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Estratégia Automóvel -- O TEU PLANO!

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    Estratégia Automóvel -- O TEU PLANO!

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    Serve este tópico para descreverem o vosso PLANO/ESTRATÉGIA para o carro ou carros que têm.

    Começo eu:

    Opel Corsa 1.7DTI de 2002.

    105 mil Kms

    Nunca viu garagem.

    Cerca de 8 mil Kms por ano em lisboa e alguma auto-estrada qd vou de férias.

    Manutenção 2014: -----Pintar o carro neste verão, 700 Euros.
    -----------------------Verificar se as camisas dos injectores ainda estão boas.

    PLANO:

    Manter o carro por mais 20 anos até perto dos 300 mil Kms e depois comprar um a gasolina ou híbrido.


    E tu? Qual o teu PLANO?

    #2
    Estratégia?

    Continuar a andar no Passat do pai até acabar o mestrado e juntar 1500€ para um 156 2.0 de um familiar.

    Depois andar nele e poupar alguns 10/12 mil € e comprar um pequeno roadster dentro desses valores para manter durante mais alguns anos.

    Comentário


      #3
      A minha estratégia é sempre a mesma. Estabeleço um orçamento, mas como sou forreta nunca o cumpro. Depois olho para um utilitário novo para poupar, mas como gosto de carros grandes vejo que não será um bom negocio. Olho para os usados de segmento d para cima que rondam os mesmos preços e compro um.

      Comentário


        #4
        Os meus planos são simples, aguentar e estimar o que tenho


        Cump.

        Comentário


          #5
          Também costumo estabelecer algumas metas destas. Normalmente saem furadas ou mudam os planos a meio...

          Corolla e11 1.4 vvt-i de 2001, com 137k km - Se tudo correr bem virá impecável da revisão. Logo é andar até cair as rodas, "abrasar" o motor, ou ser necessário algo mais moderno e seguro. Se se portar bem, talvez leve uns amortecedores à frente. (Os traseiros foram substituídos pelo anterior dono).

          Clio III DCI 105 Van de 2007, com 165k km - Trocar amortecedores aos 200k km, se se justificar entretanto (se houver filhos) passar para 5 lugares e dava-me jeito que aguentasse até aos 300k km.

          Comentário


            #6
            Planeias ficar com o corsa até ele ter 32anos? Puxa...

            O meu é manter o GP até ele ter cerca de 12/15 anos (vai com 6), depende do estado em que ele esteja e claro do dinheiro que eu tiver na altura.
            Comprar um segmento C (ou B carrinha), não novo. Tem 53000kms mas vai começar a fazer mais ainda este ano.

            Depois para substituir o Polo, um segmento A tipo panda, mas este também vai depender do estado do Polo, à partida também é para durar uns quantos anos, se possivel até mais uns 3 ou 4 que o GP. Vai com 5 anos e 34.000kms.

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              #7
              O meu plano para o Rover 400 é trocar os discos, pastilhas e calços nas próximas 2-3 semanas, alinhar a frente (de um toque passado) 3 semanas depois e, por fim, trocar a caixa de velocidades (esta não está a 100% e quero uma com uma relação final diferente) e um fole que está quase a romper. Se tiver condições para tal (porque vou emigrar daqui a 3 meses), estofar o forro do tecto, que está descolado desde sempre, e trocar o volante por um em pele.

              Ainda estou a tentar decidir se o pinto antes dos 7500 kms que tenciono fazer pela Europa com ele, daqui a ~2 anos, ou depois. Em todo o caso, vai ser o nosso carro de férias (meu e da minha esposa) e não o tenciono vender ou trocar.

              A 416 Tourer vai continuar a andar diariamente e daqui a uns tempos vai precisar de uma embraiagem, de uma junta homocinética e de uns amortecedores e pneus traseiros. Não sei qual será o futuro dela - é um carro claramente inferior ao 400, mas até tem uma condução fixe, é prática, fácil de manter e o condutor habitual dela gosta bastante dela.

