Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Armas não letais na PJ WTF

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Armas não letais na PJ WTF

    citação:Nova lei
    PJ quer armas não letais

    Com a entrada em vigor, terça-feira, da nova Lei das Armas, o uso de sprays gás-pimenta e pistolas eléctricas deixa de ser exclusivo da GNR e da PSP e passa a ser permitido a civis. Até aqui, só as forças de segurança podiam recorrer a armas de defesa não letais para imobilizar um opositor. Com a nova legislação, qualquer civil pode adquirir um aerossol (spray) mediante uma licença concedida pela PSP. A alteração já agitou alguns operacionais da PJ que defendem ser fundamental equipar os inspectores da Judiciária com este armamento. Mas o Ministério da Justiça diz que estas armas “são destinadas às forças da manutenção da ordem, como a PSP e a GNR”.

    “Sempre defendi o uso de armas de defesa não letais pela PJ. Só em último caso deve ser usada arma de fogo. Se os nossos responsáveis tivessem tido o cuidado de armar os agentes da lei com este armamento não havia tantos processos ”, disse ao CM o inspector Fernando Almeida, já reformado, e instrutor de tiro.

    Este ano, o Tribunal de Tomar condenou o inspector da PJ Reis Mota ao pagamento de uma indemnização a um homem que atingiu a tiro. O caso remonta a 2003, quando o recluso cumpria pena na cadeia de Leiria, à qual não regressou depois de uma saída precária.

    Durante a sua detenção, o recluso terá tentado a fuga e, no momento em que se virou como se fosse puxar de uma arma, foi atingido a tiro. O disparo foi feito em direcção às pernas, mas o evadido tropeçou e acabou atingido na coluna. Ficou paraplégico. O inspector Reis Mota, com uma carreira de 28 anos repleta de louvores, foi condenado em Tribunal e teve de ser reformado mais cedo devido ao processo judicial.

    Para Fernando Almeida, “é fundamental que um agente da lei traga à cintura não só uma arma de fogo, mas outro meio susceptível de dominar o opositor sem ser com a arma. Não pode haver uma distância tão grande entre a mão nua e a arma de fogo”.

    A opinião é partilhada por André Inácio, professor de Direito Penal do Instituto Superior da Polícia Judiciária. “No momento em que a nova lei das armas entra em vigor e que se veio regulamentar a utilização de sprays e armas eléctricas por civis, porque é que a PJ não pode usar meios menos agressivos?”, interroga o também ex-operacional da Judiciária.

    O docente admite que não convém a um agente à civil usar um bastão, mas é certo que “a criminalidade evoluiu”. A par de um maior desrespeito pelas autoridades, a PJ passou a investigar as máfias de Leste, o tráfico de pessoas e a criminalidade transnacional. E, segundo André Inácio, estes “são grupos violentos que não respeitam as autoridades; muitos deles são indivíduos com treino militar e usam documentos falsos autênticos [cujo impresso e carimbo são verdadeiros mas o conteúdo falso]. São indivíduos que na sua detenção exigem recurso à força, o que implica uma actualização dos meios a empregar”, justifica.

    As armas de defesa não letais seriam fundamentais na detenção de “suspeitos violentos”. “A sua utilização não vai levar ao aumento de agressividade da PJ, mas vai tornar a Polícia mais eficaz”, defende.

    Para que a PJ pudesse usar este armamento, diz, “bastava acrescentar uma alínea na lei orgânica, para que não ficasse um vazio em termos funcionais”. A actual lei orgânica da PJ refere apenas o “uso de arma de fogo”, “embora de qualquer modelo e calibre”. É regulada por um decreto-lei que, no seu preâmbulo, lembra o “respeito pelos princípios da igualdade, da proporcionalidade, da necessidade, da justiça, da imparcialidade e da boa fé”.

    O QUE MUDA COM A NOVA LEI

    A nova lei das armas e das munições fixa regras “específicas de segurança na detenção, guarda, uso e porte de arma”, diz o preâmbulo da proposta de lei que deu origem ao novo regime. Para tal, todos os civis que queiram obter uma licença de porte de arma de defesa têm de ser aprovados num curso de formação, além de serem obrigados a celebrar um seguro de responsabilidade civil.

