlina, muito conservador e que não espelha minimamente a emoção que o exterior provoca.

            Tirando isso, e ao nível da fiabilidade, é em geral um bom carro, embora haja que ter em conta a questão do FAP (saber rigorosamente o estado e a manutenção) e outro problema típico que é a polie da cambota, que também costuma dar chatices.

            Fora isso, tem um chassis que, sem ser desportivo nem nada que se pareça, é feito para fazer muitos kms em bom conforto e segurança. A relação performances/consumos é que já não é muito actual. O motor responde com suavidade, pelo que não é de esperar uma condução muito entusiasmante, mas tem força suficiente para a grande maioria das situações.

            O BMW é capaz de transmitir um feeling mais ágil e interactivo e anda mais, sendo mais económico, mas é bastante mais vulgar, e a sua estética, embora elegante, perde em toda a linha para o 406 Coupé.
            Duvido que o E46 seja melhor dinâmicamente face ao 406 Coupé.
            O 406 Coupé não é um desportivo, mas curva como um.

            Acredito sim que o E46 tenha um feeling mais mecanico e dê outra sensação a conduzir.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Onyros Ver Post
              O CLK também me agrada, vou investigar isso.

              E agradeço imenso as vossas contribuições. Preciso de mais dados racionais para justificar a escolha do 406 em detrimento do 320d, mas estou a chegar exactamente às conclusões que já esperava, que será difícil.

              Sobre os CLK, suponho que da mesma altura, não sei muito, mas também tive uma carrinha C220 CDI (2003) e suponho que os motores diesel dos CLK sejam equivalentes. Lembro-me de ser bastante mais disponível e ágil que o 20d, se bem que este estivesse "em cima" duma série 5 pesadinha, pesadinha. Os consumos andavam ela por ela, com a vantagem do 220CDI ter uma 6ª que dava muito jeitinho.
              Por 7000€ penso que só arranjas um CLK w208 que só tinha motores a gasolina disponíveis.

              Um w209, ainda por cima a diesel, acho só pelo dobro desse dinheiro...

              Comentário


                #8
                Isso é interessante, MadDragon, até porque a direito até o G40 andava ;) o 520d era demasiado certinho, de facto. Pensei que o 320d fosse mais solto - e suponho que seja, mas se o 406 for de facto mais "desportivo" em curva, isso já o torna mais interessante. Por mais que seja um ponto extra para o irracional, mais uma vez.

                Ainda sobre o CLK, não o tinha considerado inicialmente porque pensava - tal como disseste, Bimmer - que seria para outros valores. A gasolina não me interessa, lá está, pelos 200 km diários.

                Comentário


                  #9
                  Já agora fica o seguinte, que já coloquei em outros tempos noutros tópicos:












                  Comentário


                    #10
                    Bem, discutir entre um carro feito pra ser conduzido (BMW E46), e 2 carros feitos para serem exibidos...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                      Bem, discutir entre um carro feito pra ser conduzido (BMW E46), e 2 carros feitos para serem exibidos...
                      Sim, porque um 320d é um automóvel com um gozo de condução supremo.

                      Os outros 2 são bons de se conduzir, mais até o 406 Coupé.

                      Comentário


                        #12
                        Sao padroes. O BMW E46 com suspensão M, é dos carros mais divertidos, para o tamanho e motor diesel que possui.

                        Quem come lagosta nao quer voltar a ir comer camarao. E o bmw, mesmo sendo dos carros mais vistos, em termos de conduçao (e conduzir nao é andar na vasco da gama a acelerar ou na marginal devagarinho) é superior aos outros 2. Há que lidar.

                        Se bem que o alfa gt encosta os outros 2 em beleza. Então o V6 com interior do meu vizinho

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                          Bem, discutir entre um carro feito pra ser conduzido (BMW E46), e 2 carros feitos para serem exibidos...


                          O comparativo que coloquei acima, foi no intuito de dar informação relativamente ao 406.

                          Comentário


                            #14
                            Eu já discordo do krendam em termos de "beleza" do Alfa GT. Para mim, é um dos Alfas mais desinspirados de sempre!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                              Sao padroes. O BMW E46 com suspensão M, é dos carros mais divertidos, para o tamanho e motor diesel que possui.

