Pois então hoje foi dia de ir de Lisboa a Portimão buscar um carro parado há pelo menos ano e meio.
Para chegar a Portimão usei a boleia de um conhecido. O carro em questão: Golf V TDi 1.9 de 105 cavalos. Versão 3 portas comercial. 579mil km.
Tendo como comparação um carro de um amigo meu exactamente igual mas versão 5 portas e com pouco mais de 100mil km e em perfeito estado de conservação posso dizer que o exemplar com 579mil km apresenta uma compostura semelhante à do Golf de 5 portas. O nível de ruído é o mesmo. O comportamento é o mesmo com o carro a responder da mesma forma às solicitações do condutor. Estar num carro e noutro é exactamente a mesma coisa tirando o facto de o Golf mais rodado ter um barulho parasita bastante chato mas de fácil resolução na zona do párasol. Até em termos de conforto da suspensão (ou falta dele) o Golf mais rodado parece igual ao do meu amigo. Ambos os carros pelo que sei respeitam os intervalos de manutenção. Outro facto interessante, o último consumo deste veículo com 579mil km (contas feitas por mim com 2 talões de abastecimento) foi de 5.02l/100, valor que também corresponde com o carro "quase novo" do meu amigo.
Excelente exemplar de fiabilidade este Golf V com o motor 1.9TDI de 105 cavalos.
Chegando a Portimão foi a vez de tentar meter o Saxo 1.5D, com 117mil km mas parado há algum tempo, a funcionar. Última inspecção foi feita em 2011 e sei que o carro esteve parado pelo menos ano e meio (portanto deve até ter estado mais tempo).
Procedimentos:
- Verificar nível do óleo e líquido do radiador.
- Meter uma bateria carregada
- Engatar o carro em 5ª desligado e empurrá-lo uns quantos metros para a frente para fazer o motor rodar um pouco.
- Dar à chave e ver o carro pegar à primeira sem soluços, fumos ou qualquer tipo de problemas (esteve parado numa garagem).
- Andar 500 metros em direcção ao centro de inspecções ao mesmo tempo que ia fazendo travagens para desoxidar os discos.
- Carro passa apenas com uma anotação de bateria mal apertada (foi deixada assim propositadamente porque era para trocar no mesmo dia)
- 20€ de gasóleo do Jumbo.
- Voltar a Lisboa pela AE sempre entre 100 a 140kmh (120 a direito, 100 a subir, 140 a descer).
Outro magnífico exemplo de fiabilidade.
Era tão bom que o resto das máquinas/aparelhos que usamos no dia-a-dia tivessem a fiabilidade dos carros que conduzimos
EDIT:
Comparando o conforto a nível de suspensão e bancos dos dois carros posso dizer que o Citröen dá 3-0 ao VW.
De resto são obviamente carros completamente opostos
Para chegar a Portimão usei a boleia de um conhecido. O carro em questão: Golf V TDi 1.9 de 105 cavalos. Versão 3 portas comercial. 579mil km.
Tendo como comparação um carro de um amigo meu exactamente igual mas versão 5 portas e com pouco mais de 100mil km e em perfeito estado de conservação posso dizer que o exemplar com 579mil km apresenta uma compostura semelhante à do Golf de 5 portas. O nível de ruído é o mesmo. O comportamento é o mesmo com o carro a responder da mesma forma às solicitações do condutor. Estar num carro e noutro é exactamente a mesma coisa tirando o facto de o Golf mais rodado ter um barulho parasita bastante chato mas de fácil resolução na zona do párasol. Até em termos de conforto da suspensão (ou falta dele) o Golf mais rodado parece igual ao do meu amigo. Ambos os carros pelo que sei respeitam os intervalos de manutenção. Outro facto interessante, o último consumo deste veículo com 579mil km (contas feitas por mim com 2 talões de abastecimento) foi de 5.02l/100, valor que também corresponde com o carro "quase novo" do meu amigo.
Excelente exemplar de fiabilidade este Golf V com o motor 1.9TDI de 105 cavalos.
Chegando a Portimão foi a vez de tentar meter o Saxo 1.5D, com 117mil km mas parado há algum tempo, a funcionar. Última inspecção foi feita em 2011 e sei que o carro esteve parado pelo menos ano e meio (portanto deve até ter estado mais tempo).
Procedimentos:
- Verificar nível do óleo e líquido do radiador.
- Meter uma bateria carregada
- Engatar o carro em 5ª desligado e empurrá-lo uns quantos metros para a frente para fazer o motor rodar um pouco.
- Dar à chave e ver o carro pegar à primeira sem soluços, fumos ou qualquer tipo de problemas (esteve parado numa garagem).
- Andar 500 metros em direcção ao centro de inspecções ao mesmo tempo que ia fazendo travagens para desoxidar os discos.
- Carro passa apenas com uma anotação de bateria mal apertada (foi deixada assim propositadamente porque era para trocar no mesmo dia)
- 20€ de gasóleo do Jumbo.
- Voltar a Lisboa pela AE sempre entre 100 a 140kmh (120 a direito, 100 a subir, 140 a descer).
Outro magnífico exemplo de fiabilidade.
Era tão bom que o resto das máquinas/aparelhos que usamos no dia-a-dia tivessem a fiabilidade dos carros que conduzimos
EDIT:
Comparando o conforto a nível de suspensão e bancos dos dois carros posso dizer que o Citröen dá 3-0 ao VW.
De resto são obviamente carros completamente opostos
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