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Bateria Morreu... recusaram-me "mama".

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    Bateria Morreu... recusaram-me "mama".

    Viva, há dias a bateria do Corolla morreu. Era uma Delphi e durou 9 anos: nada mau!

    Depois de ver que não tinha problema resolvi logo o assunto: fui de mota! Por falar nisso, a bateria da mota tem 8 anos...

    Passadas umas horas lá dei à chave do carro, e à segunda, muito lentamente, o motor de arranque lá girou e o carro ligou, fui logo trocar a bateria. Uma hora e depois e menos 80€, problema resolvido. Ainda ligou a luz amarela do motor e outra a dizer VSC ou algo assim, mas depois lá acalmou.

    Mas o curioso foi o seguinte: no local onde aconteceu a falha inicial (até fez reset ao relógio do carro), estava uma sra. que conheço a sair no seu Megane, creio de que 2008. Pedi-lhe "já que está com o carro ligado não se importa de me ajudar? Tenho ali os cabos..." E ela recusou! Que na Renault lhe disseram para nunca fazer isso, que o carro era todo electrónico! Ora... sabendo eu que não há problema nenhum, ainda lhe tentei dizer isso mas ela repetiu a recusa e não quis insistir mais já que foi tão peremptória e não ia estar ali a dar lições disto.

    Já o fiz antes, uma vez que deixei os médios ligados: uma Scenic bem mais recente alimentou-me o motor de arranque do Corolla, sem problemas nenhuns. Desde que o "dador" esteja ligado o respectivo alternador compensa a quebra momentânea de corrente. Ora, água a quem passa e "mama" a quem pede não se recusam... mas essa ideia de que "faz mal" terá algum fundo de verdade?

    PS: curioso foi que depois o carro da sra. depois só ligou à terceira, estava a ver que me ia rir a bom rir. E ainda me lembrei de ligar o carro à bateria da mota.

    #2
    Eu quando dou "mama" dou sempre com o meu motor desligado, é que assim se houver curto circuito ou assim, so lixa a bateria e não o alternador como já vi acontecer

    Comentário


      #3
      Sim já ouvi essa história também dos renaults e em outros carros recentes pois pode ter quebra e danificar material.

      Agora se é verdade ou mito...não sei, mas na dúvida eu sendo dono de um deles não arriscava.

      E se o dela só pegou à terceira então o mais certo era o dela já não ter a bateria em bom estado também

      Comentário


        #4
        Desde que acelerem um pouco o motor do carro dador nao tem problema nenhum.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
          Eu quando dou "mama" dou sempre com o meu motor desligado, é que assim se houver curto circuito ou assim, so lixa a bateria e não o alternador como já vi acontecer
          Também é bem visto, uma bateria tem que aguentar um arranque de motor, não precisa de ficar ali o carro ligado com o alternador a compensar a carga da outra.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Viva, há dias a bateria do Corolla morreu. Era uma Delphi e durou 9 anos: nada mau!

            Depois de ver que não tinha problema resolvi logo o assunto: fui de mota! Por falar nisso, a bateria da mota tem 8 anos...

            Passadas umas horas lá dei à chave do carro, e à segunda, muito lentamente, o motor de arranque lá girou e o carro ligou, fui logo trocar a bateria. Uma hora e depois e menos 80€, problema resolvido. Ainda ligou a luz amarela do motor e outra a dizer VSC ou algo assim, mas depois lá acalmou.

            Mas o curioso foi o seguinte: no local onde aconteceu a falha inicial (até fez reset ao relógio do carro), estava uma sra. que conheço a sair no seu Megane, creio de que 2008. Pedi-lhe "já que está com o carro ligado não se importa de me ajudar? Tenho ali os cabos..." E ela recusou! Que na Renault lhe disseram para nunca fazer isso, que o carro era todo electrónico! Ora... sabendo eu que não há problema nenhum, ainda lhe tentei dizer isso mas ela repetiu a recusa e não quis insistir mais já que foi tão peremptória e não ia estar ali a dar lições disto.

