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Fiat Grande Punto 1.2 - O motor terá alguma anomalia?

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    Fiat Grande Punto 1.2 - O motor terá alguma anomalia?

    Boas pessoal, como estão?

    O que tenho para vos pedir como opinião é o seguinte: Sou proprietário de um Grande Punto 1.2 (8v) de 2010, neste momento com cerca de 63.000 km's, e este mesmo, tem-me preocupado relativamente ao "trabalhar" do motor.

    Passo a explicar, há cerca de um ano, ele fazia um certo barulho que não sei se era normal, até que para aliviar a minha incerteza, mandei verificar se poderia ser a correia de distribuição e não tiveram nada a apontar. Mas, estes últimos meses sinto um barulho que se nota mais quando desacelero o motor (com o carro parado, não noto nada disto em andamento), sendo que este barulho está sempre presente quando o motor está ao ralenti.

    Eu envio em anexo um vídeo (gravado por um batata e com uma cebola ), a minha aflição é que ao desacelerar oiço esse tal barulho que creio que não é normal!

    Peço aos utilizadores do fórum que possuam carros com o mesmo motor ou pessoas que percebam de mecânica, que vejam o vídeo e dêem alguma opinião.
    Espero que o meu bolinhas não tenha mesmo um problema de motor, pois gosto bem dele para o dia a dia

    PS: A qualidade do vídeo é bastante fraca.

    https://www.youtube.com/watch?v=9Ah_...ature=youtu.be


    Cumprimentos a todos, um abraço.
    Editado pela última vez por zecarlos405; 23 April 2014, 21:03.

    #2
    Alternador? Bomba do óleo? Só vai piorar com o tempo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
      Alternador? Bomba do óleo? Só vai piorar com o tempo.
      Más notícias então não é ... vai ser uma dor de cabeça para descobrir a fonte do problema

      Comentário


        #4
        Estás a falar do barulhito mais agudo que só se ouve quando tiras o pé do acelerador no vídeo, certo?

        Parece um ligeiro bater de touches. O óleo tem menos de 10 000 kms e de um ano? Está a nível?

        Se sim, simplesmente ignora e deixa andar. Não vai piorar substancialmente e não interfere com nada.

        Se estás a falar disso, tenho em casa um carro com um motor que só não faz o barulho em carga e já lá vão 35 000 kms. Está na mesma.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
          Estás a falar do barulhito mais agudo que só se ouve quando tiras o pé do acelerador no vídeo, certo?

          Parece um ligeiro bater de touches. O óleo tem menos de 10 000 kms e de um ano? Está a nível?

          Se sim, simplesmente ignora e deixa andar. Não vai piorar substancialmente e não interfere com nada.

          Se estás a falar disso, tenho em casa um carro com um motor que só não faz o barulho em carga e já lá vão 35 000 kms. Está na mesma.

          O óleo foi mudado à 300 km's ou nem isso, não consome óleo nem liquido de refrigeração. Mas é um problema grave ou caro de resolver

          Eu digo que é quando tiro o pé do acelerador porque é o momento em que mais se ouve, ao ralenti ouve-se mais disfarçadamente.

          Comentário


            #6
            Boas

            Tenho 2 opiniões a 1ª é a seguinte; o ruido parece-me ser no exterior do motor alternador ou tensores das correias .. a 2ª opinião acho que o ruido é bastante audível portanto um técnico junto do carro descobre o problema com facilidade... acho que deves resolver o problema o mais rápido possível.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por veterano Ver Post
              Boas

              Tenho 2 opiniões a 1ª é a seguinte; o ruido parece-me ser no exterior do motor alternador ou tensores das correias .. a 2ª opinião acho que o ruido é bastante audível portanto um técnico junto do carro descobre o problema com facilidade... acho que deves resolver o problema o mais rápido possível.

              Apesar de ser complicado de analisar através de um video, concordo com estas duas opiniões.

              Não deixes de colocar aqui o diagnostico final, para o pessoal aprender também.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Apesar de ser complicado de analisar através de um video, concordo com estas duas opiniões.

                Não deixes de colocar aqui o diagnostico final, para o pessoal aprender também.
                Só mais uma coisa, essas dois possíveis casos, ou seja, o alternador ou tensores das correias, são componentes caros para o carro em questão?

