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Dúvidas de condução de um recém encartado

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    Dúvidas de condução de um recém encartado

    Boa noite.
    Há uma semana passei no exame de condução mas ainda tenho umas dúvidas em alguns aspectos.

    A 1ª dúvida:
    O ponto de embraiagem só se faz quando o carro está totalmente parado certo? Se o carro estiver a andar nem que seja 2 km/h posso largar a embraiagem totalmente e dar só acelerador?

    A 2ª dúvida:
    Quando estiver a andar em 5ª marcha mas precisar de repente de parar posso passar de 5ª marcha para ponto morto e travar até parar? Ou ao reduzir tenho de passar por todas as marchas?

    Cumps

    #2
    Não me leves a mal, mas as dúvidas era o suficiente para ainda não teres carta, no entanto cá vai..

    1ª - O ponto de embraiagem é para usar em subidas por exemplo e como dizes, quando está "parado". Assim que o carro está em andamento já deverias ter largado a embraiagem ou arriscas-te a dar cabo dela.

    2ª - Se tiveres que parar de emergência não é meteres ponto morto, nunca na vida se coloca ponto morto. Das duas uma, ou travas apenas e deixas o motor ir abaixo ou travas e após algum tempo colocas o pedal da embraiagem a fundo.

    A reduzir podes passar de 5ª para 3ª por exemplo, desde que a rotação seja baixa! Os carros não têm caixa sequencial (a não ser que seja semi-automatico).

    Comentário


      #3
      Isto não era para já ter sido devidamente esclarecido nas aulas de condução, com o instrutor?

      Comentário


        #4
        Bem, eu também tenho uma pequena dúvida. Como é que vocês fazem quando estão à espera que um sinal abra, desengatam o carro e ficam só com o pé no travão/travão de mão puxado ou ficam com a embraiagem no fundo com a primeira metida? Na escola foi obrigatório fazer a segunda mas qual é a mais ''correcta''?

        Comentário


          #5
          Eu fico com o carro desengatado, e quando vejo o semáforo dos peões piscar, coloco a primeira.
          Ficar com o pedal sempre em baixo creio que não deve ser saudável para a embraiagem, ou o rolamento de encosto mais concretamente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
            Bem, eu também tenho uma pequena dúvida. Como é que vocês fazem quando estão à espera que um sinal abra, desengatam o carro e ficam só com o pé no travão/travão de mão puxado ou ficam com a embraiagem no fundo com a primeira metida? Na escola foi obrigatório fazer a segunda mas qual é a mais ''correcta''?
            A segunda permite-te um arranque mais rápido, no sentido de que já está "tudo a postos".

            Imagina que estás numa fila de carros num semáforo vermelho que depois passa a verde, e todos os condutores têm o carro em ponto morto. O primeiro condutor mete a embraiagem a fundo, engrena a mudança, começa a arrancar, e deixa para trás 3 metros de espaço livre, altura em que o segundo condutor começa a fazer o mesmo. Com isto tens um atraso de condutor para condutor de uns 3 segundos. Se a mudança já estiver posta, reduzes esse atraso para 1.5 segundos. Isso significa que vão passar muitos mais carros pelo semáforo na primeira situação do que na segundo.

            Contudo, para o desgaste do rolamento da embraiagem e para o cansaço do pé esquerdo, a primeira situação é pior. Em carros dotados de Start&Stop para poupança de combustível em filas então é uma parvoíce, porque significa que nem entra em funcionamento.

            O melhor mesmo, na minha opinião, é uma solução mista: carro em ponto morto e pé fora da embraiagem, mas antecipando o momento do arranque: não espero que o carro da frente comece a avançar antes de engrenar a mudança: quando vejo que o trânsito dois ou três carros à frente começa a fluir (ou que o semáforo de peões fica vermelho, por exemplo) começo a iniciar o procedimento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
              Bem, eu também tenho uma pequena dúvida. Como é que vocês fazem quando estão à espera que um sinal abra, desengatam o carro e ficam só com o pé no travão/travão de mão puxado ou ficam com a embraiagem no fundo com a primeira metida? Na escola foi obrigatório fazer a segunda mas qual é a mais ''correcta''?
              Quanto te sentires à vontade, metes o carro em ponto morto e ficas só com o pé no travão.