    O diploma regula ainda como é que o portador de uma arma a deve guardar em casa, de modo a garantir a segurança. A nova lei mantém o calibre 6.35 mm para todos os cidadãos que queiram ter uma arma de defesa pessoal ou da sua propriedade, mas altera a tipificação das armas. A tradicional classificação das armas de guerra, defesa, caça e recreio é substituída pela fixação de um calibre e de um comprimento de canos máximos.

    Por outro lado, o cidadão passa a poder adquirir, mediante uma licença assinada pelo Director Nacional da PSP, aerossóis de defesa com gás-pimenta, armas eléctricas e armas que disparem munições não metálicas, desde que homologadas pela PSP. Uma outra novidade na legislação que entra em vigor já na terça-feira prende-se com a tipificação do crime de tráfico de armas.

    Diz o artigo 87.º que quem vender, ceder ou distribuir armas, material de guerra, meios militares e outros equipamentos sem estar autorizado, incorre numa pena de dois a dez anos de cadeia, que pode ser agravada de quatro a 12 anos nalgumas circunstâncias.

    PERFIL

    André Inácio, 41 anos, é professor de Direito Penal no Instituto Superior da Polícia Judiciária há três anos, altura em que deixou o trabalho operacional na Directoria Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira. Frequenta o doutoramento em Direito Penal em Madrid e dá aulas na Universidade Nova.

    TIROS SÓ CONTRA AMEAÇA IGUAL

    Os elementos das várias forças de segurança podem usar armas de fogo para “repelir agressão” contra si ou contra terceiros, diz o decreto-lei que estipula quando é que a Polícia pode disparar. A lei permite ainda que um agente da autoridade prima o gatilho durante a captura de um suspeito ou na sua fuga – quando é suspeito de um crime punível com pena superior a três anos ou que tenha na sua posse uma arma.

    Um polícia pode recorrer à sua arma de serviço em casos de detenção de um evadido ou para libertar reféns. Mas a lei é clara quando refere que “os agentes da função policial só podem empregar a força quando tal se afigure estritamente necessário” e sempre de forma proporcional.

    PJ AOS TIROS

    DISPAROS EM LISBOA

    Na madrugada da passada sexta-feira a Polícia Judiciária disparou vários tiros, em Lisboa, para deter quatro traficantes de droga que fugiram aos inspectores. Não houve feridos e a Judiciária desmantelou uma organização internacional de tráfico de droga, apreendendo 51,5 quilogramas de heroína.

    TRAFICANTE MORTO

    A 31 de Janeiro deste ano, a troca de tiros entre agentes da PJ de Faro e uma quadrilha de traficantes de droga, numa praia de Albufeira, no Algarve, resultou na morte de um dos elementos do gang, conhecido por ‘Periquito’, de 20 anos.

    ASSALTANTE FERIDO

    Inspectores da Polícia Judiciária do Porto balearam, a 19 de Julho de 2005, um dos dois assaltantes de uma carrinha de tabaco, quando tentaram fugir em Ermesinde. O suspeito, que havia sacado de uma pistola de calibre militar, foi ferido num braço, mas sobreviveu.

    PERSEGUIÇÃO

    No dia 2 de Dezembro de 2004 na A2, no sentido Norte-Sul, um carro da PJ perseguiu uma viatura em que seguiam quatro assaltantes, conhecidos como o ‘Gang da Linha’. Os assaltantes dispararam contra os agentes, que responderam também a tiro, ferindo um dos ladrões.

    PSP SÓ TEM DUAS TASER

    A PSP e a GNR foram equipadas com aerossóis de gás-pimenta por altura do Euro 2004, mas é a arma de choques eléctricos – a Taser – que tem fascinado o grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP. Testadas até à exaustão, as duas Tasers fornecidas à PSP passaram o teste e já há uma proposta de aquisição para um lote deste tipo de armas.

    “O facto de se tratar de uma arma não letal – isto é, que não provoca a morte do adversário – é benéfico para os elementos da PSP, porque com armas de fogo, em circunstâncias idênticas, a arma não letal cumpre os mesmos objectivos com menor danos para o adversário”, disse ao CM o subintendente Moura, chefe de Divisão de Policiamento e Ordem Pública da Direcção Nacional da PSP.

    Segundo o responsável, a PSP tem vindo a testar armas ou dispositivos eléctricos imobilizantes ou atordoantes, a par de outras como “técnicas de mãos vazias de restrição ou impacto, o bastão policial e munições menos letais”, por exemplo.