                Comentário


                  #9
                  Se for esse o caso, repito que o video é pouco elucidativo, não é caro. No caso do alternador será só o rolamento, por exemplo. E um tensor para aí também é barato. Mas aconselhava-te a veres isso rápido... não vás estragar mais nada.

                  Comentário


                    #10
                    Sinceramente esse carro parece-me não ter nada, faz os barulhos mais ou menos iguais ao modelo em questão.

                    Não oiço nada de anormal, se já te viram as correias e o sistema e nada notaram...
                    Há um ruido aí que é do alternador, mas o meu muito mais velho que o teu 2003 faz isso desde o primeiro dia e já passou os 100.000 km, tem a ver com a carga, mas tambem pode ser a correia demasiado esticada se fôr o caso, pode danificar o rolamento do alternador.

                    Se não perde água, refrigera bem e nem gasta oleo em principio deve estar tudo bem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post

                      Se não perde água, refrigera bem e nem gasta oleo em principio deve estar tudo bem.

                      E já agora, havendo suspeita em relação ao alternador, pode medir-se a voltagem da bateria com o carro a trabalhar e verificar se tá a carregar normalmente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        E já agora, havendo suspeita em relação ao alternador, pode medir-se a voltagem da bateria com o carro a trabalhar e verificar se tá a carregar normalmente.
                        Sim podes ver, mas acho que não entendeste o que eu quis dizer, quando me referi a carga, não era em termos de avaria, mas sim de trabalho que o alternador tem de exercer para alimentar o sistema, quanta mais carga, mais ruido e resistencia o alternador exerce.
                        Normalmente esse ruido do alternador é um comportamento normal e nota-se bem nos fiat ao relantim e não só.

                        Se não há indicação de falhas é porque deve estar tudo bem inclusive o recarregamento e tensão de saida.

                        Ás vezes parece-nos ouvir ruidos onde não os há ou sempre os houve, apenas nós nunca reparámos seriamente neles.
                        Este pode ser um desses casos.

                        Eu via apenas se tinha a correia do alternador apertada demais, de resto deixava como estava.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Sim podes ver, mas acho que não entendeste o que eu quis dizer, quando me referi a carga, não era em termos de avaria, mas sim de trabalho que o alternador tem de exercer para alimentar o sistema, quanta mais carga, mais ruido e resistencia o alternador exerce.
                          Normalmente esse ruido do alternador é um comportamento normal e nota-se bem nos fiat ao relantim e não só.

                          Se não há indicação de falhas é porque deve estar tudo bem inclusive o recarregamento e tensão de saida.

                          Ás vezes parece-nos ouvir ruidos onde não os há ou sempre os houve, apenas nós nunca reparámos seriamente neles.
                          Este pode ser um desses casos.

                          Eu via apenas se tinha a correia do alternador apertada demais, de resto deixava como estava.
                          Quando mandei verificar a correia de distribuição, não era notório o barulho que ele fazia, é pena ter gravado um video com pouca qualidade.
                          Quando não precisar tanto do carro vou tentar levá-lo à oficina para me verem isto, não noto deficiências no desempenho dele nem nada, espero mesmo que não seja nada de especial.

                          Quanto aos níveis de liquidos está tudo normal, Paraflu continua sempre no mesmo nivel, e o óleo não notei que este tenha sido consumido.

                          Pessoal, obrigado pela ajuda. Espero resolver isto em breve.

                          Comentário


                            #14
                            Boas pessoal,

                            Passados dois meses depois de ter criado este tópico, fui hoje à "concessionária Fiat", isto em aspas porque não gostei daquilo que vi. Isto porquê?

                            Se não se lembram, criei este tópico devido ao ruído que se fazia sentir com o trabalhar do motor, provavelmente proveniente do tensor da correia ou até mesmo da bomba de água, entre outras situações (barulho anormal, talvez dos tuchos das válvulas desafinados)em que eu gostava que o mecânico me desse uma parecer da situação.

                            O certo é que a concessionária do grupo Fiat em Barcelos e penso que nos arredores também, foi unida com outras concessionárias nomeadamente a Citroën.
                            Conclusão: o mecânico diz-me não lhe parecer haver nada de anormal no funcionamento do motor, isto sem retirado a tampa que protege a caixa de acessórios para verificar o estado da correia por exemplo.

