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Substituto para Alfa 147

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    Substituto para Alfa 147

    Chegou a hora de trocar o meu Alfa 147, já o tenho desde 2002 e já conta com 223.000km.

    Tenho andado á procura de um substituto, mas não tem sido nada fácil a escolha, e gostaria de ouvir mais algumas opiniões para ajudar a baralhar ainda mais um pouco .


    1. Passei a fazer 10.000km anuais, logo mantenho o diesel ou opto por gasolina?
    2. Modelos que tenho como preferência
    Alfa Romeo Giulietta
    Range Rover Evoque
    De todos os veículos do mercado estes são os que me chamam mais a atenção.


    A incerteza da escolha mantém-se, opto pela razão ou corro atrás da paixão?

    Tenho seguido o DB de um AR Giulietta, mas do RR Evoque encontra-se pouco ou nada...


    Agradeço toda a ajuda possível.


    Obrigado!

    #2
    Gosto de ambos mas não sei até que ponto será racional andar com um pequeno SUV. Não conheço quase nada do Evoque, mas suponho que não beba pouco, seja grandote para andar às voltas na cidade (se for o caso), manutenção não faço mesmo ideia...

    A menos que andes fora de estrada, o Giulietta cumprirá certamente com o que pedires dele, o Evoque não sei.

    Quanto ao combustível, a gasolina encontras oferta interessante.

    Comentário


      #3
      São veículos com propósitos um pouco diferentes, e são bem diferentes entre eles, até no preço.
      Podíamos ajudar, mas sem mais dados de quanto queres gastar e percurso a fazer...
      Ou queres mesmo ajuda entre esses dois, sem falar em preços??
      Se for assim, eu acho o Evoque mais atractivo e seria a escolha não pensando em mais nada, ou se o Giu fosse o QV então era o Giu

      Comentário


        #4
        Boas,

        Apesar de duas classes bem distintas, julgo que não se pode incluir o Evoque na classe dos off road mas num Suv mais citadino, dai a sua escolha. Posso estar errado.

        Os valores, e tendo o AR 147 para troca, andaria até +- 55k mais coisa menos coisa.

        Será um percurso maioritariamente pelas nacionais cerca de 40kms diários, longe das cidades.


        Também pensei no novo qashqai, mas, sempre fico atrás com qualquer produto que foi lançado muito recentemente, não sei porque, mas fico a espera que actualizem sempre algo que foi descurado...

        Sim tenho pensado no QV do Alfa, não no verdadeiro mas na cópia a diesel.
        Não sei se compensa para o percurso que faço diariamente um otto.

        Estes dois modelos estão na cabeça da lista, mas não quer dizer que no final até adopte por outro...
        De tanto procurar, acho que a confusão tomou conta e mim

        Sem dúvida que o Evoque é muito atraente, mas, o que tenho lido em fóruns estrangeiros tem me deixado um pouco de pé atrás. Problemas eléctricos, consumos exagerados, ruídos, para além da renda anual IUC de 250€, vejo esta paixão a ficar um pouco pesada e longe de realizar.
        Já falei com um membro daqui o fórum que teve um e até 15k km anuais diz que compensa, teve o 4x4 com consumos na ordem dos 8,5L, um pouco alto não?!

        Já o Giulietta, primeiro detestei, depois adorei então em branco (e eu que adoro preto), e com o actualização que teve mais as próximas actualizações que vão sair, volante, bancos, etc... Bem é uma escolha de peso.
        Ando de olho no 2000, mesmo sem ter experimentado o 1.6 e pelo que li julgo que o 2000 será a melhor escolha.

        Ainda não fiz nenhum teste drive, não tem carros em stock
        E julgo que não tem grande crise, não vejo grande interesse em vender


        Hoje vou ver mais uns quantos modelos para ajudar na confusão.

