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Um Dia de Grande Fiabilidade Automóvel: Golf V 1.9TDI com 579000km vs Saxo 1.5D

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    Um Dia de Grande Fiabilidade Automóvel: Golf V 1.9TDI com 579000km vs Saxo 1.5D

    Pois então hoje foi dia de ir de Lisboa a Portimão buscar um carro parado há pelo menos ano e meio.
    Para chegar a Portimão usei a boleia de um conhecido. O carro em questão: Golf V TDi 1.9 de 105 cavalos. Versão 3 portas comercial. 579mil km.
    Tendo como comparação um carro de um amigo meu exactamente igual mas versão 5 portas e com pouco mais de 100mil km e em perfeito estado de conservação posso dizer que o exemplar com 579mil km apresenta uma compostura semelhante à do Golf de 5 portas. O nível de ruído é o mesmo. O comportamento é o mesmo com o carro a responder da mesma forma às solicitações do condutor. Estar num carro e noutro é exactamente a mesma coisa tirando o facto de o Golf mais rodado ter um barulho parasita bastante chato mas de fácil resolução na zona do párasol. Até em termos de conforto da suspensão (ou falta dele) o Golf mais rodado parece igual ao do meu amigo. Ambos os carros pelo que sei respeitam os intervalos de manutenção. Outro facto interessante, o último consumo deste veículo com 579mil km (contas feitas por mim com 2 talões de abastecimento) foi de 5.02l/100, valor que também corresponde com o carro "quase novo" do meu amigo.

    Excelente exemplar de fiabilidade este Golf V com o motor 1.9TDI de 105 cavalos.

    Chegando a Portimão foi a vez de tentar meter o Saxo 1.5D, com 117mil km mas parado há algum tempo, a funcionar. Última inspecção foi feita em 2011 e sei que o carro esteve parado pelo menos ano e meio (portanto deve até ter estado mais tempo).

    Procedimentos:
    - Verificar nível do óleo e líquido do radiador.
    - Meter uma bateria carregada
    - Engatar o carro em 5ª desligado e empurrá-lo uns quantos metros para a frente para fazer o motor rodar um pouco.
    - Dar à chave e ver o carro pegar à primeira sem soluços, fumos ou qualquer tipo de problemas (esteve parado numa garagem).
    - Andar 500 metros em direcção ao centro de inspecções ao mesmo tempo que ia fazendo travagens para desoxidar os discos.
    - Carro passa apenas com uma anotação de bateria mal apertada (foi deixada assim propositadamente porque era para trocar no mesmo dia)
    - 20€ de gasóleo do Jumbo.
    - Voltar a Lisboa pela AE sempre entre 100 a 140kmh (120 a direito, 100 a subir, 140 a descer).

    Outro magnífico exemplo de fiabilidade.

    Era tão bom que o resto das máquinas/aparelhos que usamos no dia-a-dia tivessem a fiabilidade dos carros que conduzimos

    EDIT:
    Comparando o conforto a nível de suspensão e bancos dos dois carros posso dizer que o Citröen dá 3-0 ao VW.
    De resto são obviamente carros completamente opostos
    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 20 March 2014, 19:52.

    #2
    Dois grandes motores.

    Comentário


      #3
      O que achaste de Portimão?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por supercar1 Ver Post
        O que achaste de Portimão?
        É agradável, mas só lá tive um par de horas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
          É agradável, mas só lá tive um par de horas
          Ah :P

          É uma cidade bem fixe

          Comentário


            #6
            Um bom motor, bem mantido, faz isso sem problemas e ainda faz bem mais. Resta saber se foram 579.000km tranquilos so com peças de desgaste ou nao, porque no fundo é isto que determina a fiabilidade, a possibilidade de um carro fazer muitos km mas ter o minimo de avarias possiveis.

            Conheço um Jetta Taxi que ja leva 850.000km com esse motor, levou à pouco tempo foi a caixa de velocidades e o motor so foi aberto por pedido do dono para limpeza e ver o estado dos internos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Um bom motor, bem mantido, faz isso sem problemas e ainda faz bem mais. Resta saber se foram 579.000km tranquilos so com peças de desgaste ou nao, porque no fundo é isto que determina a fiabilidade, a possibilidade de um carro fazer muitos km mas ter o minimo de avarias possiveis.

              Conheço um Jetta Taxi que ja leva 850.000km com esse motor, levou à pouco tempo foi a caixa de velocidades e o motor so foi aberto por pedido do dono para limpeza e ver o estado dos internos.
              Segundo o utilizador o carro só teve uma avaria. A bomba de água falhou e o carro teve de ser rebocado.
              Isto porque para poupar uns trocos da última vez que mudaram a correia de distribuição deixaram a bomba antiga.

