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Semáforo Verde e sinal STOP

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    [Código da Estrada] Semáforo Verde e sinal STOP

    Uma questão que gerou dúvidas cá em casa:

    Num local onde esteja um semáforo e um sinal STOP, caso um carro se aproxime enquanto o sinal está sempre verde, tem direito a avançar sem parar ou mesmo estando verde tem que parar por ter STOP?

    #2
    Os sinais luminosos prevalecem os sinais verticais.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por srd Ver Post
      Uma questão que gerou dúvidas cá em casa:

      Num local onde esteja um semáforo e um sinal STOP, caso um carro se aproxime enquanto o sinal está sempre verde, tem direito a avançar sem parar ou mesmo estando verde tem que parar por ter STOP?
      Suponho, e espero, que não tenhas carta de condução!

      http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...Rodoviaria.pdf

      Comentário


        #4
        O STOP está lá para quando os semáferos falharem.

        Comentário


          #5
          O CE define como prioridade:

          1 Policia
          2 Sinalização temporária (amarela)
          3 Sinalização Luminosa
          4Sinalização Vertical
          5 Sinalização horizontal


          Imagina que num cruzamento com semáforos em que o semáforo de onde vens tem um sinal de Stop.

          Quando os semáforos funcionam, o sinal de Stop é para ignorar, quando ficam intermitentes ou apagados o stop é para respeitar.

          Esclarecido

          Comentário


            #6
            Aos que esclareceram, o meu obrigado.

            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Suponho, e espero, que não tenhas carta de condução!

            http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...Rodoviaria.pdf
            A ti, eu até te respondia, mas estou a admirar a tua medalha. Aquela que dão às pessoas que passam no código com 200 respostas certas e 0 erradas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por srd Ver Post
              Aos que esclareceram, o meu obrigado.

              A ti, eu até te respondia, mas estou a admirar a tua medalha. Aquela que dão às pessoas que passam no código com 200 respostas certas e 0 erradas.
              Não tens que agradecer, ajudei de bom grado...

              Apenas acho incrível como, se tens carta de condução, não sabes qual é a hierarquia da sinalização rodoviária!

              Isto é o básico do CE, aprende-se antes de se aprenderem os sinais propriamente ditos!

              Por mim, se não sabes e te indignas com quem sabe, não quero saber, só não quero circular atrás de ti e ter que travar a fundo porque paraste quando te deparaste com um semáforo verde acompanhado por um sinal vertical de STOP......porque não sabes qual deles respeitar!!!

              Quando ás respostas do código, e respetivas medalhas, lamento não te saber responder, não me lembro, foi há mais de 22 anos...
              Editado pela última vez por Vanquish; 22 April 2014, 10:08.

              Comentário


                #8
                eu concordo que alguêm com carta e com esta dúvida devia ter a mesma imediatamente cancelada :-o

                speccy

                Comentário


                  #9
                  Perigo na estrada..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por srd Ver Post
                    Aos que esclareceram, o meu obrigado.



                    A ti, eu até te respondia, mas estou a admirar a tua medalha. Aquela que dão às pessoas que passam no código com 200 respostas certas e 0 erradas.
                    Em vez de responder com ironia, devias pensar, nem que seja utilizar o bom senso. Então para que serviria os semáforos ? É que esse pensamento deixa-me muito preocupado com o tipo de condutores que conduzem nas mesmas estradas que eu....

                    Comentário


                      #11
                      Depois um gajo espeta uma traseirada num Sr. destes (escusam de vir com a lenga lenga da distância de segurança e etc, estamos a arrancar num semáforo!) e é impossível de provar a inocência.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Por mim, se não sabes e te indignas com quem sabe, não quero saber, só não quero circular atrás de ti e ter que travar a fundo porque paraste quando te deparaste com um semáforo verde acompanhado por um sinal vertical de STOP......porque não sabes qual deles respeitar!!!
                        Acho engraçada esta parte do comentário pois ilustra, a meu ver, a contradição das tuas palavras e do próprio sistema do forum. Eu julgava que este forum de automóveis deveria ser também uma plataforma de apoio e entreajuda no que toca a questões relacionadas com a condução e as regras de trânsito. Ora, o teu comentário anterior continha uma "boca" de teor depreciativo, que encoraja em nada quem pretende aprender. Apenas tinha a intenção da troça. Fica-te bem. Como moderador e como colega usuário.