            Já o fiz antes, uma vez que deixei os médios ligados: uma Scenic bem mais recente alimentou-me o motor de arranque do Corolla, sem problemas nenhuns. Desde que o "dador" esteja ligado o respectivo alternador compensa a quebra momentânea de corrente. Ora, água a quem passa e "mama" a quem pede não se recusam... mas essa ideia de que "faz mal" terá algum fundo de verdade?

            PS: curioso foi que depois o carro da sra. depois só ligou à terceira, estava a ver que me ia rir a bom rir. E ainda me lembrei de ligar o carro à bateria da mota.

            Já dei "mama" de um megane II,e já recebi de um megane III para um megane II,não sei onde está o problema.È tudo renault

            E Já meti a pegar de empurrão,dizem(mas só isso) que faz mal por ser electrónico,uma vez ou outra não tem mal nenhum
            Editado pela última vez por andrepinto; 24 March 2014, 11:02.

            Comentário


              #7
              Nos carros mais recentes a eletrónica é mais sensível, por isso o que faço é:
              1º ligar o carro dador por 10min;
              2º desligar o motor;
              3º ligar os cabos nos carros dadores e recetores (a ordem não me lembro, mas é importante) por 15min;
              4º dar à chave no carro recetor com os cabos ligados;
              5º se não pegar, ligar o carro dador.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                Eu quando dou "mama" dou sempre com o meu motor desligado, é que assim se houver curto circuito ou assim, so lixa a bateria e não o alternador como já vi acontecer
                Podes é ficar sem bateria...

                O que não se deve fazer, é dar mama(cabos) a um carro com bateria maior que a nossa...

                Só fiquei uma vez sem bateria, em que não conseguisse meter o carro a pegar de empurrão... e foi no Hospital de Viseu... levei algumas negas, até alguém me ajudar...

                Comentário


                  #9
                  Aliás,ainda no ano de 2009 andei uma viagem de regresso do trabalho a dar carga,num fiesta mk3 1.1.....................assim




                  Mas com bateria(comprada nova) e não com carregador

                  parei umas 2/3 vezes,meter gasolina,fazer compras,e ir buscar a minha mãe ao trabalho,sabia que cada vez que desliga-se o carro nunca mais pegava,recorrendo assim ao metodo mencionado na foto.

                  Comentário


                    #10
                    Já fiz isso N vezes e nunca aconteceu nada.

                    Por norma faço o seguinte:

                    -Ambos desligados - coloco os cabos
                    - Ligo o dador
                    - Tento que liguem o receptor
                    - Acelero ligeiramente o dador

                    Até à data tudo OK

                    Comentário


                      #11
                      Ou os renaults são muito sensíveis ou então venderam-lhe uma tanga do caraças à senhora!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                        Nos carros mais recentes a eletrónica é mais sensível, por isso o que faço é:
                        1º ligar o carro dador por 10min;
                        2º desligar o motor;
                        3º ligar os cabos nos carros dadores e recetores (a ordem não me lembro, mas é importante) por 15min;
                        4º dar à chave no carro recetor com os cabos ligados;
                        5º se não pegar, ligar o carro dador.
                        Com todo este tempo perdido mais vale mandar vir o reboque da assistência em viagem

                        Comentário


                          #13
                          Tambem já ouvi essa historia ... mas não com os Renault's em particular ...

                          Comentário


                            #14
                            No manual do Passat vem bem explicito para não dar bateria a nenhum carro, por causa da bateria ser das que recebe carga em virtude do aproveitamento da energia cinética das travagens.

                            Por acaso quando li aquilo, já tinha dado uma vez, mas não repeti mais a coisa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                              Nos carros mais recentes a eletrónica é mais sensível, por isso o que faço é:
                              1º ligar o carro dador por 10min;
                              2º desligar o motor;
                              3º ligar os cabos nos carros dadores e recetores (a ordem não me lembro, mas é importante) por 15min;
                              4º dar à chave no carro recetor com os cabos ligados;
                              5º se não pegar, ligar o carro dador.
                              Pausa para 2 cafés e um cigarro...

                              Não entendo de onde vêm estas teorias.

