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Isto não é ilegal?

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    Isto não é ilegal?

    Moro na Madeira...acabei de comprar um Dacia novo...cuja manutenção normal é de 2 em 2 anos ou 20.000 kms. São 3 anos de garantia ou 100.000 kms.

    Mas o concessionário local, obviamente tendo em conta que aqui na Madeira a média de kms feita pelos condutores é muito inferior ao continente português, disse que as revisões eram de ano a ano ou 10.000 kms????!!! Devo dizer que o propio CB do carro indica a conta regresiva dos 20.000 kms.

    Quando faz 3 anos comprei o 207...as revisões tb eram de 2 em 2 anos ou 20.000 kms...e como não fiz os 20.000 kms aos 2 anos levei o carro à revisão...

    Obviamente que mudanças de oleo nunca são más mas doem no bolso claro...e levar um carro à revisão com 5000 kms para uma revisão é um desperdicio no minimo, alem de que acho uma jogada ilegal esta realizada aqui...a manutenção de um carro deveria ser igual em qualquer parte...até porque não estamos a falar de um carro de trabalho / competição ou que faz todo-o-terreno em que está sujeito a mais esforço.

    Isto não é ilegal...ou no minimo pouco honesto?

    #2
    Depende da perspectiva... quase todos os fabricantes prevêm um plano alternativo para condução em situações mais agressivas/desfavoráveis, nomeadamente em percursos curtos frequentes e/ou zonas montanhosas. Pode ser por aqui que te falaram na questão de 10.000kms / 1 ano.
    Mas isso deve estar claramente explicado no manual.

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      #3
      Se o problema da Madeira fosse apenas e só a baixa quilometragem anual, eu consideraria um abuso.

      Não o sendo, se calhar, a recomendação do representante não é assim tão descabida. Se tens dúvidas, consultas o manual de manutenção do veículo, o próprio manual de instruções e ainda tens uma terceira hipótese, esta: Contactos | Renault Portugal

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        #4
        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
        Moro na Madeira...acabei de comprar um Dacia novo...cuja manutenção normal é de 2 em 2 anos ou 20.000 kms. São 3 anos de garantia ou 100.000 kms.

        Mas o concessionário local, obviamente tendo em conta que aqui na Madeira a média de kms feita pelos condutores é muito inferior ao continente português, disse que as revisões eram de ano a ano ou 10.000 kms????!!! Devo dizer que o propio CB do carro indica a conta regresiva dos 20.000 kms.

        Quando faz 3 anos comprei o 207...as revisões tb eram de 2 em 2 anos ou 20.000 kms...e como não fiz os 20.000 kms aos 2 anos levei o carro à revisão...

        Obviamente que mudanças de oleo nunca são más mas doem no bolso claro...e levar um carro à revisão com 5000 kms para uma revisão é um desperdicio no minimo, alem de que acho uma jogada ilegal esta realizada aqui...a manutenção de um carro deveria ser igual em qualquer parte...até porque não estamos a falar de um carro de trabalho / competição ou que faz todo-o-terreno em que está sujeito a mais esforço.

        Isto não é ilegal...ou no minimo pouco honesto?
        Não é ilegal porque só lá vais se entenderes que queres ir, não te obrigam a ir. Mesmo para efeitos de garantia não és obrigado a ir ao local onde compraste o carro.

        Comentário


          #5
          É que como uma marca segue os criterios gerais..e a outra...muito convenientemente altera esses criterios? Isso é o que me custa entender...já li o manual (na diagonal) mas duvido que refira essas situações...se ainda fosse um Duster a fazer TT...mas não é o caso...

          Veremos o que diz a Renault....

          Comentário


            #6
            Até no manual do carro fazem distinção entre vários tipos de condução, e que a mesma afecta a longevidade do oleo.
            Cada condutor é que tem que ver onde se enquadra. A oficina apenas pode ficar com uma indicação dessa utilização mediante o desgaste de outras coisas (pastilhas, discos, suspensão, etc)

            Desonesto talvez seja, depende se quem passa essa info tem real conhecimento do produto que vende ou se só quer aumentar as vendas.