              DICA: Quando estiveres em ponto morto e quiseres arrancar logo que o sinal abra, engata a primeira assim que o dos peões ficar vermelho

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Não me leves a mal, mas as dúvidas era o suficiente para ainda não teres carta, no entanto cá vai..

                1ª - O ponto de embraiagem é para usar em subidas por exemplo e como dizes, quando está "parado". Assim que o carro está em andamento já deverias ter largado a embraiagem ou arriscas-te a dar cabo dela.

                2ª - Se tiveres que parar de emergência não é meteres ponto morto, nunca na vida se coloca ponto morto. Das duas uma, ou travas apenas e deixas o motor ir abaixo ou travas e após algum tempo colocas o pedal da embraiagem a fundo.

                A reduzir podes passar de 5ª para 3ª por exemplo, desde que a rotação seja baixa! Os carros não têm caixa sequencial (a não ser que seja semi-automatico).
                Se és tão bom a julgar os outros devias ao menos explicar as coisas como elas são. Aliás, muitas pessoas sabem julgar os outros mas depois acabam por não conseguir explicar correctamente, o que não deixa de ser francamente irónico.

                De facto deve-se acelerar um pouco quando se muda de mudança à medida que se levanta o pé de embraiagem, de forma a realizar o ponto de embraiagem mesmo com o carro em movimento. Desta forma, pouparás a embraiagem ao longo do tempo.

                Qualquer travagem de emergência é feita com ambos os pedais de embraiagem e travão a fundo, de forma ao ABS poder actuar. Não interessa se está com a 5ª ou a 1ª metida. Isso só interessará quando quiseres por a viatura novamente em movimento.

                Não se trava em cima do motor a fundo pois isso faz o motor bloquear (caso os travões tenham força para tal), e parar, consequentemente. A somar a isso, é um peso extra que os travões têm de parar (o do motor).

                Em travagens normais, é preferível travar em cima do motor (i.e., sem carregar na embraiagem), e ir mudando sucessivamente de mudanças até se chegar à 2ª, pois assim estarás a poupar gasolina (repara que nesta situação o computador de bordo indica um consumo nulo).

                Se tens mais dúvidas não te acanhes, pergunta Os comentários infelizes de que não devias fazer perguntas passado uma semana de teres carta são para não ligares.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por danzel Ver Post
                  Boa noite.
                  Há uma semana passei no exame de condução mas ainda tenho umas dúvidas em alguns aspectos.

                  A 1ª dúvida:
                  O ponto de embraiagem só se faz quando o carro está totalmente parado certo? Se o carro estiver a andar nem que seja 2 km/h posso largar a embraiagem totalmente e dar só acelerador?

                  Não te preocupes com isso.
                  Vais instintivamente saber o que fazer qd precisares.


                  A 2ª dúvida:
                  Quando estiver a andar em 5ª marcha mas precisar de repente de parar posso passar de 5ª marcha para ponto morto e travar até parar? Ou ao reduzir tenho de passar por todas as marchas?

                  Se precisares de travar de repente não te preocupes com as mudanças, faz a travagem e tenta controlar o carro com o volante/direção.

                  Cumps
                  -----------------------------------------

                  Comentário


                    #10
                    Pois, é que como na aulas me foi ensinado que nunca se deixa o carro em ponto morto, já fico com o instinto de não desengatar quando estou parado num sinal mas talvez dependendo da situação, desengato o carro ou ponho logo a primeira.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Se és tão bom a julgar os outros devias ao menos explicar as coisas como elas são. Aliás, muitas pessoas sabem julgar os outros mas depois acabam por não conseguir explicar correctamente, o que não deixa de ser francamente irónico.

                      De facto deve-se acelerar um pouco quando se muda de mudança à medida que se levanta o pé de embraiagem, de forma a realizar o ponto de embraiagem mesmo com o carro em movimento. Desta forma, pouparás a embraiagem ao longo do tempo.

                      Qualquer travagem de emergência é feita com ambos os pedais de embraiagem e travão a fundo, de forma ao ABS poder actuar. Não interessa se está com a 5ª ou a 1ª metida. Isso só interessará quando quiseres por a viatura novamente em movimento.

