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Pico de poluição - Smog

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    Pico de poluição - Smog

    Hoje, e como acontece aqui em Bruxelas duas ou três vezes por ano, é um dia de smog. Já não chove há uma semana e é isto que acontece.

    A medida principal das autoridades para este dia é limitar as velocidades, 50km/h dentro dos limites urbanos (contra 70 km/h habitualmente) e 90 km/h nas auto-estradas (contra 120 habitualmente).

    Ora, a minha impressão é que o meu carro gasta mais a 90 km/h na auto-estrada do que a 120 e o mesmo para os 50/70 km/h, quanto mais não seja porque demoro mais tempo a percorrer a mesma distância.

    O que é que acham desta minha teoria (puramente empírica)? Estou certo ou errado?

    #2
    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
    Hoje, e como acontece aqui em Bruxelas duas ou três vezes por ano, é um dia de smog. Já não chove há uma semana e é isto que acontece.

    A medida principal das autoridades para este dia é limitar as velocidades, 50km/h dentro dos limites urbanos (contra 70 km/h habitualmente) e 90 km/h nas auto-estradas (contra 120 habitualmente).

    Ora, a minha impressão é que o meu carro gasta mais a 90 km/h na auto-estrada do que a 120 e o mesmo para os 50/70 km/h, quanto mais não seja porque demoro mais tempo a percorrer a mesma distância.

    O que é que acham desta minha teoria (puramente empírica)? Estou certo ou errado?


    Provavelmente errado.

    Pelo Computador de Bordo do meu carro, consigo ver que os consumos mais baixos obtêm-se com uma mudança alta engrenada (6ª, 5ª e mresmo 4ª) mas rotações baixas. O consumo mais baixo empiricamente é mesmo para 90km/h.

    Como o consumo é indicado em litros por quilómetro, é irrelevante o tempo de viagem porque a distância é a mesma.

    Um fenómeno interessante das velocidades mais elevadas é que conduzem com frequência ao efeito harmónio, o que leva a que paradoxalmente o tempo de viagem seja maior. Pior ainda, no que à poluição diz respeito, acabas por queimar mais combustível ao acelerar o carro a uma velocidade superior para depois "deitares fora" esse esforço em combustível em travagens. Uma velocidade mais baixa mas mais constante evita o efeito harmónio e, em poluição, é muito melhor.

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      #3
      Se for um carro automatico é perfeitamente normal ... o meu carro gasta mais a 100 do que a 130 .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
        Se for um carro automatico é perfeitamente normal ... o meu carro gasta mais a 100 do que a 130 .
        Acredito, se a gestão da caixa for pouco virada para a economia. Com caixas manuais e/ou condução cuidada, esse não é o caso geral.

        Comentário


          #5
          O teu carro gastará menos a 50kmh que a 70kmh e o mesmo na autoestrada, até há estudos sobre isso...

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            #6
            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
            O teu carro gastará menos a 50kmh que a 70kmh e o mesmo na autoestrada, até há estudos sobre isso...
            Não me parece assim tão linear.

            Com as novas caixas auto de 8 e 9 nem sempre gastamos menos a andar mais devagar.

            Comentário


              #7
              O arrasto é proporcional à velocidade, ou seja, quanto mais rápido, mais potência é preciso para manter a velocidade, logo, maiores consumos. Mas depende muito também da caixa. Posso gastar mais em 4ª a 90 km/h do que em 5ª a 120.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                O arrasto é proporcional à velocidade, ou seja, quanto mais rápido, mais potência é preciso para manter a velocidade, logo, maiores consumos. Mas depende muito também da caixa. Posso gastar mais em 4ª a 90 km/h do que em 5ª a 120.
                O que não é assim tão lindo é o débito de combustível, potência e binários a certas rotações/velocidades.
                Agora, do ponto de vista teórico, num mundo perfeito, gastarás menos quanto menos andares, como é óbvio.

                Em relação ao tópico, não gastas mais, se gastas mais é porque fazes uma má utilização da caixa de velocidades.
                Se a estrada tiver inclinação positiva, e andas a 90 em 5ª em vez de 4ª por exemplo, num carro com potência mediana é natural que possas gastar mais.

