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    Cabovisão publicidade enganosa

    Quase toda a gente já deve ter visto o anúncio da Cabovisão a publicitar o primeiro serviço de TV/Net/Voz sem fidelização.

    Ora, eles dizem no site: "Torna-te Livre! sem fidelização, só na Cabovisão".

    Para depois nas letras pequeninas, dizerem o seguinte:

    "O custo da instalação e ativação de serviços, no valor de 150€, não será faturado caso permaneça com os serviços Cabovisão 5 trimestres. Se desistir antes do fim do 5º trimestre, terá de pagar 30€ por cada trimestre completos em falta, até perfazer os 5."

    Na minha terra esse parágrafo em itálico chama-se fidelização, mas eles devem falar outra língua com toda a certeza.
    Já nem falo do preço ser muito mais caro do que a concorrência, acho que nem vale a pena.

    Enfim, nada a que não estejamos habituados por parte dos operadores de telecomunicações com total conivência da Anacom, a tal autoridade das comunicações que parece só servir para garantir umas cunhas aos amigos dos políticos.

    #2
    A deco já tinha alertado para isso.

    Cabovisão sem fidelização: liberdade sem custos só ao fim de 15 meses - DECO PROTESTE

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      #3
      Já tinha visto isso em algum lado, o que não deixa de fazer sentido, já que normalmente a fidelização é a contrapartida da instalação ficar a cargo da operadora.
      O que não faz sentido algum é esta publicidade toda sobre uma fidelização encapsulada. Ou seja isto na pratica está como antes, não muda nada, aliás até acho que se propor ao MEO pagar a instalação eles também fazem um contrato sem fidelização.

      Comentário


        #4
        Nada de novo. Entidades reguladores andam a dormir e entretanto os isp´s brincam com isto.

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          #5
          Originalmente Colocado por acca Ver Post
          O que não faz sentido algum é esta publicidade toda sobre uma fidelização encapsulada. Ou seja isto na pratica está como antes, não muda nada, aliás até acho que se propor ao MEO pagar a instalação eles também fazem um contrato sem fidelização.

          não é encapsulada, é descarada. Uma coisa seria cobrarem o custo de instalação à cabeça, e aí sim seria uma espécie de compensação pela ausência de fidelização posterior. Mas neste caso eles publicitam uma coisa que é falsa, ou seja, o serviço não tem fidelização na mensalidade mas tem fidelização no custo de instalação.. é publicidade enganosa descarada.

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            #6
            Sempre fica mais barato que tentar sair do meo ou zon.

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              #7
              Olhem que não é a mesma coisa. Isso são apenas os custos de instalação. Imaginem que instalam Cabovisão sem fidelização e ao fim de 1 ou 2 meses querem sair apenas pagam parte dos custos de instalação, enquanto que no modelo antigo tinha de pagar todas as mensalidades do serviço até ao final do contrato.

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                #8
                Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                Olhem que não é a mesma coisa. Isso são apenas os custos de instalação. Imaginem que instalam Cabovisão sem fidelização e ao fim de 1 ou 2 meses querem sair apenas pagam parte dos custos de instalação, enquanto que no modelo antigo tinha de pagar todas as mensalidades do serviço até ao final do contrato.

                É igual, é fidelização na mesma . Por exemplo, nos pontos TMN também ficas "agarrado" ao teu cartão durante 18 meses, se pretenderes deixar de ser cliente TMN, pagas a diferença do preço dos pontos p/ o custo normal. Isto da cabovisão é fidelização, só que é feito de outra forma (ao estilo TMN). O que é mau é eles publicitarem que não tem fidelização, quando na verdade tem. Um serviço sem fidelização é aquele em que tu pedes para desligar e não pagas nada por isso

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                  #9
                  O montante é consideravelmente distinto.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    O montante é consideravelmente distinto.

                    mas isso importa alguma coisa quando estamos a falar de publicidade enganosa? Nem que custasse 1 euro para deixar de ser cliente. Eu não estou a dizer que é não é mais barato, o que eu estou a dizer é que se o produto tem fidelização, eles por lei não podem publicitar que não tem. Mas daí a cumprirem a lei vai uma grande distância. E dái a alguém fiscalizar vai uma distância ainda maior...

