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Aconselhamento oficina para troca distribuição Peugeot 106 GTi 1997

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    Aconselhamento oficina para troca distribuição Peugeot 106 GTi 1997

    Boas pessoal,

    Venho aqui perguntar ao pessoal que seja da zona de Sintra/Lisboa, alguma oficina que recomendem para fazer as revisões normais e a troca da distribuição no meu pequeno 106 GTi.

    Para o pessoal que não conhece o meu GTi, é um carro que anda muito pouco, tendo trocado a distribuição á 30mil atras, mas os anos nao perdoam e em frio já se ouve um tensor a grilar um pouco, parece que tá na hora...

    Tenho tentado procurar oficinas aqui na minha zona e não consigo encontrar nada. A única que encontrei que dê alguma confiança do serviço foi a GC Sport em Belas mas é pessoal que trabalha mais/só em "ingleses"...

    Á uns anos e quem é da zona de sintra sabe, existia um tipo que tinha uma oficina que preparava GTis e Cups para o provas velocidade "Kajó", mas passei lá á uns tempos na sua antiga oficina e estava fechada, segundo me diss um senhor dum café lá perto, mudou-se para outro sitio mas nao me soube explicar onde...

    Oficinas tipo midas, precision tá fora de questão...

    Agradecia se o pessoal pudesse dar uma ajudinha com alguma info de algum mecanico/oficina para lá levar o pequeno GTi.

    Cumprimentos,

    #2
    Boa noite
    Correia distribuição se está na hora de substituir vai á marca ..... é o que eu faria se o carro fosse meu.

    Comentário


      #3
      Qual a vantagem de levar um carro com 17 anos à marca?

      O utilizador vem aqui pedir uma ajuda específica, e respondem-lhe "vai à marca"...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
        Qual a vantagem de levar um carro com 17 anos à marca?

        O utilizador vem aqui pedir uma ajuda específica, e respondem-lhe "vai à marca"...
        Boa noite
        a vantagem é fazer o trabalho bem á 1ª vez.... é tambem ter a garantia do trabalho efetuado....se o nosso amigo tiver um técnico em quem tem confiança tudo bem não vejo inconveniente.... ter 17anos ou mais não vejo porque não deve ir á marca pode ter a sorte de ter descontos especiais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          Qual a vantagem de levar um carro com 17 anos à marca?

          O utilizador vem aqui pedir uma ajuda específica, e respondem-lhe "vai à marca"...
          E qual é a desvantagem??

          Comentário


            #6
            D€svantag€m.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brandaopereira Ver Post
              D€svantag€m.
              Tudo bem, mas eu ainda não vi o user dizer que estava apertado de €´s...

              Na minha opinião, este tipo de intervenções ou são feitos por alguém de extrema confiança ou então marca.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                E qual é a desvantagem??
                Boas
                qual é a desvantagem!!! mas existem desvantagens em efetuar o trabalho na marca ???!!..... só existe se eu tiver uma oficina acho que este tema chegou ao fim com todo o respeito pela opinião do meu amigo .

                Comentário


                  #9
                  Daí ter perguntado se alguém lhe poderia recomendar uma oficina.. Quando se recomenda alguma coisa, é porque se confia.. Ou se não é, deveria ser.

                  Acho que ir à marca, é uma opção que toda a gente sabe.. digo eu

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    E qual é a desvantagem??
                    Boas pessoal,

                    Obrigado pelas ideias, o Gti que tenho apesar da idade está imaculado e não é carro de dia-a-dia. Não me importo de pagar um pouco mais mas o trabalho ficar bem feito, pois tenho-o estimado bastante e jamais quero pensar que poderá ser tudo estragado com uma intervenção mal feita...

                    Em relação á marca, pensei estar mais seguro e ter algumas garantias do trabalho feito, só que á cerca de 2 semanas telefonei para a Peugeot Carnaxide, representante oficial e pedi um orçamento para a substituição da distribuição: valor total: 478 euros. Ok, é um pouco puxadote sim, mas o trabalho será bem feito em principio. Tenho tambem um BMW que apesar de não estar salvaguardado pelo programa que vou referir, a marca bávara tem um programa para carros com mais de x anos (nao sei se 10 ou 15), sei que a Porsche tambem tem para carros já com uma idade relativa (modelos 996,993, etc), existe uns descontos na mao-de-obra, peças, etc, que permite as marcas terem alguns carros já fora da garantia nas suas oficinas e os proprietários terem um desconto na factura final. Depois de me enviarem o dito orçamento de 478€, telefonei para lá e questionei um sr que se identificou como chefe de oficinas Peugeot e que me referiu que a Peugeot nao tem nenhum programa desses, mas que se ao inves de utilizarem as chamadas "peças de 1ªlinha", poderiam com consentimento do cliente utilizar "peças de 2ªlinha" e ai ficaria por 375€ aproximadamente. Bem, por momentos pensei estar a sonhar ou algo do género e respondi "ok,ok, depois telefono para marcar um dia" que é a resposta que tenho pre-definida para "cair fora" da cena...

