Boas tenho uma questão pertinente que gostaria que alguém me elucidasse sobre a mesma.
Num motor otto de injecção com tacómetro limitado às 8000 RPMs se eliminarmos o corte de RPM da ECU o que ocorre se levarmos o carro para lá desses valores?........ A ideia que tenho é que o motor continuaria em rotação até ao finito da mecânica e alguma coisa dar de si, pistão, biela, corrente de distribuição, arvore de cames....whatever...
O que verifiquei num carro em que a centralina não está supostamente configurada para corte electrónico é que o carro parece sofrer um corte após as 8000RPMs, pois a sensação é a mesma de um limitador de uma centralina com corte. O carro perde acelaração drásticamente.
Eu sei que se ultrapassarmos determinados regimes num motor que tenha p.ex a potencia máxima às 7000RPMs pouco servirá ultrupassar esses valores a não ser ter um regime mais perto dessas 7000 RPMs quando trocamos de mudança, agora o carro sofrer deselaraçãobrusca após as 8000 RPMs acho muito estranho!
Isto em progressão, não estou a falar em redução de mudanças obviamente
Ora a minha duvida é, será que existe algum tipo corte mecânico que justifique tal comportamento?
Num motor otto de injecção com tacómetro limitado às 8000 RPMs se eliminarmos o corte de RPM da ECU o que ocorre se levarmos o carro para lá desses valores?........ A ideia que tenho é que o motor continuaria em rotação até ao finito da mecânica e alguma coisa dar de si, pistão, biela, corrente de distribuição, arvore de cames....whatever...
O que verifiquei num carro em que a centralina não está supostamente configurada para corte electrónico é que o carro parece sofrer um corte após as 8000RPMs, pois a sensação é a mesma de um limitador de uma centralina com corte. O carro perde acelaração drásticamente.
Eu sei que se ultrapassarmos determinados regimes num motor que tenha p.ex a potencia máxima às 7000RPMs pouco servirá ultrupassar esses valores a não ser ter um regime mais perto dessas 7000 RPMs quando trocamos de mudança, agora o carro sofrer deselaraçãobrusca após as 8000 RPMs acho muito estranho!
Isto em progressão, não estou a falar em redução de mudanças obviamente
Ora a minha duvida é, será que existe algum tipo corte mecânico que justifique tal comportamento?
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