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    Punto TD pneu da frente esquerdo com muito desgaste interno!

    O meu Punto TD tem os pneus dianteiros com muito desgaste interno. O pneu esquerdo está mais desgastado que o pneu direito embora este também apresente algum desgaste interno. Os pneus são continental ecocontact 3 e tem cerca de 20.000 kms. No ano passado o carro desgastou uns Firestone da mesma forma e reprovou na inspecção foi reparar e levou um braço esquerdo e um sinobloco na barra estabilizadora. Passado um ano o problema persiste e o pneu do lado esquerdo já apresenta um desgaste muito acentuado estando quase nas lonas. Alinhei a direcção à pouco tempo e o mecânico esteve a ver e disse que não via nada de anormal. Estava um pouco desalinhada. Mas depois disso o desgaste continuou a acentuar-se. Não meter o carro na oficina sem encontrar o problema senão quando o vou buscar já tem metade da suspensão trocada.

    Aceitam-se sugestões.

    #2
    Cheira-me que é carro batido. É teu desde novo ?

    Comentário


      #3
      Eu já bati com ele há 8 anos mas não fazia isto e agora tenho os pneus comidos na frente. Principalmente o da esquerda. Não pode ser um rolamento ou o facto de ter mudado o braço de suspensão da direita e não ter mudado o braço esquerdo? Há uma transmissão que faz o celebre trac trac quando viro a direcção.

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        #4
        Queria descobrir o problema antes de ir à oficina senão os tipos esfolam-me a carteira. Também não quero gastar muito dinheiro o carro já tem 366.000 kms e 17 anos e no verão devo trocar.

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          #5
          Os sinoblocos traseiros fazem barulho mas ainda não foram trocados.

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            #6
            Se é para isso, não consegues antecipar a troca?

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              #7
              Não. Preciso do carro para trabalhar e além disso apenas posso correr os stands nas férias.

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                #8
                Alguns stands nem o querem e outros dão um valor "residual" por ele. Vou elevar as rodas e ver se alguma tem folga. Quando curvo para a direita ouço um zuuummmm. É provável que seja algum rolamento.

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                  #9
                  O tac tac tac nao sera a caixa da direcçao?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                    O tac tac tac nao sera a caixa da direcçao?
                    Penso que não! Porque tenho um fole a perder massa e um mecanico disse-me que era o cardan. Agora os pneus gastos por dentro é que me está a preocupar o carro não fazia isto há 3 anos atrás.

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser uma simples afinação do camber, muitas casas de pneus apenas afinam a convergência e dizem que alinham direcções, isto porque é uma coisa simples e rápida de se fazer, já o camber dá trabalho e alguns conhecimentos.

                      Comentário


                        #12
                        Já pensei nisso uma vez que o desgaste interno é nos dois pneus no interior mas mais acentuado no pneu do lado esquerdo que está quase nas lonas. Pensei em angulo de camber negativo o que levava os pneus tivessem desgaste interno. Alinhei a direcção à pouco tempo mas o desgaste continua. Como se alinha o camber?
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Pode ser uma simples afinação do camber, muitas casas de pneus apenas afinam a convergência e dizem que alinham direcções, isto porque é uma coisa simples e rápida de se fazer, já o camber dá trabalho e alguns conhecimentos.

                        Comentário


                          #13
                          Como estão os amortecedores?

                          Salvo erro, o Punto usa uma suspensão McPherson, sendo que o amortecedor influência os valores de alinhamento e consequente desgaste.

                          Comentário


                            #14
                            Os amortecedores passaram na inspecção foram mudados aos 252.000 kms (moroe a óleo) no ano passado foram testados e estavam bons apenas os amortecedores traseiros estavam nas lonas, foram mudados em fevereiro de 2014 aos 361.000 kms. Pena não ter os valores do alinhamento comigo realizado no mês de fevereiro.
                            Vou ter que mudar os pneus mas tenho um certo receio de colocar o carro na oficina para ver o que é senão quando lá chego tenho a suspensão dianteira toda mudada.

                            Comentário


                              #15
                              Os amortecedores de trás são Kayaba a gás e tem um comportamento melhor que os amortecedores a óleo. O anterior jogo de pneus Firestone apresentava o mesmo desgaste interior nos dois pneus e também desgaste exterior. O carro foi à inspecção em Março de 2013 reprovou por apresentar folga no braço de suspensão direito da frente e um sinobloco da barra estabilizadora do lado direito. Foi reparado e depois ficou aprovado na inspecção.