            Ilegal...lol

            Comentário


              #7
              Não me recordo de nenhum carro recente cujo manual não falasse de situações de condução desfavoráveis... mas não custa dar uma olhada com atenção. ;)
              Editado pela última vez por joaopmsantos; 15 April 2014, 16:39.

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                #8
                Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                Não é ilegal porque só lá vais se entenderes que queres ir, não te obrigam a ir. Mesmo para efeitos de garantia não és obrigado a ir ao local onde compraste o carro.
                Se existisse alternativa....

                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                Até no manual do carro fazem distinção entre vários tipos de condução, e que a mesma afecta a longevidade do oleo.
                Cada condutor é que tem que ver onde se enquadra. A oficina apenas pode ficar com uma indicação dessa utilização mediante o desgaste de outras coisas (pastilhas, discos, suspensão, etc)

                Desonesto talvez seja, depende se quem passa essa info tem real conhecimento do produto que vende ou se só quer aumentar as vendas.

                Ilegal...lol
                A realidade nacional e a insular é muito diferente..em muitos aspectos? Quantos concessionários Renault existem em Lisboa? Quantos existem na Madeira inteira? 1!
                Se eu acho ilegal que me "obriguem" (tendo em conta não existirem alternativas locais alem da marca para manter a garantia) a fazer a revisão de ano a ano em vez de 2 em 2 anos...não sei...acho pouco honesto...porque eu tenho de gastar mais que alguem que faz o mesmo tipo de percurso em qualquer outra cidade do pais?

                Por estas e por outras...respostas...é que pouco participo aqui....se soubesse tudo ou não quisesse opinião não perguntava...sempre podia pensar que sei tudo...mas muito longe disso....enfim....

                Obrigado a todos.

                Comentário


                  #9
                  Essencialmente é isso. Uma coisa é um carro que faz 80% do seu percurso em auto-estrada plana, outra é um carro que passa a vida em subidas e descidas em 2ª velocidade. O Funchal foi a única cidade onde conduzi onde, para certas descidas, engrenava a primeira mudança de tão íngremes que eram. Julgava que era só no TT...

                  Posto isto, fica do teu lado avaliar se dás muita coça ao carro ou não...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                    É que como uma marca segue os criterios gerais..e a outra...muito convenientemente altera esses criterios? Isso é o que me custa entender...já li o manual (na diagonal) mas duvido que refira essas situações...se ainda fosse um Duster a fazer TT...mas não é o caso...

                    Veremos o que diz a Renault....
                    Estás um pouco obcecado com o facto de te sentires enganado. Os trajectos curtos e agressivos (não faço ideia se são estes os teus) são danosos para qualidade do óleo (entre outras coisas), pelo que é bom para o teu carro que a revisão seja antecipada. Só a fazes se quiseres. É, de facto, um acréscimo de custo à manutenção, não há volta a dar.

                    Comentário


                      #11
                      O tipo de utilização que se faz na Madeira, na minha opinião, justifica a antecipação das mudanças de óleo, no entanto não necessitas de as fazer na Renault, existem outras oficinas(ex: Bosch Car Service) que cumprem os procedimentos recomendados pelo fabricante e não perdes a garantia

                      Comentário


                        #12
                        Concordo com o Farang. Os trajectos curtos, as subidas e algumas estradas exigem mais atenção na manutenção.

                        Já tenho 1100kms de estradas na Madeira e sei que exige bastante dos carros.

                        Pelo menos os de aluguer...

                        Comentário


                          #13
                          Mas isso, na minha opinião, não passam de suposições.
                          Quem é que disse ao concessionário que o carro faz pequenas viagens?
                          Além do mais, em caso de litígio em tribunal, ele consegue provar mais facilmente que fez a manutenção recomendada pelo fabricante do que o fabricante provar que ele só faz pequenos percursos.
                          Quem o proíbe de pegar uma vez no ano no carro e fazer 5.000 kms seguidos?