                              Comentário


                                #16
                                Como fazer a coisa bem feita:

                                Como usar os cabos de bateria

                                Como ligar os cabos de bateria

                                1. Confirme que os dois veiculos estão desligados.
                                2. Ligue uma das pontas do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria descarregada.


                                3. De seguida ligue a outra ponta do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria boa (com carga).


                                4.Ligue uma ponta do cabo preto (negativo) ao terminal negativo da bateria boa.


                                5. IMPORTANTE-Seguidamente ligue a outra ponta do cabo preto (negativo) a um ponto metálico limpo, sem tinta ou sinais de corrosão do veiculo com bateria descarregada. O melhor local para o fazer é o motor do veiculo. Nunca ligue directamente no terminal negativo da bateria descarregada, evitando assim faiscas causadoras de uma possível explosão.


                                6. Coloque o motor em marcha do veiculo com a bateria boa e mantenha-o um pouco acelarado durante alguns minutos antes de tentar colocar o outro em funcionamento.
                                7.Desligue os cabos na ordem inversa.
                                8. Mantenha o veiculo a trabalhar durante algum tempo de forma à bateria ganhar alguma carga.
                                Esta é a única forma de usar os cabos de bateria em segurança e de forma a não comprometer nenhum outro componente electrónico da sua viatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  O conselho que o mecânico me deu foi exactamente esse. O risco hoje em dia, de algum componente electrónico ficar "marado" é significativamente mais alto, que antigamente. O que não quer dizer que seja muito frequente, entenda-se.

                                  Para minimizar este risco, e no caso de ter mesmo que ser, o ideal é fazê-lo com os médios ligados. Assim, se houver algum pico de tensão, o que poderá acontecer é fundir-se umas lâmpadas. Sempre é melhor que uma centralina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Ou os renaults são muito sensíveis ou então venderam-lhe uma tanga do caraças à senhora!
                                    Sim, também me pareceu.

                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                    Já fiz isso N vezes e nunca aconteceu nada.

                                    Por norma faço o seguinte:

                                    -Ambos desligados - coloco os cabos
                                    - Ligo o dador
                                    - Tento que liguem o receptor
                                    - Acelero ligeiramente o dador

                                    Até à data tudo OK
                                    Pois, eu faço

                                    - Ligo o dador
                                    - coloco os cabos (neutro neutro, positivo positivo)
                                    - Tento que liguem o receptor, mal liga desligo os cabos.
                                    - Acelero ligeiramente o dador

                                    ...sempre sem problemas.

                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                    No manual do Passat vem bem explicito para não dar bateria a nenhum carro, por causa da bateria ser das que recebe carga em virtude do aproveitamento da energia cinética das travagens.

                                    Por acaso quando li aquilo, já tinha dado uma vez, mas não repeti mais a coisa.
                                    Ok, aí já não digo nada, sempre é uma justificação. Mas numa Megane II vulgar isso não existe, nem nas novas sequer.

                                    Resta saber uma coisa, e se fosse o Megane a precisar... correria riscos?! ;)
                                    Editado pela última vez por PDCouto; 24 March 2014, 17:21.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Viva, há dias a bateria do Corolla morreu. Era uma Delphi e durou 9 anos: nada mau!

                                      Depois de ver que não tinha problema resolvi logo o assunto: fui de mota! Por falar nisso, a bateria da mota tem 8 anos...

                                      Passadas umas horas lá dei à chave do carro, e à segunda, muito lentamente, o motor de arranque lá girou e o carro ligou, fui logo trocar a bateria. Uma hora e depois e menos 80€, problema resolvido. Ainda ligou a luz amarela do motor e outra a dizer VSC ou algo assim, mas depois lá acalmou.

                                      Mas o curioso foi o seguinte: no local onde aconteceu a falha inicial (até fez reset ao relógio do carro), estava uma sra. que conheço a sair no seu Megane, creio de que 2008. Pedi-lhe "já que está com o carro ligado não se importa de me ajudar? Tenho ali os cabos..." E ela recusou! Que na Renault lhe disseram para nunca fazer isso, que o carro era todo electrónico! Ora... sabendo eu que não há problema nenhum, ainda lhe tentei dizer isso mas ela repetiu a recusa e não quis insistir mais já que foi tão peremptória e não ia estar ali a dar lições disto.