                              Quem come lagosta nao quer voltar a ir comer camarao. E o bmw, mesmo sendo dos carros mais vistos, em termos de conduçao (e conduzir nao é andar na vasco da gama a acelerar ou na marginal devagarinho) é superior aos outros 2. Há que lidar.

                              Se bem que o alfa gt encosta os outros 2 em beleza. Então o V6 com interior do meu vizinho
                              Não sei bem o que é isso do "há que lidar".
                              A realidade é que o 406 Coupé é de facto muito bom em estrada e, na minha opinião, superior.
                              Perde sim, e imenso, no feeling de condução face ao E46.

                              Quanto ao GT não há dúvida que é sublime.
                              Não encosta o Coupé num canto em aspecto mas tem certos pormenores deliciosos.
                              O 406 Coupé acaba por ser mais elegante e charmoso.

                              Comentário


                                #16
                                Para ilustrar..





                                Acho todos bonitos, menos a traseira do Alfa. Para mim há um claro vencedor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se for um 320 CD ... prefiro o BMW ... Caso contrario o franciu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desse grupo o 320d é o meu favorito mas provavelmente é o menos confortável também.
                                    Por fora acho-os todos bastante bonitos, mas para mim o interior conta muito e aí o BMW leva uma grande vantagem em relacão aos outros dois. Tanto o 406 como o GT acusam mais a idade e na minha opinião acho-os mesmo feios por dentro.

                                    Pessoalmente, ainda por cima sendo para fazer 200km diários, poupava mais uns dinheiros e mais tarde ia buscar um CLK W209 220cdi, de preferencia pós-facelift.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agradeço a todos as vossas opiniões e testemunhos! Estou decididamente a pender para o 320d, ainda por cima porque o que fui ver tem o pack M que lhe assenta que nem uma luva - que curiosamente, já tinha na carrinha 520d. Aquele volante é tão mais fixe (e ergonómico) do que aquela coisa horrível que espetaram nos modelos normais, por exemplo. Continuo a achar o 406 coupé (prateado) um espectáculo em termos de design, mas o 320d parece-me superior em quase tudo o resto que seja racional ;)

                                      Para além disso um 320d com um bocadinho de bom gosto não é feio de se ver nem nada que se pareça. Gosto particularmente dos E39 e E46, com as linhas mais rectilíneas e menos arredondadas do que os da "geração" seguinte.

                                      Os consumos reais do 406 são mesmo aqueles ou há tendência para a coisa subir mais? Eu sei que vou conseguir andar entre os 5 e os 5.5 no 320d, de certeza absoluta e sem me aborrecer muito.

                                      Bimmer, achas os 320d desconfortáveis? Eu achava a 520d bastante confortável (também tinha estofos em pele, como este que fui ver). Sobre os CLK, ou aparecia um difícil de não aproveitar por valores perto, ou então está fora de questão por agora, porque o budget vai ser mesmo aquele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Define conforto. Com a suspensao mais dura, vais sentir tudo na estrada, mas por outro lado, vais ter muito maior feedback do que se passa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ah, pensei que ele estava a falar em conforto derivado da qualidade dos interiores/bancos e não relativo ao rolamento na estrada. Isso para mim é um pro, não um contra - a suspensão mais dura.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se os consumos são importantes, o BMW é a escolha óbvia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Onyros Ver Post
                                              Ah, pensei que ele estava a falar em conforto derivado da qualidade dos interiores/bancos e não relativo ao rolamento na estrada. Isso para mim é um pro, não um contra - a suspensão mais dura.
                                              Se gostas da suspensão mais dura então acho que não há muitas duvidas, 320d! ;)
                                              Editado pela última vez por Bimmer; 12 March 2014, 18:31.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se é um sonho teu , caga no bmw que se ve em qualquer esquina e vai para o 406