                          Parece-me que ele está desconfiado e com razão.
                          Os concessionários hoje em dia usam tudo o que podem para terem lá os clientes e por vezes excedem-se.

                          Gostava de ver os concessionários fazerem isso por exemplo a quem mora em Almada e trabalha em, Lisboa e que faz o percurso sempre em "pára-arranca", desgasta mais que usar o carro na Madeira, em minha opinião.
                          Para esses condutores ainda se vão lembrar de meter um contador do tempo de funcionamento como as máquinas das obras!!
                          Editado pela última vez por MigMondeo; 15 April 2014, 18:31.

                          Comentário


                            #14
                            Há N maneiras de ver qual o tipo de utilizações tem um motor... Ou velas, ou filtros ou o óleo..

                            Daí alguns fabricantes terem colocado o OCS como equipamento essencial.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                              Se existisse alternativa....

                              A realidade nacional e a insular é muito diferente..em muitos aspectos? Quantos concessionários Renault existem em Lisboa? Quantos existem na Madeira inteira? 1!
                              Se eu acho ilegal que me "obriguem" (tendo em conta não existirem alternativas locais alem da marca para manter a garantia) a fazer a revisão de ano a ano em vez de 2 em 2 anos...não sei...acho pouco honesto...porque eu tenho de gastar mais que alguem que faz o mesmo tipo de percurso em qualquer outra cidade do pais?

                              Por estas e por outras...respostas...é que pouco participo aqui....se soubesse tudo ou não quisesse opinião não perguntava...sempre podia pensar que sei tudo...mas muito longe disso....enfim....

                              Obrigado a todos.
                              Você comprou um carro sem saber qual o plano de manutenção, e está indignado com um conselho dado pelo concessionário, que até certo ponto até contradiz o que está no manual.

                              Contacte imediatamente um advogado, você foi enganado e tem direito a 3x o valor do carro.

                              Comentário


                                #16
                                O manual até pode dizer muita coisa..mas ninguém me perguntou nada para me dar um "conselho" sobre a manutenção. Foi-me dito "as revisões são de ano a ano ou 10000 kms". A questão do manual é pertinente mas é suposto eu ler o manual antes de me ser entregue o carro, ou pior, duvidar da palavra de quem me vende o carro e ir confirmar no manual? Não estou obcecado com nada, só não gosto que me vejam cara de multibanco, alias no ano 2008 comprei um Ford Fiesta e foi a mesma lenga lenga....revisões todos os anos.
                                Esforço do carro? Nem 8 nem 80...podemos ter uma orografia complicada mas não existem planos de manutenção para a Madeira e para o Porto Santo...sim...para os que compram carros e vão para o Porto Santo qual a desculpa...a areia?
                                Nao é a primeira vez que apanho um concessionário dizendo uma coisa diferente da casa mãe, e "conselhos" como estes são de caridade duvidosa....não digo ser culpa do vendedor...já o concessionário não sei...alias...sou capaz de apostar que se ligo a perguntar se faço as revisões em outra oficina perco a garantia....vão responder que sim. O monopólio é complicado....
                                Se eu quero fazer revisões todos os meses o problema é meu...mas o aviso ou conselho como disseram...foi mais numa..."para manter a garantia de 3 anos....."
                                É que faz uma diferença ir 3 x no periodo da garantia...a ir apenas 1....

                                Outro exemplo...ninguém me disse que tinha direito a uma actualização gratuita do sistema Medianav nos primeiros 30 dias do registo...alias ninguém me disse sequer que tinha algum site para fazer registo ou actualizações do sistema....mas existe....e já foi feita. O carro foi-me entregue sem qualquer factura ou recibo do pagamento realizado....algo que apenas dias depois me foi entregue após pedido....
                                Posso continuar com outros exemplos....de bom serviço....