                      Não se trava em cima do motor a fundo pois isso faz o motor bloquear (caso os travões tenham força para tal), e parar, consequentemente. A somar a isso, é um peso extra que os travões têm de parar (o do motor).

                      Em travagens normais, é preferível travar em cima do motor (i.e., sem carregar na embraiagem), e ir mudando sucessivamente de mudanças até se chegar à 2ª, pois assim estarás a poupar gasolina (repara que nesta situação o computador de bordo indica um consumo nulo).

                      Se tens mais dúvidas não te acanhes, pergunta Os comentários infelizes de que não devias fazer perguntas passado uma semana de teres carta são para não ligares.
                      Vou-te respondendo conforme está a bold.

                      Sabes o que é o ponto de embraiagem e para que serve? O ponto de embraiagem não é para o carro andar. Consiste em teres o carro parado apenas com embraiagem, útil em subidas.

                      Achas que todos os carros têm ABS? E garanto-te que tal como disse, se travares apenas o ABS irá funcionar.

                      Na travagem normal tens toda a razão, mas isso não estava sequer questionado. Ele refere «e de repente tiver que travar».

                      O comentário que realcei tem a sua lógica, não tem conhecimento de dominio sobre a máquina, no entanto também referi que não era para o levar a mal, porque dúvidas ao inicio existem sempre. Acrescento ainda que provavelmente até fez um bom exame onde não necessitou destas situações.

                      Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
                      Pois, é que como na aulas me foi ensinado que nunca se deixa o carro em ponto morto, já fico com o instinto de não desengatar quando estou parado num sinal mas talvez dependendo da situação, desengato o carro ou ponho logo a primeira.
                      Nas aulas ensinam-te isso pois caso fosses colocar em ponto morto e arrancar em seguida poderias ficar atrapalhado, basicamente fazem-no para facilitar no momento de prosseguir marcha. Agora com o tempo provavelmente deixas de fazê-lo.
                      Editado pela última vez por OFFICER; 04 April 2014, 13:10.

                      Comentário


                        #12
                        Muito obrigado pelas respostas.

                        Há aspectos que apesar de ter passado pelas aulas de condução e exame que ainda não sei bem. Por exemplo pra parar ensinaram-me a passar por todas as mudanças até parar. Falei no ponto morto porque vejo o meu pai a fazer isso, não sei até que ponto está mal. Agora quero adquirir mais conhecimento e quero fazer uma condução mais fácil mas também segura.

                        Comentário


                          #13
                          Depende do sinal... Se for num semáforo é melhor deixar em ponto morto para não desgastar a embraiagem, se for num stop ou noutro qualquer sinal, ou mesmo num fila de transito(depende da demora) não vale a pena e só se perde tempo

                          Comentário


                            #14
                            Não vejas o que te foi indicado como "bota abaixo" mas sim como critica construtiva.

                            danzel, há diferença entre de repente teres que parar, ou seja, travagem de emergência, a uma travagem normal onde tens tempo para tudo. Tal como já foi dito aqui na travagem normal deves ir reduzindo tal como te ensinaram até imobilizares o veiculo. Colocas ponto morto assim que o carro esteja imobilizado.

                            Comentário


                              #15
                              Eu é raríssimo engatar o carro, talvez porque os semáforos que apanho não são muito demorados.
                              Na subidas com semáforos não gosto de pôr em ponto morto mesmo por causa do que já foi referido, o tempo que perdia (só os primeiros 3 carros conseguem ver por antecipação) já o semáforo ficava vermelho outra vez

                              Comentário


                                #16
                                Quem nunca teve duvidas mesmo depois de ter tirado a carta que atire a primeira pedra. No fundo estamos sempre a aprender, e quem pensar que já sabe tudo nunca será um condutor exemplar...

                                Eu já tirei a carta à uns anos, mas tenho ideia de o instrutor me ter ensinado já na altura a por o carro em ponto morto quando parava num semáforo para não estar a danificar a embraiagem. Se calhar actualmente já fazem de forma diferente, mas acabam por estar a criar maus vícios...

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado pelas dicas
                                  Talvez agora passe a desengatar o carro quando tiver que ficar parado num semáforo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por youbi;1067868068[FONT=Arial Black
                                    ]Quem nunca teve duvidas mesmo depois de ter tirado a carta que atire a primeira pedra[/FONT]. No fundo estamos sempre a aprender, e quem pensar que já sabe tudo nunca será um condutor exemplar...