                        Aproveito para comunicar aos restantes que, tipicamente, não tardaram em "lamber as botas" ao Mod, que a questão que se colocava, no fundo, tinha outro interesse não só relacionado com a ordem de prioridade do tipo de sinalização. Só quem nunca lidou de forma alguma com a legislação não sabe como pode ser ambígua e de subjectiva interpretação. Podia ser o caso, demasiado óbvia para uns, o oposto para outros. Talvez esta questão de STOPs em semáforos esteja tão batida que pareça absurdo que alguém a questione. Para que descansem, eu conheço bem a ordem de prioridade dos sinais, era quase uma questão existencial, prever uma situação extrema, ou simplesmente implicar com o português das regras. Sendo que o vermelho obriga efectivamente a interrupção da marcha, o verde obriga a que se inicie a marcha ou apenas permite que se inicie a marcha? A hierarquia dos sinais resulta na interpretação dos mesmo de forma sequencial ou em todo o caso o sinal "superior" implica ignorar os restantes? Poderia ser que em alguma circunstancia, até por má colocação dos sinais por parte das entidades competentes que na proximidade antes ou após do sinal, ser obrigatório parar?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Não tens que agradecer, ajudei de bom grado...

                          Apenas acho incrível como, se tens carta de condução, não sabes qual é a hierarquia da sinalização rodoviária!

                          Isto é o básico do CE, aprende-se antes de se aprenderem os sinais propriamente ditos!

                          Por mim, se não sabes e te indignas com quem sabe, não quero saber, só não quero circular atrás de ti e ter que travar a fundo porque paraste quando te deparaste com um semáforo verde acompanhado por um sinal vertical de STOP......porque não sabes qual deles respeitar!!!

                          Quando ás respostas do código, e respetivas medalhas, lamento não te saber responder, não me lembro, foi há mais de 22 anos...
                          Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
                          Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
                          https://www.google.com/maps/@41.0128...-A!2e0!6m1!1e1

                          No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

                          Isto porque?

                          Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por srd Ver Post
                            Acho engraçada esta parte do comentário pois ilustra, a meu ver, a contradição das tuas palavras e do próprio sistema do forum. Eu julgava que este forum de automóveis deveria ser também uma plataforma de apoio e entreajuda no que toca a questões relacionadas com a condução e as regras de trânsito. Ora, o teu comentário anterior continha uma "boca" de teor depreciativo, que encoraja em nada quem pretende aprender. Apenas tinha a intenção da troça. Fica-te bem. Como moderador e como colega usuário.

                            Aproveito para comunicar aos restantes que, tipicamente, não tardaram em "lamber as botas" ao Mod, que a questão que se colocava, no fundo, tinha outro interesse não só relacionado com a ordem de prioridade do tipo de sinalização. Só quem nunca lidou de forma alguma com a legislação não sabe como pode ser ambígua e de subjectiva interpretação. Podia ser o caso, demasiado óbvia para uns, o oposto para outros. Talvez esta questão de STOPs em semáforos esteja tão batida que pareça absurdo que alguém a questione. Para que descansem, eu conheço bem a ordem de prioridade dos sinais, era quase uma questão existencial, prever uma situação extrema, ou simplesmente implicar com o português das regras. Sendo que o vermelho obriga efectivamente a interrupção da marcha, o verde obriga a que se inicie a marcha ou apenas permite que se inicie a marcha? A hierarquia dos sinais resulta na interpretação dos mesmo de forma sequencial ou em todo o caso o sinal "superior" implica ignorar os restantes? Poderia ser que em alguma circunstancia, até por má colocação dos sinais por parte das entidades competentes que na proximidade antes ou após do sinal, ser obrigatório parar?
                            Acho que esta frase responde a tudo. Muito dos problemas/duvidas que existe na estrada (sobre quem tem prioridade) deve-se a má sinalização.
                            Havia um cruzamento que antes de ter semáforos tinha um stop (mesmo na beirinha do cruzamento) para dar a prioridade a quem circula-se na via principal. Anos mais tarde, colocaram semáforos mas para permitir que os camiões façam a curva, os semáforos tiveram que ficar recuados (uns 15 a 20m do cruzamento) mas o sinal de STOP não mudou de sitio. Quem passa lá para 1ª vez ou que até vá distraído, primeiro respeita os semáforos e depois de ter sinal verde, para no sinal de stop.

                            E a culpa é do condutor? Talvez sim. Mas não poderia o sinal STOP ter recuado para onde está o semáforo e evitar gralhas? Sim, sem duvida.

                            Comentário


                              #15
                              A minha dúvida é se foi na farinha amparo ou noutro sorteio qualquer que saiu essa cartinha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                Acho engraçada esta parte do comentário pois ilustra, a meu ver, a contradição das tuas palavras e do próprio sistema do forum. Eu julgava que este forum de automóveis deveria ser também uma plataforma de apoio e entreajuda no que toca a questões relacionadas com a condução e as regras de trânsito. Ora, o teu comentário anterior continha uma "boca" de teor depreciativo, que encoraja em nada quem pretende aprender. Apenas tinha a intenção da troça. Fica-te bem. Como moderador e como colega usuário.

