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Consumos anormais Toyota 1.4 vvt-i (2004)

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    Consumos anormais Toyota 1.4 vvt-i (2004)

    Olá gente, tudo bom? É a primeira vez que publico neste fórum e logo para vos chatear a cabeça.
    Um dos carros que mora cá em casa é um Toyota Corolla 1.4 vvt-i de 2004, uma boa máquina sem dúvida.
    Desde 2012 que devido a um problema de família que fiquei responsável pela manutenção deste carro, apesar de ser a minha mãe que anda com ele no dia-a-dia.
    Pois bem, reparo que ele anda a consumir 12L/100. Ele faz cidade durante 11 meses no ano (só nas férias faz auto-estrada). Mas não sao 8 nem 9, são 11,5 12 e às vezes mais! Acho que é demais para um 1.4 com 90 cv... A condução da minha mãe é tranquilíssima...

    Segundo apurei, o carro já não vai à Toyota à revisão desde 2007. E segundo apurei também, o manual do carro recomenda óleo 5w30 e desde 2007 que lhe é metido 10w40.
    A máquina tem 93.000 km e problemas nunca os tive, é perfeitamente saudável tirando isto.
    Em Junho terá de ir à revisão, e jurei que desta vez vai à Toyota, e lá espero falar com eles sobre isto.
    Alguém tem algo a partilhar, ou alguma experiência so género com o modelo, ou alguma explicação??
    Desde já obrigado.
    Editado pela última vez por ricardopeixoto; 16 April 2014, 14:41.

    #2
    Realmente isso são consumos exagerados.

    Overview: Toyota - Corolla - Spritmonitor.de

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      #3
      A condução pode ser tranquilíssima sempre feita em 2ª velocidade...

      Comentário


        #4
        Se calhar as velas (velhas) do motor estão lá só tapar os orifícios, e o filtro de ar tem mais cotão do que eu debaixo da cama, já para não falar do catalisador que pode estar mais entupido que o meu nariz com rinite alérgica.

        Comentário


          #5
          Como referido, o óleo mais adequado é um que cumpra a norma Toyota e com a viscosidade 5W30.

          Sobre a questão sobre óleos, passa no tópico dos óleos... já agora:

          http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-479.html



          Como indicado, é ver como se encontra o filtro de ar e gasolina (quando foram mudados)?.... bem como o óleo e o próprio filtro... ainda para mais, se anda com 10W40.

          As velas poderão também não estar nas melhores condições.

          Outra coisa... mesmo na Toyota, o óleo que costumam usar é o 10W40 (não faltam relatos até cá pelo fórum, a queixarem-se disso).

          Sem esquecer e também referido, que depende como se conduz e até a própria distancia percorrida... porque se andam a fazer percursos pequenos (logo sem motor aquecer), é normal que gaste muito mais, do que se tivesse motor quente.

          Comentário


            #6
            Velas
            Filtro de ar
            Sensor de temperatura
            Termostato
            Sonda Lambda

            Isto sao coisas que via logo se estavam a funcionar tudo bem ja que o seu mau funcionamento prejudica os consumos (e nao so).

            De resto, é ver os percursos que se fazem. Percursos curtos nao se pode esperar boa autonomia.

            Outra coisa importante: ter atençao como se chega à media. Se meter 10€ e ver a media assim, tenho uma margem de erro enorme, medias so com depósitos cheios.

            Comentário


              #7
              Carro de cidade e percursos de 2-3 km de cada vez? É perfeitamente normal.

              Quando sai da cidade, os consumos baixam para uns 8 +ou- 1? Normalíssimo então.

              Comentário


                #8
                Se fosse Sonda Lambda a luzinha maldita já tinha acendido... Dá logo sinal...

                Comentário


                  #9
                  1º - num carro apenas com 93 mil quilotremos e se não consome oleo, devias pelo menos utilizar oleo 5W40 ( o livro de manutenção deve indicar melhor)
                  2º - depende se o filtro do ar tá limpo
                  3 - depende da condução ( de puxa munto as mudanças e normal essa media)
                  4 - depende da gasolina que utiliza ( se for de inter, rende menos)
                  Se a marca recomenda o 5W30 e anda no motor 10W40 e matar o motor ao poucos. o 10W40 não lubrifica tão bem como o 5W40!!!!