        Obrigado e até já,

        Comentário


          #5
          gius a gasolina e jtd 2000cc não se arranjam para test-drive, só mesmo a particular ou então num stand de usados. mais depressa se arranja um QV (a cibercar tem um em branco) do que uma simples versão de 170cv a gasolina. já tentei experimentar essa versão e mesmo a nível nacional indicaram-me, há uns meses, haver apenas um naquele momento, penso que em coimbra. é uma questão de telefonares para o importador diretamente, eles consultam a lista e informam-te onde andará um. eu quis experimentar esse de 170cv, empurravam-me a versão 1.6jtd... enfim.

          quanto ao evoque, vejo muito poucos, apesar de ser um carro que adoro. e aqui na zona norte há alguns stands que o vendem, sendo talvez o mais conhecido ali perto de barcelos.

          Comentário


            #6
            Giu a gasolina. Multiair ou a GPL

            Comentário


              #7
              Boas noites.

              Pois bem hoje foi dia de voltar a visitar alguns stands.

              Voltei a ver o Evoque, brutal, que interior...
              Desta vez fui atendido pelo vendedor da marca, bem foram quase 2h a receber informação sobre tudo e mais alguma coisa. Caso avance para esta compra já viram como a config de 2015, parece que saíram novas tabelas na passada sexta-feira.
              Apenas tinham para teste drive um de caixa automática, mas ficou marcado para a próxima semana um teste num de caixa manual.
              Como já referi tenho lido sobre os problemas eléctricos deste carro, pois, enquanto faziam a simulação o vendedor recebeu uma chamada de cliente com problema eléctrico no carro, não pegava, bateria descarregada
              Humm, teria sido um aviso para ponderar bem esta escolha, quem sabe.

              Na Alfa Romeo ficou marcando teste drive num 2000cc para a semana, espero que seja desta.
              Tinham lá 2 de 2000cc semi-usados, salvo erro 37k, mas como estão a fazer uma feira de usados e estavam mesmo no meio, não dava para fazer o teste.
              Um branco e um vermelho. Se faz favor pode embrulhar os dois que é para levar

              Bem, depois já para final de viagem passei pela Mercedes. Aliás por dois stands, um estava a fechar e ainda bem, pois no outro, bem que surpresa, Mercedes GLA 220 CDI 4MATIC, branco com kit AMG.
              Verdade seja dita já tinha espreitado o site desta marca mas não achei nada de mais as linhas deste carro, mas ao vivo

              Temos mais um candidato de PESO para a lista.
              Não na versão automática, que hoje até serviu para estreia de condução de um carro de caixa automática...
              Apesar de ter um interior que parece que envolve o condutor, não consigo gostar da localização do ecrã do GPS. Parece que olharam para o tablier do carro e viram que se tinham esquecido de colocar o GPS, e, zás fica já aqui

              Tirando isso, tenho aqui um carro que para mim fica entre o Giulietta e o Evoque.

              Bem, se com dois era difícil agora com três... Mesmo sendo este um carro que saiu a relativamente pouco tempo.

              Comentário


                #8
                Eu ca andava com o 147 mais uns anos, o meu tem 140 mil e pretendo ver o rapaz quantos dará antes de morrer, venho de um carro que vendi com 810 mil sem morrer, por isso... hahaha

                Comentário


                  #9
                  Biba
                  Relativamente aos carros que apresentas, acho que todos são de uma qualidade superior à média. Em qualquer uma dessas propostas, com as suas coisas boas e más, decerto ficarás satisfeito.

                  Na opinião de quem está por fora, e no meu caso, o Evoque é um produto mais distinto. Tenho dois ou três amigos que o têm, e seria a minha escolha, embora não conheça minimamente o GLA (esta mais recente geração da Mercedes não me "preenche").

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Pois também já poderei em ficar com ele mais uns anitos, mas, gostava mesmo de trocar de viatura. No meio da confusão sou muitas das vezes assaltado por esse pensamento, "fica com o 147..."


                    Esses teus amigos que tem o Evoque que avaliação fazem do carro? Estão aqui no fórum?
                    Consumos, problemas, voltariam a comprar.

                    A imagem do Evoque é única, ponto. Se compararmos a tecnologia que traz com o Qashqai por metade do preço que vem muito mais recheado e composto, temos os seus acabamentos deixam a desejar.
                    Bem, não se pode ter tudo não é
                    O que fui ver, e é novo, está no stand já tem plásticos as tampas laterais do tablier que só de abrir a porta já fazem barulho, e abanam ao toque?!