    Todos estes meios, que devem ser aplicados antes de se pensar em usar uma arma de fogo, constam numa Norma de Execução Permanente, que data de Junho de 2004 e que “já está perfeitamente assimilada por todos os elementos policiais, sendo objecto de estudo em todos os cursos da PSP e amplamente treinada”, garante o responsável.

    O subintendente Moura disse ao CM que a PSP pretende acompanhar a evolução deste tipo de técnicas, mesmo quando se trata de outras forças policiais estrangeiras, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos. “Alguns Estados dos EUA têm distribuído individualmente este arma, substituindo a arma de fogo”, sublinhou.

    Mas saber o que se passa nos outros países continua a ser insuficiente. Para conhecer as vantagens e desvantagens do uso deste tipo de armas, quais as adequadas às forças de segurança e como devem ser usadas, “alguns oficiais da PSP têm participado em seminários e em exposições onde estes equipamentos são apresentados”, disse.

    O subintendente revela ainda que este tipo de armas deve ser utilizado quando “o objectivo legal visado” não for conseguido sem recurso a qualquer força. Funciona quase como que uma hierarquia de forças que deve estar automatizada na cabeça de um polícia. “Sempre que possível, a implementação de um nível de força superior apenas deve ocorrer após a aplicação de um inferior que se tenha revelado ineficaz”, explica o responsável.

    A escalada nos níveis de força começa pelas técnicas de “mãos vazias” de restrição ou impacto e segue para as algemas metálicas ou outros dispositivos de algemagem, os gases neutralizantes, as armas ou dispositivos eléctricos imobilizantes ou atordoantes, o bastão policial e, por fim, as munições menos letais.

    CARACTERÍSTICAS

    TASER

    Usada numa distância de três a sete metros, esta arma eléctrica dispara dois grampos que prendem à roupa ou ao corpo e fazem uma descarga eléctrica imobilizando o agressor. Rondam os 400 euros.

    GÁS-PIMENTA

    Lançado directamente para a cara do opositor, a uma curta distância permitem deixá-lo atordoado. O efeito só passa com água fria. Pode adquirir-se por 16 euros.

    17 640 SPRAYS PARA O EURO 2004

    Ainda Figueiredo Lopes era o ministro da Administração Interna quando a GNR e a PSP receberam um total de 17 640 aerossóis de gás-pimenta para serem usados durante o Euro 2004 na manutenção da ordem pública. Actualmente, e segundo o porta-voz da GNR, o tenente-coronel Costa Cabral, “não há um número de armas certas, porque algumas gastam-se e outras perdem a validade. Mas as que existem são fornecidas prioritariamente às unidades especializadas”, disse Costa Cabral que considera que o uso destas armas “é vantajoso, porque evita possíveis confrontos. Não há danos e fazem cessar o ilícito”.

    NOTAS

    PEDRADA

    Duas patrulhas da PSP de Lisboa foram recebidas à pedrada no Bairro da Cruz Vermelha, em Julho, recorrendo ao spray gás-pimenta.

    DISCUSSÃO

    Uma discussão entre um casal em Viana do Castelo, em Fevereiro do ano passado, só se resolveu quando a Polícia usou gás-pimenta.

    FACADA

    Dois homens envolveram-se à facada, na Amadora, por causa de uma mulher. A PSP teve de recorrer ao gás-pimenta, em Janeiro de 2005.

    AGRESSÕES

    Três jovens que agrediram vários elementos da PSP de Portimão, na praia da Rocha, foram imobilizados com spray, em Setembro de 2004.

    TRÂNSITO

    Em Setembro de 2004, a PSP teve de recorrer ao gás-pimenta na sequência de um desentendimento de trânsito no Lumiar, em Lisboa.

    Sónia Simões

    @ http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=211987&idselect=9&idCanal=9&p=200

    Podiam dar-lhes umas mocas, ou um arco e flechas, deve ser ainda mais barato [8].





    #2
    Fisgas, pá, o que esses gajos da PJ merecem é fisgas...

    Que triste intelectualidade política que este país tem!...

    Comentário


      #3
      Achei piada foi as noticias relacionadas:

      Odivelas - homem perigoso com caçadeiras, pistolas e revolveres
      Agressor tinha arsenal


      Armas
      Governo recusa mudar calibre para civis


      A solução não letal para uso da Polícia
      Taser, 50 mil volts contra o crime


      Sobre esta ultima há que dizer que em determinadas circunstancias pode causar a morte, mas como sempre quem será acusado de homicídio em tais casos será o policia e não o "técnico" que tem um bloco de notas no WC.