                                      Já o fiz antes, uma vez que deixei os médios ligados: uma Scenic bem mais recente alimentou-me o motor de arranque do Corolla, sem problemas nenhuns. Desde que o "dador" esteja ligado o respectivo alternador compensa a quebra momentânea de corrente. Ora, água a quem passa e "mama" a quem pede não se recusam... mas essa ideia de que "faz mal" terá algum fundo de verdade?

                                      PS: curioso foi que depois o carro da sra. depois só ligou à terceira, estava a ver que me ia rir a bom rir. E ainda me lembrei de ligar o carro à bateria da mota.
                                      quando fôr ela a ficar a pé (o megane é famoso por 'comer' muitas baterias) serás tu a mandá-la mamar noutro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post

                                        E Já meti a pegar de empurrão,dizem(mas só isso) que faz mal por ser electrónico,uma vez ou outra não tem mal nenhum
                                        Não é por causa disso. É por causa do catalisador. Há risco de ir lá parar gasolina pura...e os catalisadores não gostam muito de gasolina pura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                          Nos carros mais recentes a eletrónica é mais sensível, por isso o que faço é:
                                          1º ligar o carro dador por 10min;
                                          2º desligar o motor;
                                          3º ligar os cabos nos carros dadores e recetores (a ordem não me lembro, mas é importante) por 15min;
                                          4º dar à chave no carro recetor com os cabos ligados;
                                          5º se não pegar, ligar o carro dador.
                                          Os meus conhecimentos de eletricidade já lá vão, mas eu penso que durante esses 15 minutos que tens as baterias ligadas uma à outra, ocorre passagem de corrente. Ou seja, estarás a descarregar a bateria carregada. Poderás, em última análise, ficar com duas baterias descarregadas (pelo menos parcialmente).

                                          Não me parece ser o procedimento mais correto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por omerta Ver Post
                                            Como fazer a coisa bem feita:

                                            Como usar os cabos de bateria

                                            Como ligar os cabos de bateria

                                            1. Confirme que os dois veiculos estão desligados.
                                            2. Ligue uma das pontas do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria descarregada.


                                            3. De seguida ligue a outra ponta do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria boa (com carga).


                                            4.Ligue uma ponta do cabo preto (negativo) ao terminal negativo da bateria boa.


                                            5. IMPORTANTE-Seguidamente ligue a outra ponta do cabo preto (negativo) a um ponto metálico limpo, sem tinta ou sinais de corrosão do veiculo com bateria descarregada. O melhor local para o fazer é o motor do veiculo. Nunca ligue directamente no terminal negativo da bateria descarregada, evitando assim faiscas causadoras de uma possível explosão.


                                            6. Coloque o motor em marcha do veiculo com a bateria boa e mantenha-o um pouco acelarado durante alguns minutos antes de tentar colocar o outro em funcionamento.
                                            7.Desligue os cabos na ordem inversa.
                                            8. Mantenha o veiculo a trabalhar durante algum tempo de forma à bateria ganhar alguma carga.
                                            Esta é a única forma de usar os cabos de bateria em segurança e de forma a não comprometer nenhum outro componente electrónico da sua viatura.
                                            É o que eu costumo fazer.

                                            Mas normalmente o cabo negativo do carro sem bateria, ligo-o no topo da suspensão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              Os meus conhecimentos de eletricidade já lá vão, mas eu penso que durante esses 15 minutos que tens as baterias ligadas uma à outra, ocorre passagem de corrente. Ou seja, estarás a descarregar a bateria carregada. Poderás, em última análise, ficar com duas baterias descarregadas (pelo menos parcialmente).

                                              Não me parece ser o procedimento mais correto.

                                              Se a outra bateria estiver totalmente descarregada e/ou se o carro tiver uma bateria com maior capacidade que o dador, convém que haja um tempo para equilibrar as cargas pois os cabos podem não ser os mais adequados e poderás estar a comprometer os orgãos eletricos dos carros.