                                                Força no pug

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda não percebi bem que tipo de carro pretendes, porque falas inicialmente em "terem que oferecer o maior conforto possível ", mas depois dizes que suspensão dura é um factor pró...
                                                  Bem, mas carros mais ou menos dessa gama, e falando do 406 coupé, lembro-me logo do Volvo C70, mas a diesel só mais recentes (mais caros). No entanto, há sempre o GPL.
                                                  Outro carro que poderás considerar, a pensar em conforto, é o Opel Omega. Encontra-se barato. Ou um Vectra GTS.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Oh Zell, essa Opelite às vezes cai um bocado no exagero...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Zell, há tantos parâmetros dentro do que pode ser considerado o conforto... Eu privilegio o conforto proporcionado por uma boa ergonomia, com interiores de qualidade e bancos confortáveis, acima da dureza da suspensão, porque esta normalmente tem impacto noutro parâmetro que para mim é também é importante, que é a sensação transmitida pelo carro. Se o 406 coupé é mais "filtrado" do que o BMW, eu prefiro o que for menos, mesmo tendo noção do impacto disso no tal conforto - no geral.

                                                      E eu também só disse que preferia naqueles dois o que tivesse a suspensão mais dura, não que queria um carro com uma suspensão mais dura do que o normal. Eu conheço mais ou menos o carro para saber que não é dureza por aí além ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O 406 Coupé é muito mais exclusivo e especial. Para mim era esse.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                          Ainda não percebi bem que tipo de carro pretendes, porque falas inicialmente em "terem que oferecer o maior conforto possível ", mas depois dizes que suspensão dura é um factor pró...
                                                          Bem, mas carros mais ou menos dessa gama, e falando do 406 coupé, lembro-me logo do Volvo C70, mas a diesel só mais recentes (mais caros). No entanto, há sempre o GPL.
                                                          Outro carro que poderás considerar, a pensar em conforto, é o Opel Omega. Encontra-se barato. Ou um Vectra GTS.

                                                          De tantas carroçarias coupé belissimas sugeres as banheiras Omega e Vectra?
                                                          Eu até gosto imenso do Omega mas nada têm que ver com série 3 coupé, Alfa GT ou 406 Coupé.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Duvido que o E46 seja melhor dinâmicamente face ao 406 Coupé.
                                                            O 406 Coupé não é um desportivo, mas curva como um.

                                                            Acredito sim que o E46 tenha um feeling mais mecanico e dê outra sensação a conduzir.
                                                            O E46 é MUITO melhor dinamicamente que o 406 coupé. Claro que é mais visto e menos confortável. O 406 coupé é muito bom e a carroçaria ainda hoje é muito bonita e disfarça muito bem os anos que tem (melhor que o E46). Mas dinamicamente é ultrapassado sem apelo nem agravo pelo E46.

                                                            Mas isso vai de cada um. Há quem prefira direcção menos directa, ou comandos mais filtrados. Eu sempre li toda a vida antes mesmo de ter carta que os BMW, independentemente da motorização e carroçaria, distinguiam-se sempre pelo conjunto direcção, pedais, caixa. Achava que era um pouco exagero mas depois de conduzir alguns BMW (E92 320d coupé, E36 318i cabrio, E90 320d sedan) e comprar um pra mim (série 1 F20), devo dizer que a descrição faz-lhes justiça e esse conjunto de "pedais+caixa+volante" está um bocadinho à frente da generalidade das outras marcas (premium e não premium). Se isto vale alguma coisa para muita gente? Provavelmente não. se calhar até estranham e preferem um carro em que a embreiagem não tenho pedal mais pesado ou a caixa não seja mais dura (sobretudo a engrenar marcha-atrás) e prefiram a condução mais acessível (mas mais filtrada) de um excelente tracção à frente que é o 406 coupé.

                                                            Eu adoro a estética do peugeot e gostava muito de ter um (mas V6 a gasolina), mas sei que dinamicamente em termos de resposta dos comandos, do chassis e do equilíbrio (distribuição de peso quase 50:50) bem como na colocação em curva, ajudada pela tracção atrás, o E46 tás uns (bons) furos acima em termos dinâmicos do peugeot.

                                                            MAs nada como conduzir os 2 e tirar as próprias conclusões.
                                                            Editado pela última vez por dtv; 13 March 2014, 11:23.

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