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Manutenção Clio DCi 150.000km. O que fazer?

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    Manutenção Clio DCi 150.000km. O que fazer?

    Olá pessoal. Tenho um Clio 1.5 DCi de 2005, comercial, que comprei com ano e meio e 40 mil quilómetros. É um carro que me tem servido impecavelmente desde então, tendo sido forçado a ir à oficina apenas uma vez, trocar a válvula EGR. Fora isso, é só o habitual: combustível, pneus, óleo e travões... e a correia de distribuição aos 120 mil. Não tem problema rigorosamente nenhum (que eu saiba), faz um consumo médio de 5L e desliza pelas estradas sem qualquer dificuldade.

    Ora, o carro acaba de fazer 150.000 km, o que já me parece uma quantia razoável, e eu não sei o que hei-de verificar. Não percebo muito de mecânica, mas pelo que ouço das experiências dos meus amigos e conhecidos, tenho tido sorte com o carro. Receio que ele esteja a acumular uma série de problemas que se vão revelar em catadupa. E por isso peço a vossa ajuda. Sabendo estas coisas que vos contei, e conhecendo as particularidades deste carro, o que me aconselham a fazer? Posso continuar tranquilo, ou devo fazer um "check up" ao carro? Que género de problemas é habitual ver nestes Clios?

    #2
    150.000 km é altura de somente fazer a revisão idêntica aos dos 30.000 km. Mais nada.

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      #3
      Viva...
      Uma vez que já trocas-te a distribuição(suponho que também a correia de acessórios), a revisão será igual às outras(TODOS os filtros, óleo, verificar pastilhas e discos dos travões, etc.).

      Tenta saber se já te mudaram o óleo da caixa de velocidades, é uma operação relativamente simples e recomendada por volta dos 100.000kms afim de prevenir caixas partidas sem necessidade. Podes também trocar o óleo dos trovões (+/- 20€), isto é recomendado a cada 2 anos nos países frios, aqui em Portugal é mais deixa andar, mas se caso nunca foi mudado agora é uma boa altura.
      Podes também verificar o gás do ar-condicionado se achares que por ventura já não "arrefece bem".

      Ah para saberes se ele te estar a guardar alguma "surpresa", é simples, manda fazer uma bom check up completo e aí ficas a saber se alguma coisa está mal e se é necessário trocar

      Abraço

      Comentário


        #4
        Bom, acho que vou levá-lo a fazer a revisão e pedir essas verificações. Será dispensada a do ar condicionado, que não tem. De resto, essa questão do óleo dos travões até é capaz de ser pertinente, pois vivo no interior norte e no inverno o gelo é frequente!

        Desde já agradeço as vossas sugestões. Se surgir mais alguma ideia, sou todo ouvidos! :D

        Comentário


          #5
          Provavelmente mudar as capas das bielas, pode até não estar a ser preciso mas por descargo da consciência era o que eu fazia.

          Comentário


            #6
            Além do recomendado, anticongelante (muito importante já que, como o óleo dos travões, perde as suas propriedades com o tempo), e óleo da direcção.

            Comentário


              #7
              Polies travões traseiros, capas das bielas, óleo dos travões, óleo da direcção e óleo da caixa.

              Comentário


                #8
                A minha estratégia é esta:

                Não mexer em nada a não ser que comece a dar problemas.



                Só mudo o óleo de 15 em 15 mil.

                Comentário


                  #9
                  O que é que andaram a fumar...........mudar óleo da direção????

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                    A minha estratégia é esta:

                    Não mexer em nada a não ser que comece a dar problemas.



                    Só mudo o óleo de 15 em 15 mil.
                    É uma excelente estratégia

                    Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                    O que é que andaram a fumar...........mudar óleo da direção????
                    Por acaso não fumo. Só terás razão se a direcção for eléctrica (de facto não sei se é), porque se não for e nunca foi mudado, já o devia ter sido.

                    Comentário


                      #11
                      porque é que se muda o óleo da direcção assistida? (não estou a dizer neste carro que se calhar é eléctrica)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        porque é que se muda o óleo da direcção assistida? (não estou a dizer neste carro que se calhar é eléctrica)
                        A tua pergunta é pertinente, mais ainda porque este óleo "sofre" muito menos que o do motor ou o dos travões, só para dar 2 exemplos. Porém, também se degrada com o passar do tempo, nomeadamente por causa da humidade e dos resíduos que se vão libertando. A troca não é assim tão dispendiosa pelo que creio que vale a pena com esses anos km's. Quanto ao facto de a DA ser elétrica ou hidráulica não sei, mas no meu Duster é hidráulica...

