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inspeção de ax com motor de saxo !!

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    inspeção de ax com motor de saxo !!

    boas ! tenho um conhecido que esta a vender um ax que tem o motor 1.5 do saxo, ele comprou o carro há 2 meses , e nunca fez inspecção ( carro de agosto ) teve uma proposta de trabalho fora do pais e vai vender o ax , fez-me uma boa proposta com o carro, no entanto estou um bocado reticente se ele passa na inspecção por não ter o motor de origem ? ja agora com relação a suspensão, triângulos, etc . será que podem danificar mais depressa, pelo peso extra do motor do saxo ?
    obg.

    #2
    Se o AX era o 1.4D eu acho que ninguém vai levantar ondas com isso...

    Olha... assim como quem não quer a coisa... estás muito longe da Póvoa de Varzim?

    Comentário


      #3
      O AX teve em fim de vida, pelo menos nas versões comerciais Furio, não sei se teve nas versões de passageiros, o 1.5D que montou o Saxo.

      Por isso vai depender do ano que for o carro, já que o 1.4D e o 1.5D tem um aspecto semelhante se não igual, em principio não terás problemas, conheço vários carros (principalmente ZX) que mudaram do 1.4 para o 1.5 devido aos problemas do primeiro, e até hoje zero problemas.


      Quanto ao aguentar o peso, é ver se o AX que montou o 1.5 teve algum tipo de reforço, mas novamente, devido às semelhanças do motor, o peso não deve variar muito.

      Comentário


        #4
        e com relação a caixa ? será que a caixa do ax 1.4D e do saxo 1.5D serão as mesmas ? porque o ax tem a mesma caixa do motor antigo 1.4D .

        Comentário


          #5
          Conforme referido, o AX desde 1995 se não estou em erro, passou a usar o 1.5D (TUD5) ao invés do 1.4D (TUD3).

          Motor 1.4D



          Motor 1.5D

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
            Conforme referido, o AX desde 1995 se não estou em erro, passou a usar o 1.5D (TUD5) ao invés do 1.4D (TUD3)
            Acho que vinha com os dois em simultâneo, visto que conheço um de agosto de 96 já 3ª série 1.4D

            Comentário


              #7
              De 1996, não me acredito.

              O TUD5 saiu em 1994, como substituto do TUD3, devido aos problemas deste, por isso, em 1996, não me parece.

              Comentário


                #8
                Por cá, só o AX Entreprise Furio é que teve direito ao 1.5 D.

                A versão de passageiros só se vendeu com o 1.4 D, até 1996 em que o Saxo entra em cena.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Por cá, só o AX Entreprise Furio é que teve direito ao 1.5 D.

                  A versão de passageiros só se vendeu com o 1.4 D, até 1996 em que o Saxo entra em cena.
                  Olha que não.

                  O Image e o Furio de passageiros, vinham com o 1.5, ainda hoje passou um por mim, e por coincid~encia, exactamente com as mesmas letras de matrícula do meu.

                  Comentário


                    #10
                    E que tal ires ver aquele AX offpring,que postaste á pouco num outro tópico,pelos vistos ainda está á venda.

                    http://lousada.olx.pt/citroen-ax-1-5d-iid-444471651


                    andei a fazer uma pesquisa detalhada e cansativa e descobri isto

                    E vendes o 1.4 para peças ou fazes a IPO e vendes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      De 1996, não me acredito.

                      O TUD5 saiu em 1994, como substituto do TUD3, devido aos problemas deste, por isso, em 1996, não me parece.
                      Amanhã tiro lhe foto ;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                        Amanhã tiro lhe foto ;)
                        ok.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Olha que não.

                          O Image e o Furio de passageiros, vinham com o 1.5, ainda hoje passou um por mim, e por coincid~encia, exactamente com as mesmas letras de matrícula do meu.
                          O 1.5 D não saiu cá em versão de passageiros.

                          Quando comprei o Furio bem que andei atrás de um mas não havia 1.5 D na versão de 5 lugares. E por pouco não fiquei com um AX Image 1.4 D de 1994, que levou até ao Furio.

                          Comentário


                            #14
                            e peças ? ainda se conseguem peças para este chaço ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              O 1.5 D não saiu cá em versão de passageiros.

                              Quando comprei o Furio bem que andei atrás de um mas não havia 1.5 D na versão de 5 lugares. E por pouco não fiquei com um AX Image 1.4 D de 1994, que levou até ao Furio.
                              Mas olha que o que vi ontem, um Image de 12/1996, matrícula HS, dizia de lado 1.5 D.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                e peças ? ainda se conseguem peças para este chaço ?
                                sim, mas tens de encomendar com 5 meses de antecedencia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                  Mas olha que o que vi ontem, um Image de 12/1996, matrícula HS, dizia de lado 1.5 D.
                                  Confirmaste na tua base de dados ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha mãe teve um de 5 lugares de 12/95 matricula FZ com 1.4D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                      Conforme referido, o AX desde 1995 se não estou em erro, passou a usar o 1.5D (TUD5) ao invés do 1.4D (TUD3).

                                      Motor 1.4D



                                      Motor 1.5D


                                      Esses motores são os dois 1.5d, o de cima tem é a admissão do 1.4d, foi um swap.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na IPO vão assim tanto ao detalhe? Nunca me mandaram abrir o capot e já fui, pelo menos, a 3 sítios diferentes.

                                        É assim tão usual? Se for, desconhecia por completo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          abrem sempre, tu ou tiveste sorte ou apanhaste tipos que não queriam ter o trabalho, talvez por ser um carro normal. no meu com 22 anos abrem-no sempre, por exemplo e é um simples 1400cc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                                            Na IPO vão assim tanto ao detalhe? Nunca me mandaram abrir o capot e já fui, pelo menos, a 3 sítios diferentes.