              Ambos têm 16 anos; um tem 147100 kms, o outro tem 161900 kms.

              Comentário


                #8
                O homem faz planos e... Deus ri-se.
                Comigo é assim, os planos nunca são cumpridos . Até já tenho medo de os fazer.
                Por outro lado, o que me tem calhado sem planear não tem sido mau de todo. Por isso, deixa andar...

                Comentário


                  #9
                  LOL De facto em relação aos planos que fazemos, Deus ri-se e muito...

                  A minha estória!
                  - A A4 Avant é para manter durante mais algum tempo (min. 10 anos ). É de 2007 e conta agora com 147 000km.
                  Não me tem dado nenhum problema até hoje e por enquanto estou satizfeito.
                  Obviamente que a manutênção nivel 0 vai-se fazendo periodicamente. Já tem umas marcas nos parabrisas (pequenas crateras ) mas a Glassdrive já tratou do assunto. Por enquanto fica assim, com o vidro de origem.

                  - Quanto ao Seat da senhora, é um Ibiza de 98 com + de 200 000km. Como já está quase a ser um adulto (16 anos), por vezes já damos por nós, a fazer uma prospeção de mercado...
                  Recentemente (acerca de 2 meses atrás), tinha começado a sentir algo estranho com o carro, como eu estou pouco tempo em casa devido ao trabalho, a senhora tinha-me alertado para o facto.
                  Levei ao mecânico, + que 1 vez pelo mesmo sintoma! Levou velas e cablagens novas, mas na realidade o corro não estava bem...
                  Verifiquei o nivel do óleo e resultado: quase quase quase seco, para ser optimista!!!
                  Não acendeu a luz de falta de óleo, faltavam 3k km para a revisão... Não tenho ideia de quanto (distância) andou a seco... Já ponderei fazer uma rectificação mas depois pensei de novo e vai andar assim até acabar...

                  Manutênção preventiva e consumiveis é o que está previsto a curto e medio prazo para os 2. Depois logo se vê o que fazer com o já adulto Ibiza (+18 anos)
                  Vai ser dificil desfazermo-nos dos 2 pois é o primeiro carro próprio que tenho e o mesmo acontece com a minha namorada (é também o 1º carro dela - ela até diz que tem sentimentos!)...
                  O 1º carro, é sempre o 1º.

                  Comentário


                    #10
                    Mais 20 anos sem garagem?? Vais ter de lhe dar uma pinturas e arranjos (mesmo interiores, plásticos e tecidos) pelo meio ou vai ficar bonito (para uma sucata).

                    Comentário


                      #11
                      citroen xantia 1.9td (quase 321000KM)
                      trocar triangulos de frente , fazem um pouco de barulho
                      trocar as esferas dos amortecedores, aquilo nao amortece, aquilo luta contra as irregularidades
                      trocar o modulo da sofagem, so funciona quase lhe apetece
                      trocar o compressor do a/c, deixou de trabalhar
                      comprar um aileron ( do xantia nada de aftermarket's) porque o esta la montado esta partido e rachado
                      e ver se com isto o carro dura mais uns anitos

                      Comentário


                        #12
                        Os meus planos sao :

                        Rezar que o carro nao me de mais problemas este ano Num espaço de 1 mes ja la vao 1500 aurelios + dinheiro da compra

                        Deixei de fazer planos quanto a manutençao dos carros a muito tempo. As contas acabam sempre por me sair muitoooooooooo furadas

                        Comentário


                          #13
                          Eu por acaso ando com umas ideias de mudança. Trabalhei muito tempo longe de casa, o que me obrigava a vir só ao fim-de-semana. Por isso tinha um carro a gasóleo para fazer a viagem todas as semanas (a carrinha Vectra) e a Maria tinha um carrito a gasolina (Peugeot 106) para as pequenas necessidades durante a semana ou no caso de surgir alguma emergência.