                                    Eu já tirei a carta à uns anos, mas tenho ideia de o instrutor me ter ensinado já na altura a por o carro em ponto morto quando parava num semáforo para não estar a danificar a embraiagem. Se calhar actualmente já fazem de forma diferente, mas acabam por estar a criar maus vícios...


                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por danzel Ver Post
                                      Boa noite.
                                      Há uma semana passei no exame de condução mas ainda tenho umas dúvidas em alguns aspectos.

                                      A 1ª dúvida:
                                      O ponto de embraiagem só se faz quando o carro está totalmente parado certo? Se o carro estiver a andar nem que seja 2 km/h posso largar a embraiagem totalmente e dar só acelerador?

                                      A 2ª dúvida:
                                      Quando estiver a andar em 5ª marcha mas precisar de repente de parar posso passar de 5ª marcha para ponto morto e travar até parar? Ou ao reduzir tenho de passar por todas as marchas?

                                      Cumps

                                      1º-Engatas 1ª

                                      2º-Depende da tua maneira conduzir,eu tenho dias que reduzo para todas,outros que mantenho,outros que desengato pondo em N,tem dias.

                                      O que te ensinam na escola é pro-forma,e como deve ser perante Engenheiros,depois conduzes como te der mais jeito.

                                      Mão ás 10h10m,quantos andam ai com mãos ás 12h(street racer)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                        Vou-te respondendo conforme está a bold.

                                        Sabes o que é o ponto de embraiagem e para que serve? O ponto de embraiagem não é para o carro andar. Consiste em teres o carro parado apenas com embraiagem, útil em subidas.

                                        Achas que todos os carros têm ABS? E garanto-te que tal como disse, se travares apenas o ABS irá funcionar.

                                        Na travagem normal tens toda a razão, mas isso não estava sequer questionado. Ele refere «e de repente tiver que travar».

                                        O comentário que realcei tem a sua lógica, não tem conhecimento de dominio sobre a máquina, no entanto também referi que não era para o levar a mal, porque dúvidas ao inicio existem sempre. Acrescento ainda que provavelmente até fez um bom exame onde não necessitou destas situações.



                                        Nas aulas ensinam-te isso pois caso fosses colocar em ponto morto e arrancar em seguida poderias ficar atrapalhado, basicamente fazem-no para facilitar no momento de prosseguir marcha. Agora com o tempo provavelmente deixas de fazê-lo.
                                        Foste desagradável desnecessariamente para com o utilizador. Comentários como aquele que fizeste inibem as pessoas de fazer mais perguntas. E isso não é bom. Por isso acho que devias abster-te desses comentários. Mesmo que depois venhas dizer que não tinhas essa intenção. As palavras estão lá.

                                        Quanto ao resto, leva a bicicleta.

                                        Eu sei bem o que é um ponto de embraiagem mas para que o rapaz percebesse melhor referi que quando em movimento e em mudança de passagem, deve-se acelerar um pouco para compensar a subida de rotações que, de outra forma, teria de ser feita pela embraiagem e a iria desgastar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Foste desagradável desnecessariamente para com o utilizador. Comentários como aquele que fizeste inibem as pessoas de fazer mais perguntas. E isso não é bom. Por isso acho que devias abster-te desses comentários. Mesmo que depois venhas dizer que não tinhas essa intenção. As palavras estão lá.

                                          Quanto ao resto, leva a bicicleta.

                                          Eu sei bem o que é um ponto de embraiagem mas para que o rapaz percebesse melhor referi que quando em movimento e em mudança de passagem, deve-se acelerar um pouco para compensar a subida de rotações que, de outra forma, teria de ser feita pela embraiagem e a iria desgastar.
                                          Por essa mesma razão por saber que poderia ser desagradável é que coloquei «não me leves a mal». Sou directo, não ando cá com paninhos quentes, sou assim no dia a dia em qualquer situação que seja, até comigo mesmo. Não são poucas as vezes que digo "que burro" para a minha pessoa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Isto não era para já ter sido devidamente esclarecido nas aulas de condução, com o instrutor?
                                            E volto a referir este ponto. Não deverias ter-te elucidado com o instrutor, durante a aprendizagem?