              Comentário


                #8
                Por isso é que tenho cá em casa um 206 1.9D Van com 268.000 feitos esta semana, que só levou peças de desgaste, não gasta óleo, e que já decidi manter até ir para a sucata, por o valor comercial ser de pouco mais de 2000€. A velocidades de 100/110 gasta cerca de 5 litros.
                Se tudo correr bem ainda os meus dois filhos vão conduzi-lo!

                Comentário


                  #9
                  É para verem que se um motor for mantido sempre a rodar faz milhares e milhares de kilometros , por outro lado um carro que ande de vez em quando faz com que o motor tenha de andar sempre a aquecer e depois arrefecer , estas diferenças de temperatura vao causar desgaste prematuro em certos componentes e como é logico nao fará esses 500 mil

                  Nos pesados esta situaçao é vem evidente , estao horas e horas sempre seguidas a trabalhar e sempre á sua temperatura normal de funcionamento e depois vemos os odometros com milhoes de kms já feitos

                  Daí que esse saxo nao é nenhum maginifico exemplo de fiabilidade só porque esteve parado ano e meio ! Porque se nao o meu fiesta que teve parado 4 anos tambem depois meteu se bateria e deu-se á chave pegou logo e andou entao era o supra sumo Nada disso

                  Comentário


                    #10
                    "Um dia de grande fiabilidade automóvel"?

                    Comentário


                      #11
                      É tudo admirável e uma grande verdade... mas um saxo mais confortável que um golf V? Mesmo?

                      Se me falasses do 4 era um carro rijo, mas o 5, mesmo pela imprensa sempre foi tido como um carro confortável dentro do segmento.

                      Claro que se me falares de um sport com jantes 17 e suspensao desportiva será menos confortável, mas isso é opção de quem configura.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                        Segundo o utilizador o carro só teve uma avaria. A bomba de água falhou e o carro teve de ser rebocado.
                        Isto porque para poupar uns trocos da última vez que mudaram a correia de distribuição deixaram a bomba antiga.
                        Pois, isto vai ao encontro do que eu digo muitas vezes, é um exemplo claro de que os problemas muitas das vezes são os donos que os procuram.



                        Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                        É tudo admirável e uma grande verdade... mas um saxo mais confortável que um golf V? Mesmo?
                        Ainda por cima fazer uma comparação de um carro com quase 600.000kms com um com pouco mais de 100.000
                        Editado pela última vez por MGomes; 21 March 2014, 10:20.

                        Comentário


                          #13
                          É, quanto a mim, uma das grandes qualidades do golf V que conheço (no caso um confortline), o conforto. Mesmo quando comparado com a armada francesa do mesmo segmento


                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Parabens encontras te saxo com menos de 120 mil :D !!!
                            Tambem achava que tinha encontrado um com esse valor e afinal tinha quase 3x mais do que dizia no quadrante :D
                            Em termo de conforto acho melhor o golf, de suspensao é que nao sei comparar porque ja nao ando numa dessas versoes a algum tempo, mas acho que tambem era. Mas isto tambem depende do gosto de cada um.

                            Quanto a consumo e fiabilidade dá 5-0 ao golf. O meu tá a consumir 5.5/5.7, mas porque a maioria das vezes é cidade e precisa de um bomba injectora nova ;)
                            Editado pela última vez por zane90; 21 March 2014, 11:24.

                            Comentário


                              #15
                              Continuo a achar que a fiabilidade em grande parte está diretamente ligada aos proprietários das viaturas.
                              Tirando alguns problemas crónicos conhecidos de algumas máquinas não é fácil estragar um carro bem tratado, como em tudo existem exceções.
                              Apesar do que lemos por aqui continuo a achar de que não existem assim tantos entendidos em automóveis como isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                Parabens encontras te saxo com menos de 120 mil :D !!!
                                Tambem achava que tinha encontrado um com esse valor e afinal tinha quase 3x mais do que dizia no quadrante :D
                                Em termo de conforto acho melhor o golf, de suspensao é que nao sei comparar porque ja nao ando num dessa versao algum tempo, mas acho que tambem era. Mas isto tambem depende do gosto de cada um.

                                Quanto a consumo e fiabilidade dá 5-0 ao golf. O meu tá a consumir 5.5/5.7, mas porque a maioria das vezes é cidade e precisa de um bomba injectora nova ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso tambem é uma grande verdade, a fiabilidade tambem vai depender do tipo de condutor, o pé pesado e andar com o carro como fosse todo terreno nao ajuda.

