Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreu João Ribas, o grande herói do punk português!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Morreu João Ribas, o grande herói do punk português!!!

    Ouvi há minutos esta triste noticia e achei que o João Ribas, talvez o nome mais importante do punk em Portugal, merecia este tópico!


    Morreu João Ribas, o grande herói do punk português
    O vocalista dos Tara Perdida, figura fundadora do movimento punk nos anos 1980 com os Ku de Judas e os Censurados, tinha 48 anos.








    João Ribas, o vocalista dos Tara Perdida e, antes deles, dos Ku de Judas e dos Censurados, morreu este domingo em Lisboa, vítima de doença respiratória, disse à Agência Lusa fonte da editora Sony Music. Tinha 48 anos.
    Comecem onde começarem, há um ponto em que todas as pequenas histórias do punk português vão parar àquele quarto de uma casa de classe média no bairro de Alvalade, em Lisboa — o quarto que a câmara de Edgar Pêra visita em dia de ensaios dos Censurados num dos “malogrados filmes imberbes” que o realizador compilou em Punk Is Not Daddy, o seu cine-diário dos anos 1980 em Portugal. O plano sobe da bateria de Samuel Palitos até aos amplificadores Marshall empilhados em altura, e só depois encosta o vocalista, João Ribas, à parede coberta de cartazes de concertos e demais parafernália punk (“Polícia bom é polícia morto”, lê-se logo atrás em letra de imprensa, à direita do rapaz de crista vermelha desenhado a marcador).


    Uma parte desse quarto sobrevive a João Ribas, o vocalista dos Tara Perdida (e dos Osso Ruído) que morreu ontem de manhã no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado desde o início do mês com uma infecção respiratória. Outra parte não. “O quarto do João Ribas é histórico, e tão central quanto o próprio João Ribas no fenómeno do punk português”, diz ao PÚBLICO Paula Guerra, a socióloga da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que está a coordenar o primeiro estudo feito no país sobre a história do movimento, Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk (1977-2015). Feitas mais de 200 entrevistas a vários protagonistas do punk nacional— músicos, editores, seguidores —, a investigadora já pôde concluir que João Ribas é uma figura unânime e absolutamente incontornável desta história: “Não há ninguém, de Norte a Sul, que não o tenha referenciado como fundamental.”


    Antes dos Tara Perdida — formados em 1995 e regressados em 2013, com o álbum Dono do mundo, depois de um interregno de cinco anos —, João Ribas já tinha tido várias aventuras punk. Sobretudo com os Ku de Judas e os Censurados, bandas que formou durante a década dos 1980 com o seu grupo de amigos de Alvalade, onde era uma espécie de herói local, como explica Tó Trips, dos Dead Combo: “O João era o símbolo máximo do punk em Portugal e, não menos importante, um ícone do bairro. Nos concertos dos Ku de Judas e dos Censurados, perguntava sempre: ‘Como é que é? Há alguém de Alvalade aí?’. Cheguei a fazer algumas capas para os Tara Perdida e até um logotipozinho que dizia ‘Alvalade recomenda este disco’.”
    “De facto, o punk afirma-se em Portugal a partir de Alvalade, embora sempre numa lógica underground, de não-reconhecimento”, confirma Paula Guerra. Era então “um bairro residencial habitado por uma classe média-alta aberta às influências externas, onde os dias iam chegando”. E onde havia , sobretudo, muitos adolescentes — alguns dos quais nunca cresceram totalmente, como João Ribas, que manteve até aos 48 anos o seu lado Peter Pan. “O João Ribas é uma figura central por ter estado em vários momentos fundadores do punk português, mas também porque encarnou mesmo o modo de vida punk. Ao ponto de nunca ter saído dele”, diz ainda a socióloga.


    “Era sem dúvida”, reitera Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, “o grande carismático da facção mais radical do rock’n’roll nacional”. “Foi um óptimo músico e um óptimo letrista. Tinha uma maneira muito genuína de dizer as palavras e em palco sempre se mostrou um frontman enorme”, continua, destacando a invulgar militância do vocalista dos Tara Perdida (“Era um activista: fazia fanzines, apoiava as bandas novas”), tantos anos depois das suas primeiras aventuras punk, que foram também um ritual de passagem para a geração que cresceu entre os anos 1980 e os anos 1990.
    Pessoalmente, Zé Pedro recorda-se sobretudo da fase Censurados (1988-1994) — uma espécie de segundos Xutos & Pontapés, enquanto fenómeno de culto, hinos geracionais incluídos (do homónimo Censurados a É difícil ou Animais, todos do disco de estreia): “Eles deram uma volta muito boa ao rock português e essa revolução devia-se bastante à atitude do João, que era muito nova em Portugal e que ele nunca perdeu. Continuava a acreditar que iria longe e realmente foi muito longe com os Tara Perdida, que até tinham um som mais radical do que os Censurados.”
    A música, nota Tó Trips, era definitivamente a vida de João Ribas (se não tivesse sido vocalista, teria trabalhado no teatro, como contra-regra ou a fazer luz e som, confessou à Blitz em 2009). “Sempre o vi em bandas. Lembro-me do João a tocar na Comuna, no Rock Rendez-Vous, no Johnny Guitar... Sempre teve este lado incrível de tanto tocar com bandas grandes como a seguir ir ensaiar com uns putos. Ainda noutro dia nos encontrámos e lá ia ele ter com uma malta. Era muito de estar com as pessoas, do convívio, e também era isso que o tornava carismático”, afirma o guitarrista dos Dead Combo. Para sucessivas gerações, acrescenta Paula Guerra: “Vi os Tara Perdida em Julho no Super Bock, Super Rock e o público ia dos 14 aos 50.”
    Há umas semanas, quando anunciaram o adiamento do concerto marcado para o dia 14 no Paradise Garage, os Tara Perdida prometeram agendar nova data. Entretanto, o estado do grande herói do punk português — português ao ponto de começar o dia com um pastel de bacalhau e uma Super Bock — agravou-se. O funeral sai hoje às 12h da Igreja de S. João de Brito para o Cemitério dos Olivais.