                    Comentário


                      #11
                      Acreditar que uma empresa do ramo vai deixar a fidelização sem mais nem menos e sem qualquer contrapartida...

                      Comentário


                        #12
                        A publicidade pode apanhar os mais desprevenidos, mas na minha opinião não estão a mentir. Qualquer cliente pode aderir sem fidelização, só que terá que arcar com as despesas de instalação e activação. Se preferir a oferta da activação, ora a empresa tem que ganhar algo em troca, não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Batista87 Ver Post
                          A publicidade pode apanhar os mais desprevenidos, mas na minha opinião não estão a mentir. Qualquer cliente pode aderir sem fidelização, só que terá que arcar com as despesas de instalação e activação. Se preferir a oferta da activação, ora a empresa tem que ganhar algo em troca, não?
                          Não estão a mentir?

                          Mentir deve ser uma coisa muito complicada.

                          Esta campanha viola determinadas leis, mas além disso, está tudo bem.

                          Comentário


                            #14
                            Mas vocês acham que alguém dá algo a alguém? São muito crentes. A maior parte das empresas de serviços e bancos fazem isto, anunciam uma coisa e contradizem-se nas letras pequenas. Empresas de caca, sempre a enganar os consumidores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TSG Ver Post
                              Mas vocês acham que alguém dá algo a alguém? São muito crentes. A maior parte das empresas de serviços e bancos fazem isto, anunciam uma coisa e contradizem-se nas letras pequenas. Empresas de caca, sempre a enganar os consumidores.
                              Penso que não existe ninguém aborrecido por a Cabo Visão não dar algo.

                              Existe é gente aborrecida por uma publicidade enganosa.

                              Comentário


                                #16
                                O meu contracto com a cabovisao e so um ano.
                                Como a instalaçao e de graça e etc, acho que e aceitavel

                                Comentário


                                  #17
                                  Cabovisão, fui cliente dessa entidade, durante + de 10 anos, são uma cambada de aldrabões, desde andarem sempre a mexer na grelha, e a tirarem canais e trocas e baldrocas, até negociarem preços, com o cliente e nunca cumprirem o acordado.

                                  Desde dezembro, que tenho um hotspot k, e para mim foi a melhor coisa que me podia acontecer, tenho net e os canais que quiser por streaming por uma fracção do que pagava na cabovisão.
                                  Sõ me arrependo de não ter feito isto mais cedo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                    Não estão a mentir?

                                    Mentir deve ser uma coisa muito complicada.

                                    Esta campanha viola determinadas leis, mas além disso, está tudo bem.
                                    A mentir não estão, porque as letrinhas pequeninas que não queres ter trabalho a ler, explicam as condições em que não tens que ser fidelizado.
                                    Até te ponho aqui uma comparação que mostra o que quero dizer:
                                    De que cor é a relva? A relva não é vermelha - não menti

                                    Se nos dias de hoje ainda há quem caia nestas esparrelas... se calhar também acreditam no pai natal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sei se pode considerar publicidade enganosa...

                                      Eles prometem um contrato sem fidelização e é verdade, é perfeitamente possível aderir sem fidelização.

                                      Agora, não falam em lado nenhum que é sem custos extra. A instalação tem custos e não me parece descabido que uma empresa, estando exposta ao risco que o cliente mude para outro lado no mês seguinte, que garante que não perde esse investimento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Batista87 Ver Post
                                        A mentir não estão, porque as letrinhas pequeninas que não queres ter trabalho a ler, explicam as condições em que não tens que ser fidelizado.
                                        Até te ponho aqui uma comparação que mostra o que quero dizer:
                                        De que cor é a relva? A relva não é vermelha - não menti