                    O Evoque continua a ser uma aposta de peso, apesar do seu preço exagerado, pois estamos a pagar e muito a marca.

                    Com a entrada do GLA nas contas, e vindo ele a ser uma ponte entre o Giulietta e o Evoque (não havendo forma de nunca poder comparar as linhas do Giulietta com nenhum outro carro) julgo que poderá a vir a ser uma provável escolha.
                    Mas como diz o ditado, "até ao lavar dos cestos é vindima"

                    Venham mais opiniões para baralhar, são todas bem-vindas.
                    Obrigado!
                    Editado pela última vez por hmp; 13 April 2014, 09:21.

                    Comentário


                      #11
                      Esses teus amigos que tem o Evoque que avaliação fazem do carro? Estão aqui no fórum? - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067880350

                      Comentário


                        #12
                        Vais sentir saudades do 147

                        Comentário


                          #13
                          Acho que são carros muito díspares em termos de preço para serem comparados. Curiosamente são as minhas escolhas nos respectivos segmentos. Com esses kms anuais compraria o Giu a gasolina se fosse para manter por uns bons anos... Pensaria no 1.4 170cv e guardava os 17mil euros a mais do Evoque...

                          Comentário


                            #14
                            E possível sem dúvida

                            Comentário


                              #15
                              Porque o Giu a gasolina se irei ter uma despesa superior no combustível ?
                              Não consigo entender, se puderem explicar agradeço
                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Superior quanto em 10.000 kms?

                                Comentário


                                  #17
                                  No teu caso, acho que se queres trocar sim vai em frente! Depois, acho também deves olhar para cada uma das 3 hipóteses em cima da mesa e pensar qual delas é que te vai proporcionar mais prazer! Depois, quando sais de casa e vais para o automóvel qual é aquele que pensas.... Boa! Vou andar no meu automóvel! Esta sensação de evento é muito importante! Depois a racionalidade - qualidade de construção, qual é que te pareceu melhor? Plásticos manhosos têm? Garantias? % de descontos! Retoma! Qual o comercial que se esforça mais! Quando somares tudo um vai sair vencedor agora resta saber é qual destes itens têm mais peso para ti!
                                  Editado pela última vez por nrv; 16 April 2014, 15:58.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Superior quanto em 10.000 kms?
                                    Em média por ano são os 10.000km, mas por vezes chega a ir aos 15.000km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Evoque como veículo é consideravelmente melhor e mais interessante que o Giulieta.

                                      É um segmento acima, é de uma marca mais premium e tem um ambiente interior consideravelmente melhor. Tem também umas linhas exteriores muito interessantes e distintas.

                                      O Giulieta é um segmento C com linhas bem conseguidas e genericamente um produto equilibrado, por dentro é só razoável.

                                      Posto isto e acrescentando por experiência própria que um SUV com as dimensões do Evoque se leva para todo o lado sem problemas (na cidade é melhor que um carro convencional do mesmo tamanho) tens que ver que importância dás aos outros aspectos.

                                      Se não houvesse a questão dos custos o Evoque seria naturalmente a escolha, mas um SUV tem algumas diferenças, que uma parte das pessoas parecem ignorar.

                                      Referes que alguém costumava fazer um consumo de 8,5 (imagino que com o 2,2 diesel !?) normalíssimo, para um SUV desse segmento, peso, altura são implacáveis, aliás a versão 150 cv andará sensivelmente o mesmo que o Giulieta de 105 cv, não vale a pena dourar a pilula, tens que ver se vives com estas "diferenças", um SUV não gasta o mesmo que uma berlina equivalente e neste caso até falamos de segmentos diferentes. Mas 8,5 é muito ? eu não acho nada de especial e tu nem andas muito ....

