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Será que devo ir urgentemente a uma garagem?!

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    Será que devo ir urgentemente a uma garagem?!

    Bem estou com uma situação que me está a deixar algo preocupado...

    No passado domingo fui me aventurar numa estrada de terra batida na serra de Sintra com o meu Seat ibizia 1.2 de 2009. Resultado, ao fim de poucos km's fiquei preso numa estrada cheia de lama com uma ravina bastante inclinado a 3 metros do carro...

    Após muitos nervos e algum receio lá fiz marcha-atrás durante uns 900 metros montanha a cima até um sitio onde conseguia fazer inversão de marcha. Como devem imaginar esta subida foi feita todo de primeira e sempre a dar forte e feio na embraiagem
    Chego ao local de fazer inversão de marcha e era um cheiro a queimado enorme...

    Bem depois de deixar o carro descansar durante uns minutos lá me fiz à estrada e voltei para Lisboa.

    Qual é o problema? Na passada quinta feira estava a estacionar o carro numa rua inclinada de Lisboa e apesar de o ter feito praticamente de uma só vez mal o desliguei senti um enorme cheiro a queimado o que não era comum.


    Devo ir urgentemente a uma garagem ver se está tudo bem com o carro ou não? Será que é da embraiagem ou também poderá ser dos travões?

    O carro tem 55.000 km's e foi à revisão em Junho passado com 45.000 km's na qual trocaram as pastilhas.


    Muito obrigado por toda a ajuda que possam dar

    #2
    A embraiagem deve ter levado um esquentamento. Estás a fazer bem o ponto de embraiagem? Esse cheiro costuma aparecer quando leva esquentamento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
      A embraiagem deve ter levado um esquentamento. Estás a fazer bem o ponto de embraiagem? Esse cheiro costuma aparecer quando leva esquentamento.
      Na altura em que estava na Serra não fiz o ponto de embraiagem devidamente uma vez que os nervos e a proximidade à ravina… Contudo na cidade e até agora tenho feito o ponto de embraiagem sempre como deve de ser.

      Comentário


        #4
        Epá nos vários que já tive só notava esse cheiro quando esforçava a embraiagem (tipo a subir um passeio em que fazia demasiado esforço na embraiagem), mas pode ter acontecido esquentares a embraiagem.

        O carro em andamento normal está com a embraiagem normal? Faz o ponto no mesmo sitio? Tem "força"?

        Comentário


          #5
          Fecundaste a embraiagem... mais que um dia já era suficiente para o cheiro ter desaparecido. Podes passar por uma oficina para ver se dá para safar ainda alguns componentes... pelo menos o volante do motor.

          Comentário


            #6
            Porque te meteste numa estrada dessas com um carro desses?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CL Ver Post
              Fecundaste a embraiagem... mais que um dia já era suficiente para o cheiro ter desaparecido. Podes passar por uma oficina para ver se dá para safar ainda alguns componentes... pelo menos o volante do motor.
              Pois a mim também me cheira que "queimou" a dita cuja...

              Comentário


                #8
                Na minha opiniao isso é um órgão substituível ora quando fores trocar ou mesmo mexer é logo para meter novo ou seja um kit tudo novo pois a mao de obra fica cara.
                Eu simplesmente deixava andar até sentir que algo nao está mesmo bem, pois o cheiro a queimado pode ser normal quando existe mais esforço na embraiagem.

                Comentário


                  #9
                  Oliveira, concordo contigo em andar mais uns dias com o carro para ter a certeza se o cheiro desapareceu de vez ou não (porque não sei se ele usou o carro desde domingo até 5ª feira...), mas mais 2 dias de utilização e continuar a cheirar a queimado é pedir mais problemas... para além dos danos que já fez!

                  Comentário


                    #10
                    Se o carro está a andar não vejo razão para alarme. Simplesmente andas a dar valentes esfregas à embraiagem, e sempre que o fazes, estás a tirar milhares de km de vida à mesma.

                    Se não vibra a arrancar e se não patina está óptima.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      Oliveira, concordo contigo em andar mais uns dias com o carro para ter a certeza se o cheiro desapareceu de vez ou não (porque não sei se ele usou o carro desde domingo até 5ª feira...), mas mais 2 dias de utilização e continuar a cheirar a queimado é pedir mais problemas... para além dos danos que já fez!
                      Que mais problemas são esses? O que pode acontecer?

                      Concordo com o Movyk, se não vibra a arrancar e funciona de uma forma normal está bom.

                      Reparei na descrição que o proprietário do ibiza se assustou bastante com a situação, provavelmente até sente cheiro a embraiagem sem haver cheiro nenhum.

                      Comentário


                        #12
                        Se continuar a cheirar a queimado e prolongar essa situação, para além do kit de embraiagem talvez não se safe de um volante novo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                          Porque te meteste numa estrada dessas com um carro desses?
                          isso pergunta-se? é óbvio

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                            isso pergunta-se? é óbvio
                            Mas olha que há locais que podem ficar caro pra isso, como este caso :D

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Se o carro está a andar não vejo razão para alarme. Simplesmente andas a dar valentes esfregas à embraiagem, e sempre que o fazes, estás a tirar milhares de km de vida à mesma.

                              Se não vibra a arrancar e se não patina está óptima.
                              Vibrar a arrancar é sinal de desgaste da embraiagem?!

