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Como trocar junta da coloça em casa. (com poucos conhecimentos de mecanica)

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    Como trocar junta da coloça em casa. (com poucos conhecimentos de mecanica)

    boas pessoal

    O Opel corsa 1.5 td de 1996 cá de casa esta com a junta a dar passagem da agua para o óleo.
    Como o carro é apenas utilizado 2 a 3 vezes por semana, e eu gosto bastante de mecânica, embora tenha poucos conhecimentos, sou desenrascado e aprendo rápido, por isso queria ser eu a trocar a efectuar a reparação.
    O carro em questão não sofreu nenhum aquecimento, e eu tenho todas as ferramentas que possam ser necessárias para efectuar a reparação.

    O que eu precisava mesmo era do pessoal que ja o fez ou tem conhecimentos de mecanica, me dessem algumas dicas, ou pontos que eu deva ter em atenção, quais as ferramentas que eu vou precisar, materiais, e ja agora se podessem indicar alguns videos ou sites que me ajudassem agradecia, eu ja fiz pesquisa mas nao encontrei nada de especial .
    Tenho também em mente fazer um video da reparação para depois postar cá no forum

    #2
    Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
    boas pessoal

    O Opel corsa 1.5 td de 1996 cá de casa esta com a junta a dar passagem da agua para o óleo.
    Como o carro é apenas utilizado 2 a 3 vezes por semana, e eu gosto bastante de mecânica, embora tenha poucos conhecimentos, sou desenrascado e aprendo rápido, por isso queria ser eu a trocar a efectuar a reparação.
    O carro em questão não sofreu nenhum aquecimento, e eu tenho todas as ferramentas que possam ser necessárias para efectuar a reparação.

    O que eu precisava mesmo era do pessoal que ja o fez ou tem conhecimentos de mecanica, me dessem algumas dicas, ou pontos que eu deva ter em atenção, quais as ferramentas que eu vou precisar, materiais, e ja agora se podessem indicar alguns videos ou sites que me ajudassem agradecia, eu ja fiz pesquisa mas nao encontrei nada de especial .
    Tenho também em mente fazer um video da reparação para depois postar cá no forum
    Eu não me metia nisso. Mas cada um é que sabe de si.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
      Eu não me metia nisso. Mas cada um é que sabe de si.

      como já disse , sou desenrascado e aprendo rapido

      Comentário


        #4
        A minha opinião é que vais fazer porcaria e depois levar o carro a uma oficina, mas começa por adquirir um manual de oficina, vem lá tudo explicado (da Haynes ou outros).

        Eu tenho o da Haynes e não me metia sozinho a fazer isso, e tenho um motor a gasolina que é "facílimo" de mexer, quanto mais um diesel...

        Comentário


          #5
          Sera assim tao complicado de trocar, mesmo tendo tudo explicado tim tim por tim tim?

          Comentário


            #6
            Pode nem ser... mas se partes um perno?

            Basta isso para hipotecar tudo.

            Precisas de chaves boas, dinamométrica boa, etc

            Tens que mandar a cabeça ao torneiro.

            Tens que saber meter a distribuição, motor a ponto, etc.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
              Sera assim tao complicado de trocar, mesmo tendo tudo explicado tim tim por tim tim?
              Sim, é muito complicado. não é só abrir a tampa e trocar, é preciso afinar, rectificar a dita, ver mil e uma coisas. acredita, se queres continuar a ter o carro para o desenrasque, vai a alguém competente, ou, vende-o, assim como está.

              Comentário


                #8
                depois de ler os vossos posts deixou-me a pensar um pouco, vou tentar encontrar primeiro algum video a demonstrar como se faz , e depois logo vejo se sou capaz Não queria nada estragar o carro a toa.

                Comentário


                  #9
                  Para começar, só depois de se ver o verdadeiro estado da coisa é que se pode opinar.

                  E o melhor é ficares quietinho, que isso não é o mesmo que andar a brincar com legos. Senão nunca mais é motor...

                  Comentário


                    #10
                    isso só está ao alcance de profissionais

                    Comentário


                      #11
                      Tens mesmo a certeza que é da junta? o oleo a misturar na agua pode ser do permutador uma especie de radiador de oleo arrefecido pelo liquido de refrigeraçao
                      se estiver roto passa oleo para a agua.