                        Comentário


                          #13
                          Alguem me explica por que se ha-de mudar o oleo da direção numa bomba tradicional e não num com bomba electrica???

                          Ja agora nunca mudei em nenhum carro nem ouvi falar que alguem mudasse. E tenho um com 400 mil km.

                          Comentário


                            #14
                            Bomba eléctrica não tem óleo de direcção. Se for electro-hidráulica já tem, assim como só hidráulica.

                            A manutenção programada das marcas, por norma, nada referem em relação este óleo (como também ao da caixa), mas preventivamente deve-se mudar pelos resíduos e partículas que o óleo vai ganhando com o uso/tempo.

                            Não existe uma "chapa 7" nestas coisas, e depende muito do óleo e do uso, e cabe a cada mecânico avaliar a necessidade de o trocar. Eu vou trocando a cada 100 mil kms ou 5/6 anos (o que fizer primeiro), mas pode ser aceitável alongar um pouco mais estes intervalos. O custo desta operação é baixo, pelo que não justifica arriscar avarias por isso. Por curiosidade, é também nesse intervalo que mudo o óleo da caixa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Bomba eléctrica não tem óleo de direcção. Se for electro-hidráulica já tem, assim como só hidráulica.
                              Agradeço a explicação, só conheço as electro-hidraulicas (para alem das hidraulicas claro). No fundo são identicas mas a bomba tem accionamento electrico e dispensam a correia. Como funcionam as electricas? Ninguém tem por aí um link... é que faz-me um bocado de confusão existir um dispositivo meramente electrico (sem bomba) que tenha a potência necessária para mover uma direcção sem gastar uma porrada de watts...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Agradeço a explicação, só conheço as electro-hidraulicas (para alem das hidraulicas claro). No fundo são identicas mas a bomba tem accionamento electrico e dispensam a correia. Como funcionam as electricas? Ninguém tem por aí um link... é que faz-me um bocado de confusão existir um dispositivo meramente electrico (sem bomba) que tenha a potência necessária para mover uma direcção sem gastar uma porrada de watts...
                                Isso já não te sei responder...

                                Comentário


                                  #17
                                  Essa de mudar o óleo da caixa parece-me boa ideia.
                                  Há muita gente que não o faz nunca também mas a mim parece-me mais importante que o da bomba, pelo tipo de mecanismos envolvido.

                                  Alguns carros trazem no manual uma indicação dessa periodicidade...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Essa de mudar o óleo da caixa parece-me boa ideia.
                                    Há muita gente que não o faz nunca também mas a mim parece-me mais importante que o da bomba, pelo tipo de mecanismos envolvido.

                                    Alguns carros trazem no manual uma indicação dessa periodicidade...
                                    Alguns sim, mas é muito frequente ver-se a designação "vitalício". Algo que não deveria existir nos óleos. Qualquer um desses fluidos é barato de mudar, o mesmo para o dos travões.

                                    Ontem estive com um Jazz de 2004 que nunca mudou o óleo da caixa nem da embraiagem/travões, nem tão pouco de anticongelante. Será tudo feito agora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Concordo.
                                      Essa do "vitalicio" é duvidosa. Há até marcas que fizeram caixas automáticas "sealed for life" e depois correu mal... tiveram de voltar atrás.

                                      Esse jazz, há pessoal que abusa um bocado do material. Lá está que quando se pergunta "que usado carro comprar", depende muito do trato.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        É uma excelente estratégia



                                        Por acaso não fumo. Só terás razão se a direcção for eléctrica (de facto não sei se é), porque se não for e nunca foi mudado, já o devia ter sido.
                                        A direção destes carros e 100% elétrica, sei do que falo pois tenho um!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas
                                          Sempre com dicas fora do tempo mas esta não podia deixar passar (trocar bronzes de biela) não é o mesmo que trocar o filtro de ar ..,,mas o colega diz que está tudo bem.... não podemos padronizar avarias só porque aconteceu em alguns motores K9K problemas nos bronzes de biela... é a minha opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                            A direção destes carros e 100% elétrica, sei do que falo pois tenho um!!
                                            Muito bem e agora diz-me se não podias ter dito isto antes, em vez de perguntar o que andava a fumar? Era mais fácil e não partias para o insulto gratuito, e completamente desnecessário, diga-se.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                              Boas
                                              Sempre com dicas fora do tempo mas esta não podia deixar passar (trocar bronzes de biela) não é o mesmo que trocar o filtro de ar ..,,mas o colega diz que está tudo bem.... não podemos padronizar avarias só porque aconteceu em alguns motores K9K problemas nos bronzes de biela... é a minha opinião.