                              Tenho um carro cá em casa, a gasolina de baixa cilindrada, que a frio, se o ponto de embraiagem não for feito com mais cuidado do que a quente, isto é, a frio tenho de dar um pouco mais de acelerador e largar a embraiagem muito mais devagar e suavemente, vibra a arrancar. Não patina nem nada. É normal a frio ter de haver mais cuidado com o manuseamento da embraiagem ou posso ter algum problema?

                              É que o carro tem só 60.000kms e, apesar de 80% serem de pára-arranca, todos os condutores cá de casa têm bons hábitos com a embraiagem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                Vibrar a arrancar é sinal de desgaste da embraiagem?!

                                Tenho um carro cá em casa, a gasolina de baixa cilindrada, que a frio, se o ponto de embraiagem não for feito com mais cuidado do que a quente, isto é, a frio tenho de dar um pouco mais de acelerador e largar a embraiagem muito mais devagar e suavemente, vibra a arrancar. Não patina nem nada. É normal a frio ter de haver mais cuidado com o manuseamento da embraiagem ou posso ter algum problema?

                                É que o carro tem só 60.000kms e, apesar de 80% serem de pára-arranca, todos os condutores cá de casa têm bons hábitos com a embraiagem.
                                Se faz so a frio, em principio nao é nada de grave, se fizer constantemente... ai ja é desgaste do componente.

                                Comentário


                                  #17
                                  nao percebi como é que ires a uma garagem te resolve o problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                                    nao percebi como é que ires a uma garagem te resolve o problema.
                                    garagem entendida como oficina! certo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens uma oficina de confiança que possam analisar isso, que não seja "sim, sim, é para trocar que preciso ganhar €€€"? Se sim, passas por lá e pedes a opinião de quem percebe.

                                      Se não, é um risco que terás que correr, mas como já disseram, se não há outros sinais, pode não ser nada de especial, mesmo os 900m em marcha atrás em esforço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vai para a AE, e acelera ai a uns 90km/h em 5ª e observa se patina.
                                        Ao estacionares numa rua inclinada é natural que tenhas esforçado mais a mesma e possa cheirar a queimado.
                                        Não significa que esteja com problemas ou que esteja estragada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Dúvida!
                                          Alguém pode descrever aqui qual é a sensação da embraiagem patinar?
                                          O que se sente ou como se comporta supostamente?
                                          Nunca tive nenhum problema relacionado com isso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para saber se a embraiagem está boa é meter una 4a com o carro paradolevantar o pe, se for abaixo está boa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                              Para saber se a embraiagem está boa é meter una 4a com o carro parado levantar o pe, se for abaixo está boa
                                              Se for em 2ª não serve? O meu, às vezes, não arranca em 2ª... e em 3ª vai sempre abaixo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                Se for em 2ª não serve? O meu, às vezes, não arranca em 2ª... e em 3ª vai sempre abaixo.
                                                Se a embraiagem estiver em muito mau estado patina em qualquer mudança mas em altas é mais notável especialmente se fores a baixas rotações e pisares fundo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  A embraiagem deve ter levado um esquentamento. Estás a fazer bem o ponto de embraiagem? Esse cheiro costuma aparecer quando leva esquentamento.
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Fecundaste a embraiagem... mais que um dia já era suficiente para o cheiro ter desaparecido. Podes passar por uma oficina para ver se dá para safar ainda alguns componentes... pelo menos o volante do motor.
                                                  Isto é um tópico de mecânica automóvel, ou de outra coisa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                    Dúvida!
                                                    Alguém pode descrever aqui qual é a sensação da embraiagem patinar?
                                                    O que se sente ou como se comporta supostamente?
                                                    Nunca tive nenhum problema relacionado com isso...
                                                    Imagina, por exemplo, que vais em 3ª, numa rotação em que o motor vai à vontade.
                                                    Apanhas uma ligeira subida, pisas o acelerador um pouco mais, a rotação do motor sobe mas o carro não vai corresponder a esse pisar do acelerador.
                                                    Basicamente, é como se estivesses a acelerar em seco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                      Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                      Dúvida!
                                                      Alguém pode descrever aqui qual é a sensação da embraiagem patinar?
                                                      O que se sente ou como se comporta supostamente?
                                                      Nunca tive nenhum problema relacionado com isso...
                                                      Imagina, por exemplo, que vais em 3ª, numa rotação em que o motor vai à vontade.
                                                      Apanhas uma ligeira subida, pisas o acelerador um pouco mais, a rotação do motor sobe mas o carro não vai corresponder a esse pisar do acelerador.
                                                      Basicamente, é como se estivesses a acelerar em seco.
                                                      Ok ok...

                                                      Já percebi... Thanks!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aproveitando o tópico nos últimos tempos não preciso de ir com o pé a fundo na embraiagem para mudar a mudança, isto será algum sinal?
                                                        De resto nao noto nada de diferente.

                                                        E´um Ibiza 6L reprogramado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se isso aconteceu de repente, é mau sinal.

                                                          De resto, gradualmente é natural que a embraiagem vá pegando cada vez mais em cima, pelo desgaste do material de fricção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Viva,

                                                            acho que queimaste uma parte da vida util dessa embraiagem... mas deves safar-te. Não acredito que venhas a ter grandes problemas num futuro próximo.

                                                            Lembro-me de há bastantes anos estar a pendura com um colega recem encartado e que tinha um ibiza diesel novinho. Ele tinha o mau habito de aguentar o carro apenas com a embraiagem no pára-arranca nas subidas de Coimbra... num dia de transito infernal começou a cheirar a embraiagem que tresandava... o terror. Bom o carro durou pra burro e a embraiagem também.

                                                            Espero que isto te deixe mais descansado.

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