                    Perante isto não sei se a marca será a aposta mais "segura" nessa matéria, por vezes acho que se PAGA e nao se fica BEM SERVIDO...

                    Comentário


                      #11
                      O que posso aconselhar, é que vás a um mecânico que use as ferramentas adequadas à troca do kit. Existe tanto mecânico que pinta uns pontinhos nas polias, marcando a posição das mesmas. E não é esse o método correcto. As polias etc têm todas uma marcação já feita na peça.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Antonio Banderas Ver Post
                        Boas pessoal,

                        Obrigado pelas ideias, o Gti que tenho apesar da idade está imaculado e não é carro de dia-a-dia. Não me importo de pagar um pouco mais mas o trabalho ficar bem feito, pois tenho-o estimado bastante e jamais quero pensar que poderá ser tudo estragado com uma intervenção mal feita...

                        Em relação á marca, pensei estar mais seguro e ter algumas garantias do trabalho feito, só que á cerca de 2 semanas telefonei para a Peugeot Carnaxide, representante oficial e pedi um orçamento para a substituição da distribuição: valor total: 478 euros. Ok, é um pouco puxadote sim, mas o trabalho será bem feito em principio. Tenho tambem um BMW que apesar de não estar salvaguardado pelo programa que vou referir, a marca bávara tem um programa para carros com mais de x anos (nao sei se 10 ou 15), sei que a Porsche tambem tem para carros já com uma idade relativa (modelos 996,993, etc), existe uns descontos na mao-de-obra, peças, etc, que permite as marcas terem alguns carros já fora da garantia nas suas oficinas e os proprietários terem um desconto na factura final. Depois de me enviarem o dito orçamento de 478€, telefonei para lá e questionei um sr que se identificou como chefe de oficinas Peugeot e que me referiu que a Peugeot nao tem nenhum programa desses, mas que se ao inves de utilizarem as chamadas "peças de 1ªlinha", poderiam com consentimento do cliente utilizar "peças de 2ªlinha" e ai ficaria por 375€ aproximadamente. Bem, por momentos pensei estar a sonhar ou algo do género e respondi "ok,ok, depois telefono para marcar um dia" que é a resposta que tenho pre-definida para "cair fora" da cena...

                        Perante isto não sei se a marca será a aposta mais "segura" nessa matéria, por vezes acho que se PAGA e nao se fica BEM SERVIDO...
                        Acho que não deves generalizar e procurar segundas opiniões, mesmo dentro da marca! Perde algum tempo, pode ser que depois ganhes bastante

                        Comentário


                          #13
                          Apenas um conselho, a ires à marca, não vás à Peugeot em Carnaxide.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Acho que não deves generalizar e procurar segundas opiniões, mesmo dentro da marca! Perde algum tempo, pode ser que depois ganhes bastante
                            Pois, com a seguinte experiência que tive não vou generalizar, apenas fiquei estupefacto com a resposta e porque é o importador oficial em Portugal certo?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Apenas um conselho, a ires à marca, não vás à Peugeot em Carnaxide.
                              Já lá foste "esquentado" MetalKing?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Antonio Banderas Ver Post
                                Já lá foste "esquentado" MetalKing?
                                Eu e mais uns quantos users, é só passares pelos tópicos das 308 e dos 3008.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas ainda existe o mito que "Na marca é que é bom"? E que fica bem feito à primeira? Devem haver aqui users que não têm bem as mesmas experiências que eu já ouvi falar e que já tive.

                                  Mudar uma distribuição não é díficil, qualquer mecânico minimamente competente faz um bom serviço. É uma operação complexa e importante, mas não é nada do outro mundo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                    Boa noite
                                    a vantagem é fazer o trabalho bem á 1ª vez.... é tambem ter a garantia do trabalho efetuado....se o nosso amigo tiver um técnico em quem tem confiança tudo bem não vejo inconveniente.... ter 17anos ou mais não vejo porque não deve ir á marca pode ter a sorte de ter descontos especiais.
                                    E os outros mecânicos mudam a distribuição em 2 fazes? Mudar uma distribuição, principalmente de um carro já com alguns anos, não é nada de extravagante como alguns pintam.