                  Comentário


                    #10
                    1º - num carro apenas com 93 mil quilotremos e se não consome oleo, devias pelo menos utilizar oleo 5W40 ( o livro de manutenção deve indicar melhor)
                    2º - depende se o filtro do ar tá limpo
                    3 - depende da condução ( se puxa munto as mudanças, é normal essa media)
                    4 - depende da gasolina que utiliza ( se for de inter, rende menos)
                    Se a marca recomenda o 5W30 e anda no motor 10W40 e matar o motor ao poucos. o 10W40 não lubrifica tão bem como o 5W40!!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                      1º - num carro apenas com 93 mil quilotremos e se não consome oleo, devias pelo menos utilizar oleo 5W40 ( o livro de manutenção deve indicar melhor)
                      2º - depende se o filtro do ar tá limpo
                      3 - depende da condução ( se puxa munto as mudanças, é normal essa media)
                      4 - depende da gasolina que utiliza ( se for de inter, rende menos)
                      Se a marca recomenda o 5W30 e anda no motor 10W40 e matar o motor ao poucos. o 10W40 não lubrifica tão bem como o 5W40!!!!
                      Em relaçao ao Óleo, o mais aconselhado é mesmo um 5W30:

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pelas respostas, os percursos são pequenos de facto e são entre 7-9 km de cada vez geralmente, e às vezes mais que isso, apesar de não envolverem geralmente para arranca (sou de Braga, o trânsito é calminho).
                        Eu por vezes ando nele, e sei que o carro rapidamente atinge a temperatura de 90º, sem precisar de grande acelerações, mesmo no Inverno
                        Filtro do ar ele levou no Verão passado.
                        Como disse vou levar o carro à Toyota dentro de 2/3 meses e vou pedir para me verificarem tudo isso:
                        - Óleo 5w30 por favor! (apesar de ser mais caro, pelo menos tenho essa ideia)
                        - Filtro da gasolina
                        - Catalisador
                        - verificar as velas (pouco percebo de motor, não faço a mínima como se verificará as velas).
                        - Sonda Lambda, pá não sei mesmo o que é isto x) Mas ele não acende qualquer luz, por isso não deve ser.

                        Enfim, vou deixar com quem sabe a resolução do problema.
                        Além dos consumos é um carro cheio de vida, imortal costumo dizer LOL apesar de não ter muita quilometragem para a sua idade.
                        Obrigados mais uma vez ;)
                        Editado pela última vez por ricardopeixoto; 17 April 2014, 00:53.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                          1º - num carro apenas com 93 mil quilotremos e se não consome oleo, devias pelo menos utilizar oleo 5W40 ( o livro de manutenção deve indicar melhor)
                          2º - depende se o filtro do ar tá limpo
                          3 - depende da condução ( se puxa munto as mudanças, é normal essa media)
                          4 - depende da gasolina que utiliza ( se for de inter, rende menos)
                          Se a marca recomenda o 5W30 e anda no motor 10W40 e matar o motor ao poucos. o 10W40 não lubrifica tão bem como o 5W40!!!!
                          Se o carro bebesse óleo (há motores que são conhecidos por beber) é aconselhado por um óleo semi sintético? Ou outro ?

                          Comentário


                            #14
                            Quando nao bebe oleo é meter um 5w40 ou 5w30 como manda a marca e nao mexe .

                            Verificar o estado das velas , filtros de gasolina e de ar , verificar como anda os injectores , verificar a sonda lambda e o catalisador e dar uma limpeza ao corpo de admissao !

                            Depois disto tudo dar umas boas gazadas para limpar o carvao todo !