                Comentário


                  #9
                  Se demora mais tempo a fazer o trajeto entao gasta mais combustivel porque mais tempo está o motor ligado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                    O arrasto é proporcional à velocidade, ou seja, quanto mais rápido, mais potência é preciso para manter a velocidade, logo, maiores consumos. Mas depende muito também da caixa. Posso gastar mais em 4ª a 90 km/h do que em 5ª a 120.

                    Para uma diferença de 30 Km/H isso é impossível de acontecer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Se demora mais tempo a fazer o trajeto entao gasta mais combustivel porque mais tempo está o motor ligado.
                      Então começo a andar a 200 na AE, assim faço o percurso em metade do tempo e gasto metade do combustível, porque o motor só vai a trabalhar 30min em vez de 1h.

                      Estás a misturar L/hora e L/100 km...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                        Se demora mais tempo a fazer o trajeto entao gasta mais combustivel porque mais tempo está o motor ligado.

                        Sim... Claro... Indiscutivelmente!

                        Acrescento ainda que assim sendo, polui mais!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Então começo a andar a 200 na AE, assim faço o percurso em metade do tempo e gasto metade do combustível, porque o motor só vai a trabalhar 30min em vez de 1h.

                          Estás a misturar L/hora e L/100 km...

                          Afinal um LaFerrari é o carro mais económico (e ecológico) do planeta!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                            Ora, a minha impressão é que o meu carro gasta mais a 90 km/h na auto-estrada do que a 120 e o mesmo para os 50/70 km/h, quanto mais não seja porque demoro mais tempo a percorrer a mesma distância.

                            O que é que acham desta minha teoria (puramente empírica)? Estou certo ou errado?
                            O consumo tem a ver com arrasto do ar e rendimento do motor. É sabido que o mínimo anda normalmente entre os 70 e 90 km/h (depende do modelo e motor). Abaixo disso o motor está em sub-rendimento e acima há demasiado arrasto. Há dezenas de artigos científicos com isso.. Se quiseres dou-te referências.

                            A impressão de que a 120 km/h gastas menos pode estar certa, mas essa velocidade está claramente acima dos valores acima... deve haver aí algum fator suplementar a explicar a diferença.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                              O arrasto é proporcional à velocidade, ou seja, quanto mais rápido, mais potência é preciso para manter a velocidade, logo, maiores consumos. Mas depende muito também da caixa. Posso gastar mais em 4ª a 90 km/h do que em 5ª a 120.
                              Correção: o arrasto é aproximadamente proporcional à velocidade ao quadrado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Afinal um LaFerrari é o carro mais económico (e ecológico) do planeta!
                                Comparando vários aspectos, até que tens razão

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                  Se demora mais tempo a fazer o trajeto entao gasta mais combustivel porque mais tempo está o motor ligado.
                                  Pensa assim: se tiveres que percorrer 10 kms a pé, será que ficas mais cansado (maior gasto de energia) se fores a correr, ou a andar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                    Não me parece assim tão linear.

                                    Com as novas caixas auto de 8 e 9 nem sempre gastamos menos a andar mais devagar.
                                    Bem, eu estava a contar com caixas normais e manuais, nas auto a coisa muda de figura realmente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                      Hoje, e como acontece aqui em Bruxelas duas ou três vezes por ano, é um dia de smog. Já não chove há uma semana e é isto que acontece.

                                      A medida principal das autoridades para este dia é limitar as velocidades, 50km/h dentro dos limites urbanos (contra 70 km/h habitualmente) e 90 km/h nas auto-estradas (contra 120 habitualmente).

                                      Ora, a minha impressão é que o meu carro gasta mais a 90 km/h na auto-estrada do que a 120 e o mesmo para os 50/70 km/h, quanto mais não seja porque demoro mais tempo a percorrer a mesma distância.