      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

        Fisgas, pá, o que esses gajos da PJ merecem é fisgas...

        Que triste intelectualidade política que este país tem!...
        Tb pensei nisso, mas como o preço do petróleo esta a subir e os elasticos são feitos do petróleo, poderia ser demasiado caro [8].




        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Nthor

          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

          Fisgas, pá, o que esses gajos da PJ merecem é fisgas...

          Que triste intelectualidade política que este país tem!...
          Tb pensei nisso, mas como o preço do petróleo esta a subir e os elasticos são feitos do petróleo, poderia ser demasiado caro [8].




          :D Mas poupavam nas munições! Tu já viste a quantidade de calhaus que temos neste país?...[}][}][}]

          Comentário


            #6
            Hammm ??

            Alguém falou em intelectualidade politica ?

            Esses foram de férias e não voltaram, ficou só o refugo, e esse governa-se, legisla para si e protege-se.

            O comum cidadão deve contar que forças da ordem são cada vez mais impotentes para fazer cumprir a lei e proteger o cidadão, isto claro se as leis não mudarem.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

              citação:Originalmente colocada por Nthor

              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

              Fisgas, pá, o que esses gajos da PJ merecem é fisgas...

              Que triste intelectualidade política que este país tem!...
              Tb pensei nisso, mas como o preço do petróleo esta a subir e os elasticos são feitos do petróleo, poderia ser demasiado caro [8].




              :D Mas poupavam nas munições! Tu já viste a quantidade de calhaus que temos neste país?...[}][}][}]
              :D :D

              Vocês estão inspirados.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                citação:Originalmente colocada por Nthor

                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                Fisgas, pá, o que esses gajos da PJ merecem é fisgas...

                Que triste intelectualidade política que este país tem!...
                Tb pensei nisso, mas como o preço do petróleo esta a subir e os elasticos são feitos do petróleo, poderia ser demasiado caro [8].




                :D Mas poupavam nas munições! Tu já viste a quantidade de calhaus que temos neste país?...[}][}][}]
                Sim, calhaus é o que não falta [xx(].



                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Phoenix

                  (...)
                  :D :D

                  Vocês estão inspirados.

                  :D :D



                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                    Tb pensei nisso, mas como o preço do petróleo esta a subir e os elasticos são feitos do petróleo, poderia ser demasiado caro [8].




                    :D Mas poupavam nas munições! Tu já viste a quantidade de calhaus que temos neste país?...[}][}][}]
                    Sim, calhaus é o que não falta [xx(].

                    Cuidado !!!

                    Mesmo "esses calhaus" tem limitações no seu uso, as suas trajectórias são irregulares, como tal nem para projecteis servem.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, e com tais imprecisões o que não faltam são "danos colaterais", como, aliás, temos assistido com a maior frequência...

                      Comentário


                        #12
                        Lindo! :D

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          Sim, e com tais imprecisões o que não faltam são "danos colaterais", como, aliás, temos assistido com a maior frequência...
                          Armas não letais !!!
                          Fisgas !!!
                          Calhaus !!!
                          Danos colaterias !!!

                          Mas que diabo andaram vocês a beber ou a fumar !?
                          :D

                          Mais um bocado faziam um sketch para o gato fedorento. [}]


                          Também deve ser a unica forma de levar este tipo de noticias descontraidamente, porque senão, a pensar na idiotice de meios e leis á disposição das forças da ordem, bem que deixamos de sorrir.

                          Comentário


                            #14
                            este já anda a treinar



                            :D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por panpipe

                              este já anda a treinar



                              :D
                              Não é que o Pé Leve ESTAVA CERTO !!!



                              [}] [}] [}] [}] [}]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                citação:Originalmente colocada por panpipe

                                este já anda a treinar



                                :D
                                Não é que o Pé Leve ESTAVA CERTO !!!



                                [}] [}] [}] [}] [}]
                                Eu bem que me palpitava!...[}][}][}]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                  citação:Originalmente colocada por panpipe

                                  este já anda a treinar



                                  :D
                                  Não é que o Pé Leve ESTAVA CERTO !!!