                          De repente, tudo mudou: passei a trabalhar apenas a 3 km de casa, com boas perspectivas de estabilidade, pelo que dou por mim a pensar que talvez pudesse trocar a Vectra (que está com 10 anos e 250.000 km) por um carro de valor +/- equivalente (ou pouco mais caro) a gasolina e até vender o 106.

                          É uma ideia para amadurecer à medida que vou ganhando confiança na nova situação, mas talvez daqui até ao final do ano tome uma decisão em relação aos 2 carros.

                          E vocês, fariam o mesmo na minha situação?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Eu por acaso ando com umas ideias de mudança. Trabalhei muito tempo longe de casa, o que me obrigava a vir só ao fim-de-semana. Por isso tinha um carro a gasóleo para fazer a viagem todas as semanas (a carrinha Vectra) e a Maria tinha um carrito a gasolina (Peugeot 106) para as pequenas necessidades durante a semana ou no caso de surgir alguma emergência.

                            De repente, tudo mudou: passei a trabalhar apenas a 3 km de casa, com boas perspectivas de estabilidade, pelo que dou por mim a pensar que talvez pudesse trocar a Vectra (que está com 10 anos e 250.000 km) por um carro de valor +/- equivalente (ou pouco mais caro) a gasolina e até vender o 106.

                            É uma ideia para amadurecer à medida que vou ganhando confiança na nova situação, mas talvez daqui até ao final do ano tome uma decisão em relação aos 2 carros.

                            E vocês, fariam o mesmo na minha situação?
                            Cada um sabe de si,mas no teu lugar o que pouparia nas viagens que agora não terás de fazer,pagariam a manutenção e o seguro do 106.
                            Assim ficava com ele porque é o maneirinho que serve sempre numa emergência.
                            Mas tu lá sabes.

                            Comentário


                              #15
                              Para o GP trocar termostato, sensor temp de agua, encaixes da tampa da mala,arranjar botao radio descascado, e futuram/ a bimassa. De resto 3,2 lts de 5w40 9.55535-m2 e filtros....em conjunto com outras peças de desgaste como discos e calços. Para o gtc polimento da pintura, correia distribuicao, este ano e 5,5lts de dexos 2 de vez em qd tal como outras peças de desagaste

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                Cada um sabe de si,mas no teu lugar o que pouparia nas viagens que agora não terás de fazer,pagariam a manutenção e o seguro do 106.
                                Assim ficava com ele porque é o maneirinho que serve sempre numa emergência.
                                Mas tu lá sabes.
                                Por um lado também penso nisso, já que eu trabalho o dia todo e se a minha mulher tiver de resolver algum problema não fica dependente de mim ou de transportes públicos, que nem sempre existem nos horários de que necessitamos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Por um lado também penso nisso, já que eu trabalho o dia todo e se a minha mulher tiver de resolver algum problema não fica dependente de mim ou de transportes públicos, que nem sempre existem nos horários de que necessitamos.
                                  Foi por aí que eu pensei,e até numa revisão do carro principal ser mais demorada e não ficares apeado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Eu por acaso ando com umas ideias de mudança. Trabalhei muito tempo longe de casa, o que me obrigava a vir só ao fim-de-semana. Por isso tinha um carro a gasóleo para fazer a viagem todas as semanas (a carrinha Vectra) e a Maria tinha um carrito a gasolina (Peugeot 106) para as pequenas necessidades durante a semana ou no caso de surgir alguma emergência.

                                    De repente, tudo mudou: passei a trabalhar apenas a 3 km de casa, com boas perspectivas de estabilidade, pelo que dou por mim a pensar que talvez pudesse trocar a Vectra (que está com 10 anos e 250.000 km) por um carro de valor +/- equivalente (ou pouco mais caro) a gasolina e até vender o 106.

                                    É uma ideia para amadurecer à medida que vou ganhando confiança na nova situação, mas talvez daqui até ao final do ano tome uma decisão em relação aos 2 carros.