                                Aproveito para comunicar aos restantes que, tipicamente, não tardaram em "lamber as botas" ao Mod, que a questão que se colocava, no fundo, tinha outro interesse não só relacionado com a ordem de prioridade do tipo de sinalização. Só quem nunca lidou de forma alguma com a legislação não sabe como pode ser ambígua e de subjectiva interpretação. Podia ser o caso, demasiado óbvia para uns, o oposto para outros. Talvez esta questão de STOPs em semáforos esteja tão batida que pareça absurdo que alguém a questione. Para que descansem, eu conheço bem a ordem de prioridade dos sinais, era quase uma questão existencial, prever uma situação extrema, ou simplesmente implicar com o português das regras. Sendo que o vermelho obriga efectivamente a interrupção da marcha, o verde obriga a que se inicie a marcha ou apenas permite que se inicie a marcha? A hierarquia dos sinais resulta na interpretação dos mesmo de forma sequencial ou em todo o caso o sinal "superior" implica ignorar os restantes? Poderia ser que em alguma circunstancia, até por má colocação dos sinais por parte das entidades competentes que na proximidade antes ou após do sinal, ser obrigatório parar?
                                Partir para a questão Moderador...típico, enfim...

                                Ambiguidade?

                                Onde está a ambiguidade na resposta á tua pergunta?

                                Artigo 7.º Hierarquia entre prescrições
                                1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
                                2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
                                1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime
                                normal de utilização da via;
                                2.º Prescrições resultantes dos sinais inscritos em sinalização de mensagem
                                variável;
                                3.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
                                4.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
                                5.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
                                3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as
                                prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.

                                Editado pela última vez por Vanquish; 22 April 2014, 13:55.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                  Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
                                  Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
                                  https://www.google.com/maps/@41.0128...-A!2e0!6m1!1e1

                                  No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

                                  Isto porque?

                                  Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.
                                  Uma coisa é uma duvida colocar-se em concreto num determinado local/sinalização, seja pelas suas características físicas, má colocação de sinalização, etc., e um bom exemplo disso é o exemplo que colocas.

                                  Outra bem diferente é a pergunta simples, concreta, objetiva e sem lugar a segundas interpretações:

                                  Num local onde esteja um semáforo e um sinal STOP, caso um carro se aproxime enquanto o sinal está sempre verde, tem direito a avançar sem parar ou mesmo estando verde tem que parar por ter STOP?
                                  Aqui não há ambiguidade, nem deveria haver duvidas, pelo menos para quem tem carta de condução:

                                  1º Sinalização luminosa.
                                  2º Sinalização vertical.



                                  Voltando ao exemplo que colocas, parece-me ser um típico exemplo de sinalização mal colocada, que de objetividade nada tem.

                                  Poder-se-á dizer que o semáforo regula apenas a travessia de peões e que o B1 regula o trânsito no cruzamento,
                                  Ou que, pelo facto do B1 estar colocado após o semáforo, deve ser respeitado independentemente da cor do primeiro,
                                  Ou que o semáforo também regula o trânsito no cruzamento, mas assim sendo o Clio deveria ter um sinal luminoso na via "principal",
                                  etc., etc., etc...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post
                                    O CE define como prioridade:

                                    1 Policia
                                    2 Sinalização temporária (amarela)
                                    3 Sinalização Luminosa
                                    4Sinalização Vertical
                                    5 Sinalização horizontal


                                    Imagina que num cruzamento com semáforos em que o semáforo de onde vens tem um sinal de Stop.

                                    Quando os semáforos funcionam, o sinal de Stop é para ignorar, quando ficam intermitentes ou apagados o stop é para respeitar.

                                    Esclarecido
                                    Faltou ainda a regra da prioridade, que estranhamente continua a fazer "comichão" a muita gente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                      Uma questão que gerou dúvidas cá em casa:

                                      Num local onde esteja um semáforo e um sinal STOP, caso um carro se aproxime enquanto o sinal está sempre verde, tem direito a avançar sem parar ou mesmo estando verde tem que parar por ter STOP?
                                      Sinalizao Rodoviria - Escola de Conduo Invicta

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                        eu concordo que alguêm com carta e com esta dúvida devia ter a mesma imediatamente cancelada :-o

                                        speccy
                                        também podes ir dizer isso para o tópico em que se gabam do excesso de velocidade... sabes qual é? aquele onde o pessoal dá 200 com uno's 55...