                            Falou-se em trocar as velas pois estava na altura de as trocar e assim foi feita a troca.
                            Contudo, quando insisto novamente no ruído proveniente da caixa de acessórios, o mecânico vira-se para mim: "Tente perceber que eu sou mecânico da Citroën, não lhe posso dizer algo que não sei, pelo que há muitos barulhos que um sujeito não sabe de que possam ser ..."

                            Eu pergunto-me:
                            - Isto é algo que se deva dizer à frente de um cliente?
                            - Mas então o sujeito nem retira a tampa para verificar o estado da correia?
                            - Numa concessionária em que o mecânico provavelmente é a primeira vez que vê lá um Grande Punto, onde não sabe que é necessária o controlo dos tuchos das válvulas neste motor Fire?

                            Ou seja, saí de lá com a nervos à flor da pele, paguei a conta da substituição das velas mas com vontade de nunca mais pôr lá os pés, numa concessionária que supostamente deveria conter um engenheiro do grupo Fiat pelo menos.
                            E agora pronto, não sei a que porta vou bater



                            2014-06-27 15.57.05.jpg

                            Comentário


                              #15
                              Esse Sr não é "mecânico da Citroen". É um "trocador de peças".

                              Há por aí muita gente que diz que é mecânico porque consegue trocar peças de acordo com um plano estabelecido. Têm um desenho à frente com a ordem da troca e chaves apropriadas. Bom... enfim.

                              Na minha opinião qualquer bom mecânico consegue dar uma opinião em relação a esse ruído...

                              Comentário


                                #16
                                Parece-me que o cão também acha anormal esse ruído. Mas é um barulho típico dos diesel, portanto nada de preocupante.

                                O que for soará mais tarde. Talvez sejam só as válvulas a bater...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Parece-me que o cão também acha anormal esse ruído. Mas é um barulho típico dos diesel, portanto nada de preocupante.

                                  O que for soará mais tarde. Talvez sejam só as válvulas a bater...
                                  Este motor é o 1.2 8v Fire, a gasolina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Esse Sr não é "mecânico da Citroen". É um "trocador de peças".

                                    Há por aí muita gente que diz que é mecânico porque consegue trocar peças de acordo com um plano estabelecido. Têm um desenho à frente com a ordem da troca e chaves apropriadas. Bom... enfim.

                                    Na minha opinião qualquer bom mecânico consegue dar uma opinião em relação a esse ruído...
                                    Também me deu a parecer isso ...
                                    Começo a ficar aborrecido com esta situação

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                      Este motor é o 1.2 8v Fire, a gasolina.
                                      Eu sei que é a gasolina...

                                      Mas nos vídeos sai sempre esse ruído de martelinhos a bater. Vai ser difícil adivinhar o problema só por aí... Parece-me válvulas mas até pode nem ser nada de especial...

                                      Mas acredita que, se houver algum problema, ele vai piorar com o tempo/km e será mais fácil de diagnosticar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        Eu sei que é a gasolina...

                                        Mas nos vídeos sai sempre esse ruído de martelinhos a bater. Vai ser difícil adivinhar o problema só por aí... Parece-me válvulas mas até pode nem ser nada de especial...

                                        Mas acredita que, se houver algum problema, ele vai piorar com o tempo/km e será mais fácil de diagnosticar.
                                        Mas este ruído dos martelinhos a bater não é do vídeo, é mesmo real com o carro a trabalhar, eu estou convicto que o carro tem os tuchos das válvulas mecânicas desafinados, ou sejas, pastilhas gastas, sendo que no livro do carro manda verificar/controlar os mesmo aos 60.000km's pelo que o carro tem 64.500km's.

                                        Quanto ao problema do ruído proveniente da caixa de acessórios, eu noto que ele tem vindo a piorar, há meses que tenho vindo a ouvir isto, mas também em menos de 1 ano quando tiver que trocar o kit da correia espero que fique tudo bem resolvido, e que seja apenas um rolamento gripado ou assim, porque dá a entender que é isso, mas não sou mecânico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a marca manda verificar essa folga aos 60 mil km, se já esteve num mecânico da marca e ele achou normal... então ou estará mesmo normal ou será indicado mudar de mecânico...