                                      Depois vem a questão das motorizações, no Giulieta acho as versões mais básicas pouco interessantes, havendo depois o 1,4 a gasolina e o 2,0 diesel de 170 cv e o 1,75 de 235 cv. Que são aquelas em que o carro cumprirá minimamente o que promete pelas suas linhas sporty e a sua marca cheia de pergaminhos. No caso do Evoque só consideraria os diesel 2,2 de 150 ou 190 cv com preferência para este último.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu palpite:

                                        O Evoque e o GLA jogam noutra liga e é um desses que vais acabar por comprar.

                                        Entre os dois... só mesmo testando! Eu não saberia qual escolher facilmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          O Evoque como veículo é consideravelmente melhor e mais interessante que o Giulieta.

                                          É um segmento acima, é de uma marca mais premium e tem um ambiente interior consideravelmente melhor. Tem também umas linhas exteriores muito interessantes e distintas.

                                          O Giulieta é um segmento C com linhas bem conseguidas e genericamente um produto equilibrado, por dentro é só razoável.
                                          Sendo eu proprietario de um Giu, e com as devidas reservas de nunca ter sentado o rabo num evoque, nao posso deixar de concordar com o v7.
                                          Os interiores do Giu, nao conseguem competir com o evoque na percepção de qualidade. Não que sejam maus, longe disso, mas têm as suas limitações impostas pelo controlo de custos necessário para ser competitivo no segmento em que se insere. Já o evoque não sofre tanto com isso. Basta ver que a versão base do evoque equivale praticamente a dois giuliettas base em termos de preço, portanto não se poderá esperar o mesmo dos dois produtos.

                                          Dito isto, pessoalmente acho que nem sempre é preciso maximizar o nosso plaffond para ficarmos satisfeitos. Se optares pelo Giu, puxando a brasa á minha sardinha, o 1.4MA 170cv , tem andamento QB, custos comportaveis e um preço simpático para o que oferece. Mas se o teu plaffond permite um evoque, tens que perguntar a ti proprio se nao vais estar parado nos semaforos dentro de um Giu a olhar para o condutor do lado e a sua bela companhia feminina a bordo de um charmoso evoque e pensar, aquele gajo podia ser eu. Ou se em alternativa, vais fincar os dentes, calcar o acelerador quando o vermelho cai para os peoes e fugir do SUV de sorriso infantil nos labios.

                                          Comentário


                                            #22
                                            hmp, obviamente que irás comprar o Giulietta e será o QV (e não sou nada tendencioso nesta afirmação ).

                                            Fora de brincadeiras estamos a falar de carros diferentes e para diferentes valores (se isso pesar na tua decisão).

                                            Esteticamente falando, gosto imenso do Evoque, quanto ao GLA olho para aquela traseira e só me lembro de um Toyota Auris (a frente e os interiores são muito bonitos)

                                            Cumps.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                              No teu caso, acho que se queres trocar sim vai em frente! Depois, acho também deves olhar para cada uma das 3 hipóteses em cima da mesa e pensar qual delas é que te vai proporcionar mais prazer! Depois, quando sais de casa e vais para o automóvel qual é aquele que pensas.... Boa! Vou andar no meu automóvel! Esta sensação de evento é muito importante! Depois a racionalidade - qualidade de construção, qual é que te pareceu melhor? Plásticos manhosos têm? Garantias? % de descontos! Retoma! Qual o comercial que se esforça mais! Quando somares tudo um vai sair vencedor agora resta saber é qual destes itens têm mais peso para ti!


                                              Pois é NRV, é isso mesmo que penso, o prazer que irei ter ao longo dos tempos em pegar no carro que escolher.
                                              Tal como tu fizeste também tenho procurado pelos fóruns estrangeiros algumas opiniões sobre o Evoque e os problemas apresentados tem me deixado relutante nesta escolha.
                                              Os comerciais não tem demonstrado grande vontade em vender, no entanto tive uma "palestra" sobre o Evoque surpreendente, perdendo toda a credibilidade quando um comprador de um Evoque lhe ligou a pedir auxílio para ligar o carro. Pois mais um cliente com problemas de bateria descarregada. A atenção do comercial foi zero...Humm isso não é bom, e se fosse comigo??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                O Evoque como veículo é consideravelmente melhor e mais interessante que o Giulieta.