                      Comentário


                        #12
                        Isso depende essencialmente da tua experiência e conhecimentos. Não é o fim do mundo mas convém ter alguém por perto que possa dar uma ajuda.

                        Assim de repente: sabes meter a correia de distribuição nesse carro? Ou tens quem ta meta no final de apertares a cabeça?

                        És uma pessoa minuciosa e perfecionista? O trabalho de trocar juntas tem de ser cuidadoso.

                        Comentário


                          #13
                          -trocar a junta da cabeça até pode ser fácil "eu acho"
                          mas precisas de ver bem o que provocou a fuga... isso é o difícil para quem não sabe ver/experiência, caso contrario daqui a 1000km estas outra vez com fuga
                          se alguma das faces onde a junta encaixa não estiver lisa tens de rectificar... ou se não for grave uma lixade-la chega, desde que fique direito, "direito mesmo á décima de mm"

                          - correia de distribuição penso que não ser preciso mexer... mas se precisares também não é nada do outro mundo, mas precisas de adquirir conhecimentos de outra área... mas com estudo antes da coisa e tempo para a experiência, vais lá
                          a sátira da correia de distribuição é não desalinhar o motor... nenhum dos componentes pode estar em posição "diferente" á que estava se não quando ligares o motor ele parte

                          ahh... ter as ferramentas todas necessárias... a dos chineses não vale...


                          ps. sou como tu...mecânico por hobbie

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post


                            - correia de distribuição penso que não ser preciso mexer...

                            Como pode ele retirar a cabeça sem retirar a correia de distribuição???

                            Comentário


                              #15
                              Passos para trocar a junta da cabeça com poucos conhecimentos de mecânica:

                              1º Abrir o capot
                              2º Ver que a água está a desaparecer
                              3º Ligar ao reboque
                              4º Meter o carro no mecânico
                              5º Esperar uma semana

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Passos para trocar a junta da cabeça com poucos conhecimentos de mecânica:

                                1º Abrir o capot
                                2º Ver que a água está a desaparecer
                                3º Ligar ao reboque
                                4º Meter o carro no mecânico
                                5º Esperar uma semana
                                E convém pagar!

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas ele fala da junta da colaça e vocês falam de junta da cabeça?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Este fórum é o máximo

                                    Comentário


                                      #19
                                      txiii... já ando a ver a dobrar a esta hora do dia
                                      engano meu

                                      a culpa é dele, que escreveu com letras pequeninas

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu acho que começaram todos a falar em junta da cabeça porque ele referiu passagem de água para o óleo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          falo por mim, são horas a mais a ver pixeis...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
                                            boas pessoal

                                            O Opel corsa 1.5 td de 1996 cá de casa esta com a junta a dar passagem da agua para o óleo.
                                            Como o carro é apenas utilizado 2 a 3 vezes por semana, e eu gosto bastante de mecânica, embora tenha poucos conhecimentos, sou desenrascado e aprendo rápido, por isso queria ser eu a trocar a efectuar a reparação.
                                            O carro em questão não sofreu nenhum aquecimento, e eu tenho todas as ferramentas que possam ser necessárias para efectuar a reparação.

                                            O que eu precisava mesmo era do pessoal que ja o fez ou tem conhecimentos de mecanica, me dessem algumas dicas, ou pontos que eu deva ter em atenção, quais as ferramentas que eu vou precisar, materiais, e ja agora se podessem indicar alguns videos ou sites que me ajudassem agradecia, eu ja fiz pesquisa mas nao encontrei nada de especial .
                                            Tenho também em mente fazer um video da reparação para depois postar cá no forum
                                            Não é tão complicado quanto isso. Pelo menos nos carros a gasolina.
                                            Já troquei duas juntas a dois carros e não sou mecânico.
                                            Ah, e pegaram à primeira.

                                            Basicamente o que fiz foi comprar uma chave dinamométrica, massa e ventosas para rodar as válvulas e um apalpa folgas para medir a folga das válvulas.
                                            Muito cuidado ao desmontar, marcar a árvore de cames antes de desmontar. Num dos carros um dos pernos estava colado e foi uma chatice para sair. Teve que ser a maçarico. De resto foi fácil.
                                            Tem que se saber qual o aperto certo dos parafusos da cabeça e ter cuidado ao apertar para não empenar.
                                            Também passei as cabeças num plano com massa de polir fina para ver se estava empenada. Tive sorte que não foi preciso ir ao torneiro.
                                            Para quem gosta da coisa é uma tarde bem passada.
                                            E depois ver o carro a pegar então é uma alegria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Mas ele fala da junta da colaça e vocês falam de junta da cabeça?
                                              Dado que a culassa é a cabeça do motor. Falamos da mesma peça...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Dado que a culassa é a cabeça do motor. Falamos da mesma peça...
                                                Tens razão

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Dado que a culassa é a cabeça do motor. Falamos da mesma peça...