                                        Se nos dias de hoje ainda há quem caia nestas esparrelas... se calhar também acreditam no pai natal.
                                        Na publicidade diz que nao ha fidelizaçao, mas usam a instalaçao para fidelizarem na mesma o cliente, logo estao a mentir e é publicidade enganosa. Apesar de ca em PT isto ser habituo passar, as coisas estao aos poucos a mudar, a ZON esta em tribunal porque tambem anuncia net sem limite de tráfego mas as letras pequenas dizem que ha limite de 500gb, agora lidem com a sua espertice.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Na publicidade diz que nao ha fidelizaçao, mas usam a instalaçao para fidelizarem na mesma o cliente, logo estao a mentir e é publicidade enganosa. Apesar de ca em PT isto ser habituo passar, as coisas estao aos poucos a mudar, a ZON esta em tribunal porque tambem anuncia net sem limite de tráfego mas as letras pequenas dizem que ha limite de 500gb, agora lidem com a sua espertice.
                                          Assim como Vodafone/Yorn/MEO/Optimus anunciam chamadas grátis ilimitadas em certos tarifarios e depois todas têm limites. No entanto tem de haver bom senso e os limites que dão são mais que suficientes para serem consideradas chamadas ilimitadas. (assim de repente lembro-me dum tarifario da vodafone com 5000minutos por mês.)

                                          Em relação à Cabovisão não lhes fica nada bem não serem completamente transparentes, mas ele não estão a mentir.

                                          O que se paga não é a fidelização. Se assim fosse o utilizador teria de pagar o serviço por completo até ao quinto trimestre, e não é isso que está aqui em causa. Aqui a empresa pura e simplesmente pede ao cliente que lhe pague aquilo que ela investiu no cliente para que este pudesse ter o serviço, que são os tais 150€ (que até considero um valor muito razoável.)

                                          Não podemos querer tudo, acham que sai de borla mandar dois tipos a cascos de rolha para puxar e ligar cabos? E depois o cliente no mês seguinte diz que afinal já não lhe apetece ter o serviço e a empresa fica a arder. Bom senso amigos, bom senso...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                            Assim como Vodafone/Yorn/MEO/Optimus anunciam chamadas grátis ilimitadas em certos tarifarios e depois todas têm limites. No entanto tem de haver bom senso e os limites que dão são mais que suficientes para serem consideradas chamadas ilimitadas. (assim de repente lembro-me dum tarifario da vodafone com 5000minutos por mês.)

                                            E que razão é que existe para não publicitar 5000 minutos em vez de ILIMITADO? Consegues ver alguma a não ser enganar o consumidor?

                                            Ilimitado significa sem limites, infinito. Isto nada tem a ver com bom senso. Ou é ou não é... Tanto é assim que há uma série de países onde isto foi proibido. E deveria ser em todos.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                              Assim como Vodafone/Yorn/MEO/Optimus anunciam chamadas grátis ilimitadas em certos tarifarios e depois todas têm limites. No entanto tem de haver bom senso e os limites que dão são mais que suficientes para serem consideradas chamadas ilimitadas. (assim de repente lembro-me dum tarifario da vodafone com 5000minutos por mês.)

                                              Em relação à Cabovisão não lhes fica nada bem não serem completamente transparentes, mas ele não estão a mentir.

                                              O que se paga não é a fidelização. Se assim fosse o utilizador teria de pagar o serviço por completo até ao quinto trimestre, e não é isso que está aqui em causa. Aqui a empresa pura e simplesmente pede ao cliente que lhe pague aquilo que ela investiu no cliente para que este pudesse ter o serviço, que são os tais 150€ (que até considero um valor muito razoável.)

                                              Não podemos querer tudo, acham que sai de borla mandar dois tipos a cascos de rolha para puxar e ligar cabos? E depois o cliente no mês seguinte diz que afinal já não lhe apetece ter o serviço e a empresa fica a arder. Bom senso amigos, bom senso...
                                              Sao mais que suficientes, depende de cada um, isso é bastante relativo, o que é suficiente para mim, pode nao ser para ti.

                                              No caso da Zon, e da maioria dos ISP's, 500gb para mim é na boa, por mes geralmente gasto 300-350gb, mas lembro-me do Titanfall que saiu à dias que tinha o peso de 100gb. Sacas mais 3 ou 4 jogos, legais, e ja tens metade do permitido gasto, por exemplo. Agora, aqui a questao é, se anunciam que algo é ilimitado é porque nao ha limites, se ha limites, nao é ilimitado, logo é publicidade enganosa.

