Como novo frequentador deste forum gostava de deixar um cumprimento a todos os que por aqui andam !
Sou proprietário de um Ford Mondeo 2.0 TDCI, 130 CV, de 2002, com 162.000 Km, e neste momento estou com necessidade de ser elucidado por gente mais competente, ou pelo menos com mais conhecimento de mecânica, que eu que não percebo nada.
Após uma reparação aos injectores (4 novos), bomba injetora ou injetora bomba (desculpem mas não sei), bomba EGR, limpeza de àgua no motor e mais uns pormenores menos significantes, tenho o carro com um trabalhar de motor em nada semelhante ao que estava antes de ser "arranjado". Paguei uma pipa de massa por este suposto arranjo e na minha opinião fui enrolado. Foi mais tarde detetado numa outra máquina (oficina BOSCH) que tem falta de compressão num dos cilindros. O mecânico diz para não mexer mais pois o arranjo não compensa , mas o fato é que aconteceu dentro da oficina dele, pois o problema não existia antes e não deixo de pensar porque é que não detetei isto antes, especialmente antes de pagar. O carro tem uma história triste em torno desta última avaria, pois esteve parado na oficina durante um ano inteiro (depois logo explico porquê...), e penso que derivam daí muitos dos problemas que tenho atualmente. No entanto não deixo de pensar que paguei cerca de €4000 pelo suposto arranjo e sinto-me defraudado pois, se calhar pelo mesmo dinheiro ou por menos, poderia ter comprado outro motor (mesmo reconstruido 0 km) e não ter neste momento nenhum deste problemas.
Os sintomas atuais do carro são :
- Cheiro intenso a combustivel/gases quando este está parado (mas a trabalhar) ou quando estaciono. Em andamento não consigo identificar pois a deslocação do ar não o permite.
- Penso que está a gastar muito, 7,2l. Não sei se derivado ao problema, mas penso que sim.
- Trabalhar do motor nem sempre igual. Muitas das vezes parece um daqueles VW Carochas antigos ou então uma traineira quando vai para o mar. Parece que tem algo a chocalhar/bater no interior. E conforme o trabalhar do motor assim se reflete no seu desenvolvimento. Mas nunca mais teve aquele trabalhar "suave" e quase silencioso, comparado com o que ouço agora !!
- Deita fumo, umas vezes cinza claro outras vezes mais escuro, ao ligar e também quando acelero violentamente por exemplo para ultrapassar um outro veículo. Não o fazia.
-Não consigo manter uma velocidade constante em 4ª a mais ou menos a 2000 rpm, o que representa uma velocidade de mais ou menos 80 km/h. Começa a engasgar e deitar fumo cinza claro. Tenho de acelerar ou desacelerar. É frustante e irritante.
- Conforme o trabalhar do motor às vezes quero acelerar, e pisar no acelerador a fundo ou não fazer nada é a mesma coisa, só ao fim de um bocado é que ele começa a responder e a desenvolver gradualmente, nada comparado com o que fazia antigamente que disparava em qualquer mudança e sempre que o exigia. Não tem problemas de turbo pois esse foi verificado.
Agradeço desde já todos os comentários e opiniões que aparecerem. Adoro o carro e já me têm falado que o problema é ser motor Ford, pois não prestam. Isto ao fim e ao cabo cada um diz a sua ! Será que me devo desfazer dele ?? Ou isto tem solução ??
Cumprimentos.
Sou proprietário de um Ford Mondeo 2.0 TDCI, 130 CV, de 2002, com 162.000 Km, e neste momento estou com necessidade de ser elucidado por gente mais competente, ou pelo menos com mais conhecimento de mecânica, que eu que não percebo nada.
Após uma reparação aos injectores (4 novos), bomba injetora ou injetora bomba (desculpem mas não sei), bomba EGR, limpeza de àgua no motor e mais uns pormenores menos significantes, tenho o carro com um trabalhar de motor em nada semelhante ao que estava antes de ser "arranjado". Paguei uma pipa de massa por este suposto arranjo e na minha opinião fui enrolado. Foi mais tarde detetado numa outra máquina (oficina BOSCH) que tem falta de compressão num dos cilindros. O mecânico diz para não mexer mais pois o arranjo não compensa , mas o fato é que aconteceu dentro da oficina dele, pois o problema não existia antes e não deixo de pensar porque é que não detetei isto antes, especialmente antes de pagar. O carro tem uma história triste em torno desta última avaria, pois esteve parado na oficina durante um ano inteiro (depois logo explico porquê...), e penso que derivam daí muitos dos problemas que tenho atualmente. No entanto não deixo de pensar que paguei cerca de €4000 pelo suposto arranjo e sinto-me defraudado pois, se calhar pelo mesmo dinheiro ou por menos, poderia ter comprado outro motor (mesmo reconstruido 0 km) e não ter neste momento nenhum deste problemas.
Os sintomas atuais do carro são :
- Cheiro intenso a combustivel/gases quando este está parado (mas a trabalhar) ou quando estaciono. Em andamento não consigo identificar pois a deslocação do ar não o permite.
- Penso que está a gastar muito, 7,2l. Não sei se derivado ao problema, mas penso que sim.
- Trabalhar do motor nem sempre igual. Muitas das vezes parece um daqueles VW Carochas antigos ou então uma traineira quando vai para o mar. Parece que tem algo a chocalhar/bater no interior. E conforme o trabalhar do motor assim se reflete no seu desenvolvimento. Mas nunca mais teve aquele trabalhar "suave" e quase silencioso, comparado com o que ouço agora !!
- Deita fumo, umas vezes cinza claro outras vezes mais escuro, ao ligar e também quando acelero violentamente por exemplo para ultrapassar um outro veículo. Não o fazia.
-Não consigo manter uma velocidade constante em 4ª a mais ou menos a 2000 rpm, o que representa uma velocidade de mais ou menos 80 km/h. Começa a engasgar e deitar fumo cinza claro. Tenho de acelerar ou desacelerar. É frustante e irritante.
- Conforme o trabalhar do motor às vezes quero acelerar, e pisar no acelerador a fundo ou não fazer nada é a mesma coisa, só ao fim de um bocado é que ele começa a responder e a desenvolver gradualmente, nada comparado com o que fazia antigamente que disparava em qualquer mudança e sempre que o exigia. Não tem problemas de turbo pois esse foi verificado.
Agradeço desde já todos os comentários e opiniões que aparecerem. Adoro o carro e já me têm falado que o problema é ser motor Ford, pois não prestam. Isto ao fim e ao cabo cada um diz a sua ! Será que me devo desfazer dele ?? Ou isto tem solução ??
Cumprimentos.
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