                                                É um segmento acima, é de uma marca mais premium e tem um ambiente interior consideravelmente melhor. Tem também umas linhas exteriores muito interessantes e distintas.

                                                O Giulieta é um segmento C com linhas bem conseguidas e genericamente um produto equilibrado, por dentro é só razoável.

                                                Posto isto e acrescentando por experiência própria que um SUV com as dimensões do Evoque se leva para todo o lado sem problemas (na cidade é melhor que um carro convencional do mesmo tamanho) tens que ver que importância dás aos outros aspectos.

                                                Se não houvesse a questão dos custos o Evoque seria naturalmente a escolha, mas um SUV tem algumas diferenças, que uma parte das pessoas parecem ignorar.

                                                Referes que alguém costumava fazer um consumo de 8,5 (imagino que com o 2,2 diesel !?) normalíssimo, para um SUV desse segmento, peso, altura são implacáveis, aliás a versão 150 cv andará sensivelmente o mesmo que o Giulieta de 105 cv, não vale a pena dourar a pilula, tens que ver se vives com estas "diferenças", um SUV não gasta o mesmo que uma berlina equivalente e neste caso até falamos de segmentos diferentes. Mas 8,5 é muito ? eu não acho nada de especial e tu nem andas muito ....

                                                Depois vem a questão das motorizações, no Giulieta acho as versões mais básicas pouco interessantes, havendo depois o 1,4 a gasolina e o 2,0 diesel de 170 cv e o 1,75 de 235 cv. Que são aquelas em que o carro cumprirá minimamente o que promete pelas suas linhas sporty e a sua marca cheia de pergaminhos. No caso do Evoque só consideraria os diesel 2,2 de 150 ou 190 cv com preferência para este último.

                                                V7, tens razão em relação ao Giu, são essas as opções que tenho na mesa, ainda não testei este carro e não tenho uma opinião sobre ele, se não me falharem este fim‑de‑semana irei conduzir o 2,0 diesel.
                                                O Evoque é algo... Completamente novo e espectacular, exteriormente e interiormente, mas acho-o demasiado sobrevalorizado.
                                                A minha opção passaria pelo dynamic 150cv tração dianteira. E se achas que 8,5L é aceitável, quem sou eu para contradizer alguém que conduz um SUV.

                                                E o GLA, que achas dele? Para a minha escolha é um carro que se coloca entre o Giu e o Evoque. Fica ali no meio a pender para os dois lados, 10k a mais que um e 10k a menos que o outro
                                                Editado pela última vez por hmp; 17 April 2014, 05:41.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  O meu palpite:

                                                  O Evoque e o GLA jogam noutra liga e é um desses que vais acabar por comprar.

                                                  Entre os dois... só mesmo testando! Eu não saberia qual escolher facilmente.

                                                  É possível que tenhas razão Petrus

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mikethe Ver Post
                                                    Sendo eu proprietario de um Giu, e com as devidas reservas de nunca ter sentado o rabo num evoque, nao posso deixar de concordar com o v7.
                                                    Os interiores do Giu, nao conseguem competir com o evoque na percepção de qualidade. Não que sejam maus, longe disso, mas têm as suas limitações impostas pelo controlo de custos necessário para ser competitivo no segmento em que se insere. Já o evoque não sofre tanto com isso. Basta ver que a versão base do evoque equivale praticamente a dois giuliettas base em termos de preço, portanto não se poderá esperar o mesmo dos dois produtos.

                                                    Dito isto, pessoalmente acho que nem sempre é preciso maximizar o nosso plaffond para ficarmos satisfeitos. Se optares pelo Giu, puxando a brasa á minha sardinha, o 1.4MA 170cv , tem andamento QB, custos comportaveis e um preço simpático para o que oferece. Mas se o teu plaffond permite um evoque, tens que perguntar a ti proprio se nao vais estar parado nos semaforos dentro de um Giu a olhar para o condutor do lado e a sua bela companhia feminina a bordo de um charmoso evoque e pensar, aquele gajo podia ser eu. Ou se em alternativa, vais fincar os dentes, calcar o acelerador quando o vermelho cai para os peoes e fugir do SUV de sorriso infantil nos labios.
                                                    É isso aí Mikethe

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                      hmp, obviamente que irás comprar o Giulietta e será o QV (e não sou nada tendencioso nesta afirmação ).