                                              A Fidelizaçao, presupoem que o cliente seja fiel ao prestador de serviço durante x de tempo, acordado entre ambos, em troca de regalias ou vantagens dadas pelo prestador de serviço. Ou seja, no caso das ISP's, o cliente comprometer-se que fica na operadora durante 12/24 meses, tem acesso a varios serviços que o operador oferece, se quiser sair, tem de pagar o total dos serviços oferecidos.

                                              Neste caso, é uma fidelizaçao, porque a operadora compromete-se a oferecer a instalaçao, mas so se o cliente ficar fiel à operadora durante 15 meses. Se nao ficar, tem de pagar o serviço (instalaçao) por completo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                E que razão é que existe para não publicitar 5000 minutos em vez de ILIMITADO? Consegues ver alguma a não ser enganar o consumidor?

                                                Ilimitado significa sem limites, infinito. Isto nada tem a ver com bom senso. Ou é ou não é... Tanto é assim que há uma série de países onde isto foi proibido. E deveria ser em todos.
                                                Eles fazem isso porque as pessoas têm uma relação complicada com números e contas.

                                                Em vez de dizerem um número grande (os 5000 minutos por exemplo) dizem "ilimitado" e assim já toda a gente percebe. Mas eles de facto não deveriam publicitar algo que não existe (chamadas/tráfegos ilimitados).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Basicamente a novidade é não existir real fidelizacao, pagando a instalação.

                                                  também tive de pagar instalação de gás e electricidade e também não tenho fidelizacao...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                    E que razão é que existe para não publicitar 5000 minutos em vez de ILIMITADO? Consegues ver alguma a não ser enganar o consumidor?

                                                    Ilimitado significa sem limites, infinito. Isto nada tem a ver com bom senso. Ou é ou não é... Tanto é assim que há uma série de países onde isto foi proibido. E deveria ser em todos.
                                                    5000minutos são mais que suficientes para um utilizador responsável. Para gastar mais que isso provavelmente o utilizador não está a dar um correto uso ao produto. Chama politica de utilização responsável.

                                                    Pior é o caso da net móvel. Aí sim é ridículo, ter apenas 15Gb como PUR...

                                                    Como disse não me parece que a Cabovisão esteja a enganar o cliente, simplesmente se está a salvaguardar, agora que podiam ser mais claros lá isso podiam.

                                                    Mas isto faz-me lembrar a história dos descontos do IVA, a malta pensa sempre que o desconto é 23% e afinal faz as contas e não é isso que obteve. E também nunca vi as empresas as explicar que o desconto não é de 23%...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não percebo como há pessoas que mesmo vendo a Cabovisão a atropelar a lei claramente ainda a defendem!

                                                      É ou não é! Ponto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                      Ilimitado é ilimitado. Se tem 5000 minutos não é ilimitado e como tal não pode ser publicitado como ilimitado. Ninguém está a discutir se 5000 minutos chegam ou não chegam.

                                                      A mesma coisa com a fidelização. Ninguém está a discutir se eles têm de se segurar ou não. Se tem fidelização não podem anunciar sem fidelização.

                                                      Só mesmo neste país de priminhos e amiguinhos é que situações destas são permitidas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                        5000minutos são mais que suficientes para um utilizador responsável. Para gastar mais que isso provavelmente o utilizador não está a dar um correto uso ao produto. Chama politica de utilização responsável.

                                                        Pior é o caso da net móvel. Aí sim é ridículo, ter apenas 15Gb como PUR...

                                                        Como disse não me parece que a Cabovisão esteja a enganar o cliente, simplesmente se está a salvaguardar, agora que podiam ser mais claros lá isso podiam.

                                                        Mas isto faz-me lembrar a história dos descontos do IVA, a malta pensa sempre que o desconto é 23% e afinal faz as contas e não é isso que obteve. E também nunca vi as empresas as explicar que o desconto não é de 23%...
                                                        Podes-me dizer porque é um uso errado gastar mais que 5000minutos?

                                                        Não me parece que esteja a ser irresponsável por efectuar chamadas que durem em média, mais de 2.77h por dia.