                                      O que é que acham desta minha teoria (puramente empírica)? Estou certo ou errado?
                                      pergunto se existe obrigação de circular com médios ligados e se se cumpre ou se é como em Portugal?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bruxelas ja aprendia com o seu vizinho (Holanda) a reduzir o uso automovel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá fica uma noticia de hoje que vem mesmo a calhar,para este topico (smog em Paris)

                                          Transportes públicos em Paris gratuitos durante três dias (vídeo) - TSF

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                            Se demora mais tempo a fazer o trajeto entao gasta mais combustivel porque mais tempo está o motor ligado.

                                            Será mesmo que alguém possa ter a inteligência para acreditar numa coisa destas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              pergunto se existe obrigação de circular com médios ligados e se se cumpre ou se é como em Portugal?

                                              Não há obrigação de circular com os médios ligados.

                                              Mas estes dias de smog são bons para o Estado

                                              La police fédérale de la route a surpris 6.227 automobilistes en excès de vitesse ce jeudi, au premier jour de l'alarme smog, indique la police fédérale dans un communiqué. Lors d'une alarme smog, la vitesse maximum autorisée sur les autoroutes est de 90 km/h.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O consumo minimo instantaneo que consigo nos meus carros, dá-se à minima velocidade a que consigo circular com a 5ª engrenada, ou seja entre os 50 e os 60 km/h. Já fiz várias vezes a experiência em terreno plano. Isto a acreditar no CB.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  Bruxelas ja aprendia com o seu vizinho (Holanda) a reduzir o uso automovel.
                                                  Concordo plenamente. Acho que as pessoas deviam usar mais a bicicleta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu acho que se devia utilizar mais os motociclos e ciclomotores! nem que sejam eléctricos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema é que Bruxelas tem muito mais influencia dos Bretoes e Franceses do que da Holanda, porque em termos de clima, paisagem, nao é muito diferente. Na Holanda nos anos 70 viu-se que ia haver demasiado transito entao mudaram tudo pra haver mais ciclovias, em Bruxelas como é tudo "burocrata", vai tudo de carro.

                                                      Esse episodio no Top Gear diz tudo, é que para muitos ingleses (e Portugueses e Americanos) a bicicleta é coisa de Pobre ou de Criança.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                        O problema é que Bruxelas tem muito mais influencia dos Bretoes e Franceses do que da Holanda, porque em termos de clima, paisagem, nao é muito diferente. Na Holanda nos anos 70 viu-se que ia haver demasiado transito entao mudaram tudo pra haver mais ciclovias, em Bruxelas como é tudo "burocrata", vai tudo de carro.

                                                        Esse episodio no Top Gear diz tudo, é que para muitos ingleses (e Portugueses e Americanos) a bicicleta é coisa de Pobre ou de Criança.
                                                        Não o vejo assim, vejo-o mais do género, venho de bicicleta em pleno verão/primavera, chego a cheirar a cavalo ao trabalho, o que faço depois? Vou-me lavar nos lavatórios das WC?

                                                        E trabalho apenas a 10km de casa, imagino aqueles que fazem mais ainda

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Não o vejo assim, vejo-o mais do género, venho de bicicleta em pleno verão/primavera, chego a cheirar a cavalo ao trabalho, o que faço depois? Vou-me lavar nos lavatórios das WC?

                                                          E trabalho apenas a 10km de casa, imagino aqueles que fazem mais ainda
                                                          A grande maioria trabalha a menos 3km do emprego. E digo-te que as unicas pessoas que cheiram a cavalo aqui na Holanda, sao as mesmas que cheiram a cavalo no inverno. E até muitas delas vêm de carro. Os que conheço que pedalam 5, 8, 12 e acho que 16, nao se cheira cavalo nenhum.



                                                          E Belgica é plana.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                            A grande maioria trabalha a menos 3km do emprego. E digo-te que as unicas pessoas que cheiram a cavalo aqui na Holanda, sao as mesmas que cheiram a cavalo no inverno. E até muitas delas vêm de carro. Os que conheço que pedalam 5, 8, 12 e acho que 16, nao se cheira cavalo nenhum.



                                                            E Belgica é plana.
                                                            Toda a gente que já reuniu com belgas sabe que em geral cheiram mal e não é genético.

                                                            A publicidade da rexona na Bélgica diz alegremente: "para evitar o incómodo do banho semanal".

                                                            Acho que não é preciso dizer mais nada!

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