                                          Certamente não precisarás de sair de Braga, mas se te der jeito vir à Póvoa de Varzim, conheço aqui dois sítios. Um deles até é mecânico na Fiat mas também trabalha em casa nas horas vagas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Se a marca manda verificar essa folga aos 60 mil km, se já esteve num mecânico da marca e ele achou normal... então ou estará mesmo normal ou será indicado mudar de mecânico...

                                            Certamente não precisarás de sair de Braga, mas se te der jeito vir à Póvoa de Varzim, conheço aqui dois sítios. Um deles até é mecânico na Fiat mas também trabalha em casa nas horas vagas...
                                            O problema está em parte também no mecânico, é que eu não confiei nas palavras que ele me deu, parecia não saber do que eu estava a falar. Em Barcelos a Fiat mudou-se para a concessionária da Citroën em Barcelos pelo que aquilo é mais Citroën que Fiat, mas enfim ...
                                            Eu sou de Barcelos, vou tentar ir a Braga ou então arranjar alguém de confiança que esteja na Fiat! Obrigado CL, se eu precisar ainda lhe peço ajuda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não é "lhe" é "te". Brasileiros é que usam o "você"! Nada contra os brasileiros, entenda-se! E menos ainda quanto às brasileiras!

                                              Isso de mudarem de marcas não diz nada... quem sabe do ofício não esquece facilmente...

                                              Por acaso a minha oficina anterior é Citroen há alguns anos, mas antes disso era Rover-MG. Onde achas que ponho o meu Rover quando tenho problemas que não posso tratar numa genérica? Neles, é claro! São as mesmas pessoas de sempre! Se antes eram bons, agora continuam a sê-lo!

                                              Comentário


                                                #24
                                                A pessoa em quem eu confiava era engenheiro mecânico da Fiat que lá estava e saiu, não vi nenhum mecânico da Fiat que me lembrasse lá
                                                Agora vou esperar para que com o tempo a ver se as coisas pioram e dá para perceber mais a fonte do problema, mas eu gostava que tivessem dado mais atenção ao que eu lhes referi, principalmente ao ruído vindo da caixa de acessórios.

                                                Eu também não tenho nada contra os brasileiros, muito menos com as brasileiras

                                                Obrigado CL.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje gravei um novo vídeo para ilustrar a situação ... em relação ao ruído já alguém passou por uma situação semelhante?

                                                  Acerca das válvulas desafinadas, no vídeo não se nota muito mas estão mesmo a precisar de serem afinadas


                                                  Link do vídeo: Fiat Grande Punto 1.2 - YouTube

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                                                    #26
                                                    Neste vídeo o som das válvulas é bem mais preceptível, de facto parecem mesmo estar desafinadas. Não sei se é impressão minha, mas ouve-se também um som de 'arrasto' um bocado estranho, pode ser a correia de acessórios a raspar no plástico de protecção se o tiver, ou então não é nada. Os barulhos do motor têm muito que se lhe diga, às vezes não são nada e o dono mata a cabeça a pensar naquilo, eu tenho dois renaults 1.4 16v que desde novos também faziam um baraulho parecido com válvulas desafinadas que só eu é que ouvia também, chamava a maria para ela ouvir e ela não ouvia nada, até se lá pusesse um motor de mota para ela era normal mas elas não são de afinação manual por isso não percebia de onde era e assim andaram até hoje e passados 14 anos e 200.000km nenhum dos 2 motores me deu problemas e sou eu que mexo nos meus carros, não ponho os pés em oficinas. Quando era miúdo e no verão passava umas tardes a aprender com um mecânico amigo do meu pai e assistir a certas coisas decidi fazer eu mesmo e oficinas nunca mais
                                                    Editado pela última vez por nuno42; 30 June 2014, 18:11.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                                                      Neste vídeo o som das válvulas é bem mais preceptível, de facto parecem mesmo estar desafinadas. Não sei se é impressão minha, mas ouve-se também um som de 'arrasto' um bocado estranho, pode ser a correia de acessórios a raspar no plástico de protecção se o tiver, ou então não é nada. Os barulhos do motor têm muito que se lhe diga, às vezes não são nada e o dono mata a cabeça a pensar naquilo, eu tenho dois renaults 1.4 16v que desde novos também faziam um baraulho parecido com válvulas desafinadas que só eu é que ouvia também, chamava a maria para ela ouvir e ela não ouvia nada, até se lá pusesse um motor de mota para ela era normal mas elas não são de afinação manual por isso não percebia de onde era e assim andaram até hoje e passados 14 anos e 200.000km nenhum dos 2 motores me deu problemas e sou eu que mexo nos meus carros, não ponho os pés em oficinas. Quando era miúdo e no verão passava umas tardes a aprender com um mecânico amigo do meu pai e assistir a certas coisas decidi fazer eu mesmo e oficinas nunca mais. Acho que não devias estar tão preocupado em ir a uma oficina fiat, qualquer bom mecânico te afina isso,é muito fácil de fazer, basta saberem os valores
                                                      Neste caso, o carro possui tuchos mecânicos, onde a afinação é feita através de uma pastilha.