                                            (para teu próprio beneficio, como é óbvio)

                                            Comentário


                                              #23
                                              danzel, se não sentes segurança para ir para uma estrada com movimento, (é mais do que normal..) vai para uma que normalmente não passe carros e de preferência larga e vai aprendendo tu mesmo a mexer com a caixa, travar, simula que te estás a desviar de algum objecto na via.. trava de emergência. Assim vais aprendendo um pouco mais.
                                              Infelizmente do que eu conheço em Portugal, quando saímos da "escola" de condução não sabemos conduzir um carro/moto.. esta é a realidade!

                                              As tuas dúvidas são algo preocupantes, uma vez que deviam ensinar isso na "escola" de condução.. mas cá vai:

                                              A 1ª dúvida: O ponto de embraiagem só se faz quando o carro está totalmente parado certo? Se o carro estiver a andar nem que seja 2 km/h posso largar a embraiagem totalmente e dar só acelerador?
                                              Como em tudo na vida depende do carro.. O ponto de embraiagem serve para quando o carro está parado quer seja numa estrada plana ou numa subida/descida neste ultimo caso se estiveres a fazer marcha-traz. Como inicialmente disse, depende do carro, no meu por ex. a uma velocidade baixa (muito) às vezes em estrada plana tenho que fazer um pequeno ponto de embraiagem.. exemplo: para arranca ou seja aqui é quase impossível lagares a embraiagem.. basicamente é uma "dança" entre os penais.. tens que "sentir" o motor.


                                              A 2ª dúvida: Quando estiver a andar em 5ª marcha mas precisar de repente de parar posso passar de 5ª marcha para ponto morto e travar até parar? Ou ao reduzir tenho de passar por todas as marchas?
                                              Nunca faças isso.. nunca se coloca o carro em ponto morto para travar ou numa descida! O que acontece muitas vezes é o pessoal numa travagem de emergência colocar o pé a fundo na embreagem e no travão.. basicamente estás a colocar em ponto morto (já que não vais com nenhuma mudança engrenada), mais vale travar a fundo e deixares o carro ir a baixo quando ficar imobilizado..
                                              O correto a meu ver é: necessitas de fazer uma travagem de emergência.. estás com a 5ª ok.. trava a fundo e reduz para uma 3ª ou 2ª.. lá está, tens que "sentir" o motor.. (como a experiência vais perceber). Outro ex. vais em 4ª e necessitas de travar para uma velocidade menor.. ok então aí travas (sem pé na embraiagem) até "sentires" que a 4ª mudança está com uma rotação muito baixa.. (sentes o motor a soluçar) aí colocas a 3ª para o carro estar ali por volta das 1500/2000 rpm. Lá está.. depende do carro/motor!

                                              Qualquer coisa.. apita!

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                                                #24
                                                Depois destas explicações acho que devias ir experimentar por ti próprio as tuas dúvidas e perceberes o que acontece mediante determinada acção tua.

                                                Vais para um lugar deserto e amplo e experimentas à vontade.

                                                Vais mandar uns "pregos"?
                                                Provavelmente.
                                                Mas nada de grave, faz parte da aprendizagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na questao da travagem, nunca vi nenhuma entidade de referencia travar ate deixar morrer o motor, os testes de travagem sao feitos com embraiagem e travao a fundo, nem vejo necessidade ou algo positivo em deixar morrer o motor. Exemplo:



                                                  Na questao de travagem de emergencia e reduzir, se reduzem é porque nao é uma travagem de emergencia, quando se quer que o carro esteja parado antes de termos travado, porque temos uma pessoa à frente que atravou fora da passadeira, uma criança que sai para a estrada buscar uma bola, um cao que se meteu à frente ou um imbecil que nao parou num stop, gostava de ver aqui o pessoal a travar a fundo e a reduzir ao mesmo tempo para alem de o panico de ter de parar o carro no imediato. Nao estamos no Gran Turismo.