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                                #16
                                Boa tarde
                                Estive a verificar o braço de suspensão esquerdo e o estado dos sinoblocos do braço de suspensão e apenas um me inspira alguma desconfiança quanto ao desgaste apresentado. Vou ter que verificar numa oficina, apesar de há 1 mês ter alinhado a direcção e o mecânico ter dito que não via folgas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas
                                  Podes ter os casquilhos dos amortecedores que apertam nas torres da suspensão Gastos.... a oficina não pode meter peças sem tua autorização. A máquina de alinhar direções informa se dá alinhamento se existirem folgas o técnico não alinha porque as folgas ultrapassam as tolerâncias de fábrica....é a minha opinião.
                                  Editado pela última vez por veterano; 05 April 2014, 15:18.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A soluçao para isso é alinhar o CASTER das rodas, mas a maioria dos carros só dá para alinhar o camber
                                    No mercado existe uns parafusos especiais que sao trocados pelos originais para alterar o CASTER.
                                    Nao sei se existe para todas as marcas de automoveis.

                                    Normalmente o que se costuma fazer para alinhar o CASTER em sistemas onde o cubo aperta no amortecedor que é o caso do punto é desbastar um pouco os furos no amortecedor.

                                    Tira as rodas fora e vais ver no fundo do amortecedor 2 parafusos que fixao o cubo, desaperta-os e tira fora, com uma lima redonda desbastas os 2 buracos do parafuso de cima , mas desbasta para o lado do pneu , se desbastares para o lado do motor estas a piorar ainda mais.

                                    Ao montares novamente o cubo puxa a parte de cima do cubo para fora e estas a endireitar a roda e a alterar o CASTER.

                                    Normalmente nas casas de pneus nao querem fazer isso porque dá trabalho.

                                    No final de todo o processo a direçao tem que ser alinhada tanto no camber como no caster , se o funcionario estiver mal disposto deixa-te o CASTER de qualquer maneira

                                    Comentário


                                      #19
                                      Casquilhos que apertam nas torres da suspensão gastos? Quando subsititui os amortecedores não substitui os cabeçotes. No ano passado quando substitui os pneus fui informado pelo mecanico que havia uma folga no braço de suspensão direito da frente e na barra estabilizadora na extremidade direita. O mecânico disse-me que teria de substituir porque voltava ao mesmo e o jogo de pneus que subsitui estava todo gasto por dentro e por fora.
                                      Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                      Boas
                                      Podes ter os casquilhos dos amortecedores que apertam nas torres da suspensão Gastos.... a oficina não pode meter peças sem tua autorização. A máquina de alinhar direções informa se dá alinhamento se existirem folgas o técnico não alinha porque as folgas ultrapassam as tolerâncias de fábrica....é a minha opinião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
                                        A soluçao para isso é alinhar o CASTER das rodas, mas a maioria dos carros só dá para alinhar o camber
                                        No mercado existe uns parafusos especiais que sao trocados pelos originais para alterar o CASTER.
                                        Nao sei se existe para todas as marcas de automoveis.

                                        Normalmente o que se costuma fazer para alinhar o CASTER em sistemas onde o cubo aperta no amortecedor que é o caso do punto é desbastar um pouco os furos no amortecedor.

                                        Tira as rodas fora e vais ver no fundo do amortecedor 2 parafusos que fixao o cubo, desaperta-os e tira fora, com uma lima redonda desbastas os 2 buracos do parafuso de cima , mas desbasta para o lado do pneu , se desbastares para o lado do motor estas a piorar ainda mais.

                                        Ao montares novamente o cubo puxa a parte de cima do cubo para fora e estas a endireitar a roda e a alterar o CASTER.


                                        Normalmente nas casas de pneus nao querem fazer isso porque dá trabalho.