                                    O que não faltam são oficinas multimarca capazes de trabalhar melhor do que na marca. E não me refiro aos franchisings.

                                    Se não conhecer nenhuma oficina é uma questão de pedir opiniões de amigos/familiares e dar uma volta pela zona para falar pessoalmente com os responsáveis e pedir orçamentos.

                                    Agora ir à marca "só porque sim" para mim não faz sentido. Eu tenho mais confiança em certas pessoas com quem falei 15 minutos sobre mecânica, do que um concessionário onde apenas o nome é de confiança.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se fores à marca não tentes ir por essa das peças de "2ª linha". Tenta outras coisas, como por exemplo dizeres que pagas em dinheiro vivo evitando deste modo que a concessão pague taxas MB.

                                      Já agora, poderias tentar deslocar-te pessoalmente ao concessionário. Por contacto telefónico quem fala contigo não sabe se está a falar com uma "pessoa normal" ou com um chunga que quer saber quanto custa mudar a distribuição do seu gti do açu...

                                      EDIT: Já disse isto aqui várias vezes, mas a garantia na marca é válida em toda a rede de concessionários.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                        Se fores à marca não tentes ir por essa das peças de "2ª linha". Tenta outras coisas, como por exemplo dizeres que pagas em dinheiro vivo evitando deste modo que a concessão pague taxas MB.

                                        Já agora, poderias tentar deslocar-te pessoalmente ao concessionário. Por contacto telefónico quem fala contigo não sabe se está a falar com uma "pessoa normal" ou com um chunga que quer saber quanto custa mudar a distribuição do seu gti do açu...

                                        EDIT: Já disse isto aqui várias vezes, mas a garantia na marca é válida em toda a rede de concessionários.
                                        LOL, já á muito que não ouvia a expressão "gti do açu", mas tens razão...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Mas ainda existe o mito que "Na marca é que é bom"? E que fica bem feito à primeira? Devem haver aqui users que não têm bem as mesmas experiências que eu já ouvi falar e que já tive.

                                          Mudar uma distribuição não é díficil, qualquer mecânico minimamente competente faz um bom serviço. É uma operação complexa e importante, mas não é nada do outro mundo.
                                          Concordo. Não gosto de apontar o dedo a ninguém, mas por vezes lê-se comentários de quem percebe de automóveis mas não de mecânica.

                                          Não faz sentido um mecânico (ou vários) abrir uma oficina, investir milhares no edíficio, elevadores, ferramenta (que não é barata), equipamento, máquinas, peças, óleos, etc, para depois cometer um erro a trocar uma distribuição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                            E os outros mecânicos mudam a distribuição em 2 fazes? Mudar uma distribuição, principalmente de um carro já com alguns anos, não é nada de extravagante como alguns pintam.

                                            O que não faltam são oficinas multimarca capazes de trabalhar melhor do que na marca. E não me refiro aos franchisings.

                                            Se não conhecer nenhuma oficina é uma questão de pedir opiniões de amigos/familiares e dar uma volta pela zona para falar pessoalmente com os responsáveis e pedir orçamentos.

                                            Agora ir à marca "só porque sim" para mim não faz sentido. Eu tenho mais confiança em certas pessoas com quem falei 15 minutos sobre mecânica, do que um concessionário onde apenas o nome é de confiança.
                                            Isso é verdade, e dou-te um exemplo: Á uns tempos procurei um Escort RS Cosworth, entretanto vi um á venda na Ford Expo, que quando lá fui pessoalmente o carro já tinha sido vendido, depois falei lá com um vendedor, segundo ele já vendedor da Ford á cerca de 30 anos e desejou-me boa sorte na procura deste modelo e que quando fizesse negocio que arranjasse uma oficina para fazer as manutenções de confiança, pois na Ford já só existia um mecânico na Ford Palmela que pertenceu á Ford Motorsport no inicio dos anos 90 que até trabalhou muito com esses carros. Quem percebia disso ou reformou-se ou montou as suas oficinas...

                                            É uma questão de continuar a procurar alguem de confiança aqui pela zona de Sintra...