                                    E vocês, fariam o mesmo na minha situação?
                                    Se necessitas na mesma de 2 carros, concordo com o Ticantonio. O que vais poupar na Vectra ja cobre muita coisa do 106 e tanto tu como a tua mulher estao sempre desenrascados. E dinheiro que poupas.

                                    Caso estejas "cansado" da Vectra, tenta arranjar um carro a gasolina, mesmo que mais fraco e de manutençao simples e barata e se possivel ainda encaixas alguns trocos para um imprevisto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estratégia? Comprei o carro mais barato dos últimos 12 anos onde me passaram muitos e bons pelas mãos, mas este é segundo na categoria gozo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                        Se necessitas na mesma de 2 carros, concordo com o Ticantonio. O que vais poupar na Vectra ja cobre muita coisa do 106 e tanto tu como a tua mulher estao sempre desenrascados. E dinheiro que poupas.

                                        Caso estejas "cansado" da Vectra, tenta arranjar um carro a gasolina, mesmo que mais fraco e de manutençao simples e barata e se possivel ainda encaixas alguns trocos para um imprevisto.
                                        O carro a gasolina, a vir, teria que ser espaçoso e grande também (quando nos habituamos a carros desses, é lixado ). Consequentemente, também tem de ter uma potência decente. A situação do 106 desenrascar quando o carro "principal" está na oficina por mais tempo também já me tem ajudado várias vezes, é verdade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não há cá estratégias especiais: é para aguentar enquanto puder.
                                          Não tenho perspectivas nem possibilidades futuras de trocar, a não ser por outro chaço igual.

                                          Se vivesse numa zona boa de transportes públicos, provavelmente já o tinha despachado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            O carro a gasolina, a vir, teria que ser espaçoso e grande também (quando nos habituamos a carros desses, é lixado ). Consequentemente, também tem de ter uma potência decente. A situação do 106 desenrascar quando o carro "principal" está na oficina por mais tempo também já me tem ajudado várias vezes, é verdade.
                                            Entao isso ja requer um 6 cilindros à patrao!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A minha estratégia era o Sandero (até abri um tópico para pedir op.) mas por agora está em stand-by,primeiro não confio nestas políticas brejeiras,preciso de saber bem ou pelo menos saber melhor como vai ser o futuro por aqui até porque tenho uma oportunidade de ir para os Estados Unidos da América e por lá ficar.
                                              Mas pondo isso de parte,o 106 com 22 anos não está novo mas está muito bem assistido e chega para o que neste momento preciso,o Clio 1.9D está parado e é para vender mas não aceito quaisquer trocos porque tenho noção que quem o levar tem carro sem chatice durante muito tempo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha estratégia é ver se mudo os pneus de trás pois esta semana já dei duas piruetas à conta da chuva.
                                                A não ser que deixe de chover.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  A minha estratégia é ver se mudo os pneus de trás pois esta semana já dei duas piruetas à conta da chuva.
                                                  A não ser que deixe de chover.

                                                  O verão está aí, não mudes lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fazer o que tenho feito até agora, ou seja manter os carros da casa sempre novos de tudo

                                                    Se bem que provavelmente num futuro próximo o carro da maria será trocado por algo mais familiar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                      Entao isso ja requer um 6 cilindros à patrao!
                                                      Se eu pudesse... de preferência em linha!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Se eu pudesse... de preferência em linha!

                                                        Com alguns anos o problema não é comprar, mas antes manter o bicho. Mas sem dúvida que outra loiça

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Se eu pudesse... de preferência em linha!
                                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                          Com alguns anos o problema não é comprar, mas antes manter o bicho. Mas sem dúvida que outra loiça
                                                          S5 ja se encontram alguns abaixo dos 5 mil O pior depois, é mesmo a manutençao e tipo de revisao corr€tiva que um carro destes ja precisa

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Se eu pudesse... de preferência em linha!
                                                            Não sejas modesto

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                                                            AD fim dos posts Desktop

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