                                              Bem visto... Problema crónico nos 1.5dci que nos escapou de mencionar...
                                              Sem dúvida algo que o colega Sombrero deverá de ter em consideração, a não ser que já tinha corrigido este problema

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                                Boas
                                                Sempre com dicas fora do tempo mas esta não podia deixar passar (trocar bronzes de biela) não é o mesmo que trocar o filtro de ar ..,,mas o colega diz que está tudo bem.... não podemos padronizar avarias só porque aconteceu em alguns motores K9K problemas nos bronzes de biela... é a minha opinião.

                                                A troca padronizada dos bronzes de biela fazia parte da manutenção programada de alguns veiculos com motores 1.5dci. Basta ler o manual de alguns cais-cais!! (não me lembro aos quantos km, mas está lá)

                                                Eu também não queria acreditar meu caro. Aliás acho inimaginavel comprar um carro com este plano de manutenção (lá se vão as médias de consumo, poupa-se para os bronzes). A questão é que o pessoal passa por cima disto... e depois cabum...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  A troca padronizada dos bronzes de biela fazia parte da manutenção programada de alguns veiculos com motores 1.5dci. Basta ler o manual de alguns cais-cais!! (não me lembro aos quantos km, mas está lá)

                                                  Eu também não queria acreditar meu caro. Aliás acho inimaginavel comprar um carro com este plano de manutenção (lá se vão as médias de consumo, poupa-se para os bronzes). A questão é que o pessoal passa por cima disto... e depois cabum...
                                                  boas
                                                  Peço desculpa ....troca de bronzes em manutenção programada !!!!!! não acredito ....escrito no manual dos Qashqai compravas um carro em que faz parte da manutenção trocar os bronzes de biela?
                                                  Editado pela última vez por veterano; 24 April 2014, 20:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    A troca padronizada dos bronzes de biela fazia parte da manutenção programada de alguns veiculos com motores 1.5dci. Basta ler o manual de alguns cais-cais!! (não me lembro aos quantos km, mas está lá)
                                                    É bom que o demonstres, senão acabas por mentiroso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Muito bem e agora diz-me se não podias ter dito isto antes, em vez de perguntar o que andava a fumar? Era mais fácil e não partias para o insulto gratuito, e completamente desnecessário, diga-se.
                                                      Insulto???
                                                      Estava apenas a ironizar, pá!!
                                                      Peço imensa desculpa, não voltarei a brincar contigo!!
                                                      (chiça, gente sensível)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                                        Insulto???
                                                        Estava apenas a ironizar, pá!!
                                                        Peço imensa desculpa, não voltarei a brincar contigo!!
                                                        (chiça, gente sensível)
                                                        Não sou nada sensível diga-se, mas não percebo a atitude. Podias ter dito que este carro como tem DA eléctrica, não tem óleo para trocar e pronto estava resolvido. Não havia lugar a mais nada a não ser um obrigado da minha parte pelo esclarecimento.

                                                        Mas não, perguntas o que ando a fumar, o que pode ter várias interpretações, desde drogas leves a pesadas. O "insulto" é logicamente leve e em tom de brincadeira (eu percebi isso), mas também o é desnecessário. Até porque o essencial da questão (DA eléctrica) nem sequer abordaste e ficou tudo por explicar até então.

                                                        Como é óbvio não precisas de pedir desculpa, não fiquei ofendido contigo, apenas achei que podias ter tido outro tipo de discurso mais proveitoso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Confesso que nunca tinha ouvido falar de semelhante coisa. Mas já adicionei à lista.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            É bom que o demonstres, senão acabas por mentiroso.
                                                            Não, eu não comprava um carro que tivesse essa troca como "manutenção" e também não quis acreditar, até ver um plano de manutenção nas minhas mãos, não foi na net, por isso, neste maravilhoso mundo virtual, sou um mentiroso claro. Vale o que vale. Não sei se foi um plano já lançado depois dos problemas terem surgido, e o plano era de oficina, não de utilizador.

                                                            Assim no mundo virtual, e para "tentar não ser mentiroso", o máximo que posso fazer é deixar um link de um post de um user que percebe bem de mecânica, mas de outro fórum:

                                                            post do user "terrano" 30 jan 10:36

                                                            Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - válvulas queimadas... pela última vez!!!

                                                            novamente às 12H

                                                            Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - válvulas queimadas... pela última vez!!!

                                                            Também não me custa nada passar por mentiroso, porque nisto do mundo automovel cada um acredita na sua realidade, ou seja, no que quer.

                                                            Verdade ou mentira??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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