                                Comentário


                                  #17
                                  Semilha, se estás descontente com tudo (e parece teres razão para tal), envia um email para a casa mãe e tenta saber mais respostas.

                                  Pessoalmente não me aborrece fazer revisões todos os anos. Aliás é o que faço, mesmo no carro que tem serviço long-life (2/2 anos), prefiro assim. Mas é opção minha. Se tu preferes cumprir o que está no manual, ninguém te poderá retirar a garantia, e eu começava por anotar o nome e as afirmações de quem te anda a dizer estas coisas. Assim ficas com os registos para poderes reclamar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas! Eu tive dois Nissan novos K11 e N16. Tanto num como noutro o manual indicava claramente que em uso intensivo (muito tempo ao ralenti; trajectos muito curtos e muita condução em montanha) o óleo deveria ser mudado aos 5000 kms (ou 7500 nisso já não tenho bem presente) ou seis meses. As mudanças preconizadas era de 10000 em 10000 ou ano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não compliques o que é simples!

                                      O manual é claro nessa matéria: para um uso mais "exigente" os prazos devem ser reduzidos para metade ou lá o que é! Se o vendedor não te informou isso é incompetência dele! Se o teu tipo de utilizador é ou não muito exigente tu saberás, mas na madeira os carros sofrem, regra geral, muito mais isso é um facto! Bem me lembro de andar por aí uns dias com um Modus e de usar tantas vezes a primeira a subir e a descer que os consumos eram obscenos!!!

                                      Fala com a concessão ou mesmo com a casa mãe...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                                        O manual até pode dizer muita coisa..mas ninguém me perguntou nada para me dar um "conselho" sobre a manutenção. Foi-me dito "as revisões são de ano a ano ou 10000 kms". A questão do manual é pertinente mas é suposto eu ler o manual antes de me ser entregue o carro, ou pior, duvidar da palavra de quem me vende o carro e ir confirmar no manual? Não estou obcecado com nada, só não gosto que me vejam cara de multibanco, alias no ano 2008 comprei um Ford Fiesta e foi a mesma lenga lenga....revisões todos os anos.
                                        Esforço do carro? Nem 8 nem 80...podemos ter uma orografia complicada mas não existem planos de manutenção para a Madeira e para o Porto Santo...sim...para os que compram carros e vão para o Porto Santo qual a desculpa...a areia?
                                        Nao é a primeira vez que apanho um concessionário dizendo uma coisa diferente da casa mãe, e "conselhos" como estes são de caridade duvidosa....não digo ser culpa do vendedor...já o concessionário não sei...alias...sou capaz de apostar que se ligo a perguntar se faço as revisões em outra oficina perco a garantia....vão responder que sim. O monopólio é complicado....
                                        Se eu quero fazer revisões todos os meses o problema é meu...mas o aviso ou conselho como disseram...foi mais numa..."para manter a garantia de 3 anos....."
                                        É que faz uma diferença ir 3 x no periodo da garantia...a ir apenas 1....

                                        Outro exemplo...ninguém me disse que tinha direito a uma actualização gratuita do sistema Medianav nos primeiros 30 dias do registo...alias ninguém me disse sequer que tinha algum site para fazer registo ou actualizações do sistema....mas existe....e já foi feita. O carro foi-me entregue sem qualquer factura ou recibo do pagamento realizado....algo que apenas dias depois me foi entregue após pedido....
                                        Posso continuar com outros exemplos....de bom serviço....


                                        No caso do Ford, o plano é mesmo esse...

                                        Revisões a cada 20.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.


                                        Quanto ao plano indicado pela Renault, tal como já referido, tal tem haver com o suposto modo de esforço acrescido, que tem por estar na ilha.

                                        Já agora e como indicado, podes manter a garantia, desde que vás a uma oficina que cumpra os planos... tal como uma Bosch Car Service, Norauto, Midas...

                                        Já agora:

                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...-garantia.html

                                        Comentário

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