                                                  Quanto ao ponto de embraiagem, é ires procurando o ponto do carro que usas, procurando a melhor maneira de segurares o ponto e de nao deixares o carro ir abaixo ou equilibrares a embraiagem com acelerador. Agora, depois de tirares a carta, é que vais aprender a conduzir, ate agora ensinaram-te a passar num exame, agora vem a parte de saberes conduzir e isso vais ter de aprender sozinho, por isso vais notar que nao vais seguir muitos ensinamentos que te deram e que vais criar um estilo de conduçao proprio, por isso so vais la conduzindo (agora ao inicio, convem conduzires diariamente) e sentindo o carro, aprendendo com os carros.

                                                  Mas, nao sigas aqueles ensinamentos de largares a embraiagem um bocado e quando tirares o pé do travao ele nao vai descair, fazes isso num carro a gasolina é vai logo abaixo, por isso usa o travao de mao em necessidade, e quando nao tiveres carros atras deixa-o o descair para ires ganhando rapidez em passar do travao para o acelerador.

                                                  Quando arrancares mais vale queimares um bocado de embraiagem do que mandares esticoes com possibilidade de bateres no da frente. Nao faças como muito pessoal que assim que o carro começa a andar tira o pé da embraiagem à bruta e manda logo o carro abaixo com um belo de um esticao. Vai sentindo o carro, medindo a aceleraçao, e se queimares um bocado de embraiagem, pensa assim: ha coisas piores.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 05 April 2014, 01:59.

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                                                    #26
                                                    Outra pergunta

                                                    No carro das aulas de condução no fim de meter as mudanças retirava o pé da embraiagem devagar porque se não o carro dava um abanão. Foi assim que fiz e foi assim que me ensinaram. Agora com o meu carro (que tem 16 anos) retiro rápido o pé da embraiagem no fim de meter a mudança e ele não dá o tal abanão portando-se normalmente. A questão é: é normal por ser um carro mais antigo ou há algum problema?



                                                    PS: Já peguei o jeito em relação às dúvidas acima.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tem haver com varios factores... um carro com mais anos tem mais folga logo ha mais 'espaço de manobra'. Os carros das escolas estão programados para ter mais rotaçao que os carros ditos normais, isto para que o carro nao vá tantas vezes abaixo ou que nao perca tanta força.
                                                      Nao sei que carro tens, mas gasoleo pra gasolina e ate mesmo o genero/marca de carro tambem é difere a maneira que mexes na embraigem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por danzel Ver Post
                                                        Boa noite.
                                                        Há uma semana passei no exame de condução mas ainda tenho umas dúvidas em alguns aspectos.

                                                        A 1ª dúvida:
                                                        O ponto de embraiagem só se faz quando o carro está totalmente parado certo? Se o carro estiver a andar nem que seja 2 km/h posso largar a embraiagem totalmente e dar só acelerador?

                                                        A 2ª dúvida:
                                                        Quando estiver a andar em 5ª marcha mas precisar de repente de parar posso passar de 5ª marcha para ponto morto e travar até parar? Ou ao reduzir tenho de passar por todas as marchas?

                                                        Cumps
                                                        1- ponto de embraiagem só se faz com carro parado. quando o carro está em movimento podes largar embraiagem e dar acelerador que ele não morre (isto se não largares de repente e à bruta). mas o conselho que te dou é para evitares fazer pontos de embraiagem ao máximo, guarda isso só para quando não queres que o carro descaia (p.ex. a subir com carros atrás) para não estares a desgastar embraiagem desnecessariamente. e também não caias no erro de conduzir com um pé em cima da embraiagem, quando dás conta tens de meter disco novo.

                                                        2- travagem de emergência é com embraiagem e travão ao fundo, quando são travagens pensadas com antecedência o ideal é ires reduzindo uma a uma até à segunda. quando parares completamente é que metes a primeira.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os carros de escolas de condução não estão acelerados.
                                                          Travagens de emergência com embraiagem no fundo é para aquelas pessoas que não se sentem muito a vontade com qualquer carro. Sem abs o carro desliga e as todas bloqueiam.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Predictor Ver Post
                                                            Os carros de escolas de condução não estão acelerados.
                                                            Travagens de emergência com embraiagem no fundo é para aquelas pessoas que não se sentem muito a vontade com qualquer carro. Sem abs o carro desliga e as todas bloqueiam.
                                                            Qual carro é que desliga? Nunca vi tal acontecer em carros sem abs...

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