                                                  Sim, é a junta da cabeça. Não há cá culassas, colaças, culasses, nem nada do género. Isso é em francês.

                                                  É como dizer iluminage e querer falar de farois... ou chauffage...

                                                  Mas adiante.

                                                  Venham os conselhos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                    Não é tão complicado quanto isso. Pelo menos nos carros a gasolina.
                                                    Já troquei duas juntas a dois carros e não sou mecânico.
                                                    Ah, e pegaram à primeira.

                                                    Basicamente o que fiz foi comprar uma chave dinamométrica, massa e ventosas para rodar as válvulas e um apalpa folgas para medir a folga das válvulas.
                                                    Muito cuidado ao desmontar, marcar a árvore de cames antes de desmontar. Num dos carros um dos pernos estava colado e foi uma chatice para sair. Teve que ser a maçarico. De resto foi fácil.
                                                    Tem que se saber qual o aperto certo dos parafusos da cabeça e ter cuidado ao apertar para não empenar.
                                                    Também passei as cabeças num plano com massa de polir fina para ver se estava empenada. Tive sorte que não foi preciso ir ao torneiro.
                                                    Para quem gosta da coisa é uma tarde bem passada.
                                                    E depois ver o carro a pegar então é uma alegria.
                                                    O problema é que um carro a gasoleo nao é bem como um carro a gasolina por exemplo a distribuiçao complica mais um pouco.
                                                    Uma coisa seria se fosse por exemplo um corsa A 1.0 ou um Uno que sao coisas basicas, e o material é barato.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                      O problema é que um carro a gasoleo nao é bem como um carro a gasolina por exemplo a distribuiçao complica mais um pouco.
                                                      Uma coisa seria se fosse por exemplo um corsa A 1.0 ou um Uno que sao coisas basicas, e o material é barato.
                                                      É questão de se estudar um pouco mais. Se se chegar à conclusão de que é complicado ou implica comprar muita ferramenta talvez seja melhor optar pelo mecânico.
                                                      No meu caso, como os carros já tinham uns anitos resolvi arriscar e correu tudo bem. Se fossem carros novos/caros talvez tivesse pensado de maneira diferente.
                                                      Aliás, eu comecei por mudar os segmentos de uma moto (Honda) que tinha e esqueci-me de marcar a arvore de cames. Quando foi a montar deu barraca.
                                                      Depois de estudar bem o funcionamento do motor lá consegui resolver a situação.
                                                      Portanto quando resolvi avançar para os carros já tinha alguma experiência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O problema é quando os conhecimentos e experiencia sao poucos e querer começar logo por coisas mais complexas é como (começar a casa pelo telhado).
                                                        Nao digo que nao seja impossivel faze-lo mas as posibilidades de correr mal sao grandes.
                                                        Já troquei a junta num 106, segmentos e junta num corsa A 1.0 correia e bomba de agua num Uno, mas quando foi preciso abrir o motor do meu astra 1.7 DTI, meti o carro numa oficina....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          boa pessoal
                                                          depois de lêr todos os comentários, e ao fim de alguma pesquisa, vou mandar o carro antes ao meu mecânico habitual, e vou ve-lo a trocar, e talvez um dia mais tarde o faça eu

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
                                                            boa pessoal
                                                            depois de lêr todos os comentários, e ao fim de alguma pesquisa, vou mandar o carro antes ao meu mecânico habitual, e vou ve-lo a trocar, e talvez um dia mais tarde o faça eu
                                                            Fazes bem. Até porque assim proteges o emprego ou o negócio de alguém. E convenhamos, isso era muita areia para ti, segundo as tuas próprias palavras.

                                                            Entretanto, como o saber não ocupa lugar, tens aqui uma serie de vídeos para aprenderes: https://www.youtube.com/watch?v=inux3sM0cpU

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