                                                      Se fosse afinação através do método mais antigo, com apalpa-folgas, o problema já está resolvido. Não sei é se numa oficina "normal" conseguem fazer a afinação por serem de pastilha de forma correta, não quero um serviço às pancadas, entendes?

                                                      Quanto ao arrasto, não sei se te referes ao ruído que eu me queixo que provém da caixa de acessórios (tensor da correia ou bomba de água) ou se te referes a outra coisa qualquer.
                                                      De qualquer das formas, tanto o bater das válvulas como o ruído proveniente da caixa de acessórios têm vindo a aumentar. Sendo que ainda não descobri qual a causa do ruído, se o tensor ou a bomba de água ou até mesmo outro componente.
                                                      O carro com estes 2 problemas tem um som feio, ainda há poucos meses gostava tanto do trabalhar silencioso que ele tem
                                                      Editado pela última vez por zecarlos405; 30 June 2014, 18:15.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                        Neste caso, o carro possui tuchos mecânicos, onde a afinação é feita através de uma pastilha.

                                                        Se fosse afinação através do método mais antigo, com apalpa-folgas, o problema já está resolvido. Não sei é se numa oficina "normal" conseguem fazer a afinação por serem de pastilha de forma correta, não quero um serviço às pancadas, entendes?

                                                        Quanto ao arrasto, não sei se te referes ao ruído que eu me queixo que provém da caixa de acessórios (tensor da correia) ou se te referes a outra coisa qualquer.
                                                        De qualquer das formas, tanto o bater das válvulas como o ruído proveniente da caixa de acessórios têm vindo a aumentar. Sendo que ainda não descobri qual a causa do ruído, se o tensor ou a bomba de água ou até mesmo outro componente.
                                                        O carro com estes 2 problemas tem um som feio, ainda há poucos meses gostava tanto do trabalhar silencioso que ele tem



                                                        Quando é por pastilhas... a oficina terá de ter várias unidades de todas as medidas das pastilhas, para colmatar a folga existente.

                                                        Agora teres oficinas que tenham esse material... é que nem todas estão na disposição de ter o dito stock de pastilhas.

                                                        Mas nada como sondares algumas oficinas.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Quando é por pastilhas... a oficina terá de ter várias unidades de todas as medidas das pastilhas, para colmatar a folga existente.

                                                          Agora teres oficinas que tenham esse material... é que nem todas estão na disposição de ter o dito stock de pastilhas.

                                                          Mas nada como sondares algumas oficinas.
                                                          É exactamente esse um dos problemas, será difícil encontrar uma oficina não-oficial que possua o material

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                                                            #30
                                                            Claro que compreendo..ficamos sempre com medo do tratamento que dão ao carro na nossa ausência e não serem competentes como se espera. O ruído que digo parece vir do lado da correia de acessórios, ou é o tensor embora costumem durar muitos anos ou a bomba de água. O clio da minha esposa andou um tempo com um barulho idêntico e era a bomba de água, mas a frio não fazia só depois de quente é que começava o barulho, apesar de funcionar bem e não ter fuga, andou assim ter se mudar a distribuição. Se fosses da zona de Lisboa sabia indicar-te um mecânico de muita confiança, sendo assim infelizmente não te posso ajudar

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