                                            É assim tão usual? Se for, desconhecia por completo...
                                            abrir o capot na IPO é ir ao detalhe?! nunca te abriram o capot na IPO!?

                                            Comentário


                                              #23
                                              À partida não terás problemas em passar o carro na IPO, porque isso é um swap muito comum, muitos inspeccionadores nem dão conta que o motor não é aquele que está no livrete, e outros até podem dar conta mas fazem vista grossa, porque sabem dos problemas dos AX diesel. Tudo depende do inspector que te calhar na "rifa"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                                                Na IPO vão assim tanto ao detalhe? Nunca me mandaram abrir o capot e já fui, pelo menos, a 3 sítios diferentes.

                                                É assim tão usual? Se for, desconhecia por completo...
                                                Por isso é que se vê cada carro ai nas estradas... Com inspecções assim.

                                                Mas é usual, é normal as pessoas irem à Inspecção e por exemplo, o técnico não pedir o triângulo, nem o colete, nem ver se os cintos todos funcionam, nem as portas nem vidros.

                                                Conheço um rapaz que tinha umas alterações ligeiras ao carro (mas ilegais) e então o mecânico levava sempre o carro e lá vinha com o verdinho. Um dia ele ariscou e levou ele a uma Ipo qualquer, a 1º que encontrou, passou... Com pnues n averbados, volante n original, pedais de alumínio, 3º stop ilegal e com uns 20 anos de rua em cima, uma das portas n abria bem, tinha podres, etc etc. Nem 1 anotação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As IPO's tem muito que se lhe diga Depende de onde fores, a hora que fores e com quem calhares.

                                                  A uns anos atras levei um 205 a IPO, passou sem nenhuma anotaçao, o carro estava num estado deploravel. Ate o chassis tinha rachado.

                                                  6 a 7 anos depois, levei uma Espace a outro centro, o carro estava impecavel, e foi chumbado por 3 pintelhices sem importancia nenhuma. Uma delas, o inspector ate conseguiu "descobrir" uma coisa que nem os mecanicos conseguiram descobrir, so para veres a vontade que existia em chumbar aquele carro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    abrem sempre, tu ou tiveste sorte ou apanhaste tipos que não queriam ter o trabalho, talvez por ser um carro normal. no meu com 22 anos abrem-no sempre, por exemplo e é um simples 1400cc.
                                                    Já levei 3 carros diferentes a IPO´s: Peugeot 206 XA HDi de 2002, Seat Leon 1.4i de 2007 e Alfa Romeo 2.4 de 2009 e nunca me mandaram abrir capot. Fazem tudo (""), desde validar gases de escape, alinhamento de luzes, testes de suspensão e frenagem, inspecção visual por baixo da viatura e aquelas coisas todas (triângulos, colete também validam).

                                                    Fora isso, nada. Nem cintos, nem abrir capot, nem porra nenhuma...

                                                    Sempre a aprender!

                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Por isso é que se vê cada carro ai nas estradas... Com inspecções assim.

                                                    Mas é usual, é normal as pessoas irem à Inspecção e por exemplo, o técnico não pedir o triângulo, nem o colete, nem ver se os cintos todos funcionam, nem as portas nem vidros.

                                                    Conheço um rapaz que tinha umas alterações ligeiras ao carro (mas ilegais) e então o mecânico levava sempre o carro e lá vinha com o verdinho. Um dia ele ariscou e levou ele a uma Ipo qualquer, a 1º que encontrou, passou... Com pnues n averbados, volante n original, pedais de alumínio, 3º stop ilegal e com uns 20 anos de rua em cima, uma das portas n abria bem, tinha podres, etc etc. Nem 1 anotação.
                                                    Concordo. Realmente vê-se cada trambolho por aí, que não lembra a ninguém, mas para esses o problema nem está na inspecção visual do que está debaixo do capot... é bem mais grave!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nemo, nao querendo estar a criar conflitos, mas existem carro que para se verificar os gases tem de levar o capot aberto e colocarem um sensor na tampa das valvulas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                                                        Na IPO vão assim tanto ao detalhe? Nunca me mandaram abrir o capot e já fui, pelo menos, a 3 sítios diferentes.

                                                        É assim tão usual? Se for, desconhecia por completo...
                                                        Depende do centro que vás e dos técnicos que "apanhas",conhecimentos também ajuda,outras coisas ilegais.

                                                        Em 2012 fui a 1 centro(para a publicidade-Zuir)fui lá pedir uma carta verde nova(a outra tinha tudo errado,data matricula 1900 e carro era de 2004,e a data limite era de 6 meses,só tinha reparado nisso passado 2 meses,e depois fui pedir uma carta verde actualizada)e estavam 2 carros meio para o tuning a receber o papelinho verde.

                                                        Por exemplo ás vezes fico a pensar se os carros dos técnicos têm inspecção mesmo dita e não só chegar ao PC e imprimir,porque quem trabalha nisso tem acesso ao material de trabalho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          Nemo, nao querendo estar a criar conflitos, mas existem carro que para se verificar os gases tem de levar o capot aberto e colocarem um sensor na tampa das valvulas
                                                          Não estás a criar conflitos... também desconhecia!

                                                          Hoje vou ficar expert em IPO!

                                                          O que sempre fiz (ou fizeram) foi colocar sonda no escape e o "jovem" diz-me (grita!): "acelerar lentamente até às 3000rpm e depois manter até mandar parar"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tive um AX 1.5d Furio comercial.
                                                            Cá em PT o motor 1.5 não equipou as versões de 5 lugares.
                                                            As que há foram conversões.

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