                                        No final de todo o processo a direçao tem que ser alinhada tanto no camber como no caster , se o funcionario estiver mal disposto deixa-te o CASTER de qualquer maneira
                                        Pois desta vez o mecânico demorou apenas 5 minutos a alinhar a direcção, andou a ver o estado da suspensão e não encontrou folgas nos sinoblocos e braços de suspensão, o braço da suspensão direito da frente é novo. Por vezes fico com a sensação que deveria ter substituido os dois uma vez que o outro já tem 17 anos. Vou optar por colocar dois pneus mais baratos tipo Sava ou Mabor ou Nexen para ver se o problema persiste. O que tu me disseste eles não vão fazer, mas certo e trocarem peças atrás de peças. Obrigado

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                                          #21
                                          Curiosamente o um Bmw 120 d demorou uma hora para alinhar a direcção. Esperei uma hora para alinhar a direcção do Punto que foi alinhada em 5 ou 10 minutos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alinhar o CASTER em carros que só teem alinhamento de camber nao é fácil mesmo que já estejam desbastados os amortecedores
                                            Eu tenho corsas b (3) com o tempo acabam por sofrer do mesmo mal se nao forem corregidos no CASTER.

                                            Os meus sou eu que os alinho e coloco sempre as rodas aprumadinhas ,nem rompe por dentro nem rompe por fora .
                                            Deixar esse trabalho para os profissionais é perder tempo e deitar dinheiro fora... já passei por isso.

                                            Desde o tirar as rodas, desbastar até dar como pronto é preciso uma manhã.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
                                              Alinhar o CASTER em carros que só teem alinhamento de camber nao é fácil mesmo que já estejam desbastados os amortecedores
                                              Eu tenho corsas b (3) com o tempo acabam por sofrer do mesmo mal se nao forem corregidos no CASTER.

                                              Os meus sou eu que os alinho e coloco sempre as rodas aprumadinhas ,nem rompe por dentro nem rompe por fora .
                                              Deixar esse trabalho para os profissionais é perder tempo e deitar dinheiro fora... já passei por isso.





                                              Desde o tirar as rodas, desbastar até dar como pronto é preciso uma manhã.

                                              Pois, eu não percebo nada disso. Apenas sei mudar óleo e filtros, lâmpadas e pouco mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                Casquilhos que apertam nas torres da suspensão gastos? Quando subsititui os amortecedores não substitui os cabeçotes. No ano passado quando substitui os pneus fui informado pelo mecanico que havia uma folga no braço de suspensão direito da frente e na barra estabilizadora na extremidade direita. O mecânico disse-me que teria de substituir porque voltava ao mesmo e o jogo de pneus que subsitui estava todo gasto por dentro e por fora.
                                                Peço desculpa quando escrevi casquilhos deva ter escrito cabeçotes que apertam nas torres das suspensões...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                                  Peço desculpa quando escrevi casquilhos deva ter escrito cabeçotes que apertam nas torres das suspensões...
                                                  Alguma coisa está a fazer com que o carro tenha os pneus dianteiros com muito desgaste por dentro mais acentuado no pneu esquerdo do que no direito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas
                                                    Posso estar enganado mas corrigir o Camber ou Caster nos automóveis de á 20 anos ou mais até aos dias de hoje é engano....porque não á correção possível a não ser por alterações (invenções) em alguns casos bem sucedidas....só é alinhado a Convergencia ou divergência (toe-in - toe out ) Camber e Caster não têm afinação é de fábrica. É evidente que á carros que alinham o Camber e Caster por exemplo algumas pickups ou jeeps... tenho conhecimento que á automóveis que alinham o Camber mas o Caster não conheço mas aceito que hajam marcas que acertam o Camber.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                      Alguma coisa está a fazer com que o carro tenha os pneus dianteiros com muito desgaste por dentro mais acentuado no pneu esquerdo do que no direito.
                                                      Se o problema for o camber há uns parafusos de regulação. 15€ cada com MO...

                                                      No teu lugar, se for mesmo para despachar no verão, montava uns pneus e despachava-o.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ruie34 acontece que o pneu esquerdo vai ficar outra vez comido por dentro ao fim de 20.000 kms. Pode ser do braço de suspensão direito que tem 17 anos e o braço esquerdo é novo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ruie34 acontece que o pneu esquerdo vai ficar outra vez comido por dentro ao fim de 20.000 kms. Pode ser do braço de suspensão direito que tem 17 anos e o braço esquerdo é novo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            [QUOTE=Ruie34;1067870189]Se o problema for o camber há uns parafusos de regulação. 15€ cada com MO...

                                                            No teu lugar, se for mesmo para despachar no verão, montava uns pneus e despachava-o.[/QUOTE
                                                            São quantos parafusos? Quatro?

                                                            Comentário

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