                                  Eu aqui tou aprender, eu de automoveis nao percebo nada :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                    Isso tambem é uma grande verdade, a fiabilidade tambem vai depender do tipo de condutor, o pé pesado e andar com o carro como fosse todo terreno nao ajuda. Eu aqui tou aprender, eu de automoveis nao percebo nada :D


                                    Diria que a probabilidade (e falando estatisticamente) de um GOLF V 1.9 TDI ter mais avarias que um Saxo 1.5 D é efetivamente muito maior.
                                    Também já tive o carro de guerra. Opel Corsa 1.7D e é um tanque de guerra...para o bom e para o mau. Tirando o motor pouco mais tinha para avariar diga-se de passagem.
                                    Avarias não era com ele mas por mais de diversas vezes o ia mandando para a sucata ... aquele traseira deixa qualquer um nervoso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      Ainda ontem lá tive e disse mesmo isso, só não foi 15-0 porque nao deixaram entrar o coiso! O coiso fez falta a equipa! E o manel tambem fez falta :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Amigo, eu tenho uma Transporter com esse motor e conta atualmente com 712 000 km, a carrinha é de 2008. Nunca o motor foi aberto, o turbo é de origem, a embraiagem foi trocada aos 630 000 km.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Saxo faz 5x essa quilometragem à vontade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Update em relação ao carro:
                                            Para já continua tudo bem. Vai com 420km nas minhas mãos. Ainda com os mesmos 20€ de gasóleo que pus e o resto de gasóleo velho que trazia no depósito (cerca de 1/4 segundo o ponteiro).

                                            Apartir daqui podem acompanhar eventuais acontecimentos no meu DB do 106 Rallye

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                                              #23
                                              Bons motores

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nenhum dos dois carros em questão me diz grande coisa... Apesar de longe serem "cancros", não são propriamente perfeitos...

                                                Mas pronto, os mitos perduram...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Esse Golf V deve ser de 2005 ou 2006.
                                                  É preciso ter cuidado com o 1.9 TDI na versão de 105cv. As versões de 2007-2008-2009 de 105cv andam a acusar avarias fora do comum, ao nível de bielas e outros componentes graves.

                                                  É muito estranho um motor após mais de 10 anos de comercialização, vir dar problemas graves nas suas últimas versões, especialmente depois de tanta versão que houve do 1.9 TDI (desde os 90cv até aos 160cv), de ter sido um dos motores mais alterados pelos "chiptunners", e no fim da sua carreira deixar-se ir abaixo.
                                                  A culpa nem é do motor, mas sim da porcaria da contenção de custos adoptada na produção dos últimos blocos (BLS e alguns BXE) aliada àquela coisa chamada "Long-Life" que apenas troca óleo de 24 em 24 meses ou 30 mil kms, o que faz o óleo perder as propriedades e origina "trabalhares rudes", o 1.9 TDI sempre foi "habituado" a trocar o óleo de 15 em 15 mil kms ou 12 meses, mas as emissões, a crise e a respectiva contenção de custos e o tal "Long-Life" vieram arruinar a carreira deste excelente motor.

                                                  Deixo aqui este post, não para denegrir a imagem do 1.9 TDI, porque gosto muito desse motor, mas para alertar possíveis compradores. Podem comprar, à vontade, 1.9 TDI 105cv dos últimos, mas ouçam o "trabalhar" do bicho e ignorem o Long-Life, se ouvirem um bater "estranho", esqueçam este carro, evitem também carros que cumpriram as revisões de 30 em 30 mil kms. É preferível um de 15 em 15 mil kms, mas isto não garante nada, apenas "ajuda".

                                                  Nos últimos tempos soube:
                                                  Golf V Variant Bluemotion 1.9 TDi 105 - Morreu com todas as revisões na marca, carrinha de família, sem esticanços.
                                                  Golf V Van 1.9 TDi 105cv - Morreu com todas as revisões na marca e pouco mais de 110 mil kms, revisões na marca, sem long-life.
                                                  Leon II 1.9 TDi 105cv - Morreu com um buraco no bloco com pouco mais de 100 mil kms, todas as revisões na marca e de 15 em 15 mil kms.

                                                  Aqui fica um motor em fase grave:
                                                  Klepání - YouTube

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Esse Golf V deve ser de 2005 ou 2006.
                                                    É preciso ter cuidado com o 1.9 TDI na versão de 105cv. As versões de 2007-2008-2009 de 105cv andam a acusar avarias fora do comum, ao nível de bielas e outros componentes graves.