                                              Li sobre isso na net quando tiver que ajudar um 190D com a bateria totalmente descarregada. Fiz como referem aqui:
                                              Peugeot 308 - Jump start: Negative terminal is not reachable | Technical matters | Back Room Forum | Honest John e funcionou muito bem.

                                              Prefiro demorar mais uns minutos com estes procedimentos que estourar com uma centralina ou derreter os cabos que não são nada baratos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A mulher até nem teve mal, jogou pelo seguro.

                                                À uns 2 anos a traz o meu pai desempenou uns velhotes com a carrinha do trabalho Transit 2.4tdci como não sabia onde estava a bateria (debaixo do banco do condutor) deu auxilio ao outro carro através das ligações no compartimento do motor próprias para o efeito e fez isso com a com a carrinha a trabalhar, azar do raio queimou parte do circuito eléctrico (parte de cablagem, velas e alternador) ainda foi uns € valentes no electricista.

                                                Isto é daquelas coisa que é um calhar pode dar raia como nunca acontecer nada, é certo que o carros modernos são mais tendencioso a isso que os antigos.
                                                Mas isso não quer dizer nada pegando novamente do caso do meu pai, ele sempre foi desleixado nisto de por carros a trabalhar sempre foi de qualquer maneira o importante era pegar e ainda não é rara a vez que coloca a velha maquina CAT 910 (de 12v) com a Canter Pesada de 24v através de um encosto rápido e nunca correu mal.

                                                Mas pelo sim pelo não o melhor é jogar pelo seguro e não arriscar.
                                                Editado pela última vez por DragonH; 24 March 2014, 22:47.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                  quando fôr ela a ficar a pé (o megane é famoso por 'comer' muitas baterias) serás tu a mandá-la mamar noutro...
                                                  Só se for a bateria do cartão mãos-livres (~1 por ano - com uso muito intensivo), porque a do carro já dura há 5 anos......e a da GScenic durou 7 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tinha a sua graça passares por ela um dia destes e ela estar com o Megane "apeado".

                                                    Saías com os cabos na direção dela e depois exclamavas:

                                                    -Ah espera, isto é um Renault...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                      quando fôr ela a ficar a pé (o megane é famoso por 'comer' muitas baterias) serás tu a mandá-la mamar noutro...
                                                      Despachei o meu Mégane II com a bateria de origem e o carro tinha 9 anos e meio e era a versão mais bem equipada de todas com resmas de electrónica, inclusivé alarme. E chegava a ficar semanas sem trabalhar.

                                                      É...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                        Tinha a sua graça passares por ela um dia destes e ela estar com o Megane "apeado".

                                                        Saías com os cabos na direção dela e depois exclamavas:

                                                        -Ah espera, isto é um Renault...
                                                        Dava na mesma, não sou rancoroso. Saía por cima.

                                                        Já agora, será que conseguia pôr o carro a trabalhar... ligado à bateria da mota?!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                                          Nos carros mais recentes a eletrónica é mais sensível, por isso o que faço é:
                                                          1º ligar o carro dador por 10min;
                                                          2º desligar o motor;
                                                          3º ligar os cabos nos carros dadores e recetores (a ordem não me lembro, mas é importante) por 15min;
                                                          4º dar à chave no carro recetor com os cabos ligados;
                                                          5º se não pegar, ligar o carro dador.

                                                          Reset! Voltar atrás e nunca fazer isto!


                                                          Oh Couto! Tu queres é mama!

                                                          Pá... quanto à tua questão não sei... eu só tenho carros daqueles que é dar à chave (tipo anos 80, tás a ver?) e andar! Quando é preciso dar mama, eles que venham cá mamar que há sempre electrões pra todos! Mal de mim se me negasse a dar mama às vizinhas... ou aos carros delas, claro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            Reset! Voltar atrás e nunca fazer isto!


                                                            Oh Couto! Tu queres é mama!

                                                            Pá... quanto à tua questão não sei... eu só tenho carros daqueles que é dar à chave (tipo anos 80, tás a ver?) e andar! Quando é preciso dar mama, eles que venham cá mamar que há sempre electrões pra todos! Mal de mim se me negasse a dar mama às vizinhas... ou aos carros delas, claro!
                                                            Mai nada!!!!

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