                                        Comentário


                                          #21
                                          E qual é o problema de alguém fazer uma pergunta estúpida? Antes fazerem a pergunta do que ficarem com a dúvida. E o vir fazer a pergunta mostra que quer vir aprender, o que, por si só, é positivo. Bem pelo contrário são aqueles que são apanhados com quase 2.0 de álcool e a pergunta que colocam é "E qual é o problema?".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            E qual é o problema de alguém fazer uma pergunta estúpida? Antes fazerem a pergunta do que ficarem com a dúvida. E o vir fazer a pergunta mostra que quer vir aprender, o que, por si só, é positivo. Bem pelo contrário são aqueles que são apanhados com quase 2.0 de álcool e a pergunta que colocam é "E qual é o problema?".
                                            ou perguntam qual é a melhor maneira de me safar desta ou daquela multa.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por grandeurso Ver Post
                                              Em vez de responder com ironia, devias pensar, nem que seja utilizar o bom senso. Então para que serviria os semáforos ? É que esse pensamento deixa-me muito preocupado com o tipo de condutores que conduzem nas mesmas estradas que eu....
                                              Mais uma vez digo aqui que a carta deveria ser renovável com exames, só teria pena por causa do dinheiro.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                                Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
                                                Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
                                                https://www.google.com/maps/@41.0128...-A!2e0!6m1!1e1

                                                No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

                                                Isto porque?

                                                Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.
                                                E têm razão, porque o semafóro e o sinal de cedência de prioridade estão a regular locais de paragem diferentes. O semáforo regula a passagem de peões e o local onde se deve parar está claramente marcado pela marcação horizontal apropriada (é mais visível aqui: https://www.google.com/maps/@41.0128...KCczXcAX-g!2e0 ), a linha a tracejado que se vê no entroncamento não está lá só para enfeitar: é a marcação que indica onde se deve parar quando seja necessário por força de um sinal de cedência de prioridade.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                                  Depois um gajo espeta uma traseirada num Sr. destes (escusam de vir com a lenga lenga da distância de segurança e etc, estamos a arrancar num semáforo!) e é impossível de provar a inocência.
                                                  Porque não mantiveste a distância de segurança para o carro que seguia à tua frente

                                                  Também é uma regra do código ou já não te lembravas?

                                                  Sinceramente já estão a ser mais moralistas que o Papa...mas continuem

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    E qual é o problema de alguém fazer uma pergunta estúpida? Antes fazerem a pergunta do que ficarem com a dúvida. E o vir fazer a pergunta mostra que quer vir aprender, o que, por si só, é positivo. Bem pelo contrário são aqueles que são apanhados com quase 2.0 de álcool e a pergunta que colocam é "E qual é o problema?".
                                                    Com a quantidades de acidentes que se veem por aí, é sinal que existem dúvidas bem grandes em várias matérias do CE que deviam ser "básicas" (basta ver o tópico das rotundas e por mais esclarecimentos, se insista no erro, "para não ter responsabilidade").

                                                    Já houve tempos em que o FAHO era um local onde havia disponibilidade para as perguntas "estúpidas", agora é para saber qual o melhor carro que comprar por 25€ ou se tem 3000cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Porque não mantiveste a distância de segurança para o carro que seguia à tua frente

                                                      Também é uma regra do código ou já não te lembravas?

                                                      Sinceramente já estão a ser mais moralistas que o Papa...mas continuem
                                                      Explica-me o que entendes por distância de segurança numa fila de trânsito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                                        Explica-me o que entendes por distância de segurança numa fila de trânsito.
                                                        O mesmo que noutro sítio qualquer: uma distância ao veículo da frente que me permita reagir e travar, caso ele faça uma travagem, tenha um acidente, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                                          Depois um gajo espeta uma traseirada num Sr. destes (escusam de vir com a lenga lenga da distância de segurança e etc, estamos a arrancar num semáforo!) e é impossível de provar a inocência.
                                                          Então quando se está a arrancar de um semáforo, é proibido travar? Então se eu estiver a arrancar no verde e uma criança saltar do passeio para a estrada? E se vir outro veículo a passar um vermelho? Vêm aqui criticar o autor do tópico e metem cada prego que até assusta!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                                            Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
                                                            Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
                                                            https://www.google.com/maps/@41.0128...-A!2e0!6m1!1e1

                                                            No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

                                                            Isto porque?

                                                            Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.
                                                            Não percebi a dúvida... o sinal de cedência de prioridade está bem depois do sinal luminoso!
                                                            Respeitas primeiro o sinal luminoso, e depois de o passares tens obviamente que respeitar o sinal de cedência de prioridade.

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