                                                        Já tanta tontice se disse aqui, que a bem da sanidade mental de muita gente aqui, vou colocar aqui a lei, talvez esclareça alguns tontos.

                                                        http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/03/06000/0174701754.PDF

                                                        Artigo 7.º
                                                        Acções enganosas
                                                        1 — É enganosa a prática comercial que contenha informações
                                                        falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas,
                                                        por qualquer razão, nomeadamente a sua apresentação
                                                        geral, induza ou seja susceptível de induzir em erro
                                                        o consumidor em relação a um ou mais dos elementos a
                                                        seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou é
                                                        susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão
                                                        de transacção que este não teria tomado de outro modo:



                                                        d) O preço, a forma de cálculo do preço ou a existência
                                                        de uma vantagem específica relativamente ao preço;

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          Não percebo como há pessoas que mesmo vendo a Cabovisão a atropelar a lei claramente ainda a defendem!

                                                          É ou não é! Ponto!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                          Ilimitado é ilimitado. Se tem 5000 minutos não é ilimitado e como tal não pode ser publicitado como ilimitado. Ninguém está a discutir se 5000 minutos chegam ou não chegam.

                                                          A mesma coisa com a fidelização. Ninguém está a discutir se eles têm de se segurar ou não. Se tem fidelização não podem anunciar sem fidelização.

                                                          Só mesmo neste país de priminhos e amiguinhos é que situações destas são permitidas.
                                                          Parece-me que já foi esclarecido que não tem fidelizacao. Apenas se saíres antes do tempo tens de pagar a instalação.

                                                          tambem poderiam fazer o contrário...cobrar a instalação e devolver o valor após 15 meses.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                                            Podes-me dizer porque é um uso errado gastar mais que 5000minutos?

                                                            Não me parece que esteja a ser irresponsável por efectuar chamadas que durem em média, mais de 2.77h por dia.

                                                            Já tanta tontice se disse aqui, que a bem da sanidade mental de muita gente aqui, vou colocar aqui a lei, talvez esclareça alguns tontos.

                                                            http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/03/06000/0174701754.PDF

                                                            Artigo 7.º
                                                            Acções enganosas
                                                            1 — É enganosa a prática comercial que contenha informações
                                                            falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas,
                                                            por qualquer razão, nomeadamente a sua apresentação
                                                            geral, induza ou seja susceptível de induzir em erro
                                                            o consumidor em relação a um ou mais dos elementos a
                                                            seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou é
                                                            susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão
                                                            de transacção que este não teria tomado de outro modo:



                                                            d) O preço, a forma de cálculo do preço ou a existência
                                                            de uma vantagem específica relativamente ao preço;
                                                            É muito simples, se não existirem limites as pessoas abusam. Ponto final.

                                                            Se não existir limites de chamadas há sempre gente a deixar o telemóvel ligado porque sim, se não existirem limites de tráfego de internet há sempre gente a sacar tudo o que aparece e a sobrecarregar as linhas, se não existir limites em promoções há sempre alguém que quer comprar a loja toda. Os limites que impõem são ilimitados para gente com bom senso já disse isto e volto a dizer.

                                                            Para gastar 5000minutos tens que ser um cliente empresarial, logo não deves usar o tarifario dedicado a pessoas particulares, logo estás a abusar.

                                                            Neste caso concreto como já disse antes, tenho a certeza que a empresa fez isto para se precaver de situações tão tipicamente nossas do género de alguém meter cabovisão sem fazer contas, ao fim do mês repara que é muito caro e lhe faz mossa no orçamento então manda retirar. E quem fica a arder é a empresa instaladora. Parece-te justo para a empresa? A mim não.

                                                            Eles não metem, não tens fidelização, agora volto a dizer que não lhes fica bem não explicarem que OFERECEM a instalação ao fim de 5 trimestres.

                                                            Vocês queixam-se da Cabovisão que infelizmente não há na minha zona, aliás aqui só MEO, mas que outra empresa vos oferece um contrato sem fidelização e a instalação ao fim de 5 trimestres? Eu respondo, nenhuma!!!

                                                            Comentário

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