                                  [}] [}] [}] [}] [}]
                                  Eu bem que me palpitava!...[}][}][}]
                                  [}] [}] [}] [}] [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    hum... vai ser bonito vai.. as pessoas a serem assaltadas com spray.. plas costas nem ficas a ver a cara do gajo k te assaltou... mas prontos,, eles la sabem.. em espanhe o spray funciona bem.. mas lá m gajo k seja apanhado a assaltar alguem com spray tá bem fu****, em portugal é difrente... as autoridades e tribunais tem pena dos assaltantes...

                                    Comentário


                                      #19
                                      EU cá por mim, preferia que a Polícia Judiciária e o resto dos funcionários judiciais se dedicassem como deve ser à investigação e conclusão dos processos, de modo a que, chegados a Tribunal permitisse uma Justiça para todos os cidadãos.

                                      Agora, anda-se a discutir o sexo dos anjos....

                                      ... e a libertar traficantes de droga, porque alguém não fez o seu trabalho. [8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por panpipe

                                        este já anda a treinar



                                        :D
                                        Acho que o problema é mesmo estes tipos, olhem bem para a imagem, o que raio ele está a tentar fazer, a mirar um alvo?

                                        Onde é que ele passou a infancia? Numa jaula de vidro?

                                        Não admira que eles sejam assim.



                                        Comentário


                                          #21
                                          "A partir de hoje a nova lei das armas obriga a aprovação num curso de formação a todos aqueles que quiserem ter uma arma ou a todos os portadores que queiram renovar a licença. Mas há excepções à regra. Presidente da República, membros do Governo, deputados e magistrados do Ministério Público continuam a poder adquirir as mesmas armas que as forças de segurança sem terem de frequentar qualquer curso de formação.

                                          A nova lei permite aos altos cargos obter a licença de porte de arma de defesa do mesmo calibre que as forças de segurança (7.65 mm e 9 mm), mas não prevê qualquer curso de formação, como exige ao cidadão comum que só pode adquirir armas de calibre não superior a 6.35 mm. “Decidimos manter a solução que estava em vigor, o que se justifica pelos estatutos dos cargos”, disse ao CM o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães.

                                          Uma excepção que o secretário- geral da Associação dos Armeiros, Carlos Pereira, contesta. “Até entendo que militares que estiveram cinco anos no activo não tenham de frequentar esta formação. Mas membros do Governo, magistrados do Ministério Público, entre outros, não concordo”, disse o responsável.

                                          Durante pelo menos três meses também será difícil obter uma licença de porte de arma, seja ela de defesa ou de caça. O Governo ainda está a preparar os cursos de formação, que só estarão aptos no último trimestre do ano. Até lá, foi apenas aberta uma excepção aos já portadores de armas de defesa, cuja licença esteja a expirar.

                                          Segundo José Magalhães, será passada uma licença provisória com a garantia que o titular frequentará o curso de actualização nos próximos cinco anos. Também aos titulares de carta de caçador, que frequentaram o curso do Ministério da Agricultura nos últimos meses, é concedida a mesma licença com a garantia de frequência do curso.

                                          OBRIGATÓRIO COFRE EM CASA

                                          Para além da frequência de um curso e de licença passada pela PSP, a nova lei das armas obriga ao portador a ter condições de segurança em casa para guardar as armas. “O portador que se separe fisicamente da arma de fogo deve colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis”, diz a lei.

                                          Também os aerossóis (como ‘sprays’ gás-pimenta) devem ser transportados em bolsa própria com o dispositivo de segurança accionado, em casa devem estar em local seguro. Outra das modificações prende-se com os armeiros. Os vendedores de armas passam também a frequentar cursos de formação e têm de enviar para a PSP cópia dos registos obrigatórios.

                                          Foi também criado um seguro obrigatório de responsabilidade civil, seja para que arma for. Já o tiro desportivo tem um tratamento específico, com realce para a tipificação das armas a tal destinadas e o estabelecimento de regras que ordenam a actividade.

                                          A lei n.º 5/2006, publicada em ‘Diário da República’ no dia 23 de Fevereiro, introduz também a figura do coleccionador de armas, estabelecendo o seu estatuto e regras à actividade. Pela primeira vez, é tipificado o crime de tráfico de armas, até 12 anos de cadeia.