    Morreu João Ribas, o grande herói do punk português - PÚBLICO




    #2
    O som deles ainda me acompanhou na minha adolescência. Mais um ícone tuga que parte cedo demais.

    P.s. Estava a achar estranho a não abertura de um tópico em homenagem ao homem. Thanks ASAS

    Editado pela última vez por warmthboy; 23 March 2014, 23:08.

    Comentário


      #3


      "..terapias, médicos que não conseguem ajudar, estou perto de rebentar!!!"

      RIP Ribas! Obrigado pelo que nos deixas

      Comentário


        #4
        Lembrei-me agora de um reportagem muito interessante da SIC sobre o punk em Portugal (não estava fácil de encontrar)!!

        Descobrimos por onde andam os Peste e Sida e os Ce - SIC Notícias - SAPO Vídeos
        SIC - Perdidos e Achados [Punk Rock em português - Descobrimos por onde andam os Peste e Sida e os Censurados]
        Editado pela última vez por ASAS; 23 March 2014, 23:27.

        Comentário


          #5
          Por acaso tinha revisto essa reportagem este ano...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
            Por acaso tinha revisto essa reportagem este ano...
            Eu também, por isso é que me lembrei!

            Comentário


              #7
              R. I. P.

              Comentário


                #8
                Enorme perda,até sempre grande João Ribas!

                Comentário


                  #9
                  Fiquei muito triste e supreendido pela sua morte. Hoje passei cerca de uma hora a re-lembrar velhos êxitos dos Censurados. Este sr. ficará para sempre ligado à minha memória de vida, aos tempos loucos da minha juventude. A sua música, ouvida em velhas cassetes, acompanhou-me para muitos sítios. Houve uns tempos em que eles faziam as primeiras partes dos Xutos, e eu mais uns amigos íamos lá vê-los a eles, e não aos Xutos. Enfim...

                  Comentário


                    #10
                    R.i.p.

                    Comentário


                      #11
                      estou em choque nem quero acreditar um dia muito triste para mim sinto vontade de chorar até sempre Ribas!

                      SEREMOS CENSURADOS NESTA VIDA DE NASCER ATÉ MORRER PERDEREMOS A VONTADE DE CONSEGUIR ENTENDER!
                      Editado pela última vez por nathaniel; 24 March 2014, 07:03.

                      Comentário


                        #12
                        Bonita homenagem !

                        Lamento a sua morte e dou os parabéns ao autor do tópico, pela forma como o construiu e aos restantes participantes pela forma como participaram.

                        Comentário


                          #13
                          Grande Ribas !!

                          Censurados fizeram parte da minha vida..e ainda hoje costumo ouvir para recordar..

                          Saudades..

                          Vais ser eterno..RIP..

                          Comentário


                            #14
                            Também estou surpreendido com a sua morte considero uma perda irreparável para a musica rock nacional e mundial.RIP

                            Comentário


                              #15
                              RIP Ribas, fizeste parte da nossa adolescência...

                              Comentário


                                #16
                                https://www.facebook.com/tributo.ribas

                                Comentário


                                  #17
                                  Tributo SuperFM - Somos João Ribas by SuperFM | Mixcloud

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para quem como eu frequentou a Alvalade dos anos 90 e cresceu a ouvir Censurados esta é uma notícia triste. Descansa em paz, meu granda maluco.

                                    Comentário


                                      #19
                                      RIP

                                      Ainda tenho aqui umas recordações desses tempos, as outras ficam na alma:



                                      Comentário


                                        #20
                                        É o que dá constipações mal curadas, depois transformam-se em pneumonias e acontecem destas cenas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                          É o que dá constipações mal curadas, depois transformam-se em pneumonias e acontecem destas cenas.
                                          Acreditas mesmo nisso ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                            Acreditas mesmo nisso ?
                                            Ou então andava mal agasalhado e apanhou alguma corrente de ar mais forte.

                                            Este inverno já tenho visto muita gente que ficou doente assim.
                                            Editado pela última vez por Aspartame; 31 March 2014, 15:02.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                              Para quem como eu frequentou a Alvalade dos anos 90 e cresceu a ouvir Censurados esta é uma notícia triste. Descansa em paz, meu granda maluco.

                                              A primeira música que aprendi a tocar na guitarra...

                                              Grandes tempos, grandes CENSURADOS!!

                                              RIP Ribas!

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca fez o meu tipo de música, mas é mais um "génio criativo" luso que se perde...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X