                            Comentário


                              #15
                              Quando à cena das "gazadas". Este carro durante um ano praticamente não passa das 3000 rpm, só mesmo no Verão, que sou eu que pego nele para viagens maiores, e anda entre as 4000, 5000, 5500.
                              Sempre ouvi dizer que num carro a gasolina não há grande perigo dessa acumulação de carvão.

                              Comentário


                                #16
                                Os toyota não apresentam a média em l/km?
                                Tenho ideia que sim, e nesse caso, a média seria 8.33l/100km, média normal nesse carro.
                                Antes de pensar em problemas eu verificava esta questão.

                                Edit. Estive a ver, e a info do cb é em l/100km, mas pode dar para trocar!
                                Editado pela última vez por rcontra; 17 April 2014, 10:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha sogra também tem uma condução super tranquila, mas conseguia por uma scenic 1.4 a gastar mais de 12 e agora um clio 1.2 16v a gastar 10!!

                                  Penso que deve ter apenas a haver com condução!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Viva,

                                    pode haver outros factores mas sem dúvida que a sonda lambda já deve ter visto melhores dias. Aos 10 anos de idade é uma boa idade para trocar. Elas fazem acender a luz apenas se tiverem mesmo mortas mas se estiverem a perder eficácia apenas fazem consumir mais. De relembrar que comprar uma sonda na marca fica carissimo... e na realidade elas são sempre de uma marca externa (NGK, DENSO, BOSCH). O ideal será comprar cá fora e trocar, demora 2 minutos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ricardopeixoto Ver Post
                                      Quando à cena das "gazadas". Este carro durante um ano praticamente não passa das 3000 rpm, só mesmo no Verão, que sou eu que pego nele para viagens maiores, e anda entre as 4000, 5000, 5500.
                                      Sempre ouvi dizer que num carro a gasolina não há grande perigo dessa acumulação de carvão.

                                      Fonix coitado do carro 1 ano sem passar as 3000 rpm .... e se andares sempre a baixas rotaçoes nao quer dizer que consuma menos , as vezes até consome mais

                                      É levar algumas velocidades ao corte e dar-lhe calor para ele limpar se bem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ricardopeixoto Ver Post
                                        Quando à cena das "gazadas". Este carro durante um ano praticamente não passa das 3000 rpm, só mesmo no Verão, que sou eu que pego nele para viagens maiores, e anda entre as 4000, 5000, 5500.
                                        Sempre ouvi dizer que num carro a gasolina não há grande perigo dessa acumulação de carvão.
                                        Olha que há, carros a gasolina tem mais facilidade de acumulação de carvão, para além que facilmente se suja a borboleta ficando com carro sem força, Ralenti irregular etc, então quando temos carros onde os vapores do cárter do óleo são direcionados para a admissão (que acontece a 99% de carros actuais) pior é.

                                        De vez em quando puxar umas mudanças só lhe dá é saúde. Sempre com calma e com as temperaturas actuais. Ainda hoje, o Xsara cá como estava o quase na reserva, foi 2, 3 e 4a quase até ao corte, notei logo que ficou um bocado mais solto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gosto de carros mas sou uma nabiça em mecânica
                                          Já que vos chateei até agora, alguém me pode dizer para que serve uma sonda lambda, e em que parte do motor está ?
                                          Editado pela última vez por ricardopeixoto; 17 April 2014, 17:26.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ricardopeixoto Ver Post
                                            Gosto de carros mas sou uma nabiça em mecânica
                                            Já que vos chateei até agora, alguém me pode dizer para que serve uma sonda lambda, e em que parte do motor está ?
                                            Sonda Lambda basicamente é um sensor que mede o oxigénio do ar e ajuda a regular a mistura, trabalhando mal o carro geralmente enriquece a mistura consumindo mais, para além de poder causar Ralenti irregular. Para melhor entendimento:

                                            http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sonda_lambda

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelo esclarecimento

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boa tarde

                                                estou a pensar comprar um corolla a gasolina, 1.4 vvti, e fiquei curioso qual foi o desfecho / soluçao do problema aqui reportado neste topico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Supostamente varios motores toyota tiveram problemas de excessivo consumo de oleo

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=yieRrIZkH_E

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