                                          "CONTRA A PROLIFERAÇÃO DE ARMAS"

                                          José Magalhães, secretário de Estado da Administração Interna

                                          Correio da Manhã – O que se pretende com a nova lei das armas?

                                          José Magalhães – Criar um quadro legal mais rigoroso contra a proliferação de armas. A nova lei prevê um conjunto de diplomas complementares que estão prestes a ser publicados.

                                          – O sucesso da nova lei depende de um bom sistema informático. A PSP está preparada?

                                          – Este processo sempre foi encarado como uma grande oportunidade para simplificar a vida do sector, o que já está em curso. Há necessidade de compilar documentos e de os informatizar, assim como os armeiros enviarem documentação via informática. A PSP vai arrecadar receitas com essa mudança. Paralelamente está em curso uma alteração na base de trabalho do Departamento de Armas e Explosivos para modernizar a tecnologia.

                                          – Obter uma licença de porte arma vai ser mais caro?

                                          – Em alguns casos poderá ser, noutros não. Não há necessidade de recorrer a medidas economicamente proibitivas. As taxas fixadas estão de acordo com as normas constitucionais e reflectem todos os gastos inerentes a todo o processo.

                                          – Os cursos de actualização são acessíveis aos caçadores, muitos deles com poucas habilitações?

                                          – O curso ensina os actos proibidos e permitidos, os tipos de armas, tem uma componente cívica e técnica. A formação é um processo de interacção, que deve ter em conta o destinatário.

                                          NÚMEROS

                                          MILHARES

                                          Há 1 309 300 armas registadas em Portugal e as licenças destinam-se principalmente a caça, defesa pessoal, tiro desportivo e coleccionismo, diz a PSP, responsável pelo licenciamento e pela aplicação da legislação sobre armas e munições.

                                          LICENÇAS

                                          Mais de metade das licenças de armas pertencem a cerca de 500 mil caçadores, as restantes a outros serviços e entidades. A Associação dos Armeiros prevê que, por ano, 40 mil caçadores frequentem cursos de actualização.

                                          ILEGAIS

                                          As forças de segurança apreenderam 3190 armas ilegais em 2004 e cerca de 4500 no ano passado. O Governo já está a preparar uma campanha para incentivar a entrega gratuita de armas ilegais sem qualquer penalização ao portador. "

                                          http://www.correiodamanha.pt/noticia...Canal=10&p=200

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pé Leve

                                            A mim não me preocupa a atribuição de novas licenças de uso e porte de arma.

                                            A mim preocupa-me quem já as possui, quem as trafica, e quem como no caso do armeiro e do agente principal da PSP trafica influencias para a obtenção e legalização de armas sem os necessários trâmites.

                                            Esperemos que assim se diminuam para zero os acidentes com armas de fogo devido a incuria dos proprietários.


                                            A lei ainda peca por tardia e talvez seja desajustada em alguns casos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, tardia mas imperfeita...

                                              Neste caso atribuir a quem não tem formação em armamento licenças "automáticas" parece-me, no mínimo, imprudente!... Seria como atribuir licença de caça e de posse de arma a todos os que fossem simplesmente aficcionados por esse "desporto"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                ja se ouve nos telejornais noticias de abuzo com as armas taizer nao teem competencia pra as uzar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                  ja se ouve nos telejornais noticias de abuzo com as armas taizer nao teem competencia pra as uzar...
                                                  ainda não vi nada.

                                                  O que diziam?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um policia américa (where else...) parece que abusou na utilização de uma tazer.

                                                    Como não vi a noticia desde o principio, pouco sei da historia. Mas supostamente o policia resolveu dar umas descargas numa mulher já algemada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                      Um policia américa (where else...) parece que abusou na utilização de uma tazer.

                                                      Como não vi a noticia desde o principio, pouco sei da historia. Mas supostamente o policia resolveu dar umas descargas numa mulher já algemada.
                                                      Evil

                                                      Agora a sério, é evidente que situações destas podem surgir, mas em compensação é muito mais seguro para o policia e para o suspeito, armas deste género.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                        Um policia américa (where else...) parece que abusou na utilização de uma tazer.

                                                        Como não vi a noticia desde o principio, pouco sei da historia. Mas supostamente o policia resolveu dar umas descargas numa mulher já algemada.
                                                        Depende do estado da pessoa que mesmo algemada pode ferir-se gravemente.

                                                        E sempre é melhor que uma coronhada para ela acalmar uma horita

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X