                                                    É muito estranho um motor após mais de 10 anos de comercialização, vir dar problemas graves nas suas últimas versões, especialmente depois de tanta versão que houve do 1.9 TDI (desde os 90cv até aos 160cv), de ter sido um dos motores mais alterados pelos "chiptunners", e no fim da sua carreira deixar-se ir abaixo.
                                                    A culpa nem é do motor, mas sim da porcaria da contenção de custos adoptada na produção dos últimos blocos (BLS e alguns BXE) aliada àquela coisa chamada "Long-Life" que apenas troca óleo de 24 em 24 meses ou 30 mil kms, o que faz o óleo perder as propriedades e origina "trabalhares rudes", o 1.9 TDI sempre foi "habituado" a trocar o óleo de 15 em 15 mil kms ou 12 meses, mas as emissões, a crise e a respectiva contenção de custos e o tal "Long-Life" vieram arruinar a carreira deste excelente motor.

                                                    Deixo aqui este post, não para denegrir a imagem do 1.9 TDI, porque gosto muito desse motor, mas para alertar possíveis compradores. Podem comprar, à vontade, 1.9 TDI 105cv dos últimos, mas ouçam o "trabalhar" do bicho e ignorem o Long-Life, se ouvirem um bater "estranho", esqueçam este carro, evitem também carros que cumpriram as revisões de 30 em 30 mil kms. É preferível um de 15 em 15 mil kms, mas isto não garante nada, apenas "ajuda".

                                                    Nos últimos tempos soube:
                                                    Golf V Variant Bluemotion 1.9 TDi 105 - Morreu com todas as revisões na marca, carrinha de família, sem esticanços.
                                                    Golf V Van 1.9 TDi 105cv - Morreu com todas as revisões na marca e pouco mais de 110 mil kms, revisões na marca, sem long-life.
                                                    Leon II 1.9 TDi 105cv - Morreu com um buraco no bloco com pouco mais de 100 mil kms, todas as revisões na marca e de 15 em 15 mil kms.

                                                    Aqui fica um motor em fase grave:
                                                    Klepání - YouTube
                                                    Tenho um 1.9tdi 105 de fins de 2007 e, apesar de nao ser o motor mais silencioso, nem de perto faz esse barulho!
                                                    Faz um ligeiro bater a frio, apenas nos primeiros instantes.
                                                    As revisões faço-as de 25kkm ou menos um bocado, dependendo dos percursos.
                                                    mas vou estar atento a este pormenor.
                                                    o meu tem 156k, mas como é importado pode ter mais do dobro, até agora nao tenho razão de queixa de nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                      Tenho um 1.9tdi 105 de fins de 2007 e, apesar de nao ser o motor mais silencioso, nem de perto faz esse barulho!
                                                      Faz um ligeiro bater a frio, apenas nos primeiros instantes.
                                                      As revisões faço-as de 25kkm ou menos um bocado, dependendo dos percursos.
                                                      mas vou estar atento a este pormenor.
                                                      o meu tem 156k, mas como é importado pode ter mais do dobro, até agora nao tenho razão de queixa de nada.
                                                      Qual é o código do motor?

                                                      Apenas os BLS e os últimos BXE são mais afectados. O teu supostamente já é da fase perigosa (também depende da produção do motor). Esse Octavia já está prestes a partir.

                                                      Achei por bem colocar aqui essa informação de alerta para proprietários e/ou potenciais compradores. E o mais estranho é que não se consegue perceber o porquê disto acontecer, apenas acontece em alguns (há pessoal com BLS e BXE carregados de kms e escáfia sem problemas) e não se consegue descobrir a causa, à partida poderia ser do óleo perder as propriedades, mas alguns Leons já partiram e trocam o óleo de 15 em 15 mil kms, o que acaba por deitar um bocado por baixo a teoria do Long-Life, em contra-partida ainda não ouvi nenhum caso de Ibiza 6J partido (foi neste carro que o 1.9 TDI encerrou a carreira, creio eu, em ínicios de 2010) que troca de 15 em 15 mil também.

                                                      Supostamente a causa é da falta de qualidade das bielas e capas das bielas, mas ainda não existe informação concreta sobre qual as séries más. É um problema meio crónico, é parecido com o N47, mas o que é certo é que há N47 com kms e kms e sem problemas de corrente.

                                                      bxe engine crap?

                                                      Mais uma achega.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não faço ideia do código do motor! Onde se vê isso? É no autocolante na zona do motor? Vou ver se descubro!

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          Não faço ideia do código do motor! Onde se vê isso? É no autocolante na zona do motor? Vou ver se descubro!
                                                          Normalmente vem num autocolante na tampa da correia de distribuição

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                                                            #30
                                                            Muito informativo o teu post Gmigas.
                                                            Já ouvi falar de um caso destes, estava montado num Passat, tinha 160 mil kms quando partiu, nada de repros nem maus tratos.
                                                            Nunca nada de semelhante nos motores anteriores, ainda que alguns PD tenham apetite por touches e arvore de cames estes casos são de um nível completamente diferente no que toca a gravidade.

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