                                                      Fora de brincadeiras estamos a falar de carros diferentes e para diferentes valores (se isso pesar na tua decisão).

                                                      Esteticamente falando, gosto imenso do Evoque, quanto ao GLA olho para aquela traseira e só me lembro de um Toyota Auris (a frente e os interiores são muito bonitos)

                                                      Cumps.

                                                      Z00L, e que interiores tem o GLA.

                                                      Foi o primeiro carro de cx automática que conduzi e adorei
                                                      Acho que vem aí um carro de cx automática, seja qual for a escolha

                                                      Quem sabe se não o novo QV

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom dia,
                                                        Fazendo um pouco do ponto de situação.

                                                        Alfa Romeo Giulietta
                                                        Test-drive marcado para sábado, solicitei com um 2,0
                                                        Comercial não tem demonstrado muito interesse (aliás nenhum tem)
                                                        Talvez ir a outro stand
                                                        Prazo de entrega 2/3 meses


                                                        Range Rover Evoque
                                                        Sábado vou voltar ao stand, discutir alguns pormenores, como sendo a configuração que pretendo
                                                        Se ainda tiverem o de caixa automática faço test-drive
                                                        Comercial não tem demonstrado muito interesse (aliás nenhum tem)
                                                        Procurar outro stand, que me vai obrigar a dirigir a Lisboa, não tenho mais na zona centro?!
                                                        Continuo a achar muito caro o preço para este carro comparando o nível de equipamento com outros da mesma gama.
                                                        Tenho receio dos comentários que tenho observado de outros utilizadores estrangeiros, demasiados para um produto premium. E testei um ao vivo, quando o comercial atendeu chamada de cliente.
                                                        Prazo de entrega 4/5 meses, segundo comercial só para Setembro devido ás férias.


                                                        Mercedes GLA
                                                        Voltar ao stand para ver melhor o carro, as fotos não fazem justiça ao que ele é ao vivo
                                                        Este safado veio meter-se aqui no meio e baralhar ainda mais as contas
                                                        Prazo de entrega 1/2 meses.


                                                        Depois tenho o 147 para troca, tem o kit estético da Ms-Design, não sei se vou ter grande retoma, esperava ter cerca de 5.500€ 6.000€, mas duvido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          só acho estranho terem dois giu 2.0 no mesmo stand para amostra. a gasolina nem havia nada em vários stands.

                                                          quanto ao evoque, não fosse o preço e nem olharia para o giu. GLA a mim não me diz muito, especialmente de caixa automática. mas isso sou eu, que sou um velho do rest... do douro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O Giulietta não joga na mesma divisão do Evoque e do GLA, é um pequeno familiar contra Suv´s de luxo.

                                                            Entre o Evoque e o GLA prefiro o Evoque, está lindo (e eu nem gosto de suv´s).

                                                            E todas as reviews dizem bem do Evoque, só que não é nada barato!

                                                            Antes de te decidires que tal pensar o que queres? Um Suv? Um pequeno familiar? É que são produtos de nichos diferentes.

                                                            E de valores completamente diferentes!

                                                            Mesmo que o dinheiro não seja um problema sempre ficas com ele no banco para outras coisas no caso do Giulietta.

                                                            Sobre o 147, mete-o á venda via Stand Virtual ou OLX mas faz bem as contas, eu já vendi o meu há 2 meses (Pensei que demora-se mais) e como ainda não veio o novo ando aqui sempre aflito a cravar o carro ou á minha mulher ou ao meu pai.
                                                            Os stands dão normalmente valores muito baixos na retoma ainda por cima quando só vão receber o 147 daqui a 2/3 meses.

                                                            Giulietta QV parece me muito bem! Mas acho o Evoque especial, que belo dilema!

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