                                            Cumps,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ora aí está um bom exemplo. Por acaso nos últimos meses conheci duas pessoas que abriram oficinas próprias, uma trabalhou 20 anos numa marca generalista, e outra 40 numa marca premium.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os "ex-mecânicos das marcas" são, normalmente, um bom partido, mas alguns esticam-se nos preços e fazem-se valer da sua imagem de "Trabalhei X anos na marca Y" e se a marca Y fôr Alemã então os preços são altinhos.

                                                Por acaso costumava ir a um mecânico desses, não era barato, mas trabalhava razoavelmente bem, sem deslumbrar, achei os preços elevados demais e cometeu um erro de pricipiante no meu carro e teve uma atitude um bocado arrogante, deixei de lá ir.

                                                Em relação aos "zés" do aço, sei que dizer isto em pleno FAHO é chocante, mas há aí muito "Rapazito novo do aço" (não são todos, claro) mais competente e mais capaz que o "cota" de 55 anos lá da marca e que trabalha com aqueles motores há um porradão de anos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu por sorte ou azar, sempre tive carros que era preciso mudar a distribuição.

                                                  Deves sempre pedir orçamento, não pagas nada por isso.

                                                  Considero que é uma operação que pode arruinar um motor caso seja mal feita.

                                                  Existem motores que são muito simples de mudar, outros que pela falta de espaço é preciso alguns truques para se conseguir mudar em condições.

                                                  No meu primeiro carro, fui á marca oficial. Paguei forte e feio e no outro dia o carro nem pegava,,,


                                                  Agora o que tenho feito é, nos foruns mono marca procurar mecanicos habituados a fazer esse tipo de operações em carros iguais. Lá encontrar mais facilmente feedback e recomendações.


                                                  Precision, midas, norauto para esse tipo de coisas, não confio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                    Eu por sorte ou azar, sempre tive carros que era preciso mudar a distribuição.

                                                    Deves sempre pedir orçamento, não pagas nada por isso.

                                                    Considero que é uma operação que pode arruinar um motor caso seja mal feita.

                                                    Existem motores que são muito simples de mudar, outros que pela falta de espaço é preciso alguns truques para se conseguir mudar em condições.

                                                    No meu primeiro carro, fui á marca oficial. Paguei forte e feio e no outro dia o carro nem pegava,,,


                                                    Agora o que tenho feito é, nos foruns mono marca procurar mecanicos habituados a fazer esse tipo de operações em carros iguais. Lá encontrar mais facilmente feedback e recomendações.


                                                    Precision, midas, norauto para esse tipo de coisas, não confio.
                                                    Oh really...
                                                    Editado pela última vez por eblase; 28 March 2014, 12:19.

                                                    Comentário


                                                      #27

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mudar a distribuiçao nao é dificil. Em alguns carros é complicado devido ao espaço em outros é devido as peças que se teem que retirar até lá chegar.

                                                        Nao te deves preocupar com a escolha do mecanico mas sim com a qualidade das peças que lá vais colocar

                                                        Eu nunca fui mecanico e nunca trabalhei no ramo no entanto faço toda a manutençao nos meus veículos incluindo distribuiçao, se eu o faço qualquer mecanico tambem o faz

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
                                                          Mudar a distribuiçao nao é dificil. Em alguns carros é complicado devido ao espaço em outros é devido as peças que se teem que retirar até lá chegar.

                                                          Nao te deves preocupar com a escolha do mecanico mas sim com a qualidade das peças que lá vais colocar

                                                          Eu nunca fui mecanico e nunca trabalhei no ramo no entanto faço toda a manutençao nos meus veículos incluindo distribuiçao, se eu o faço qualquer mecanico tambem o faz
                                                          n se deve preocupar com a escolha do mecanico? sabes o que acontece se a distribuição é mal montada, com o motor fora de ponto?

                                                          Numa coisa concordo contigo, escolher sempre material de qualidade e não ir pelo preço mais baixo.

                                                          INA ou SKF para rolamentos e tensores. Gates ou contitech para correias

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                            n se deve preocupar com a escolha do mecanico? sabes o que acontece se a distribuição é mal montada, com o motor fora de ponto?

                                                            Numa coisa concordo contigo, escolher sempre material de qualidade e não ir pelo preço mais baixo.

                                                            INA ou SKF para rolamentos e tensores. Gates ou contitech para correias
                                                            só se o mecânico for mesmo muito "reles" é que isso vai acontecer. mas esses topam-se ao longe.. ou não..

                                                            Comentário

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