Boas pessoal. Estou com uma dúvida, recentemente adquiri um mini cooper d e ele sempre ligou a ventoinha mesmo com o tempo frio e às vezes liga no máximo, já ouvi dizer que era normal mas caraças se ele faz isto agora como será no verão com temperaturas altas? Gostava de saber o que acham e se alguém tiver um que diga se faz igual ou se o meu terá algum problema.. Desde já obrigado. Cumps.
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ventoinha mini cooper d a ligar no máximo mesmo com temperaturas baixas.
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Se o problema for mesmo a questão da regeneração do FAP e não andas a deixar concluir as regenerações tipo a ventoinha dispara não a deixas parar e desligas a viatura... poderás ir por exemplo a um bosch car service ou alguém da tua confiança que tenha uma máquina de diagnóstico para fazer uma regeneração forçada...antes que mandes o FAP para o "galheiro".
Nessa altura das duas uma ou abres os cordões à bolsa e adquires um novo Filtro de Partículas ou fazes o inverso e eliminas fisica e eletronicamente o FAP (existem N firmas no mercado que fazem).
A frequência da regeneração depende em primeiro lugar do deixares concluir o processo (coisa que parece que não tens deixado acontecer), do tipo de utilização ( muita cidade, muito pára arranca e pouca estrada aberta também ajudam a reduzir os intervalos).
Não é algo que possam prever mas em algumas marcas tipificam ou por determinada quilometragem ou horas de uso do motor...é electrónica e a programação de fábrica.
O ideal segundo me transmitiram será algo tipo a viatura em andamento durante um x tempo, normalmente 10 minutos a uma rotação acima das 2200-2400rpm...óbvio que se fores em sexta estarás acima dos 150km/h, mas em 5ª já não será tanto assim, digo eu.
Experimenta mesmo que ocorra em cidade e não consigas estar a essa rotação deixa o processo terminar ( a ventoinha parar) e verifica se os intervalos não se tornarão mais espaçados (tipo de 400 em 400 km...ou mais).
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Seguindo a ideia do Movyk outra coisa que deves estar atento é eventuais "flutuações" no manómetro da temperatura, que pode indiciar mau funcionamento do termóstato que por sua vez pode fazer disparar a ventoinha com mais frequência.
Nada como se tiveres hipótese procurar fazer um diagnóstico à viatura para despistar males maiores!
"Just my opinion"
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Boas pessoal. Hoje quando fui dar uma volta no mini em cidade a ventoinha ligou então como tinha tempo fui a autoestrada e andei uns quilómetros quando sai da portagem já tinha desligado, tudo bem portanto.. No entanto quando volteu a pegar no carro para vir para casa na chegada la estava ela ligada, eu moro na serra e subo bastante mas nunca venho a queimar e só acontece com este carro, o Clio 3dci que também ando nunca fez nem a Doblò 1.3mjt.. Agora nem sei que pense.. Cumps..
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Se não notas nada a nível do indicador de temperatura, possivelmente é mesmo qualquer coisa com a regeneração do FAP. Se esse modelo é o 1.6d (bloco PSA) pode ser necessário atestar o aditivo do FAP (Eolys).
Ou até pode mesmo ser o FAP em si, mas convém ires a uma oficina verificar o que se passa.
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