Viva, há dias a bateria do Corolla morreu. Era uma Delphi e durou 9 anos: nada mau!
Depois de ver que não tinha problema resolvi logo o assunto: fui de mota! Por falar nisso, a bateria da mota tem 8 anos...
Passadas umas horas lá dei à chave do carro, e à segunda, muito lentamente, o motor de arranque lá girou e o carro ligou, fui logo trocar a bateria. Uma hora e depois e menos 80€, problema resolvido. Ainda ligou a luz amarela do motor e outra a dizer VSC ou algo assim, mas depois lá acalmou.
Mas o curioso foi o seguinte: no local onde aconteceu a falha inicial (até fez reset ao relógio do carro), estava uma sra. que conheço a sair no seu Megane, creio de que 2008. Pedi-lhe "já que está com o carro ligado não se importa de me ajudar? Tenho ali os cabos..." E ela recusou! Que na Renault lhe disseram para nunca fazer isso, que o carro era todo electrónico! Ora... sabendo eu que não há problema nenhum, ainda lhe tentei dizer isso mas ela repetiu a recusa e não quis insistir mais já que foi tão peremptória e não ia estar ali a dar lições disto.
Já o fiz antes, uma vez que deixei os médios ligados: uma Scenic bem mais recente alimentou-me o motor de arranque do Corolla, sem problemas nenhuns. Desde que o "dador" esteja ligado o respectivo alternador compensa a quebra momentânea de corrente. Ora, água a quem passa e "mama" a quem pede não se recusam... mas essa ideia de que "faz mal" terá algum fundo de verdade?
PS: curioso foi que depois o carro da sra. depois só ligou à terceira, estava a ver que me ia rir a bom rir. E ainda me lembrei de ligar o carro à bateria da mota.
Depois de ver que não tinha problema resolvi logo o assunto: fui de mota! Por falar nisso, a bateria da mota tem 8 anos...
Passadas umas horas lá dei à chave do carro, e à segunda, muito lentamente, o motor de arranque lá girou e o carro ligou, fui logo trocar a bateria. Uma hora e depois e menos 80€, problema resolvido. Ainda ligou a luz amarela do motor e outra a dizer VSC ou algo assim, mas depois lá acalmou.
Mas o curioso foi o seguinte: no local onde aconteceu a falha inicial (até fez reset ao relógio do carro), estava uma sra. que conheço a sair no seu Megane, creio de que 2008. Pedi-lhe "já que está com o carro ligado não se importa de me ajudar? Tenho ali os cabos..." E ela recusou! Que na Renault lhe disseram para nunca fazer isso, que o carro era todo electrónico! Ora... sabendo eu que não há problema nenhum, ainda lhe tentei dizer isso mas ela repetiu a recusa e não quis insistir mais já que foi tão peremptória e não ia estar ali a dar lições disto.
Já o fiz antes, uma vez que deixei os médios ligados: uma Scenic bem mais recente alimentou-me o motor de arranque do Corolla, sem problemas nenhuns. Desde que o "dador" esteja ligado o respectivo alternador compensa a quebra momentânea de corrente. Ora, água a quem passa e "mama" a quem pede não se recusam... mas essa ideia de que "faz mal" terá algum fundo de verdade?
PS: curioso foi que depois o carro da sra. depois só ligou à terceira, estava a ver que me ia rir a bom rir. E ainda me lembrei de ligar o carro à bateria da mota.
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